Uber: Você é a favor ou contra?

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir em baixo

Re: Uber: Você é a favor ou contra?

Mensagem por Coder em Qui Out 08, 2015 4:33 pm

Olha só que legal:

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/10/prefeitura-de-sp-cria-5-mil-novos-alvaras-e-lanca-categoria-de-taxi-preto.html
avatar
Coder
Membro

Mensagens : 3101
Localização : República das Bananas

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uber: Você é a favor ou contra?

Mensagem por Raul S. em Qui Out 08, 2015 5:16 pm

"A prioridade no sorteio dos cinco mil novos alvarás será de pessoas que trabalham como “segundo motorista” – em táxis cuja titularidade do alvará pertence a outra pessoa -  e já são registradas na Prefeitura."
Os famosos barra-2... como eles têm prioridade, são 5 mil vagas e atualmente são 33 mil alvarás (e acredito que mais da metade tenha seu respectivo "segundo motorista"), prevejo 8 ou 9 motoristas do Uber conseguindo o alvará. Em Guarulhos, p.ex., abriu sorteio exclusivo para barras-2; isso é o mesmo que abrir um vestibular apenas para pessoas que já trabalham na área, ou um copo d'água apenas para quem está sem sede.

Sou contra essa priorização, mas a favor do cadastro junto à Prefeitura (Condutax), que exige, dentre outras coisas, curso de treinamento (32 horas):
Procedimentos para tirar seu Cadastro (CONDUTAX)

O que fazer para ser um taxista?
Todo taxista precisa ter o CONDUTAX, cadastro pessoal e intransferível que habilita o cidadão (pessoa física) a exercer esta atividade. O veículo que irá circular como táxi também necessita de uma licença emitida pelo Poder Municipal, chamada ALVARÁ DE ESTACIONAMENTO (livre ou privativo).

Como conseguir um Condutax?
Para obter o Condutax, o interessado deve apresentar no Departamento de Transportes Públicos (DTP/SMT) a documentação necessária e pagar o valor de expedição do cadastro (R$ 72,57, o mesmo valor para renovação), já inclusas a taxa de expediente e bancária. O Condutax é emitido no mesmo dia e vale por cinco anos ou até a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quando esta ocorrer antes.

Uma das exigências é apresentar o comprovante de realização do Curso Especial de Treinamento e Orientação, que pode ser feito em qualquer uma das escolas autorizadas pelo DTP ou mesmo no Cetet (Centro de Educação de Trânsito/CET). O curso tem carga horária fixa mínima de 32 horas de aula, preço não tabelado, e aborda, entre outras técnicas, Direção Defensiva e Primeiros Socorros (veja a lista dos cursos credenciados).

Quais são os documentos requeridos para obter o Condutax?
Para requerer o Condutax o candidato deve apresentar original e cópia simples, ou cópia autenticada, dos seguintes documentos:
- RG
- CPF
- CNH profissional
- Comprovante de residência
- Certidões de Distribuição e Execução Criminal
- Certificado de conclusão do Curso Especial de Treinamento e Orientação.

Informações detalhadas sobre Táxi , Ser Taxistas e outras do setor podem ser obtidas no site da Prefeitura do Município


Fonte: Associação das Empresas de Taxi do Município de São Paulo (http://www.adetax.com.br/index.php/como-tornar-se-taxista/procedimentos/)
Já é um avanço, mas...
(...) “táxi preto”, que só poderá operar por meio de aplicativos.

Os aplicativos também deverão ser credenciados e só poderão operar com os 38 mil taxistas com alvarás na cidade – os 33 mil já existentes e cinco mil novos que serão sorteados pela Caixa Econômica Federal. O Uber também poderá se credenciar, desde que se enquadre nas regras definidas por esse novo decreto, de acordo com a Prefeitura. (...)

Em relação aos aplicativos, a Prefeitura definiu que eles serão cadastrados e pagarão os tributos definidos pela legislação municipal, entre eles o Imposto sobre Serviços (ISS). "A Prefeitura vai controlar e regular esses aplicativos, inclusive com compartilhamento de dados. Os aplicativos serão tributados na forma da legislação municipal", afirmou Pirajá.
O Uber vai ter que se regularizar direitinho, pagar impostos, etc... como eu disse, esse era o real problema dele com a Prefeitura, que com "maestria" agradou os taxistas (dando atendimento preferencial, ou seja, as "cotas") e a opinião pública (que na realidade quer saber de carro preto, balinha e de chocolate, e não de livre concorrência e qualidade de serviço)!

De modo geral, é um começo, muito menos estúpido do que simplesmente vetar (como no caso de algumas capitais); agora é esperar o real resultado, e a adaptação às (e das) novas regras.
avatar
Raul S.
Membro

Mensagens : 1323
Localização : -

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uber: Você é a favor ou contra?

Mensagem por Rodrigo M. em Sex Out 09, 2015 5:48 pm

Só colocando lenha na fogueira, um dos maiores argumentos que ouço atualmente contra os táxis são a violência dos taxistas assaltos etc.

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2015/01/mulher-processa-uber-apos-ser-estuprada-por-motorista-da-empresa.shtml
avatar
Rodrigo M.
Membro

Mensagens : 558
Localização : Porto Alegre/RS

http://about.me/rdmacedo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uber: Você é a favor ou contra?

Mensagem por Raul S. em Sex Out 09, 2015 7:42 pm

Rodrigo M. escreveu:Só colocando lenha na fogueira, um dos maiores argumentos que ouço atualmente contra os táxis são a violência dos taxistas assaltos etc.

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2015/01/mulher-processa-uber-apos-ser-estuprada-por-motorista-da-empresa.shtml
Credo... manda esse link devolta, é de maio deste ano... e esse é no Brasil, não na Índia. rs
http://jornaldehoje.com.br/taxista-estuprador-mandou-vitima-cobrir-rosto-para-evitar-cara-de-triste/
avatar
Raul S.
Membro

Mensagens : 1323
Localização : -

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uber: Você é a favor ou contra?

Mensagem por Sonikado em Sab Out 10, 2015 2:13 am

Esse "taxi preto" aí é o Uber do Estado.
Já que fazer o Uber abrir as pernas pra pagar uma topada de impostos é complicado, porque não criar uma cópia barata mal feita em que o Estado já pode fazer seu dinheiro-fácil direto na fonte? E, de brinde, dando chance pros políticos já passarem seus tentáculos direto de onde saiu essa idéia genial.

Tem que ser muito inocente pra não perceber que só montaram isso aí pra acalmar o crescimento do Uber e permitir uma corrupçãzinha aqui e ali. Caso contrário nem se dariam ao trabalho de copiarl.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1165
Localização : Estado de SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uber: Você é a favor ou contra?

Mensagem por warZ em Qua Nov 25, 2015 10:39 am

allexcosta escreveu:Aplicativos de celular representam o fim do sistema de transporte conhecido hoje como taxi. Quem tem grana investida nisso, a hora de pular fora é agora.

Tenho dito...

Entendo assim. Veio para substituir e não tem volta.
avatar
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uber: Você é a favor ou contra?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum