Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Site que toca uma nota e indica a frequência

4 participantes

Ir para baixo

Site que toca uma nota e indica a frequência Empty Site que toca uma nota e indica a frequência

Mensagem por Bruno Vieira Qui maio 07, 2015 11:38 am

Bom dia galera dos graves.
Não encontrei nenhum resultado similar na busca, se houver, perdoem o tópico duplo Very Happy

Estou cursando psicologia e tenho que fazer um trabalho sobre percepção. Quero fazer sobre percepção auditiva.
Até onde sei, o ouvido humano consegue detectar uma variação de 5 Hz. Músicos conseguem detectar uma variação menor.
Minha proposta é fazer um teste com músicos e não-músicos, no qual eu toco 2 notas em um fone de ouvido e a pessoa deve dizer se são iguais ou não. Fazendo este processo com várias combinações (por exemplo: lá 440 hz e lá 442 hz; lá 441 hz e lá 338 hz).

Eu gostaria de saber se existe algum site ou programa que forneça essas notas, indique a frequência e permita uma regulagem de frequência.
Caso não exista, um afinador virtual que indique a frequência tocada além da nota também seria útil (neste caso posso gravar uma guitarra afinada em cada frequência que vai ser utilizada.
Bruno Vieira
Bruno Vieira
Membro

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Site que toca uma nota e indica a frequência Empty Re: Site que toca uma nota e indica a frequência

Mensagem por joabi Qui maio 07, 2015 11:53 am


Os programas de gravação vêm com algum plugin gerador de sinais embutido. Pode ser útil, mas geram sons puros. A idéia de usar um instrumento é boa, e mais próxima do mundo real, mas eu escolheria um piano.

Se quiser um equipamento de verdade que produza esses sinais, procure por "gerador de áudio", mas são caros, compensa usar os softwares. É certeza que existe algum até pra celular. Procure por "signal generator", "audio generator".

Interessante a pesquisa. up

EDIT: Essa informação dos 5Hz me parece estranha. Identificar essa diferença entre 50 e 55Hz é bem fácil, mas acho bem improvável que alguém perceba a diferença entre 6000 e 6005. Isso tem a ver com a relação de oitavas, onde as frequências são muito mais espaçadas no agudo.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Site que toca uma nota e indica a frequência Empty Re: Site que toca uma nota e indica a frequência

Mensagem por allexcosta Qui maio 07, 2015 11:59 am

https://www.google.com/?gws_rd=ssl#q=gerador+de+frequencia+online
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Site que toca uma nota e indica a frequência Empty Re: Site que toca uma nota e indica a frequência

Mensagem por Thiago Almeida Qui maio 07, 2015 12:04 pm

Interessante. Depois de executada posta pra gente o resultado da sua pesquisa, fiquei curioso. Parabéns pela ideia e iniciativa.
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Site que toca uma nota e indica a frequência Empty Re: Site que toca uma nota e indica a frequência

Mensagem por Bruno Vieira Qui maio 07, 2015 12:25 pm

Obrigado Allexcosta, nada como saber pesquisar direito Embarassed. Enconteri um programa chamado sound generator, que serve perfeitamente ao meu propósito.

Interessante sua colocação Joabi, vou fazer a pesquisa com frequências baixas, médias e altas separadamente agora...

Posto sim Thiago. Obrigado Razz
Bruno Vieira
Bruno Vieira
Membro

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Site que toca uma nota e indica a frequência Empty Re: Site que toca uma nota e indica a frequência

Mensagem por joabi Qui maio 07, 2015 12:35 pm


Olha que bacana esse site:

http://onlinetonegenerator.com

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Site que toca uma nota e indica a frequência Empty Re: Site que toca uma nota e indica a frequência

Mensagem por Bruno Vieira Qui maio 07, 2015 8:21 pm

joabi escreveu:
Olha que bacana esse site:

http://onlinetonegenerator.com


Dá até pra salvar!! Valeu joabi!
Bruno Vieira
Bruno Vieira
Membro

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Site que toca uma nota e indica a frequência Empty Re: Site que toca uma nota e indica a frequência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos