Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

+11
GuilhermePastorius
Mauricio Luiz Bertola
Breno_Barnabe
Fábio Mitura
korg
Juninho Sampaio
Bruno Vieira
Coder
allexcosta
siodoni
Wilson Marques
15 participantes

Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Wilson Marques Dom Jul 12, 2015 11:15 am

Bom dia galera, procurei no forum e só achei topicos sobre as afinações CEADG, EADGB e BEADG.
Sou iniciante no bass, na verdade fui praticamente forçado a deixar a guitarra e virar baixista por falta de baixistas na cidade, então em qualquer projeto de banda faltava o baixista.
Estou tendo um pouco de dificuldades com o pizzicato, por isso optei por palhetas, mas isso não vem ao caso agora.
Se eu afinar o Bzona do bass em D vou ter algum problema com a tensão exercida no braço? vi que se deixar ela em C não muda muita coisa, mas subir 1 1/2 tons na afinação pode ocasionar danos sérios no braço?
Axei interessante afinar a B em D por fazermos alguns covers de musicas dropadas, pra dropar a guitarra é rápido, mas achei o bass meio complicado, então o Bzão em D resolveria muito meus problemas, e nas musicas com afinação normal usaria o E normalmente.
Vou mandar a foto do meu baixo dean para darem uma analisada, peguei de um amigo meu por um preço bem em conta, e se não me engano, um dos moderadores do forum disse que tinha um bass da mesma marca.
Wilson Marques
Wilson Marques
Membro

Mensagens : 4
Localização : Palmital

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por siodoni Dom Jul 12, 2015 11:24 am

Cara usar a B em D? Sei não ein...
Melhor pegar um quatro cordas e afinar ele um tom abaixo.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por allexcosta Dom Jul 12, 2015 11:49 am

Dependendo do baixo, do clima e de outros fatores, pode ter problema sim...

Muito melhor usar uma E pesada em D que uma B Standard em D.

O que me pergunto é o que um iniciante pode querer usando afinações alternativas antes de se familiarizar com o que é considerado padrão. Mas já me convenci que jamais vou entender o mundo do rock e suas peculiaridades.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Convidado Dom Jul 12, 2015 12:11 pm

allexcosta escreveu:O que me pergunto é o que um iniciante pode querer usando afinações alternativas antes de se familiarizar com o que é considerado padrão. Mas já me convenci que jamais vou entender o mundo do rock e suas peculiaridades.

(2)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Coder Dom Jul 12, 2015 12:26 pm

allexcosta escreveu:O que me pergunto é o que um iniciante pode querer usando afinações alternativas antes de se familiarizar com o que é considerado padrão. Mas já me convenci que jamais vou entender o mundo do rock e suas peculiaridades.

(3)

E ontem toquei quase 4 horas de Rock num baixo de 4 cordas com afinação standard... hehehe
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Wilson Marques Dom Jul 12, 2015 1:30 pm

[quote="Coder"]
allexcosta escreveu:O que me pergunto é o que um iniciante pode querer usando afinações alternativas antes de se familiarizar com o que é considerado padrão. Mas já me convenci que jamais vou entender o mundo do rock e suas peculiaridades.

Estou familiarizado com as afinações "drop" na guitarra, sei que tem muita diferença entre um instrumento e outro, mas nesse caso especifico, se deixasse a B em D não precisaria dropar o E para tocar system of a down.
Wilson Marques
Wilson Marques
Membro

Mensagens : 4
Localização : Palmital

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Wilson Marques Dom Jul 12, 2015 1:58 pm

allexcosta escreveu:Dependendo do baixo, do clima e de outros fatores, pode ter problema sim...

Muito melhor usar uma E pesada em D que uma B Standard em D.

Mestre Allex, meu bass é um Dean MB 90 5 cordas ativo
Wilson Marques
Wilson Marques
Membro

Mensagens : 4
Localização : Palmital

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Convidado Dom Jul 12, 2015 2:02 pm

Wilson Marques

Mas será que esses riffs só podem ser feitos com afinação "dropada"??

Você já ta começando a tocar baixo com uma concepção totalmente errada.Desculpa dizer.

De começo,você já disse que ta sendo "obrigado" a tocar contrabaixo.Já é um erro de identificação.Se não gosta do instrumento,acho melhor você continuar na guitarra mesmo.Como tocar um instrumento "por obrigação"?

A gente faz por obrigação uma coisa que a gente faz pra ganhar dinheiro.Porque trabalhar é um saco e ninguém gosta.Mas música,cara?

Sabe,eu saí do teclado pra ir pro contrabaixo... Ou seja,de um instrumento que muitos julgam  equivocadamente como "mais difícil" para o instrumento que realmente sou apaixonado.Fui tocar contrabaixo com o maior gosto do mundo! - e de preferência,com os dedos mesmo,que é a forma mais "standard",ou "padrão".Nunca na minha vida utilizei palheta e,me desculpa aos que são adeptos,mas acho isso uma coisa de guitarrista do caramba rs...

Descobri no contrabaixo um instrumento muito mais profundo e complexo que eu imaginava,conhecendo o trabalho de verdadeiros mestres do mundo dos graves,estrangeiros e brasileiros também.

Me desculpa,mas tenho um sério problema com a forma que os rockeiros tratam o contrabaixo,apesar de eu gostar de alguns estilos de rock.É por culpa do rock que o contrabaixo é visto até hoje em dia como um instrumento "fácil",e que é rejeitado pelos demais "músicos".

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Wilson Marques Dom Jul 12, 2015 2:56 pm

Mr. Max, creio que me expressei de forma errada e não muito clara no post, peço desculpas por isso.
Realmente, na parte que disse que fui praticamente forçado a tocar baixo eu disse a verdade, sempre tive vontade de fazer parte de uma banda, e em cidade pequena é dificil encontrar uma galera com estilo parecido e que toque os instrumentos necessários, então tive de deixar a guitarra e partir pro baixo, mas não estou tocando ele por obrigação, gostei muito do instrumento, tanto que comprei um baixo e vou comprar um amp semana que vem seguindo as indicações do pessoal do forum ( Staner B240), escutei outros estilos, principalmente jazz, pra escutar bem as linhas do baixo, estou procurando material teórico pra me aprofundar mais.
Sobre os riffs, se eu tocar eles com a outra corda D, vai soar muito agudo, acho q vou ter q pegar outra corda E e colocar no lugar da B, como os caras fazem com os bass de 5 cordas pra ficar em EADGB se n me engano.
Sobre o rock, concordo com teu ponto de vista, em grande parte dos estilos de rock o baixo se resume em simplesmente tocar a tonica do acorde repetitivamente.
Wilson Marques
Wilson Marques
Membro

Mensagens : 4
Localização : Palmital

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Bruno Vieira Dom Jul 12, 2015 3:12 pm

Você já tem um baixo de 5 cordas cara, o que dispensa dropar o baixo em muitas músicas, exceto quando seja imprescindível. Neste caso vc vai ter que se virar pra afinar em D mesmo. Se vc afina de ouvido pode ser estranho identificar as frequências graves e dropar, mas se quiser ser baixista vai ter que se acostumar com isso, afinal vai ter que afinar seu instrumento frequentemente Wink . No meu caso um afinador agiliza muito quando precisa dropar (raramente)

Eu acho que se vc regular seu baixo para suportar a tensão e usar uma corda "E" dropada em D dá pra fazer, apesar de eu achar um desperdício uma 5ª corda que só oferece um D...
Bruno Vieira
Bruno Vieira
Membro

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Convidado Dom Jul 12, 2015 3:29 pm

Wilson Marques escreveu:Mr. Max, creio que me expressei de forma errada e não muito clara no post, peço desculpas por isso.
Realmente, na parte que disse que fui praticamente forçado a tocar baixo eu disse a verdade, sempre tive vontade de fazer parte de uma banda, e em cidade pequena é dificil encontrar uma galera com estilo parecido e que toque os instrumentos necessários, então tive de deixar a guitarra e partir pro baixo, mas não estou tocando ele por obrigação, gostei muito do instrumento, tanto que comprei um baixo e vou comprar um amp semana que vem seguindo as indicações do pessoal do forum ( Staner B240), escutei outros estilos, principalmente jazz, pra escutar bem as linhas do baixo, estou procurando material teórico pra me aprofundar mais.

De boa up

Aproveita e escuta de tudo.O que não falta aqui é indicação de shows,vídeos e materiais pra estudo pra se informar e aprender ainda mais. Daí você vai vendo o que realmente é ser um baixista.Mas vou logo avisando que você vai se espantar com a complexidade desse instrumento kk... Mas não desista Wink

Wilson Marques escreveu:Sobre os riffs, se eu tocar eles com a outra corda D, vai soar muito agudo, acho q vou ter q pegar outra corda E e colocar no lugar da B, como os caras fazem com os bass de 5 cordas pra ficar em EADGB se n me engano.
Sobre o rock, concordo com teu ponto de vista, em grande parte dos estilos de rock o baixo se resume em simplesmente tocar a tonica do acorde repetitivamente.

Na verdade é EADGC.

Eu fiquei curioso pra saber quais riffs são esses.Pode mostrar um vídeo?

Sim... Na maioria dos estilos de rock o que se vê é isso mesmo.Um dos estilos de rock que foge dessa regra é o rock japonês.Sempre que pesquiso sobre,ouço o baixo caminhando,passeando nas escalas de acordo com o que a guitarra faz.Acho muito legal!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Bruno Vieira Dom Jul 12, 2015 3:48 pm

Max Payne escreveu:

Eu fiquei curioso pra saber quais riffs são esses.Pode mostrar um vídeo?

Sim... Na maioria dos estilos de rock o que se vê é isso mesmo.Um dos estilos de rock que foge dessa regra é o rock japonês.Sempre que pesquiso sobre,ouço o baixo caminhando,passeando nas escalas de acordo com o que a guitarra faz.Acho muito legal!

Max, essa é uma música que eu preciso dropar pra tocar e mesmo se eu tivesse um 5 cordas eu droparia, pois seria bem mais difícil de fazer isso na afinação padrão...

Edit: Apesar de o drop facilitar muito o trabalho, percebi revendo o video que dá pra fazer de boa com um 5 cordas, só vai dar muito mais trabalho pra pegar o riff do meio da musica e o verso ...
Bruno Vieira
Bruno Vieira
Membro

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Convidado Dom Jul 12, 2015 5:49 pm

^Esse tipo de riff é complexo pela velocidade das notas.Da pra fazer num 5 cordas sim,mas como você falou,dará mais trabalho do que com corda solta (dropado).

O mundo do rock,apesar de eu gostar de ouvir alguns estilos de vez em quando,é muito estranho pra mim,cara rs... É tipo um mundo a parte na música.

Essa necessidade de tocar com palheta,de dropar a afinação... E pela própria cultura rock em si... É uma coisa meio louca rs...

Eu admiro um rockeiro que consegue tocar esse tipo de metal muito bem tocado e consegue ainda tocar outros estilos bem tocados também,pois o mundo do rock exige uma entrega muito grande à técnica e velocidade,enquanto outros estilos exploram mais as ricas cadências harmônicas,sensibilidade musical...

Eu mesmo prefiro ouvir rock (mesmo não sendo um ouvinte frequente desse estilo),do que tocar.

Certos estilos de rock são mesmo um mundo a parte na música.Musical e culturalmente.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Jul 12, 2015 8:21 pm

Acho muito estranho isso! Mas gosto é gosto!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Bruno Vieira Dom Jul 12, 2015 8:48 pm

Max Payne escreveu:^Esse tipo de riff é complexo pela velocidade das notas.Da pra fazer num 5 cordas sim,mas como você falou,dará mais trabalho do que com corda solta (dropado).
É exatamente essa a função do drop...

E eu acredito que todo gênero musical tem sua beleza e, consequentemente, suas peculiaridades. Alguns me agradam, outros nem tanto. Ainda bem que existe uma grande variedade de estilos... Não é sempre que eu quero escutar um rock...

Bruno Vieira
Bruno Vieira
Membro

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por korg Seg Jul 13, 2015 3:01 am

Po na boa, eu devo ser muito leigo , mas alguém pode me mostrar uma linha de baixo que é impossível tocar na afinação padrão de um 5 cordas?
Eu que de muitos anos pra ca sai do 5 pro 4 cordas, o máximo que precisei foi adicionar um xtender no E pra cair pra D. Não precisei mais que isso e olha que toquei vários estilos....
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por allexcosta Seg Jul 13, 2015 7:36 am

korg escreveu:mas alguém pode me mostrar uma linha de baixo que é impossível tocar na afinação padrão de um 5 cordas?

Não posso porque sou ignorante no assunto, mas existem...

É o mesmo que tocar uma música intrincada em E usando um monte de corda solta e transpor essa música pra F. Deve até ser possível tocar, mas exige alguns malabarismos e o timbre da corda solta jamais será igual ao da nota presa.

Levei anos e anos pra entender esse negócio de "drop". Hoje, apesar de não curtir o conceito, entendo...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por korg Seg Jul 13, 2015 8:01 am

scratch bom... acho que entendi.... vai ver que quando as guitarras (que geralmente são dobradas e no mínimo 2 e bem altas) com toda aquela distorção, com o batera sentando a pua no coitado do contra-tempo e usando pedal duplo no bumbo - como eles conseguem fazer isso por horas e sair andando? - fora as bandas que ainda usam teclados com fraseados doidos e gritantes , deve destoar muito o som da corda solta ao invés de pressionar uma maldita casa na corda mais grave scratch Rolling Eyes
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por allexcosta Seg Jul 13, 2015 8:11 am

^ Não foi disso que escrevi.

Às vezes os pulos são chatos pra executar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Fábio Mitura Seg Jul 13, 2015 9:17 am

Eu tenho uma dúvida sobre afinação, toco em 2 bandas uma usa E normalmente, e na outra afinamos tudo meio tom abaixo mas tocamos as músicas na escala original, facilitando assim a vida do nosso vocalista. A dúvida é a seguinte, faz mal eu usar o mesmo baixo e ficar alternando de afinações nele? Devo mudar a afinação dele uma 10 vezes por semana, mas nunca me passou pela cabeça que isso poderia causar algum problema!
Fábio Mitura
Fábio Mitura
Membro

Mensagens : 60
Localização : São Mateus do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Fábio Mitura Seg Jul 13, 2015 9:25 am

Sobre as afinações que vcs citaram acima, se VC usa a nota D na quinta casa, e na música original é uma E afinada em D num baixo de 4 cordas, talvez a música perca um pouco do seu "brilho". Peguem por exemplo The Wall, Roger Waters afina o baixo como eu citei acima, se VC fizer diferente ela não fica errada, mas não fica 100%.


Opinião, opiniões hehehe
Fábio Mitura
Fábio Mitura
Membro

Mensagens : 60
Localização : São Mateus do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por allexcosta Seg Jul 13, 2015 9:27 am

Wilson Marques escreveu:meu bass é um Dean MB 90 5 cordas ativo

Tenho um Dean 5 cordas. Não considero um baixo com braço forte.

Fábio Mitura escreveu:A dúvida é a seguinte, faz mal eu usar o mesmo baixo e ficar alternando de afinações nele?

Pode fazer. Depende da peça de madeira utilizada no baixo, de mudanças climáticas, etc... Não existem duas peças de madeira iguais. Algumas podem suportar abuso severo durante décadas e outras sofrerem mais com condições até normais. Essas variações às vezes ocorrem na mesma árvore, quem dirá em instrumentos diferentes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jul 13, 2015 9:55 am

Alex...

Esse lance de clima/temperatura achei que era lenda...mas certa feita viajando com uma guig de forró pelo interior da BA, cheguei numa cidade chamada caculé.

Na passagem de som, meu baixo tava parecendo uma guitarra com distorção todinho trastejando. A temperatura fez isso man. Como tinha levado 2 acabei tocando com o outro. Ao retornar pra Salvador, 1 semana depois tava normal.

Juro por Deus, nem sabia que isso existia! Foi por volta de 2001/2002.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Jul 13, 2015 9:56 am

Fábio Mitura escreveu:Eu tenho uma dúvida sobre afinação, toco em 2 bandas uma usa E normalmente, e na outra afinamos tudo meio tom abaixo mas tocamos as músicas na escala original, facilitando assim a vida do nosso vocalista. A dúvida é a seguinte, faz mal eu usar o mesmo baixo e ficar alternando de afinações nele? Devo mudar a afinação dele uma 10 vezes por semana, mas nunca me passou pela cabeça que isso poderia causar algum problema!
Já usei assim um tempo e não tive problemas, mas uma dica que eu fazia é: ao final do ensaio na qual preciso baixar meio tom em todas as cordas, eu voltava pra afinação "padrão" antes de guardar ele.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Coder Seg Jul 13, 2015 10:11 am

O problema de ficar alternando afinações é que a regulagem vai pro "beleléu"... Minha ex-banda afinava meio tom abaixo por causa do vocalista (facepalm) e eu só tinha 1 baixo. Como gosto de usar ação baixa, acabava trastejando muito... Depois 2, 3 ensaios decidi transpor todas as musicas na afinação normal...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por allexcosta Seg Jul 13, 2015 10:17 am

Juninho Sampaio escreveu:Juro por Deus, nem sabia que isso existia!

Há coisas que se aprende na escola e outras na estrada.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Fábio Mitura Seg Jul 13, 2015 10:26 am

Eu vou comprar um sx precision no começo do ano que vem, vou deixalo em afinação padrão e usar um para cada banda, o outro é um tagima tbm4.
Fábio Mitura
Fábio Mitura
Membro

Mensagens : 60
Localização : São Mateus do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 13, 2015 11:54 am

allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Juro por Deus, nem sabia que isso existia!

Há coisas que se aprende na escola e outras na estrada.

É pra isso que existe o tensor...
Tem braços que tem que ficar regulando o tempo todo... Aqui em Nikity, que é um calôr do caramba, tem um cliente meu com um Ibanez SR que volta e meia dá problema assim...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jul 13, 2015 12:18 pm

^que coisa!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por allexcosta Seg Jul 13, 2015 12:39 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Tem braços que tem que ficar regulando o tempo todo...

Verdade, e alguns bem caros e renomados. Já vi Fodera e Smith que tinham fobia de mudança de clima.

Pra mim, sinceramente, não serve... Graças ao grande Asfar nunca tive um baixo assim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Bruno Vieira Seg Jul 13, 2015 2:19 pm

Fábio Mitura escreveu:Sobre as afinações que vcs citaram acima, se VC usa a nota D na quinta casa, e na música original é uma E afinada em D num baixo de 4 cordas, talvez a música perca um pouco do seu "brilho". Peguem por exemplo The Wall, Roger Waters afina o baixo como eu citei acima, se VC fizer diferente ela não fica errada, mas não fica 100%.


Opinião, opiniões hehehe

Verdade, tem o lance de as notas soarem de maneira diferente em cordas diferentes Rolling Eyes
Bruno Vieira
Bruno Vieira
Membro

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Coder Seg Jul 13, 2015 3:09 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Tem braços que tem que ficar regulando o tempo todo...

Verdade, e alguns bem caros e renomados. Já vi Fodera e Smith que tinham fobia de mudança de clima.  

Pra mim, sinceramente, não serve... Graças ao grande Asfar nunca tive um baixo assim.

Uma curiosidade: Braços de fibra de carbono (os modulus da vida..) costumam ter problemas de regulagem? scratch
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 13, 2015 3:12 pm

Coder escreveu:
allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Tem braços que tem que ficar regulando o tempo todo...

Verdade, e alguns bem caros e renomados. Já vi Fodera e Smith que tinham fobia de mudança de clima.  

Pra mim, sinceramente, não serve... Graças ao grande Asfar nunca tive um baixo assim.

Uma curiosidade: Braços de fibra de carbono (os modulus da vida..) costumam ter problemas de regulagem? scratch
Não. Esse material é muito estável.
O JAZZigo possui baixos com braços de fibra de carbono.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por GuilhermePastorius Ter Jul 14, 2015 7:33 pm

Essa é a vantagem de fibra de carbono, não é? O que eu já ouvi é que você pode levar ele pra dentro de um vulcão e logo depois no Everest que ela aguenta (não literalmente claro)
GuilhermePastorius
GuilhermePastorius
Membro

Mensagens : 515
Localização : São Bernardo Do Campo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por JAZZigo Qua Jul 15, 2015 10:54 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:O JAZZigo possui baixos com braços de fibra de carbono.
É isso aí. Tenho dois StinGray e um Precision com braços em fibra-de-cabono da inglesa Status-Graphite. Apesar de possuírem tensor, nunca precisei ajustar, a despeito das severas variações climáticas/sazonais aqui no DF, nem tanto pela temperatura, mas sobretudo, pela umidade relativa do ar. Por outro lado, tenho baixos convencionais (braços em madeira) que, quando chove (de outubro a abril), trastejam e, na estiagem (de maio a setembro), a ação das cordas fica tão alta que compromete até a afinação da oitava, porém, nada que um tensor eficiente não consiga resolver.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por SeuRafinha Qui Jul 16, 2015 8:36 am

Esses braços de fibra de carbono são bons mesmo, transportei um Ledur de Porto Alegre (5ºC e muito úmido) pra Brasília (30-32ºC e 15% de umidade) e o braço estava igual. Nem precisei encostar no tensor.
SeuRafinha
SeuRafinha
Membro

Mensagens : 90
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por fernando pullbass Sex Jul 24, 2015 12:57 pm

Desculpe a ignorancia, mas se entendi, mesmo regulado, um baixo numa afinação "exotica" pode ter problemas?

tipo ao inves do EADG , por exemplo eu usar BFCC
fernando pullbass
fernando pullbass
Membro

Mensagens : 109
Localização : Maua/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por allexcosta Sex Jul 24, 2015 1:00 pm

fernando pullbass escreveu:Desculpe a ignorancia, mas se entendi, mesmo regulado, um baixo numa afinação "exotica" pode ter problemas?

Sim, baixos podem apresentar problemas mesmo com afinações e tensões padrão. Afinações exóticas devem acompanhar cordas com medidas exóticas que mantenham tensões razoáveis, mas um bom baixo resistirá bravamente a mudanças módicas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jul 24, 2015 1:04 pm

You wiiiiiinnnnnnnnnnn!!!

"BFCC"

Deus é mais!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Murilo_ Sex Jul 24, 2015 1:14 pm

Respeito as opções de qualquer músico, mas algumas afinações são um tanto quanto estranhas, principalmente pra quem vai tocar coisas com sonoridades extremamente naturais. Uma mudança Sutil como ex. EADGC, soa até interessante em algumas ocasiões. Já outras que vejo por aí, no meio Rock principalmente fico pasmo.
Murilo_
Murilo_
Membro

Mensagens : 21
Localização : Ariquemes Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por fernando pullbass Seg Jul 27, 2015 3:20 pm

allexcosta escreveu:
fernando pullbass escreveu:Desculpe a ignorancia, mas se entendi, mesmo regulado, um baixo numa afinação "exotica" pode ter problemas?

Sim, baixos podem apresentar problemas mesmo com afinações e tensões padrão. Afinações exóticas devem acompanhar cordas com medidas exóticas que mantenham tensões razoáveis, mas um bom baixo resistirá bravamente a mudanças módicas.


Obrigado pela resposta!

E a afinação que mencionei foi somente exemplo. Não domino o padrão ainda para ficar inventando, mas sempre tive curiosidade de saber se mesmo regulado um bom instrumento aguenta as intempéries de afinações diversas. Respondido!
fernando pullbass
fernando pullbass
Membro

Mensagens : 109
Localização : Maua/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Terei problemas se afinar o Bass em DEADG? Empty Re: Terei problemas se afinar o Bass em DEADG?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos