Construção baixo PJ em peça única de freijó

Ir em baixo

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por 109eh em Qua Jul 01, 2015 11:13 am

Depois de muito apreciar os projetos do fórum, em especial do MJS Luthier, resolvi iniciar um corpo.
Resolvi fazer um corpo idêntico ao do meu Condor xb 24-a para não gastar com gabaritos! Desmontei e fiz um gabarito em papel manteiga.
Com uma tico-tico (que peguei emprestada) iniciei o corte do shape do corpo:Construção baixo PJ em peça única de freijó IMG923

Conferi o gabarito de papel manteiga, testando braço e ponte nas suas posivéis posições para saber se ia manter as cortas 1 e 4 dentro do braço. Então iniciei a cavidade do tróculo cortando as laterais com estilete e fazendo furos com furadeira:Construção baixo PJ em peça única de freijó IMG014

- tenho uma dúvida: como vou deixar a base do tróculo reta, certinha??

Última edição por 109eh em Sab Ago 01, 2015 11:39 am, editado 2 vez(es)

109eh
Membro

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por emachado em Qua Jul 01, 2015 8:56 pm

Formão e lixa com um taco reto podem fazer o trabalho.
emachado
emachado
Membro

Construção baixo PJ em peça única de freijó Empty Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó

Mensagem por allexcosta em Qua Jul 01, 2015 11:29 pm

https://www.youtube.com/watch?v=B5cfzml-nDc
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por NeyBass em Qui Jul 02, 2015 8:48 am

Bacana o projeto, tenho vontade de fazer um baixo assim, sei que não vai ficar la essas coisas, mas desanimo quando lembro que tenho que fazer o braço também...kkk.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por 109eh em Dom Jul 12, 2015 4:05 pm

Muito obrigado, emachado e Allexcosta.
Neybass obrigado também e espero que tome coragem para fazer porque eu não tenho qualquer habilidade com isso aqui e to na cara e na coragem!!!
----------------------
Com formão tirei o excesso de madeira do tróculo e utilizando um taco reto/lixa e com formão nivelei a base do tróculo. Pro acabamento daqueles cantos arredondados, usei lima.
Fiz as linhas laterias do braço para determinar a posição da ponte com mais precisão. Com uma micro-retifica (broca de 2 mm) fiz os buracos (só 20% da profundidade) dos parafusos (de 3.2 mm) da ponte, como segue:
Construção baixo PJ em peça única de freijó IMG032
É bem  difícil realizar esses furos da ponte no lugar que você quer... fica escapando... a parte de baixo ficou uns 2-3 mm mais pra frente, mas acho que é irrelevante!!

Última edição por 109eh em Qua Jul 29, 2015 11:42 am, editado 1 vez(es)

109eh
Membro

Mensagem por NeyBass em Seg Jul 13, 2015 9:24 am

Ta ficando bacana.
Acho melhor vc fazer o braço primeiro pra depois fixar a ponte.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por 109eh em Seg Jul 13, 2015 10:18 am

O braço que vou utilizar é o do próprio Condor! Já tenho ele aqui! E agora já tá fixada a ponte tb kkk
A dúvida agora é: eu já tenho o braço e ele já tem seus furos originais, como é que eu faço pra fazer os furos no corpo com precisão pra que todos se encaixem?? Alguma dica?

109eh
Membro

Mensagem por NeyBass em Seg Jul 13, 2015 10:36 am

Experiência eu não tenho, mas eu faria o seguinte:

Colocaria alguma coisa que marcasse nos furos do braço e pressionava em cima do local que vai ficar, aí depois faria o furo.

Pega alguma coisa tipo, giz, carvão, etc.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Jul 13, 2015 11:37 am

NeyBass escreveu:Experiência eu não tenho, mas eu faria o seguinte:

Colocaria alguma coisa que marcasse nos furos do braço e pressionava em cima do local que vai ficar, aí depois faria o furo.

Pega alguma coisa tipo, giz, carvão, etc.

Eu uso parafusos pra isso... Pressiono um pouco pra marcar a madeira e depois marco mo ponteira e faço o furo
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Thiago Almeida em Seg Jul 13, 2015 12:03 pm

Bacana. Parabéns pela coragem e pelo projeto. claps
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagem por 109eh em Qua Jul 29, 2015 11:34 am

Bertola, obrigado pela sugestão e pela ajuda de sempre!! Obrigado msm!
Neybass, muito obrigado por acompanhar o tópico/construção e pelas sugestões!!
Thiago Almeida, obrigado pelo apoio.
-----------------------------
Cavidade dos caps (mesmo procedimento de fabricação do tróculo):
Construção baixo PJ em peça única de freijó IMG045
Ao que tudo indica a cavidade dos captadores ficaram bem paralelos à ponte e bem centralizados na linha central do corpo!! Em breve "furos das correias", lateral do shape e "cavidade da elétrica". Pense num receio de furar os buracos do braço!!! Neutral

Para fazer as laterais bem arredondadas que nem os dos baixos condor XB-24-A tem que fazer com lixadeira, né? Acho que tupia não faz tão redondo assim: http://img.class.posot.com.br/pt_br/2015/06/29/Baixo-Condor-Bx-12-20150629153648.jpg

109eh
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qua Jul 29, 2015 5:53 pm

^ Faça com tupia de bancada ou grosa (dá mais trabalho) e arremate com lixa de rebôlo e depois lixadeira "pal-top" e depois lixa na mão mesmo
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por 109eh em Sex Jul 31, 2015 9:16 am

Retirado todos os defeitos da lateral (gerados pela tico-tico): Construção baixo PJ em peça única de freijó IMG058

O tummy contour (no dia seguinte eu tava com 2kg a menos)
Construção baixo PJ em peça única de freijó IMG060

Qualquer sugestão ou critica construtiva é bem vinda, galera? Obg

109eh
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sab Ago 01, 2015 10:56 am

O freijó é uma madeira com "figuração".
Eu optaría pelo acabamento "natural", até por sua menor complexidade
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Emanoel Chequetto em Seg Ago 03, 2015 6:49 pm

Cara, parabéns pelo trabalho!!!!!

A galera tá animada na construção!!!!!
Emanoel Chequetto
Emanoel Chequetto
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: