Pré Amp em baixo passivo.

Ir em baixo

Pré Amp em baixo passivo.

Mensagem por ThorBass em Ter Maio 12, 2015 8:12 pm

E aí baixeiros !

Não sei se estou falando merd**, sou bem leigo nessa área, queria saber: posso colocar um pre amp interno em um baixo passivo?

Se sim, qual os melhores modelos? Pré amps internos podem ser usados tanto em passivo quanto ativo ?


Valeu !!! Very Happy

ThorBass
Membro

Mensagens : 59
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pré Amp em baixo passivo.

Mensagem por CG em Ter Maio 12, 2015 8:14 pm

Se você colocar um pré amp interno em um baixo passivo ele vira um baixo ativo.

Leia esse post: http://www.contrabaixobr.com/t23222-desmistificando-uma-lenda-baixos-ativos-sao-melhores-que-passivos#487568

Existem 5937 tópicos a respeito. dê uma pesquisadinha para as opções
avatar
CG
Moderador

Mensagens : 11348
Localização : São Roque - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pré Amp em baixo passivo.

Mensagem por ThorBass em Qua Maio 13, 2015 3:45 pm

O que eu quero saber é: Se eu comprar um set de captadores passivos, posso colocar um pre amp neles ou não ? Sei que isso os tornaria ativos, mas essa é a duvida.

ThorBass
Membro

Mensagens : 59
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pré Amp em baixo passivo.

Mensagem por gsfteodoro em Qua Maio 13, 2015 3:58 pm

Eu entendi a sua dúvida.

É chamado de baixo ativo qualquer baixo que precise de uma alimentação para que ele funcione.
Se você colocar um preamp em um baixo, precisará de uma fonte de alimentação. Ou seja, deixará de ser passivo.
O mais comum é encontrar captadores passivos com circuitos (chamados de preamp) dentro de um baixo passivo. Mas também existe a possibilidade de ter captadores e preamp ativos dentro de um baixo (se não me falha a memória, EMG trabalha assim)
avatar
gsfteodoro
Membro

Mensagens : 4804
Localização : Brezil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pré Amp em baixo passivo.

Mensagem por PAULO ALBERTO DA SILVA BA em Qua Maio 13, 2015 4:40 pm

Existem circuitos ativos que aceitam ligação com captadores ativos e passivos, somente com captadores passivos, e os que aceitam somente captadores ativos. Na Seymour Duncan, por exemplo, os circuitos  STC-3P e STC-2P são modelos para baixos com captadores passivos, enquanto os  STC-3A e STC-2A são feitos para usar com captadores ativos. Os circuitos são iguais, o que muda é o valor do potenciômetro de controle de balanço de captadores: os P-models usam 250k, e os A-models usam 100k, mas o preço é igual.
Quando vc usa captadores passivos e circuito ativo a bateria servirá para alimentar apenas o circuito, o que permite usar o baixo com ou sem bateria (pré ligado ou desligado, necessita instalação de controle específico, mas alguns prés possuem isso de fábrica). Nesse caso geralmente 9 volts são suficientes; alguns prés podem ser ligados com 18 volts, gerando mais ganho.
Quando se usa captadores ativos e pré ativo, vc precisa alimentar ambos, geralmente com 9 volts para o par de captadores + 9v (ou 18v) para o pré, conforme o caso tbm pode ser usada uma bateria para cada captador, daí quando vc ligar o baixo cai a chave de energia da empresa elétrica rsrs, podendo ficar com até 4 baterias de 9 volts dentro do baixo (1 para captador do braço, 1 para captador da ponte + 1 ou 2 para o circuito). Nesse caso a chave de ativo e passivo desligará o pré, mas os captadores ainda precisarão de bateria para funcionar. E se for baixo com LED na escala vai mais uma bateria
Você tbm pode ter um baixo somente com os captadores ativos, mas sem pré-amplificador (circuito ativo). As baterias alimentam o captador mas vc não terá um controle de grave/médio/agudo, apenas tonalidade, assim como nos JAZZ BASS tradicionais.
E vc tbm pode ligar o captador, seja ele passivo ou ativo diretamente no jack, sem pré nem controle de tonalidade nem de volume, assim como se fazia 9ou ainda faz) com violãozinho baratinho: coloca o captador de rastilho de R$15,00 e um jack e o q precisar vc regula no amplificador...
Caso vc tenha mais de um baixo e queira adicionar um pré em todos possivelmente ficará caro, logo vc pode comprar os pedais pré-amplificadores (tone Hammer, Eden WTDI, Behringer BDI), desse modo vc terá um pré externo ao instrumento que poderá ser usado com qq baixo q vc tenha... esse pedal necessita alimentação por bateria ou fonte.
Para as instalações de pré interno vc precisa de um luthier que entenda de parte elétrica ou um bom técnico de eletrônica ou ser persiste e cuidoso, ler o manual e instalar por conta própria e ver no que dá.
Logo temos:
1 - Captadores passivos
2 - Captadores ativos (necessitam alimentação), mas não possuem controle de equalização. Em alguns casos apresentam ganho maior, mas nem sempre.
3 - Circuitos passivos, geralmente apresentam controle de volume e tonalidade, no qual se pode "abafar" as agudos.
4 - Circuitos ativos (necessitam de alimentação), adicionam ou cortam frequências pré-estabelecidas, por exemplo: Adicionar ou cortar 15db de ganho na faixa de 30HZ.
avatar
PAULO ALBERTO DA SILVA BA
Membro

Mensagens : 11
Localização : Assis - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pré Amp em baixo passivo.

Mensagem por Romero Gaia em Seg Jun 08, 2015 10:28 am

E aê ThorBass...

tô um pouco atrasado na resposta, mas não tinha outra maneira de ser..

tenho um rockbass streamer passivo (captador e circuito)... ao menos era assim... na quarta-feira chegou pra mim o circuito seymour duncan stc-2p.... já pedi pra instalar no mesmo dia....

os captadores são passivos e o circuito ativo... gostei do resultado... deu uma 'metalizada'  no timbre... o baixo era bastante aveludado, mesmo com cordas novas... regulando minuciosamente chego ao timbre aveludado de novo.... mas tenho que me acostumar às 'várias' opções de tonalidade agora...

senti algumas diferenças... entre elas tonalidade, é claro (mais controle)... e volume.... estranhamente no fone de ouvido o volume não mudou tanto... na pedaleira (ME-50B) usava o volume master do equalizador e compressor em 2h e passei todos pra 1h... usava o filter/tone em mid shape e colocava um pouco mais de volume tabém e esse não senti necessidade de colocá-lo pra volume, só coloco por opção de equalização mesmo... no cubo e com fone de ouvido ligado direto também senti pouca diferença de volume... mais ou menos os mesmos parâmetros da pedaleira... e o que achei mais estranho, é quando ligo o baixo direto no cubo (sem fone) a redução de volume no cubo foi grande.... usava o volume, quando passivo, em 12h... pra dar o mesmo volume nele ativo uso em 9h ou menos um pouco ainda (depende da reclamação da patroa)...

o contra que achei foi uma saturação desagradável no agudo... fica muito evidente quando o delay tá ligado ou quando uso fones na pedaleira.... pensei ser problema do delay, por ter adquirido usado... porém testando o delay com outros baixos (até mais médio/agudo que o rockbass) e depois de testar o baixo com a pedaleira e fones constatei ser o agudo saturando mesmo... fechando 1/4 dele já resolve... achei contra pq com o agudo todo aberto achei o timbre do baixo mais bonito.... fazer o que? nem tudo é perfeito...

trocarei as cordas daqui uns dias e realizarei uma regulagem (feita há 4 anos, logo que o comprei)... não sei se pode ter algo a ver ou se resolverá, mas estou esperançoso... já que minhas cordas já datam de 2 anos e meio sem troca (troquei exatamente no dia 18 de dezembro de 2012) Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked ... mas são elixir... ainda tá com um timbre bacana, só um pouco duras...

Então... dá sim pra fazer o que você perguntou... e no meu caso gostei do resultado.... e acho que, pelo menos os strinbergs, são dessa maneira... lembro que torrei um circuito de um fazendo experiências e depois liguei ele passivo...
avatar
Romero Gaia
Membro

Mensagens : 59
Localização : Unaí-MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pré Amp em baixo passivo.

Mensagem por P.r.g.r. em Qui Set 21, 2017 8:13 am

Bom amigos, estou interessado em investir em um circuito pré p timbrar meu baixo jazz bass nacional. Queria saber as opiniões de todos, quais saõ os circuitos nacionais de melhor qualidade atualmente na opiniaõ de vcs ??? Vi reviews de alguns mas prefiro ouvir quem ja tem ou teve. Qualquer informaçaõ sera´ bem vinda ! Obrigado desde ja.
avatar
P.r.g.r.
Membro

Mensagens : 46
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pré Amp em baixo passivo.

Mensagem por allexcosta em Qui Set 21, 2017 9:16 am

P.r.g.r. escreveu:Bom amigos, estou interessado em investir em um circuito pré p timbrar meu baixo jazz bass nacional. Queria saber as opiniões de todos, quais saõ os circuitos nacionais de melhor qualidade atualmente na opiniaõ de vcs ??? Vi reviews de alguns mas prefiro ouvir quem ja tem ou teve. Qualquer informaçaõ sera´ bem vinda ! Obrigado desde ja.

Orçamento? Tem que ser onboard? Precisa de quais controles?
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 44153
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pré Amp em baixo passivo.

Mensagem por marcelinhobass em Ter Set 26, 2017 11:35 am

ThorBass escreveu:E aí baixeiros !

Não sei se estou falando merd**, sou bem leigo nessa área, queria saber: posso colocar um pre amp interno em um baixo passivo?

Se sim, qual os melhores modelos? Pré amps internos podem ser usados tanto em passivo quanto ativo ?


Valeu !!! Very Happy
A resposta é Sim e Sim. Pré amps podem ser usados tanto em captadores ativos quanto nos passivos !
PELO AMOR DE DEUS, leia o tópico que o CG te mostrou ...
A propósito, existem 3 "tipos" de baixos denominados ativos.
1- Captador PASSIVO + circuito ATIVO (Mais comum);
2-Captador ATIVO + circuito PASSIVO;
3-Captador ATIVO + circuito ATIVO (Mais "incomum").
Enfim, o que "falta" no seu baixo que está fazendo você querer colocar essa "caixinha mágica" dentro dele ? Qual amplificador você usa ? Qual o estado das suas cordas ? Quais os captadores do seu baixo ? Seu baixo está REGULADO ?
Edit: antes de mais nada, CUIDADO com o que você vê e escuta no FezesTube. Tem muito carinha metido a técnico em eletrônica e a luthier por lá que só fala m$%& quando abre a porcaria da boca para falar de baixos "ativos e passivos". Disse e repito novamente: LEIA O TÓPICO QUE O CG TE MOSTROU !


Última edição por marcelinhobass em Ter Set 26, 2017 11:46 am, editado 1 vez(es)
avatar
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 184
Localização : Bom Jesus do Norte-ES

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pré Amp em baixo passivo.

Mensagem por marcelinhobass em Ter Set 26, 2017 11:41 am

P.r.g.r. escreveu:Bom amigos, estou interessado em investir em um circuito pré p timbrar meu baixo jazz bass nacional. Queria saber as opiniões de todos, quais saõ os circuitos nacionais de melhor qualidade atualmente na opiniaõ de vcs ??? Vi reviews de alguns mas prefiro ouvir quem ja tem ou teve. Qualquer informaçaõ sera´ bem vinda ! Obrigado desde ja.
Leia, aprenda, reflita e veja se vale a pena !
http://www.contrabaixobr.com/t23222-desmistificando-uma-lenda-baixos-ativos-sao-melhores-que-passivos#487568
avatar
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 184
Localização : Bom Jesus do Norte-ES

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pré Amp em baixo passivo.

Mensagem por marcelinhobass em Ter Set 26, 2017 11:46 am

ThorBass escreveu:O que eu quero saber é: Se eu comprar um set de captadores passivos, posso colocar um pre amp neles ou não ? Sei que isso os tornaria ativos, mas essa é a duvida.
ERRADO !
Não há como converter um captador PASSIVO em ATIVO ou vice versa !
ERRADO DE NOVO ! Você colocar um pré ATIVO em um baixo que tem os captadores PASSIVOS, JAMAIS tornará seus captadores PASSIVOS em ATIVOS !
O circuito tornará o seu BAIXO em ATIVO ... no exemplo que você citou, o seu baixo será um baixo com captadores PASSIVOS e CIRCUITO ATIVO !
Leia: http://www.contrabaixobr.com/t23222-desmistificando-uma-lenda-baixos-ativos-sao-melhores-que-passivos#487568
avatar
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 184
Localização : Bom Jesus do Norte-ES

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pré Amp em baixo passivo.

Mensagem por Renato Aversari em Ter Set 26, 2017 12:28 pm

Quando a preguiça de fazer uma pesquisa no fórum reina, esse tipo de tópico fica rendendo.
avatar
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 272
Localização : João Pessoa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pré Amp em baixo passivo.

Mensagem por marcelinhobass em Ter Set 26, 2017 1:00 pm

Renato Aversari escreveu:Quando a preguiça de fazer uma pesquisa no fórum reina, esse tipo de tópico fica rendendo.
Verdade, Renato !
avatar
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 184
Localização : Bom Jesus do Norte-ES

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pré Amp em baixo passivo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum