Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cordas e afinação para baixo 5 cordas

+3
JAZZigo
allexcosta
Edvell
7 participantes

Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por Edvell Dom Ago 09, 2015 12:57 pm

Eu sei que essa pergunta é muito pessoal... E foge muito a regra!

Eu tenho um baixo de 5 cordas, e não quero ter um de 6 cordas. Mas tem uma única música no meu repertório que eu tenho a necessidade de usar uma corda B aguda! Quer dizer, abaixo da G...
Pergunta a todos: Vale a pena eu comprar um jogo de 6 cordas para usar a afinação E A D G B?
Não acham que a B lá em baixo tem mais vantagens que a B gravona?????


Abraços a todos
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Re: Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por allexcosta Dom Ago 09, 2015 1:02 pm

Edvell escreveu:Pergunta a todos: Vale a pena eu comprar um jogo de 6 cordas para usar a afinação E A D G B?

Não entendo bem o que significa valer a pena. Se você conseguir achar um encordoamento 5 cordas assim e for mais barato, talvez seja a melhor opção, senão é comprar um de 6 mesmo.

Edvell escreveu:Não acham que a B lá em baixo tem mais vantagens que a B gravona?????

Pra mim não. Jamais senti falta de uma corda mais aguda que a G, porém sempre sinto falta de uma mais grave que a E.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Re: Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por Edvell Dom Ago 09, 2015 1:05 pm

allexcosta escreveu:
Edvell escreveu:Pergunta a todos: Vale a pena eu comprar um jogo de 6 cordas para usar a afinação E A D G B?

Não entendo bem o que significa valer a pena. Se você conseguir achar um encordoamento 5 cordas assim e for mais barato, talvez seja a melhor opção, senão é comprar um de 6 mesmo.

Edvell escreveu:Não acham que a B lá em baixo tem mais vantagens que a B gravona?????

Pra mim não. Jamais senti falta de uma corda mais aguda que a G, porém sempre sinto falta de uma mais grave que a E.

Mas uma vez obrigado pela sua opinião sincera...
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Re: Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por JAZZigo Dom Ago 09, 2015 3:17 pm

Edvell escreveu:Não acham que a B lá em baixo tem mais vantagens que a B gravona?????
Bom lembrar que a primeira corda de um baixo 6-string convencionalmente é um C, mas não que você não possa afiná-la em B, se quiser.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Re: Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por Aionius Seg Ago 10, 2015 8:14 am

Essa questão de afinações alternativas para baixos de 5 cordas é algo que tenho pensado ultimamente...
...mas pensei em ter algo ainda mais grave, tipo um encordoamento mais "pesado" e afinar um tom abaixo...

...será que a corda Bizona ficaria muito "boba"???
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4834
Localização : Embu - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Re: Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por Edvell Seg Ago 10, 2015 8:20 am

Aionius,
Eu acho que vai trastejar muito...
Ela vai ficar completamente solta!

Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Re: Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por Edvell Seg Ago 10, 2015 8:25 am

Allexcosta,
Cara, como eu falei... Tem uma única música que uso a corda C em B... No agudo!
Mas no baixo de 5 cordas não tenho a C...
Concordo com vc que colocar um encordoamento de 6 cordas em um baixo de 5 corda, desprezando a Sizona é muita burrice!

Será se eu afinar a B em E, e todas as outras em mais 5 semi-tons, vai dar m$%& no braço?
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Re: Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por allexcosta Seg Ago 10, 2015 8:31 am

Aionius escreveu:Essa questão de afinações alternativas para baixos de 5 cordas é algo que tenho pensado ultimamente...
...mas pensei em ter algo ainda mais grave, tipo um encordoamento mais "pesado" e afinar um tom abaixo...

...será que a corda Bizona ficaria muito "boba"???

Não, isso é prática comum pra quem usa drop tuning. Funciona bem.

Edvell escreveu:Mas no baixo de 5 cordas não tenho a C...

Não tem porque não quer. É só colocar.

Edvell escreveu:Concordo com vc que colocar um encordoamento de 6 cordas em um baixo de 5 corda, desprezando a Sizona é muita burrice!

Eu jamais disse isso. Baixos de 5 cordas com a E como corda mais grave são extremamente comuns. Aqui no fórum mesmo muita gente usa assim.

Edvell escreveu:Será se eu afinar a B em E, e todas as outras em mais 5 semi-tons, vai dar m$%& no braço?

Quase certeza que sim. A tensão será MUITO maior que a normal.

Como eu disse: existem encordoamentos EADGC, ou então você compra um BEADGC, despreza a B e afina a C em B. Não há nada errado ou atípico nisso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Re: Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por Aionius Seg Ago 10, 2015 12:29 pm

allexcosta escreveu:
Aionius escreveu:Essa questão de afinações alternativas para baixos de 5 cordas é algo que tenho pensado ultimamente...
...mas pensei em ter algo ainda mais grave, tipo um encordoamento mais "pesado" e afinar um tom abaixo...

...será que a corda Bizona ficaria muito "boba"???

Não, isso é prática comum pra quem usa drop tuning. Funciona bem.

Legal Alex!
Há uns tempos atrás vi que o Duca Tambasco do Oficina G3 estava usando encordoamentos 0.40 nos baixos de 5 cordas, porém afinando tudo meio tom acima ficando:
C F A# D# G#(acho que era isto) ele fez isso, pois fazia muitos riffs dobrados coma guitarra do Juninho Affran que usava esta afinação. Um tom abaixo no 5 cordas eu ainda não tinha visto, por isso perguntei.

Valeu! Wink
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4834
Localização : Embu - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Re: Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por korg Ter Ago 11, 2015 12:59 am

po tô me sentindo um ET ... devo ser o último baixista vivo no mundo usando afinação padrão... cruzes
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Re: Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por allexcosta Ter Ago 11, 2015 7:37 am

korg escreveu:po tô me sentindo um ET ... devo ser o último baixista vivo no mundo usando afinação padrão... cruzes

Todo mundo usa afinação padrão, menos essas bandas de rock onde o baixista toca a mesma coisa que o guitarrista.

O que acontece é que aqui no fórum tem muita gente que curte ou toca essas coisas, mas acredito que passa muito longe de representar a maioria.

A maioria dos membros do FCBR é de SP e por aquelas bandas o pessoal realmente curte esse tipo de coisa, por mais estranho que possa parecer para nós, pessoas "normais".
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Re: Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por Aionius Ter Ago 11, 2015 12:06 pm

point  vocês são umas figuras mesmo! alien

Eu também sempre utilizei e uso até o hoje afinação padrão, mas confesso que uma vez usei afinação em Drop D e curti muito o resultado, pra tocar Rock fica bem legal.
Meus questionamentos são mais por questão experimental mesmo, buscar novas possibilidades e sonoridades. Estava até pensando em comprar um set de cordas Nylon Tape Wound para ver como fica o som...esse aqui: http://www.bassstringsonline.com/Rotosound-Tru-Bass-88-Black-Nylon-Tape-Wound-Bass-Strings--5-String-Set_p_262.html
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4834
Localização : Embu - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Re: Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por Eduardo Tob Qua Ago 12, 2015 11:14 pm

Toco heavy metal, num baixo de cinco cordas com afinação padrão em bandas onde as guitarras estão um tom e meio abaixo. Apenas transponho as notas.
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Re: Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por korg Seg Ago 17, 2015 2:54 am

Eduardo Tob escreveu:Toco heavy metal, num baixo de cinco cordas com afinação padrão em bandas onde as guitarras estão um tom e meio abaixo. Apenas transponho as notas.

+1
É o que prefiro fazer também Eduardo (mas nao toco heavy metal).
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Re: Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por charleswbass Sáb Ago 22, 2015 12:16 pm

E aê pessoal, pra começar sou iniciante.

Toquei em baixo 5C por pouco mais de 1 ano (Tagima e Strinberg), mas quando comprei o meu foi um 4C pq eu não curtia a B (muito mole, sem firmeza, trastejava se botasse um pouco mais de força, pode ser minha pegada tbm, opinião pessoal, acho ela meio "bêbada", não curto muito não 5C rsrsrs). Vi um workshop do Filipe Marks em que ele usava um baixo 5C com encordoamento 6C desprezando a B. Peguei em um baixo 7C feito por um luthier novato da cidade vizinha em que eu morava e achei interessante ter umas opções mais agudas. Acho que se fosse PARA MIM ter um 5C, seria nesse padrão do Marks.

Em baixos de 5 cordas tem duas afinações muito comuns que variam de acordo com a corda adicionada sendo à 1ª ou à 5ª:

Sol (G), Ré (D), Lá (A), Mi (E) e Si (B) (afinação padrão)

Dó (C), Sol (G), Ré (D), Lá (A) e Mi (E)

Fonte: Wikipedia
charleswbass
charleswbass
Membro

Mensagens : 14
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas e afinação para baixo 5 cordas Empty Re: Cordas e afinação para baixo 5 cordas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos