Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

+7
Fernando Zadá
joabi
CleytonBass
Raul S.
Claudio
JAZZigo
fabiofrediani
11 participantes

Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por fabiofrediani Ter Jun 16, 2015 3:51 pm

Boa tarde, esta é minha primeira pergunta no fórum.

No lugar onde eu faço os ensaios com minha banda temos alguns equipamentos de som, sendo mesa de som, potência e algumas caixas de som.

Hoje eu ligo meu contra baixo em um pedal behringer BLE400 => pedal behringer BEQ700 => Mesa de som => Potência => uma caixa 2x12".

Estou prestes a adquirir uma caixa 4x10" teksound (oportunidade), mas não vou ter dinheiro para comprar um cabeçote.

A dúvida é: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote ligando da seguinte maneira?

Contrabaixo => BLE400 => BEQ700 => preamp => Mesa => Potência => Teksound 4x10"
Se a resposta for sim, eu posso manter os pedais BLE400 e BEQ700, ou serão desnecessários?

Qual preamp vcs indicam? hoje o que eu tenho em vista é o preamp EDEN WTDI.

fabiofrediani
Membro

Mensagens : 8
Localização : Cornélio Procópio - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por JAZZigo Ter Jun 16, 2015 4:20 pm

fabiofrediani escreveu:A dúvida é: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote ligando da seguinte maneira?

Contrabaixo => BLE400 => BEQ700 => preamp => Mesa => Potência => Teksound 4x10"
Se a resposta for sim, eu posso manter os pedais BLE400 e BEQ700, ou serão desnecessários?
Pode, mas esqueça os Behringer.
fabiofrediani escreveu:Qual preamp vcs indicam? hoje o que eu tenho em vista é o preamp EDEN WTDI.
Boa opção. Outras:
- Aguilar Tone Hammer Pedal
- EBS MicroBass II
- Darkglass Vintage Deluxe
- Germano M. Bass Preamp/DI
- Mesa Boogie V-Twin Pedal
- MXR M80 Bass DI+
- MXR M81 Bass Preamp
- Origin Effets Cali76 TX-L Limiting Amplifier - Lundahl Transformer Option
- Radial Tonebone Bassbone
- Tech 21 SansAmp Series

etc.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por Claudio Ter Jun 16, 2015 4:44 pm

No caso de um baixo elétrico, você poderia utilizar o pré da própria mesa, injetando o baixo através de um DI simples. Só não entendi uma coisa:

Essa sua mesa tem saída individual por canal? ou o som de toda a banda vai sair pela Teksound?

Essa mesa é utilizada por toda a banda, ou só pro baixo?

No caso de uma potência no fim dessa cadeia, você precisaria ter uma caixa para cada canal (L/R), senão vai ficar meio estranho.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por fabiofrediani Ter Jun 16, 2015 8:48 pm

Claudiobass boa noite...
Na teksound vai sair só o baixo. Nós temos duas mesas, uma em cada canal da potência (amplificador). Onde eu pretendo ligar a teksound em uma saída e as demais caixas da banda em outra saída.
Não entendi a questão de usar o preamp da mesa. As equalizações de grave, médio e agudo da mesa podem ser consideradas preamp?
Outra dúvida que surgiu, posso encontrar algum pedal que tenha o timbre de um cabeçote, para simplesmente ser amplificado na potencia?

fabiofrediani
Membro

Mensagens : 8
Localização : Cornélio Procópio - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por fabiofrediani Ter Jun 16, 2015 10:15 pm

Jazzigo boa noite...
Obrigado pelas sugestões....
Quer dizer que com o preamp os outros pedais são desnecessários? Ou é por causa da marca?

fabiofrediani
Membro

Mensagens : 8
Localização : Cornélio Procópio - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por Raul S. Ter Jun 16, 2015 10:46 pm

fabiofrediani escreveu:(...) Não entendi a questão de usar o preamp da mesa.
De modo geral, mesas de som (mixers) já possuem um preamplificador para alguns canais, como o de mic p.ex.; portanto, você poderia ligar o instrumento direto na mesa.

fabiofrediani escreveu:(...) posso encontrar algum pedal que tenha o timbre de um cabeçote, para simplesmente ser amplificado na potencia?
Você também pode usar um pedal preamp conectado direto ao amplificador de potência; dá uma lida nesse tópico: Curiosidade quanto a um set com amplificador não de contrabaixo.

fabiofrediani escreveu:(...) com o preamp os outros pedais são desnecessários? Ou é por causa da marca?
Acredito que o JAZZigo quis dizer que não recomenda os preamps para contrabaixo dessa marca. Seus pedais não têm papel nenhum na amplificação, são apenas pedais de efeito.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por JAZZigo Qua Jun 17, 2015 1:49 pm

fabiofrediani escreveu:Quer dizer que com o preamp os outros pedais são desnecessários? Ou é por causa da marca?
Principalmente por causa da marca. De qualquer forma, se você tem em mente o Eden WTDI, lembre-se que ele já oferece equalização e compressão.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por CleytonBass Seg Jan 15, 2018 2:35 pm

Gente, boa tarde !!!
Acho que minha dúvida está enquadrada nesse tópico. Ela é a seguinte:
Tenho um Eden WTDI que uso juntamente com uma cadeia de pedais, sendo ele o ultimo da cadeia. Pretendo comprar uma caixa acústica dessa citada acima, porém minha duvida é se eu poderia usar a saída D.I do EDEN para a caixa acústica sem a presença do cabeçote, e se essa combinação atenderia também em palcos, onde requer mais potencia de um AMP
CleytonBass
CleytonBass
Membro

Mensagens : 123
Localização : Paulo Afonso Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por joabi Seg Jan 15, 2018 2:41 pm


Não. Você precisa de um cabeçote ou de um power amp.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por CleytonBass Seg Jan 15, 2018 5:59 pm

Ok, obrigado !!!
CleytonBass
CleytonBass
Membro

Mensagens : 123
Localização : Paulo Afonso Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 15, 2018 9:56 pm

Eu recentemente vi um pedal power acho que se chama Magnun 44 da Ehx e testei ele direto numa caixa achei o timbre bem impressionante mas não sei dizer a potência dele. Estava ligado num caixa e antes dele vinha uma pedaleira.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 15, 2018 10:10 pm

Fernando Zadá escreveu:Eu recentemente vi um pedal power acho que se chama Magnun 44 da Ehx e testei ele direto numa caixa achei o timbre bem impressionante mas não sei dizer a potência dele. Estava ligado num caixa e antes dele vinha uma pedaleira.
Um amigo que tocou comigo tem um desses...
Impressionante.
Mas é para guitarra.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jan 16, 2018 7:20 am

é testei numa guitarra na verdade....
hide

Mas será que não tem nada semelhante? Será que não funciona com bass?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 16, 2018 8:11 am

Fernando Zadá escreveu:é testei numa guitarra na verdade....
hide

Mas será que não tem nada semelhante? Será que não funciona com bass?
Eu testei (a caixa era a de guitarra mesmo).
Não tinha peso...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 16, 2018 8:13 am

Fernando Zadá escreveu:Mas será que não tem nada semelhante? Será que não funciona com bass?

Até funciona, mas você resolve sua vida no baixo com 44W?

E hoje em dia existem mini amps de baixo que são ínfimos.

Mas dá um Google no Quilter Labs ToneBlock 200 e no Demeter Mighty Minnie... Vai que te apraz.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 16, 2018 8:18 am

allexcosta escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Mas será que não tem nada semelhante? Será que não funciona com bass?

Até funciona, mas você resolve sua vida no baixo com 44W?

E hoje em dia existem mini amps de baixo que são ínfimos.

Mas dá um Google no Quilter Labs ToneBlock 200 e no Demeter Mighty Minnie... Vai que te apraz.
Allex, que eu saiba esse Demeter aí é para guitarra, não?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 16, 2018 8:39 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Allex, que eu saiba esse Demeter aí é para guitarra, não?

É né...

Pois então.

Hoje em dia tem uns amps de baixo tão pequenos que não vale a pena mexer nisso.

E muito combo de alta potência também, que aceita uma caixa extra.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 16, 2018 10:27 am

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Allex, que eu saiba esse Demeter aí é para guitarra, não?

É né...

Pois então.

Hoje em dia tem uns amps de baixo tão pequenos que não vale a pena mexer nisso.

E muito combo de alta potência também, que aceita uma caixa extra.
Pódiscrê!
up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por joabi Ter Jan 16, 2018 11:06 am


É um amp Classe D embutido num pedal, só isso. Também acho mais interessante ter o cabeçote. Acho que a SWR fabrica um modelo que é só amp, sem pré. Tem 400W, se não me engano, e é do tamanho do GK MB200. Bem compacto.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 16, 2018 11:11 am

Assim, 800W world class e olha o tamanho:

https://bergantino.com/product/forte/
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por edumerino Ter Jan 16, 2018 11:12 am

Acabei de postar no tópico de foto das pedalboards como está a minha com o GSS Baby Sumo...

Hoje em dia tem muitas opções pequenas que podem fazer o trabalho. Se a ideia não for só o power, um Trace Elliot ELF é ridiculamente pequeno e leve, caberia bem até numa Pedaltrain Nano da vida...
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por joabi Ter Jan 16, 2018 11:15 am

allexcosta escreveu:Assim, 800W world class e olha o tamanho:

https://bergantino.com/product/forte/


Pois é, se o preço não for problema, esse deve ser O cara.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por gpraxedes Sex Jan 19, 2018 2:11 am

JAZZigo escreveu:
fabiofrediani escreveu:A dúvida é: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote ligando da seguinte maneira?

Contrabaixo => BLE400 => BEQ700 => preamp => Mesa => Potência => Teksound 4x10"
Se a resposta for sim, eu posso manter os pedais BLE400 e BEQ700, ou serão desnecessários?
Pode, mas esqueça os Behringer.
fabiofrediani escreveu:Qual preamp vcs indicam? hoje o que eu tenho em vista é o preamp EDEN WTDI.
Boa opção. Outras:...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-960585249-lehle-rmi-classic-boost-bass-preamp-_JM

notme
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Um pedal preamp pode substituir um cabeçote? Empty Re: Um pedal preamp pode substituir um cabeçote?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos