Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troca das Cordas

+10
chiberia
allexcosta
Esdras164
Vitão
CG
Zubrycky
afonsodecampos
Mauricio Luiz Bertola
dibass
HimChan
14 participantes

Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Troca das Cordas

Mensagem por HimChan Sáb maio 02, 2015 4:46 pm

Galera do grave, tenho duas dúvidas que acho que quando alguns de vocês compraram um baixo (ou iriam comprar) tiveram.

Quando comprar o baixo, devo trocar as cordas que vieram nele? Ou deixa a que veio mesmo?

A segunda é: tem algum problema mudar o calibre da corda que veio no baixo? Exemplo: O baixo veio com cordas .045 daí eu troco por .050   .



Desde já agradeço a ajuda. Very Happy Very Happy
HimChan
HimChan
Membro

Mensagens : 34
Localização : Niterói - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por dibass Sáb maio 02, 2015 5:36 pm

acho q se for possivel e comprar instrumento e levar direto ao luthier p fazer uma regulagem, blindagem retifica etc o que for necessario
e colocar cordas pois ai vc vai ter uma noção melhor do som do seu instrumento
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb maio 02, 2015 6:41 pm

Ao comprar um instrumento novo ou usado, a 1ª coisa à ser feita é levá-lo a um luthier para tudo isso que o dibass disse acima; isso é imprescindível...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por afonsodecampos Dom maio 03, 2015 10:06 am

Só comprei baixo novo de loja uma única vez, dei sorte e peguei um regulado e com cordas novas, condição que pra mim teria que ser regra, afinal quem compraria um carro novo com pneus gastos? Ou uma garrafa térmica que a ampola interna não esteja funcionando perfeitamente?

Recentemente comprei um violão mas pertubei o vendedor e impus minha compra a troca de cordas e regulagem. Como o mar não está pra peixe, deu certo. Paguei o violão e voltei pra buscar no outro dia.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por Zubrycky Ter maio 19, 2015 4:13 pm

Eu nunca troco as cordas.... Só se alguma quebra, claro... notme hide
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por CG Ter maio 19, 2015 5:55 pm

Pode manter o mesmo tipo de encordoamento, se você está acostumado com 040 use 040...
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por Vitão Qua maio 20, 2015 4:50 pm

Zubrycky escreveu:Eu nunca troco as cordas.... Só se alguma quebra, claro... notme hide

Bom saber que não sou o único, Zubrycky. Laughing

Vitão
Membro

Mensagens : 82
Localização : Saturno

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por Zubrycky Qui maio 21, 2015 3:30 pm

Vitão escreveu:
Zubrycky escreveu:Eu nunca troco as cordas.... Só se alguma quebra, claro... notme hide

Bom saber que não sou o único, Zubrycky. Laughing

cheers

É muito bom saber que não estou só! cheers

Vale lembrar que o grande James Jamerson também nunca trocava as cordas. Wink
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por Vitão Qui maio 21, 2015 9:24 pm

Aliás, Zubrycky, esse assunto me deu a ideia de abrir um tópico sobre técnicas de "sujeira" no som, para trocarmos mais ideias a respeito de produção musical fora dos padrões.

Aproveitando o tópico para responder o parceiro em dúvida, só tenho a te dizer que o baixo tem que soar como você gosta, seja com as cordas que vieram ou com um jogo de 200 reais.

Mas é sempre bom tem em vista o custo benefício, veja bem: cordas de marcas mais acessíveis se deterioram mais rápido, perdendo a nitidez característica das cordas novas. Porém, as vezes compensa comprar mais vezes encordamentos baratos do que comprar um único mais caro. Suponhamos que um encordamento X custa $100 e dura 6 meses e outro encordamento Y custa $40 e dura 3 meses, levando em consideração que o som deles sejam parecidos quando novos, compensa mais comprar 2Y do que 1X.

Lembro-me de um parceiro aqui do fórum que disse ter parado de comprar Ernie Balls e passou a comprar Strinbergs com mais frequência.

Vitão
Membro

Mensagens : 82
Localização : Saturno

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por Esdras164 Ter Fev 02, 2016 12:28 pm

Baixo bom costuma vir com boas cordas, mas os mais baratos, vem com cordas muito ruins. Uma simples troca de cordas por cordas de boa qualidade, já melhoram muito a captação.
Esdras164
Esdras164
Membro

Mensagens : 76
Localização : Vitória ES

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por allexcosta Ter Fev 02, 2016 1:27 pm

Esdras164 escreveu:Baixo bom costuma vir com boas cordas

Verdade, porém geralmente velhas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por chiberia Seg Abr 18, 2016 3:18 pm

como não vi nenhum comentário alinhado com o seguinte, vou falar aqui também:

Não acho obrigatório trocar as cordas na compra do instrumento. Cordas novas e usadas tem som bastante distinto, e não dá pra falarmos de melhor ou pior; cordas novas tem o som mais metálico ou brilhante e cordas velhas tem o som mais aveludado.

Cabei caindo nesse tópico porque estava dando uma fuçada em reaproveitamento de cordas exatamente por isso. Quero fazer uma manutenção no meu braço, mas não queria trocar as cordas (pq corda é caro, dinheiro não cai do céu e eu pessoalmente não gosto do som muito brilhante-- me fu nesse aspecto pq vou ter que trocar as cordas mesmo).

O que torna a troca de cordas necessária ou indicada é: oxidação, amassados, marcas pelo traste, descamação. Não só porque comprometem o som, como também são coisas que não é legal deixar um instrumento elétrico perto (convenhamos que ferrugem não é bom pra coisa que precisa de contato elétrico né). A descamação da corda pode machucar o instrumento (escala, traste) e o instrumentista também (apesar de não ser nada grave).
Meu baixo tem 01 ano já comigo (comprei novo de loja dos isteits) e ainda não troquei as cordas por conta da preferência sonora, pra regular o tensor não tem que tirar as cordas, mesmo e o resto tava um brilho (até porque torção no braço não se ajusta no tensor, né). Minhas cordas ainda não apresentam marca de ferrugem, não tem pontinhas despontando e a resposta está ótima.

Por isso, é importante prestar atenção no tipo de som que você gosta, no tipo de som que costumam usar nos gêneros que você gosta (ou que você quer adicionar ao que você toca) na hora de decidir trocar ou manter a corda.

Já vi instrumento sendo vendido sem o menor cuidado; as cordas tavam pura ferrugem, o instrumento tava coberto de pó e jack quebrado [por 900 reais]. Nesse tipo de situação, não dá mesmo pra não pensar em trocar as cordas- o caso era quase de restauro.
Mas se elas não trazem MUITA marca de uso ou de desgaste pelo tempo, eu digo que fica a critério do baixista.

Corda de guitarra e de baixo tem durabilidade muito diferente (pela quantidade de massa mesmo). O Nicholas Harmer [baixista], reza a lenda, troca as cordas no começo de cada show. Mas tem gente que quase nunca troca, troca só em regulagem ou só quando estoura. Se isso deixa o som melhor ou pior, já são outros quinhentos e é muito pessoal.
chiberia
chiberia
Membro

Mensagens : 70
Localização : SP

https://facebook.com/artofchiberia

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por Christian Seg Abr 18, 2016 5:41 pm

▲ não concordo muito com seu ponto de vista acho que qualquer instrumento deve sim ter troca de cordas e regulagem, melhora a tocabilidade e o som do instrumento, salvo quando o fez isso vale lembrar tambem as cordas tape ou half que novas tem som aveludado não somente as velhas e cada marca tem sua peculiaridade sonora, e a durabilidade depende do suor do baixista e uso, se não me engano o Nico sempre trocava a cada show e pensa em um cara que fez centenas
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por ifernandes Ter Abr 19, 2016 12:13 am

O maior problema de cordas velhas pra mim é entonação e oxidação. Fora também quando algumas cordas depois de gastas perdem volume no som. Tirando isso, é questão de gosto...
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por chiberia Ter Abr 19, 2016 10:59 am

Pois é, friso que é questão de gosto.
A resposta do instrumento muda (como muda com o cuidado de qualquer outra parte do instrumento), mas pra ser uma perda tão significativa (que não seja só de brilho), a corda tem que estar mais pra lá do que pra cá. E tambem, você pode ter uma corda novinha maravilhosa, se o seu nut e sua ponte não estiverem nos trinques, você vai continuar perdendo som (passar grafite neles costuma ajudar bastante, mas as vezes é necessário passar uma 400).

Se a tensão está variando muito, é porque tem algo errado muito mais do que a idade da corda (domingo mesmo vi uma corda que precisou de solda pq tava cedendo perto da bolinha-- era uma d'addario 0.10 (e não foi a primeira)). E independente disso, a conservação das cordas pra cada usuário varia MUITO. Se a pessoa limpa as cordas depois que toca (sem água, sem ferver, sem detergente, só com uma flanela limpa) já aumenta MUITO a durabilidade da corda sem marca de tempo.

Então, o tempo em si não vai dizer muito sobre a resposta da corda quanto a conservação dela vai dizer. Se a corda não estiver nem com pontos de oxidação mas tiver mais de três meses, por que não usar? Se você quer um som brilhante, talvez valha a pena investir num limpador de cordas e em trocar com maior frequência as cordas mesmo. ... Se você não faz questão, fica com ela por mais tempo (:

Cada marca e modelo (e núcleo também) de corda tem suas especificações mas também tem seu preço haha. Cordas half ou tape são um tanto mais caras e também tem o toque diferente (então se a pessoa que tá tocando não gosta delas mas quer som aveludado, não tem nem porque insistir).

Ademais, eu não falei que o instrumento não precisa ser regulado com o tempo hahaha, disse que a troca de cordas fica a critério do instrumentista, já que o que é um "som melhor" varia de pessoa pra pessoa Wink
chiberia
chiberia
Membro

Mensagens : 70
Localização : SP

https://facebook.com/artofchiberia

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por lagatixa Ter Nov 01, 2016 4:22 pm

Quanto a conservação das cordas, vocês passam algum produto ou apenas limpam com flanela seca?

lagatixa
Membro

Mensagens : 6
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por Willian Casagrande Ter Nov 01, 2016 4:46 pm

Só flanela e olhe lá ainda. Não suo muito, de modo que minhas cordas duram bastante, então nem a flanela eu passo.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por allexcosta Ter Nov 01, 2016 6:02 pm

Sempre me dei bem com fast fret.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das Cordas Empty Re: Troca das Cordas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos