Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

+3
Uchoa
Edu
allexcosta
7 participantes

Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Convidado Qua Jun 03, 2015 8:36 am

Alguém por acaso saberia qual seria a possibilidade mínima de espaçamento de cordas usando pontes monorail?

Obrigado!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por allexcosta Qua Jun 03, 2015 8:40 am

Acho que é 15mm, mas o Samuel te fala com precisão.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Edu Qua Jun 03, 2015 10:41 am

acabei de medir aqui. Pra não te dizer 15,5mm te digo que será em torno de 15,3mm
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Convidado Qui Jun 04, 2015 2:02 pm

Pessoal,pra quem tem baixo com ponte monorail ou já testou mais de um baixo com esse tipo de ponte,gostaria de saber a opinião de vcs sobre ela.

Eu testei apenas um baixo assim e a achei muito baixa,quase colada nos captadores.

Qual a impressão de vocês sobre ela?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Uchoa Qui Jun 04, 2015 6:45 pm

Normal , só é chato a instalação .

Altura dela é normal de outras pontes , você pode ter pego um baixo com o ângulo do braço bem acentuado .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Convidado Qui Jun 04, 2015 11:10 pm

Uchoa

Deve ser mesmo,pois só toquei em um assim... Foi um Rockbass Corvette modificado...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Edu Sex Jun 05, 2015 12:59 am

bom, eu já tive e tenho ainda um baixo com ponte mono rail. Ambos vieram com a ponte originalmente instalada.
Pude notar diferenças na sustentação da corda não por causa da ponte, mas por causa do saddle, ou melhor dizendo, na firmeza do saddle "quadrado" das mono-rail mais populares, não por ser quadrado, mas por estar inserido em um "corredor" apertado, ou seja, a corda não movimenta lateralmente JAMAIS. Mas isso não é exclusividade das pontes mono-rail. Algumas pontes tem esse mesmo "bloqueio" nos saddle.

Não posso provar que há diferença significativa na sonoridade, mas posso dizer-vos que pontes com maior densidade parecem ser um elemento de oscilação mais rápido por sustentar mais firmemente a corda, na prática, projetam som de forma mais independente da madeira e em pontes mais "magras" e leves há uma melhor interação com a madeira. Essa oscilação/interação que me refiro é a mesma sentida em instrumentos de construção bolt-on x neck-thru. Alguns sentem na mão e/ou no ouvido, mas pode passar desapercebido dependendo do estado de excitação mental. Eu sinto o braço aparafusado com maior projeção sonora, chuto que seja pela maior vibração pela maior independência com o corpo. Chuto.

Dois detalhes:
Pontes com o saddle que eu falei tem um ajuste de altura menor, então não é incomum escavar um degrau pra instalar a ponte e ajustar a altura.
Desconsidere o fator de interação com a madeira se a ponte for instalada com os saddles encostados, com 0,0mm de distância, pois nesse caso a diferença quase desaparece.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Convidado Sex Jun 05, 2015 12:01 pm

Edu Posser
Não posso provar que há diferença significativa na sonoridade, mas posso dizer-vos que pontes com maior densidade parecem ser um elemento de oscilação mais rápido por sustentar mais firmemente a corda, na prática, projetam som de forma mais independente da madeira e em pontes mais "magras" e leves há uma melhor interação com a madeira. Essa oscilação/interação que me refiro é a mesma sentida em instrumentos de construção bolt-on x neck-thru. Alguns sentem na mão e/ou no ouvido, mas pode passar desapercebido dependendo do estado de excitação mental. Eu sinto o braço aparafusado com maior projeção sonora, chuto que seja pela maior vibração pela maior independência com o corpo. Chuto.


Cara,pode ser um erro meu mesmo pensar assim,mas penso que quanto mais massa a ponte tiver,quanto mais densa ela for,maior será a distribuição da vibração do som para o corpo do instrumento.Por isso teno um pé atrás com monorail... E tenho uma preferência por pontes bem densas por isso.

EDIT: e por ter achado ela baixa também,mas sendo que só testei um baixo com ela.

O que vc acha disso?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Edu Sáb Jun 06, 2015 2:12 pm

Eu não sou a pessoa mais indicada para te responder isso pois não sei muito sobre física, mas tenho a mesma dúvida. Existe a relação de interação na vibração e tensão sobre a massa e a densidade dessa massa, não?
O discurso corrente pode ser o correto: mais massa (ou maior densidade de massa), mais distribuição da vibração pro corpo. Mas a minha sensação diz o contrário  Razz
Também gostaria de saber tecnicamente o que a física diz sobre isso, pois levantei esse contraponto não só pelas mono-rail, mas por outras experiências. Veja, já usei ponte Gotoh hard mass, parecendo um tijolo de metal grudado no corpo, sentindo a corda firme no dedo, estável demais em relação à vibração, como se o corpo fosse a ponte.
Em contrapartida uma ponte standard de qualquer Jazz Bass, que é uma latinha torcida, me dá a sensação de que estou tocando com a corda diretamente na madeira do corpo.
Na verdade eu não prefiro sentir que estou tocando no corpo direto rs mas essa sensação existe sempre em pontes mais "magras" e o contrário em pontes mais robustas, como se a ponte fosse um corpo à parte e não a sua extensão. Também gostaria de tirar essa dúvida "mecânica" tecnicamente
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por RodrigoBR Sáb Jun 06, 2015 11:47 pm

Essa questão de ponte com mais ou menos massa é melhor ou pior, ao meu ver é lenda. A vibração das cordas e as harmônicas geradas vão levar em consideração a massa total, corpo+ponte+tudo. O que vale é analisar uma ponte bem construída e bem fixada no corpo, para que frequências ou harmônicos não se percam (sejam amortecidas) nesta junção.
RodrigoBR
RodrigoBR
Membro

Mensagens : 886
Localização : Belo Horizonte

http://www.palcomp3.com/rodrigobs

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Edu Dom Jun 07, 2015 1:30 am

acho que não chega a ser lenda, pois alguns percebem diferença se não no som, no tato. O que precisamos é de mais conteúdos científicos. Argumentos de física para tentarmos entender isso em definitivo.
O que concordo plenamente que é lenda é que isso não é TÃO definitivo na sonoridade, pois é uma variável entre tantas outras.
Creio que seja necessário certa densidade mínima na ponte para que ela não amorteça a tensão (e aí a questão é mais de densidade de liga metálica do que massa) e não roube vibração. Depois a densidade da madeira (ou materiais alternativos) irá contribuir também no trabalho de tensão e vibração, pois a madeira tanto sustenta a ponte quanto o nut/tarraxas e as cordas vibram sob essas variáveis, sob essa soma de massa/densidade em determinadas regiões (no caso, a posição da nota).

Esqueci de mencionar que sinto mais sustain em pontes com mais massa. Pode ser psicológico? Pode, mas duvido.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Convidado Dom Jun 07, 2015 11:26 am

Obrigado, Allex e Edu!!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Convidado Dom Jun 07, 2015 4:45 pm

RodrigoBR
Edu Posser

Realmente é uma questão muito complexa.Talvez nem mesmo os luthiers cheguem a um consenso sobre isso rs...

Da próxima vez que eu conversar com um luthier vou perguntar a opinião dele sobre isso.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Uchoa Dom Jun 07, 2015 8:05 pm

Realmente é uma coisa que gera uma polêmica ...

Se pensarmos uma ponte normal de um baixo de 5 cordas tem uns 5 parafusos , então diferente da monorail que teriam 10 parafusos - dois parafusos por corda ...

Pontes que ficam não tão presas de um carrinho para o outro ( ficam em trilhas quando tiverem as mesmas ) em diferença das monorails que ficam fixas sem ter para onde correr lateralmente .

Vi um grande Luthier falar que prefere as monorails ( em determinador projetos ) , pois as mesmas não interferem no som da outra corda como as pontes normais, mas não vejo o mesmo usar monorails faz tempo. Quando ele falou isso ainda era tempo de Orkut .
Pode ser que em seus projetos ele queira ponte de marca , pois a maioria das monorails que vemos no mercado brasileiro são das baratinhas .

Existem uma monorail da Hipshot que atravessa o corpo , mas o preço é salgadinho ...

O interessante que essas da Hipshot são diferentes para as cordas mais finas e mais grossas .

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Triple-lock-down

E tem uma do mesmo fabricante que se assemelha ao tradicional em termos de regulagens com o parafuso na parte de trás com mola para ir para frente e para trás , mas não ficaria preso como a outra .

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Cover_2



Ponte normal é mais fácil de instalar e regular , as monorails tem que acertar cada ponte unitária com a outra e fora a sua regulagem que se faz com parafuso de soltar , andar o carrinho e apertar na ponte ( mas o carrinho fica realmente preso ) ...

Difícil eu saber qual a melhor ... eu acho que no Brasil quando se faz com monorails é pela facilidade do projeto ( independe de quanto se fará entre cordas a distância ) e pelo o preço da mesma .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Convidado Dom Jun 07, 2015 8:35 pm

Uchoa

Cara,quer dizer então que as monorail não afinam a escala? Tipo,se os carrinhos não se movimentam,tem que instalar no lugar certo,já instalando e afinando? scratch scratch scratch

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Uchoa Dom Jun 07, 2015 10:59 pm

Sim eles andam para frente e para trás normalmente , mas é necessário soltar o parafuso dentro do  carrinho e mover , o mesmo que quando trava fica sem balançar... então é preciso afrouxar bem  a corda para o mesmo ( levantar a corda para não encostar ).

As que tem mola e o parafuso na parte traseira da ponte é mais fácil de ajustar as oitavas . É só ir com a chave apertando e soltando que o carrinho se move , claro que afrouxa um pouco as cordas .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Convidado Seg Jun 08, 2015 12:18 am

Uchoa

Entendi.

Vejo pouquíssimas vantagens nesse tipo de ponte.Vou procurar por uma tradicional mesmo Neutral

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Edu Seg Jun 08, 2015 10:15 am

acho que só um físico resolve essa questão. O luthier vai ser influenciado por inúmeros fatores para responder isso, por mais que tente ser idôneo.

Em tempo: A maior vantagem que vejo nas mono-rail é pra trocar as cordas facilmente. Para quem troca um jogo de cordas e coloca cordas usadas de outro baixo é muito bom. ALGUMAS pontes tradicionais que são vazadas, que tem essa mesma abertura para passar as cordas, as vezes possuem uma "trava" côncava para a "bolinha" das cordas. As mono-rail tem um bloqueio reto e tem mais metal tanto nas laterais quanto na parte superior, por isso são mais confiáveis do que outras pontes vazadas. Já tive uma péssima experiência em pontes vazadas tradicionais com um Ibanez SR novo que simplesmente abriu a haste de metal que prende a corda. Por isso se o cara quer ponte vazada é melhor optar por mono-rail ou abandonar essa ideia e ir na tradicional mesmo rsrs

Edit: Lembrei de mais uma vantagem. Se der m$%& (nunca ouvi relatos de problemas), é só tirar a unidade antiga e colocar outra nova. São baratinhas e é só apertar um ou dois parafusos. Dá até pra fazer estoque kkkkk Em uma ponte tradicional, se der problema sabe-se lá quando e onde será possível encontrar um modelo exato no tamanho, furação, espaçamento entre as cordas, altura no curso dos saddle, etc.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Convidado Seg Jun 08, 2015 2:48 pm

Edu Posser

Pois é,cara.Por isso que eu quero uma ponte de marca boa,mas não muito cara (como as Gotoh,Hipshot...) porque a situação ta muito braba rs...

Principalmente se for vazada.Pois correr o risco de uma ponte "abrir" na parte que prende as cordas... pale

A do Bass Collection que eu vendi,não era vazada e eu gostava muito daquela ponte! Pensei até em por monorail nele e por a ponte dele no novo bass rs... A idéia não era nada má! Mas pensei também na venda dele,na perda na originalidade e vendi assim mesmo.

Tô pensando numa ponte tradicional (estilo moderno) até no máximo de R$ 150,de uma marca confiável,de espaçamento de 19mm (5 cordas).Se souber de alguma marca,agradeço as sugestões Smile

Sobre as monorail... Tô com um pé e meio atrás rs... Muito difícil de afinar as oitavas... E os outros modelos com parafusos com molas que Uchoa postou, devem ser caros...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Edu Seg Jun 08, 2015 4:59 pm

cara, ponte tem duas ou três marcas. Essas duas ou três marcas (to exagerando, é óbvio) são sempre caríssimas. Gotoh, Babicz, Hipshot, Schaller, etc, geralmente custam um olho, um rim e um pulmão.
Eu sempre comprei pontes marca diabo, de preferência que tenham várias peças no mercado. Apenas me atenho ao espaçamento e depois do problema com o Ibanez com a parte estrutural que segura as cordas. Nessa parte que segura as cordas eu coloco as mono-rail em total confiança e em relação ao espaçamento e reposição se algum dia estragar, também. Por isso são tão vantajosas. Dá pra comprar e trocar fácil. Não vai dar pau nunca e dá pra trocar cordas rapidamente.
A total desvantagens dessas pontes é na instalação. Tem que ter muito cuidado. Geralmente tem que fazer um degrau no corpo pra alinhar a altura. Mas acredito que medindo a escala exatamente na hora de instalar não haverá dificuldade em regular as oitavas.
Não confio mais nas pontes vazadas, apenas nas mono-rail. Nem Hipshot vazada eu aceito.
Confio muito em pontes não vazadas. Confio um pouco mais nas que são mais robustas na parte traseira onde segura a bolinha da corda.
Mas acho que o fundamental da ponte é o espaçamento, pra não ter que fazer adaptações no saddle.

Eu não fritaria muito com ponte não rs

em tempo: Eu já tive Bass Collection. Aquela ponte é um absurdo de boa. Transmite muita segurança. Tem um acabamento sem igual. Chega a ter uma espécie de presilha no saddle pra firmar a corda. Deveria ser padrão mundial de ponte! Mas é impossível de encontrar rs
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por RodrigoBR Seg Jun 08, 2015 8:31 pm

Somente complementando minha opinião, e pegando um ganho nas palavras de Edu Posser.
Edu, se você acha a babicz uma boa ponte, (e é mesmo) você pode sentir que é uma ponte EXTREMAMENTE leve, com uma liga de metal (tenho minhas dúvidas aqui se é realmente metal) muito leve, muito mesmo, é um material não magnético, eu tive um bom contato com essa ponte, fiz a engenharia reversa dela, somente no material que não teve jeito.
Por isso digo que o que vale em uma ponte é ser bem construída e projetada, e que tenha uma fixação ótima com o corpo.
RodrigoBR
RodrigoBR
Membro

Mensagens : 886
Localização : Belo Horizonte

http://www.palcomp3.com/rodrigobs

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Edu Seg Jun 08, 2015 10:10 pm

interessante RodrigoBR
eu não tenho uma posição definitiva sobre a questão. Acredito que a física/química talvez resolvam. É o mesmo caso das madeiras. Não é só a densidade que conta, tem a questão da dureza, entre outras.
Na prática entendi que as pontes com menos massa/densidade parecem amortecer levemente o som e transferir mais a resolução de harmônicos pra madeira e as com mais massa/densidade parecem ser mais independentes da madeira, preservam um som levemente mais metálico/brilhoso, tipo a diferença de nut de plástico ou osso pra latão up
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por bodhan Seg Jun 08, 2015 11:09 pm

Sá, bate um papo com o Rick Toone, que é um luthier que faz umas pontes individuais bem interessantes.
Só não sei qual é o menor espaçamento que suas pontes propiciam ...

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail 6a00e39826b289883301b8d0dbb4eb970c-800wi

Já vou alertando que são caras. Em 2013 a cotação era de US$65 cada.

http://www.ricktoone.com/bridge.html

Quem me atendeu foi o Bart: btownsend@tsquaredmfg.com
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Convidado Qua Jun 10, 2015 7:52 pm

Edu Posser

É,cara.Aquela ponte do BC é boa demais!

Fiz burrada em ter vendido ele com aquela preciosa ponte.

Pelo jeito vai ter que ser monorail mesmo.Tem um anúncio no ML de uma ponte tradicional de 19mm,esse anúncio aqui.Mas eu to com um pé atrás.Como saber se é mesmo 19mm? Não parece...

Ainda tem o fato de as outras de marca serem muito caras... Acho que não tenho outra escolha mesmo kk..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Edu Qui Jun 11, 2015 2:03 am

não esquenta cara rs
eu comprei hoje mesmo uma ponte. Confiei no vendedor e olha que o sujeito foi muito desleixado no anúncio. Anunciou uma ponte cromada e na foto a ponte era dourada. p#$% m$%& rs
Mas conversei com ele antes pra esclarecer. O que me importa mesmo é o espaçamento e a estrutura da ponte, se é aparentemente frágil ou se é confiável.
Peça ao vendedor pra medir com uma régua ou trena bem no centro do local que segura a corda. Ele vai entender e não deverá se negar

O espaçamento que tu quer é 19mm mesmo?
Não é tão comum de encontrar espaçamentos muito pequenos e muito grandes pra 5 cordas. Geralmente são na casa dos 17,3mm em diante. Eu não a compraria por ser vazada. Fora isso não vejo problemas.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Convidado Qui Jun 11, 2015 11:21 pm

Edu Posser

não esquenta cara rs
eu comprei hoje mesmo uma ponte. Confiei no vendedor e olha que o sujeito foi muito desleixado no anúncio. Anunciou uma ponte cromada e na foto a ponte era dourada. p#$% m$%& rs
Mas conversei com ele antes pra esclarecer. O que me importa mesmo é o espaçamento e a estrutura da ponte, se é aparentemente frágil ou se é confiável.
Peça ao vendedor pra medir com uma régua ou trena bem no centro do local que segura a corda. Ele vai entender e não deverá se negar


Kkkk... Cara,é que aquela imagem "meramente ilustrativa" me ferra rs...

Fico com uns 5 pés atrás kkk.. Aquilo parece 16mm,cara rs...

Mas enfim,vou ver se ele me manda uma foto em tamanho real ou algo do tipo,sei lá... (a sua dica sobre a medição foi muito boa).

Não tenho tanta coragem quanto vc não rs.. (até pq a grana tá curta pra c...!)

Enfim,vou tentar buscar mais informações sobre essa ponte.Caso contrário,é monorail mesmo rs...

O espaçamento que tu quer é 19mm mesmo?
Não é tão comum de encontrar espaçamentos muito pequenos e muito grandes pra 5 cordas. Geralmente são na casa dos 17,3mm em diante.


Sim,é 19mm mesmo,ou pelo menos 18.Menos que isso não me agrada.Consigo tocar,mas não com a mesma pegada.O slap,por exemplo,não é o mesmo,o pizzicato eu também estranho...

Fora que acho que música ta muito ligada com estética.Não acho a estética dos espaçamentos menores bonita,já que influencia diretamente no braço do instrumento,que fica mais estreito (aparência de guitarra kk...).Não consigo tocar com o mesmo entusiasmo com algo que não acho esteticamente legal.Em contrapartida não me apego a certas exigências como top,marcação em bloco em madrepérola ou abalone,headstock... Por enquanto só to querendo uma escala clara,um espaçamento de 19mm, um braço condizente a ele e shape em cor natural,apenas isso rs..

Mas a tocabilidade é o motivo principal.O resto é unir o útil ao agradável Smile

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Edu Qui Jun 11, 2015 11:53 pm

kkkk

muito legal essa visão estética. Eu também acho bonito um baixo de proporções maiores

Olha cara, esse modelo de ponte é anunciado até no exterior com esse espaçamento. Acredito que seja 19mm pois são vários anúncios no exterior com essa mesma medida.

Mas por via das dúvidas pede pra comprar via mercado pago. Assim, se a ponte for menor que 19mm tu pode devolver e ser ressarcido

A ponte que eu comprei eu já tinha, então conheço o modelo, mas sinceramente nunca vi a que tu mostrou com espaçamento menor do que 19mm
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por NeyBass Sex Jun 12, 2015 8:22 am

Max Payne escreveu:Uchoa

Entendi.

Vejo pouquíssimas vantagens nesse tipo de ponte.Vou procurar por uma tradicional mesmo Neutral

Eu acho que é o contrário essa ponte tem é muita vantagem, além de fazer tudo o que as outras fazem, ainda te da a opção de colocar no espaçamento que vc quiser e isolar as cordas uma das outras.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jun 12, 2015 9:22 am

Max Payne escreveu:
Fora que acho que música ta muito ligada com estética.Não acho a estética dos espaçamentos menores bonita,já que influencia diretamente no braço do instrumento,que fica mais estreito (aparência de guitarra kk...).Não consigo tocar com o mesmo entusiasmo com algo que não acho esteticamente legal.Em contrapartida não me apego a certas exigências como top,marcação em bloco em madrepérola ou abalone,headstock... Por enquanto só to querendo uma escala clara,um espaçamento de 19mm, um braço condizente a ele e shape em cor natural,apenas isso rs..

Mas a tocabilidade é o motivo principal.O resto é unir o útil ao agradável Smile

Espaçamento não tem a ver com estética e sim com técnica. Eu peguei um baixolão que acabei passado pra frente em dias exatamente por ser muito pequeno o espaçamento e não parecia um baixo na hora de tocar. Espaçamento influencia muito na técnica.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por NeyBass Sex Jun 12, 2015 10:25 am

^ O baixolão strinberg 5c, o espaçamento é tão pequeno que parece um 4c com 1c a mais, horrível.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Edu Sex Jun 12, 2015 11:40 am

Fernando, ele não falou o contrário que tu disse up ele disse quase a mesma coisa, a diferença é que a estética pra ele tem um peso de decisão tal e qual a tocabilidade, porque ambas são inerentes
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jun 12, 2015 12:22 pm

Eu entendi mas estética tem mais um efeito psicológico enquanto a tocabilidade já é uma coisa real mesmo.

Não só o baixolão Strinberg o Waldman que peguei era isso e me irritou peofundamente !
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por NeyBass Sex Jun 12, 2015 2:33 pm

Fernando Zadá escreveu:Eu entendi mas estética tem mais um efeito psicológico enquanto a tocabilidade já é uma coisa real mesmo.

Não só o baixolão Strinberg o Waldman que peguei era isso e me irritou peofundamente !

É ruim mesmo, eu mesmo não consegui tocar nada no strinberg 5c, os dedos não encontravam a distância das cordas, parecia estar tudo no mesmo lugar, aí toquei no tagima 5c e foi amor a primeira vista, bom espaçamento, bom timbre tanto plugado quanto desplugado, corda baixinhas...etc.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Convidado Sex Jun 12, 2015 8:04 pm

Edu Posser

Fernando, ele não falou o contrário que tu disse up ele disse quase a mesma coisa, a diferença é que a estética pra ele tem um peso de decisão tal e qual a tocabilidade, porque ambas são inerentes

Exatamente up

Olha cara, esse modelo de ponte é anunciado até no exterior com esse espaçamento. Acredito que seja 19mm pois são vários anúncios no exterior com essa mesma medida.

Mas por via das dúvidas pede pra comprar via mercado pago. Assim, se a ponte for menor que 19mm tu pode devolver e ser ressarcido

A ponte que eu comprei eu já tinha, então conheço o modelo, mas sinceramente nunca vi a que tu mostrou com espaçamento menor do que 19mm


Bom saber disso,cara! up

Vou procurar saber sobre essa ponte.Estive bem ocupado hj,daí não deu tempo,mas vou procurar saber sobre ela.Mas o Mercado Pago funciona de forma parecida com o Pag Seguro da UOL?

NeyBass

^ O baixolão strinberg 5c, o espaçamento é tão pequeno que parece um 4c com 1c a mais, horrível.


O pior é que a maioria dos baixolões de 5 cordas são assim :hmm:

Eu acho que é o contrário essa ponte tem é muita vantagem, além de fazer tudo o que as outras fazem, ainda te da a opção de colocar no espaçamento que vc quiser e isolar as cordas uma das outras.

Ela só peca na afinação das oitavas.A tradicional,pelo menos nisso é mais prática.Mas de resto,ela tem vantagens sim,pensando bem.Até no preço...

Fernando Zadá

Eu entendi mas estética tem mais um efeito psicológico enquanto a tocabilidade já é uma coisa real mesmo.


Mas foi o que eu disse,Zadá kkk Very Happy ..

Não me sinto bem tocando num bass de espaçamento pequeno pelos dois motivos: tocabilidade e estética.

Mas acho que eu entendi o que vc quis dizer.É que pra alguns a estética não pesa tanto quanto a tocabilidade.Pra mim os dois me incomodam quase que de forma igual rs... (tocabilidade me incomoda um pouco mais)

É que to com uma ideia de um baixo definitivo,saca? Como se fosse um signature rs...

Daí,já que é um baixo definitivo e que não vou querer mais vender,decidi reunir pelo menos grande parte das coisas que me agradam num baixo,como espaçamento,pintura/madeira do shape,braço,madeira da escala,timbre,tocabilidade... up

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Edu Dom Jun 14, 2015 3:48 pm

não sei como funciona o UOL, mas no MP o vendedor só recebe o dinheiro depois de qualificado pelo comprador, pra possibilitar um acordo caso o produto seja diferente do que foi anunciado.

Por incrível que pareça, tenho inúmeras compras no ML e só um sujeito me vendeu um control plate bizarro, sendo que anunciou um control plate de JB. Aí devolvi e ele devolveu o dinheiro.

Pior foi no exterior. Comprei uma ponte pequena (eu prefiro espaçamento mais estreito rs) e me mandaram uma com 19mm totalmente diferente da foto anunciada. POR MUITA SORTE o vendedor americano foi honesto e ressarciu, mas ele poderia muito bem ter deixado passar e eu ia reclamar pra quem? kkkkkkk
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Convidado Ter Jun 16, 2015 2:18 am

Edu Posser
Cara,vc deu sorte em ele ressarcir hein? kkk... Pulou uma fogueira.Ainda bem que o cara foi bem honesto rs..

Eu vou pedir pra um amigo meu que entende de MP pra me dar uma ajuda pessoalmente aqui pq sou todo por fora dessas paradas rs...

Nunca comprei nada pela net,cara.Daí surge uma,duas,três pulgas atrás da orelha kk..

Mas pelo visto essa ponte é confiável mesmo Smile

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Convidado Dom Jul 05, 2015 2:43 pm

Valeu, brother Edu Posser! Wink

Comprei a ponte (marca Sung Il),chegou aqui toda OK,espaçamento certinho (19mm),cor certinha (uma espécie de grafite bem claro - quase prata - cromado que eles chamam de "black cosmo" kkk... - muito bonita a cor!) ,tudo nos conformes.

Inclusive eu gostei da ponte.É pesada,tem uma boa quantidade de massa,apesar de ser vazada.Muito bonita também! Espero que a qualidade dela esteja à altura também!

Realmente comprar pela net não é aquele bicho de sete cabeças como eu imaginava kkk...

up

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail Empty Re: Espaçamento de cordas mínimo com ponte monorail

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos