Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acao das cordas X trastejamento

+4
Claudio
allexcosta
Licas
Cid
8 participantes

Ir para baixo

Acao das cordas X trastejamento Empty Acao das cordas X trastejamento

Mensagem por Cid Sex Ago 22, 2008 5:12 pm

Tava lendo aquele livro do Edmar Luighi, sobre manuetencao de baixos... no topico sobre regulagem do braco ele diz que "a regulagem pode variar de acordo com a tecnica, estilo, gosto e pegada.... mas independente disso a corda nao deve trastejar, a menos que nao se respeite a relacao entre altura de cordas e a forca das maos"...

"pressupoe-se que o musico que queira uma acao baixa nao deseja fazer muito esforco ao tocar, ate porq provavelmente ele queira uma performance mais rapida em suas frases ou slaps..."

MInha pergunta é: qual é o ponto ideal disso? tipo, posso regular o baixo pra uma acao bem baixa e confortavel mas num momento de mais forca vai haver trastejamento... ate que ponto nao utilizar uma certa forca nao ira digamos assim nao tirar o som adequado do instrumento?

Segundo o Arthur Maia no seu workshop, ele gosta das suas cordas mais altas pois assim ele sente mais punch... e casualmente numa gravacao para evitar qualquer trastejamento...

Qual a opiniao de vcs?

Abraco.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Acao das cordas X trastejamento Empty Re: Acao das cordas X trastejamento

Mensagem por Licas Sex Ago 22, 2008 5:44 pm

Eu gosto das cordas bem baixas, pra dar conforto na hora de tocar e ao mesmo tempo, sem trastejar..
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Acao das cordas X trastejamento Empty Re: Acao das cordas X trastejamento

Mensagem por allexcosta Sex Ago 22, 2008 5:50 pm

Cid escreveu:MInha pergunta é: qual é o ponto ideal disso? tipo, posso regular o baixo pra uma acao bem baixa e confortavel mas num momento de mais forca vai haver trastejamento... ate que ponto nao utilizar uma certa forca nao ira digamos assim nao tirar o som adequado do instrumento?

Nao existe ponto ideal, isso eh pessoal. Forca nao tem nada a ver com tirar o som do instrumento, alias, tocar muito forte ateh atrapalha a intonacao. Vc precisa experimentar e ver qual acao se adequa melhor a sua tecnica. Quem usa slap geralmente prefere acao media ou alta porque o som pinta mais. Quando tem show todo dia eh comum baixar um pouco a acao pra evitar dor na mao esquerda.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acao das cordas X trastejamento Empty Re: Acao das cordas X trastejamento

Mensagem por Claudio Sex Ago 22, 2008 6:21 pm

Eu sempre gostei de tocar com ação mais baixa possível... alí no limite do trastejamento. No meu fretless eu consegui chegar com a ação a 2,5mm da escala, tá perfeito pra mim... só no acústico que a ação tem que ser pouca coisa mais alta por causa do arco... se a corda estiver muito baixa, o arraste do arco faz com que a corda bata na escala... o arco faz a corda vibrar muito mais forte do que com os dedos!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acao das cordas X trastejamento Empty Re: Acao das cordas X trastejamento

Mensagem por Cid Sáb Ago 23, 2008 1:07 pm

Eu achava que tinha essa relacao de forca e timbre, logico que quando falo de forca nao e a questao de tocar com mais forca vai tirar mais som, ate porq quem vai dar o som é o ampli tambem......
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Acao das cordas X trastejamento Empty Re: Acao das cordas X trastejamento

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 23, 2008 1:52 pm

Cid escreveu:Eu achava que tinha essa relacao de forca e timbre, logico que quando falo de forca nao e a questao de tocar com mais forca vai tirar mais som, ate porq quem vai dar o som é o ampli tambem......

Quanto mais vc pratica corretamente melhor eh o seu som. Eh isso q a gente chama de pegada. Pegada nao eh forca, nem algo q se possa explicar com poucas palavras. Pratique escalas, exercicios e arpejos de modo lento e controlado com metronomo, tentando fazer todas notas soarem com o mesmo volume e mesmo timbre, tocando sempre proximo do traste da proxima casa. Vai chegar uma hora q vc vai conseguir tirar o seu som de qualquer baixo, caro ou barato, acao alta ou baixa. O som do baixista esta principalmente nas maos, por isso tantos hoje em dia tocam com baixos q soh tem um botao de volume, toda a parafernalia extra eh soh um algo a mais q pode ser usado ou nao.
Como disse alguem famoso:

Se o baixista for muito bom, nao importa o baixo q ele usa.
Se o baixista for muito ruim, tambem nao faz diferenca.
Estude o suficiente pra ser o primeiro.

Acho q o maior problema no estudo do contrabaixo eh a pouca importancia q as pessoas dao aos conceitos basicos do instrumento. As vezes pego alunos q na primeira aula mostram coisas mirabolantes de tapping, double-thump, arpejo de 3 oitavas, slap triplets, tocam com 3 dedos na mao direita e na hora q eu peco uma escala cromatica ou uma escala de Do maior eles se mordem todos pra fazer. Tem algo errado aih, cara. Vc soh deve se enveredar pela mirabolancia quando vc jah faz todos os basicos com perfeicao absoluta e sem esquecer nunca q "menos eh mais."

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acao das cordas X trastejamento Empty Re: Acao das cordas X trastejamento

Mensagem por Ivanov_br Sáb Ago 23, 2008 2:25 pm

Já falaram tudo.... Eita forum bão e bem frequentado!
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Acao das cordas X trastejamento Empty Re: Acao das cordas X trastejamento

Mensagem por wagnersenoide Qui Jun 18, 2009 2:35 am

É verdade....já falaram tudo... particularmente, gosto da ação baixa. Porém, preciso pegar leve na mão direita. Mas isso é uma questão de gosto, realmente.

wagnersenoide
Membro

Mensagens : 5
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Acao das cordas X trastejamento Empty Re: Acao das cordas X trastejamento

Mensagem por URSOBHZ Qui Jun 18, 2009 7:33 am

Ok, entendi que não existe uma regra sobre a ação das cordas.

MAs. e em relação à distancia entre as cordas e os captadores? Existe uma distancia recomendada, mínima ou máxima? Devemos alterar a distancida quando mudamos o calibre das cordas? Qual a influência disso?

Abraços
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Acao das cordas X trastejamento Empty Re: Acao das cordas X trastejamento

Mensagem por Thales_Sr Qui Jun 18, 2009 9:42 am

URSOBHZ
Alguns fabricantes recomendam algumas distâncias, mas acho que fica a critério do usuário também.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Acao das cordas X trastejamento Empty Re: Acao das cordas X trastejamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos