Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caminhos para banda independente

+5
korg
Claudio
Coder
allexcosta
ifernandes
9 participantes

Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Caminhos para banda independente

Mensagem por ifernandes Seg Ago 17, 2015 9:03 am

Olá amigos!

Tenho uma banda de rock independente e temos a pretensão de fazer shows com nossas músicas autorais. Mas aí sempre fica aquela dúvida de qual caminho seguir, como fazer, a melhor maneira de divulgar trabalho e entre outras coisas desse tipo. Gostaria dos conselhos dos amigos mais vividos nesse assunto e saber um pouco da vivência de vocês nesse meio.

Abraços!
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por allexcosta Seg Ago 17, 2015 9:08 am

Toque local, conquiste alguns fãs que sigam vocês e trabalhem duro nas redes sociais e youtube.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por Coder Seg Ago 17, 2015 9:23 am

^ (2)

E sejam criativos!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por Claudio Seg Ago 17, 2015 10:16 am

1 - Organização
2 - Comprometimento.

Na minha opinião, esses 2 itens são fundamentais. Uma banda desorganizada e sem o comprometimento de todos com o trabalho feito, tende a naufragar bem rápido.

É preciso tomar cuidado também com os "produtores" que sempre aparecem com promessas mirabolantes. Até a banda engrenar, mantenha você mesmo as rédeas dos trabalhos.

Procure fazer algo que dê à banda um diferencial, evite ser apenas mais um fazendo o que milhares já fazem!

A banda Suricatto é um excelente exemplo de como mandar bem fazendo algo diferente dentro do universo do Rock.

Assim que tiver material pronto, procure gravar algo em vídeo (e pelo amor de Deus, com boa qualidade), e divulgue nos canais de Facebook e YouTube.

E, por fim... preste mais atenção nas críticas do que nos elogios.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por korg Seg Ago 17, 2015 12:54 pm

ClaudioBass escreveu:
E, por fim... preste mais atenção nas críticas do que nos elogios.

fechou a lista com chave de ouro.

E desenvolva bastante seu lado auto-crítico se já não o fizer/ter
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por allexcosta Seg Ago 17, 2015 12:58 pm

Mais uma coisa:

Ter um som único, do tipo que a pessoa ouve uma nota e sabe que banda é.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por ifernandes Seg Ago 17, 2015 4:03 pm

Rapaz! Obrigado pelas dicas, pessoal.

Uma dúvida mais específica:

Andamos discutindo muito sobre a forma de como distribuir o nosso material para as pessoas. Uns (eu me incluo), acham o formato de LP, não muito vantajoso, pois nessa era de internet e das coisas imediatas/rápidas, ninguém vai ouvir um disco inteiro de uma banda ou grupo que nunca ouviu falar. A outra opção seria um EP de 4 ou 5 músicas, uma coisa mais direta.

Mas aí me pego pensando, se as vezes não é melhor ir apresentando músicas uma por uma, ao invés de fazer LP, EP, que seja... Já que o objetivo mesmo é ter cada vez mais pessoas interessadas no som que nós fazemos (principalmente os donos de bares, casas de show e etc).

O que acham?
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por Sonikado Seg Ago 17, 2015 4:41 pm

Eu não sei do ponto de vista de quem faz música, mas daqui onde estou... é sempre um bom ponto encontrar músicas (COMPLETAS) pra ouvir no youtube em ótima qualidade.

Depois disso é implantar tais músicas em outros projetos, se quiserem. Jogos, vídeos, comerciais, produtos... muitas bandas que conheço e curto eu conheci por esses meios. Hoje em dia o público que "cava" por discos e músicas novas simplesmente por ouvir música não me parece ser expressivo.

Não há muito, teve uma propaganda (FIAT?) que estava com um concurso entre várias músicas e bandas poderiam enviar as próprias músicas pra serem votadas.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por ifernandes Seg Ago 17, 2015 4:54 pm

Exatamente, Sonikado. Belo ponto que você colocou.
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Ago 17, 2015 5:00 pm

distribuição?

Eu deixaria isso com youtube... acho que investir dinheiro um um EP que seja é desnecessário se vocês são desconhecidos. As pessoas não querem mais pagar por música, mas pagam para shows... investe essa grana (se houver) em marketing.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por Claudio Seg Ago 17, 2015 5:26 pm

Não sei como isso tem funcionado em outros estados, mas aqui no Rio se você entregar um CD na mão de algum "dono" de casa noturna, o CD vai parar na gaveta. Aqui o que vale é o áudio+imagem. Tenho rodado em muitos lugares com a minha banda e uma produtora.... em todo os lugares as pessoas pedem links para vídeos no Youtube, e páginas da banda no Facebook.

Então, ao invés de gravar um CD com 10 músicas, concentre os esforços para produzir uns 4 ou 5 bons vídeos.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por ifernandes Seg Ago 17, 2015 5:35 pm

Não tinha pensado por esse lado, Cláudio.

Obrigado a todos que ajudaram até agora Smile
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por Sonikado Seg Ago 17, 2015 7:09 pm

Ah sim.
Se quiserem fazer um dinheiro em cima das músicas(acho que é essa a idéia haha), coloquem-as a venda no máximo de lugares que puderem: iTunes, amazon music, spotify, etc, etc, etc, etc, etc... Até existem lugares que fazem isso automaticamente.

Distribuição internacional(vulgo fazer propaganda em inglês/vídeos com letras traduzidas) pode ser interessante do ponto de vista virtual da banda. Eu não descartaria essa possibilidade devido ao relato da banda Angra: apesar de brasileira, acabou fazendo sucesso primeiro no Japão.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por Kobeh Ter Ago 18, 2015 11:47 pm

Rapaz, eu tb tenho uma banda de rock independente, e isso tudo oq a galera falou é válido e eu tb já seguia.

Mas em relação ao rock, uma coisa não pode ser desprezada. Mesmo no Rio ser mais fácil rolar uma mistura de estilos, MESMO ASSIM, existem muitas divisões na cena. Ou como muitos preferem falar, existem várias cenas. Eu não sei qual seria exatamente o estilo da sua banda. Mas tente descobrir quem são os produtores e as casas que produzem eventos aonde tocam bandas que mais tem haver com a sua, pois lá estará o publico que sua banda pode fidelizar. Isso no inicio é muito útil, pois vc sempre terá aonde tocar e estará na boca do povo. É algo q eu mesmo demorei pra aprender. Se vc toca indie, dificilmente vc vai se dar bem tocando num evento aonde só rola metal, e por ai vai...

Quanto ao material, fã de rock ainda dá muito valor a isso. Camisas e adesivos vendem muito. Aliás, o ideal é em todo show colocar esse material a venda (trabalho para as namoradas da banda, rs). CDs e LPs precisam ser estudados com calma... A galera do metal e do indie gosta muito, mas vc precisa conhecer o perfil do publico q vai nos shows de vcs. As redes sociais são ótimas pra saber isso!

Outra coisa... Habitat natural de banda de rock independente é no palco! Tem q tocar na zona sul, no centro, na baixada, na região serrana, fora do estado e aonde mais for possível, desde que não seja furada (fuja de moto clubes kkkkkk).
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 19, 2015 5:58 am

Minha banda (O'Fusca) mistura músicas autorais e versões nacionais e internacionais (de autores muito variados). Apesar do estilo meio "eclético", é mais "puxado" pro rock.
Conseguimos tocar em alguns lugares e já vamos pro 3º show em um bar aqui de Niterói; também já tocamos (eu já várias outras vezes) em shows de Moto Clube (não acho "furada" não Kobeh - pelo menos, eu nunca me dei mal com isso...).
Divulgação na internet é fundamental, com vídeos, mesmo que não tão bem produzidos assim (que é o nosso caso), mas a dica do Claudio é muito importante. Creio que gravar bem um show "ao vivo" também funciona legal para o propósito de divulgação. Uma página na Internet, uma programação visual legal, etc...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por Kobeh Qua Ago 19, 2015 10:00 am

^ Existem motoclubes que são bons de tocar. Mas tocar nos motoclubes da baixada e do interior do estado é loteria. A maioria deles defecam pras bandas, a não ser que seja uma das bandas da panelinha, as bandas queridinhas que sempre tocam Born to be wild e The Final Countdown. Já vi todo tipo de desrespeito e de sacanagem com bandas autorais. Só toco nesse tipo de evento se for algum que eu já conheço ou tiver algum tipo de referência.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por Kobeh Qua Ago 19, 2015 10:05 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Divulgação na internet é fundamental, com vídeos, mesmo que não tão bem produzidos assim (que é o nosso caso), mas a dica do Claudio é muito importante. Creio que gravar bem um show "ao vivo" também funciona legal para o propósito de divulgação. Uma página na Internet, uma programação visual legal, etc...


Uma maneira simples e q fica bacana é oq eu fiz com minha banda. A gente foi pro estúdio, gravou ao vivo e filmamos. Depois gravamos mais um take "dublando" a música, só para ter mais material pra edição do video. E vc pode pedir pro técnico dar uma moral na mixagem da gravação ao vivo. No nosso caso, a iniciativa foi do próprio estúdio de nos chamar e fazer o video, mas já vida várias bandas fazerem isso... E o resultado fica legal pra caramba!
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por Convidado Qua Ago 19, 2015 4:24 pm

Essa é uma dúvida que atravessa gerações...

"se eu soubesse como é que isso deu em tanto sucesso eu colocaria quatro cabeludos num palco e seria o empresário deles" (Lennon falando a um repórter sobre o sucesso dos Beatles).


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 19, 2015 4:51 pm

Kobeh escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Divulgação na internet é fundamental, com vídeos, mesmo que não tão bem produzidos assim (que é o nosso caso), mas a dica do Claudio é muito importante. Creio que gravar bem um show "ao vivo" também funciona legal para o propósito de divulgação. Uma página na Internet, uma programação visual legal, etc...


Uma maneira simples e q fica bacana é oq eu fiz com minha banda. A gente foi pro estúdio, gravou ao vivo e filmamos. Depois gravamos mais um take "dublando" a música, só para ter mais material  pra edição do video. E vc pode pedir pro técnico dar uma moral na mixagem da gravação ao vivo. No nosso caso, a iniciativa foi do próprio estúdio de nos chamar e fazer o video, mas já vida várias bandas fazerem isso... E o resultado fica legal pra caramba!

Sim, ficou mesmo! Foi uma boa idéia...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para banda independente Empty Re: Caminhos para banda independente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos