Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre Set!

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre Set! Empty Dúvida sobre Set!

Mensagem por Rafa_Esp Sáb Out 17, 2009 3:23 pm

Olá amigos das cordas graves!

Bom, estou aqui a pouco tempo, uns três dias, e primeiro, gostaria de parabenizar este forum que a muito ajuda os baixistas desse imenso Brasil!
Agora, venho até vocês para matar algumas dúvidas que tenho.

Sou baixista de uma banda de hardcore, screamo, muitos aqui devem odiar, mas isto não vem ao caso... O que importa, é que preciso iniciar meu set de pedais, e tenho dúvidas sobre quais são as primeiras coisas que um baixista deve ter, por exemplo, creio eu, que não se pode começar um set com um distorcion, não é mesmo? Então, estou negociando um Yamaha NE-1 e um Limiter da Boss, preciso de conselhos, dicas... Compressor é necessário?

Preciso saber o que é precisa para eu deixar o som do baixo pesado e distorcido.
Alguem se habilita? rs

Desde já agradeço a atenção de vocês,
Rafael Espíndola.

Edit
: Outra coisa que me lembrei, vejo muitos comprando cabeçotes de amplicador (não sei nem se é assim que se fala), mas gostaria de saber mais sobre isso.
Rafa_Esp
Rafa_Esp
Membro

Mensagens : 56
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Set! Empty Re: Dúvida sobre Set!

Mensagem por korg Sáb Out 17, 2009 9:48 pm

vamos por partes...

1) se não sabe o que é um compressor, grande chance de vc não precisa dele;
2) se vc toca heavy-metal e suas variantes, com certeza a primeira coisa que vc precisa é de DISTORÇÃO. E dentro do conceito de distorção existem mil variantes como drive (overdrive) , fuzz, distortion, etc;
3) Limiter da boss , faço mesmo comentário do ítem 1 , pois limiter é um compressor com ratio muito alto e ataque rápido. Será que vc precisa?
4) NE-1, vc precisa ? é um equalizador paramétrico. Se vc entende o conceito de equalização e seus detalhes, então ok. Senão, será uma ferramenta meio difícil de vc usar, sem entender o que é equalizador paramétrico, o parâmetro Q, etc.
5) amplificador é bem abrangente. Voce pode comprar um combo que é cabeçote+faltante num pacote só, tudo dentro da mesma caixa ou comprar separado. O cabeçote é literalmente o conjunto pré-amplificador+amplificador de potência. E quando pessoal mencionar "caixa" no fórum, geralmente é caixa construída com alto-falante, SEM AMPLIFICAÇÃO (que é feita pelo cabeçote).

Minha dica: olha, se vc tem dúvidas básicas sobre o que é cada efeito, não saia comprando, navegue pelo fórum primeiro, vc terá mil respostas para essas suas dúvidas iniciais (e outras aparecerão). Principalmente nesse sub-fórum de efeitos. Comece pesquisando os tipos de distorção e veja qual se adequa mais ao seu som. Drive é uma distorcida no timbre mais sutil, dando uma leve sujada nele. Fuzz é algo mais radical e como próprio nome sugere, seu timbre faz algo como "fuuuzzzzzzzzzzz" Laughing to brincando mas se parar pra analisar , é por ai mesmo rsrs e distortion é um drive mais pesadão.

Enfim, procure esses nomes no youtube e google e achará muuuito material. Escute demo de vários pedais que encontrar... se quer um ponto de partida, procure escutar samples do sansamp bddi , escute tanto clean como drive.

Depois que entender os efeitos melhor e tiver mais noção, será mais fácil te responder dúvidas mais específicas.
boa sorte!


Última edição por korg em Sáb Out 17, 2009 9:51 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Set! Empty Re: Dúvida sobre Set!

Mensagem por korg Sáb Out 17, 2009 9:49 pm

lembrando que distorções em geral COMPRIMEM o som , logo , se vc usar distorção o tempo todo, já estará com um compressor ativo Wink

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Set! Empty Re: Dúvida sobre Set!

Mensagem por Rafa_Esp Dom Out 18, 2009 2:40 am

Obrigado pelas dicas Korg!
Rafa_Esp
Rafa_Esp
Membro

Mensagens : 56
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Set! Empty Re: Dúvida sobre Set!

Mensagem por allexcosta Dom Out 18, 2009 2:53 am

Rafa_Esp escreveu:O que importa, é que preciso iniciar meu set de pedais

Ola! Por que voce precisa iniciar um set de pedais?

e tenho dúvidas sobre quais são as primeiras coisas que um baixista deve ter, por exemplo, creio eu, que não se pode começar um set com um distorcion, não é mesmo?

Se for so distorcao que voce precisa, porque nao?

Então, estou negociando um Yamaha NE-1 e um Limiter da Boss, preciso de conselhos, dicas... Compressor é necessário?

Hmmmmmmmmm... Pra voce provalvemente nao.

Preciso saber o que é precisa para eu deixar o som do baixo pesado e distorcido.
Alguem se habilita? rs

Cordas boas, caixas boas, bastante potencia e algum elemento que distorca o som de alguma forma, sejam valvulas no amp, um simulador ou pedal de sua preferencia.

Outra coisa que me lembrei, vejo muitos comprando cabeçotes de amplicador (não sei nem se é assim que se fala), mas gostaria de saber mais sobre isso.

Nao entendi bem sua duvida, mas se voce nao conhece nada de amplificador nao deveria estar pensando em um set de pedais. Fazer isso seria colocar o carro na frente dos bois.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Set! Empty Re: Dúvida sobre Set!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos