Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diferença sonora entre pontes de Fender Precision dos anos 58 ao 62

2 participantes

Ir para baixo

Diferença sonora entre pontes de Fender Precision dos anos 58 ao 62 Empty Diferença sonora entre pontes de Fender Precision dos anos 58 ao 62

Mensagem por Rogério Badland Qua 27 maio 2015 - 15:33

Prezados,

Estou com um projeto de um Fender P/J ativo baseado em 2 Fender históricos, o conhecido Fender American Precision Bass 62 "Stranglehold", assim batizado após as modificações que o saudoso baixista Rob Grange do Ted Nugent ocasionou, obtendo a sonoridade eternizada na primeira música do disco de 1975 do referido guitarrista. O segundo instrumento é um Fender Power Jazz Bass Japan Special 84 "FUJIGEN".

Meu projeto está muito bem adiantado, já possuo o corpo, braços e outras partes.

Porém, a dúvida pertinente a este sub-grupo é sobre a ponte "bridge", eu gostaria de saber a diferença na sonoridade das pontes listadas abaixo, e o que cada uma pode influenciar e agregar ao timbre do baixo com madeira Swamp Ash. Esta é a única parte que esta dando um pouco de trabalho, pois eu quero usar uma ponte desta época, mas como o Rob Grange usou o baixo que eu citei, os resultados passam por essas pontes:

1ª- Fender Precison Bass Assembly 62 American vintage

2ª- 4-Saddle American Vintage Bass with Threaded Steel "Barrel" Saddles

3ª- 4-Saddle American Vintage Bass with Threaded Steel "Barrel" Saddles

O que seria essa ponte 4-Saddle comthreaded steel "barrel" saddles? ela não é feita de zinco no caso? ela vai proporcionar mais sustain?

Detalhes técnicos:

Usarei 2 captadores, o do meio será um Dimarzio Will Power Middle DP146BK que de acordo o site do fabricante de uma escala de 0 a 10, tem as seguintes notas Treble 5, Midle 8, Bass 8.

Já o captador da ponte, que pelo o que eu entendi, ele proporciona mais brilho aos agudos e médios (a furação do corpo está para um single coil) e no caso ali vai um captador de Jazz bass, quais deveriam ser as características de Treble, MIdle e Bass, levando em considerações o Captador usado anteriormente?

Eu pensei em um Dimarzio DP 148 Ultra Jazz Bass que de acordo o site do fabricante de uma escala de 0 a 10, tem as seguintes notas Treble 5, Midle 5, Bass 7.

Esses captadores são os utilizados pelo Billy Sheehan no Yamaha Attitude III, justamente para mesclar com essa sonoridade, peso, brilho e sustain nesta sonoridade.

No aguardo das opiniões.
Rogério Badland
Rogério Badland
Membro

Mensagens : 69
Localização : Arujá- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença sonora entre pontes de Fender Precision dos anos 58 ao 62 Empty Re: Diferença sonora entre pontes de Fender Precision dos anos 58 ao 62

Mensagem por allexcosta Qua 27 maio 2015 - 22:37

Perguntar a mesma coisa em vários tópicos não rola. Utilize seu tópico em lutheria para futuras dúvidas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos