Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Página 11 de 11 Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Mar 20, 2017 11:13 pm

Juninho Sampaio escreveu:Professor,

Um serviço pra colocar um NUT novo no baixo de 4 cordas, vc cobra qto, mais ou menos?
Juninho, desculpe mas não comento preços. Considero comentar tais coisas em um fórum público anti-ético, pois confronta outros luthiers que aqui frequentam.
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Juninho Sampaio em Ter Mar 21, 2017 10:45 am

Opa professor! Perdão!
Esqueça...a pergunta. Como tá a família, tem ido na casa de sua mãe?

Um bj meu querido!
Juninho Sampaio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por mikhailpizza em Ter Mar 28, 2017 10:30 pm

Olá boa noite Mestre ! Estou pensando em mandar um luthier de minha cidade fazer um contrabaixo ao meu gosto ! a duvida é sobre captadores e a fidelidade do som , tipo, pretendo comprar captadores Precision Bass split-coil humbucking   , gostaria de saber se a reprodução do som terá a mesma sonoridade e qualidade de um Precision Bass Fender !! Agradecido Desde já !!

mikhailpizza
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Abr 04, 2017 8:19 am

mikhailpizza escreveu:Olá boa noite Mestre ! Estou pensando em mandar um luthier de minha cidade fazer um contrabaixo ao meu gosto ! a duvida é sobre captadores e a fidelidade do som , tipo, pretendo comprar captadores Precision Bass split-coil humbucking   , gostaria de saber se a reprodução do som terá a mesma sonoridade e qualidade de um Precision Bass Fender !! Agradecido Desde já !!
Isso depende de seu luthier, bem como dos materiais usados na confecção do baixo.
Sinceramente eu não me preocuparia com isso, mas sim com a qualidade dos captadores e demais peças e da manufatura do instrumento.
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por SILVIAO em Dom Abr 09, 2017 10:43 pm

Maurício é possível fazer um braço de mogno ou outra madeira semelhante ,que fuja do tradicional maple .
SILVIAO
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Abr 10, 2017 12:01 am

SILVIAO escreveu:Maurício  é possível  fazer  um braço de mogno ou outra  madeira  semelhante ,que fuja do tradicional  maple .
Sim, é.
Podem ser feitos braços de mogno, de tauarí-branco, de pau-marfim, de peroba clara, podem ser feitos com sanduíches de madeira, etc...
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por SILVIAO em Seg Abr 10, 2017 11:56 pm

Mogno ficaria muito pesado em um baixo de 6 cordas ?
SILVIAO
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Abr 11, 2017 8:03 am

SILVIAO escreveu:Mogno ficaria muito  pesado em um baixo de 6 cordas  ?
SILVIAO, essa é uma pergunta difícil de responder, posto que o peso de uma madeira varia muito.
Por outro lado, o braço tem que ser mui bem construído, com 2 tensores e longarinas de reforço, pois o mogno é menos denso que o bôrdo e o pau-marfim.
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por bodhan em Qua Abr 12, 2017 11:18 pm

Bertola, estive procurando vídeos no YouTube de como regular o tensor em baixos cujo acesso da regulagem é na base do braço, junto ao corpo. Tem vários vídeos mostrando como regular braços com acesso pelo headstock, e nos poucos vídeos que mostram como regular braços com acesso junto ao corpo, sempre o braço é desmontado para fazer o ajuste.
É assim mesmo? Por que então que os baixos e guitarras tem aquele orifício no escudo? Imaginei que seria para acessar com uma chave hallen.
Tenho dois baixos, um tem ajuste pelo headstock, o outro tem aquela rodinha na base do braço, tipo a dos baixos do Zaganin, e é bem fácil de ajustar. Vez ou outra, quando muda o tempo, ou mudo de calibre de corda, faço eu mesmo o ajuste. Como é possível fazer um ajuste fino do braço com ele desmontado? É tentativa e erro? scratch

Obrigado!
bodhan
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qui Abr 13, 2017 7:11 am

bodhan
Isso vai depender de como o baixo é construído.
Nos baixos Yamaha (série BB, por exemplo), é possível fazer a regulagem sem tirar o braço, mas em outros instrumentos, há que se retirar o braço e fazer o ajuste. Usa-se o bom senso e a experiência para esse tipo de regulagem.
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Quão silencioso deve ser um p-bass blindado?

Mensagem por thom_m em Qui Abr 13, 2017 9:02 pm

Olá Bertola! Obrigado pela disposição em responder as perguntas!

Seguinte: eu pedi a um luthier (primeira vez que trabalho com ele, recomendado por um amigo) para blindar meu Tagima Woodstock tw-66, que tinha bastante hum. Quando ele terminou o serviço (rápido, no mesmo dia), pude notar que o hum diminui, mas ainda permanecia - e continuava sendo cancelado quando eu colocava as mãos nas cordas e na ponte. Perguntei sobre, e ele disse que era normal um pequeno hum permanecer, devido à captação single coil. Fui pra casa, mas não estou satisfeito: dependendo dos níveis de gain, médios e agudos, o hum ainda é considerável o bastante pra me incomodar.

A pergunta é: ele está certo? Algum nível de hum sempre vai permanecer em um baixo com captação P e eu estou sendo crica demais, ou essa blindagem está feita de modo errado? Sei que ele usou fita de alumínio e não de cobre para fazer o serviço (ele me avisou disso).

Obrigado mais uma vez. Espero que seja algo passível de resolução... não há bons luthiers aqui em Palmas, é complicado.
thom_m
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qui Abr 13, 2017 9:14 pm

thom_m
Captadores de tipo single-coil SEMPRE terão ruídos, mesmo com uma blindagem bem feita. O que muda é o grau desses ruídos.
Não posso opinar sobre o serviço feito por seu luthier, mas você pode comparar com o tópico referente à isso que existe aqui no fórum. Verifique como foram feitos os aterramentos; e, o alumínio é menos condutivo que o cobre, assim, o uso desse último metal é mais eficaz.
Agora, um captador de melhor qualidade terá bem menor ruído...
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por thom_m em Qui Abr 13, 2017 9:19 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:thom_m
Captadores de tipo single-coil SEMPRE terão ruídos, mesmo com uma blindagem bem feita. O que muda é o grau desses ruídos.
Não posso opinar sobre o serviço feito por seu luthier, mas você pode comparar com o tópico referente à isso que existe aqui no fórum. Verifique como foram feitos os aterramentos; e,  o alumínio é menos condutivo que o cobre, assim, o uso desse último metal é mais eficaz.

Muito obrigado, Bertola! Aproveitando o ensejo, mais uma pergunta: o aterramento do cubo e da casa influem no hum também?
thom_m
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qui Abr 13, 2017 9:47 pm

thom_m escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:thom_m
Não posso opinar sobre o serviço feito por seu luthier, mas você pode comparar com o tópico referente à isso que existe aqui no fórum. Verifique como foram feitos os aterramentos; e,  o alumínio é menos condutivo que o cobre, assim, o uso desse último metal é mais eficaz.

Muito obrigado, Bertola! Aproveitando o ensejo, mais uma pergunta: o aterramento do cubo e da casa influem no hum também?
Claro!
Chiados e ruídos NUNCA tem apenas uma fonte.
Desde a rede elétrica até os cabos influenciam nisso.
Agora uma questão: Eu nunca "esquentei" demais a cabeça com isso (meus baixos não são blindados...). No contexto de uma banda "mandando ver", chiados e ruídos desaparecem. Ademais, ninguém toca tirando a mão das cordas...
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por thom_m em Qui Abr 13, 2017 10:14 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Claro!
Chiados e ruídos NUNCA tem apenas uma fonte.
Desde a rede elétrica até os cabos influenciam nisso.
Agora uma questão: Eu nunca "esquentei" demais a cabeça com isso (meus baixos não são blindados...). No contexto de uma banda "mandando ver", chiados e ruídos desaparecem. Ademais, ninguém toca tirando a mão das cordas...

Hehehe...de fato. Eu admito que sou meio paranóico com hums e ruídos - principalmente quando estou ensaiando em casa ou triando músicas. E estou acostumado com o Squier VM Precison TB, que tem um humbucker e acaba sendo bem quietinho.

Bem, vou verificar os pontos todos que você colocou. Mais uma vez, MUITO obrigado, Bertola. E uma boa Páscoa!
thom_m
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qui Abr 13, 2017 10:17 pm

cheers
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por cardozo em Qua Abr 26, 2017 8:38 am

Vou aproveitar o espaço do Bertola para contar uma experiência positiva com Tru-oil no braço de uma guitarra Squier Stratocaster.

Eu comprei esta guitarra para meu filho, já bastante usada e algo suja, há uns dois anos. Trocamos as cordas logo no início e assim ela permaneceu até hoje.

Ultimamente, meu filho reclamava que sua mão esquerda estava grudando no braço da guitarra e quando vi o instrumento, a parte de trás do braço estava com uma gosma esquisita, quase uma cola. Tudo muito sujo. O que me pareceu é que o verniz, sabe-se lá como, desfez-se e virou uma meleca. Eca!

A primeira coisa que fiz foi passar um pano com fluido de isqueiro na parte gosmenta, o que foi suficiente para remover toda aquela sujeira. O que sobrou foi um braço limpo e bonito, mas algumas partes ainda estavam com resquícios do verniz.

Depois disto, com fita crepe, isolei a lateral da escala, o início da mão do instrumento e as partes do corpo onde o braço se encaixa. O objetivo era deixar livre apenas a parte de trás do braço, preservando da lixa e do óleo a mão da guitarra, a escala e o corpo.

Com muito cuidado, passei a lixa 320, limpei tudo e complementei com lixa 600. Outra limpeza para verificar se todo o verniz havia sido retirado e o braço estava pronto para receber o tru-oil.

Para aplicar o óleo, separei um pedaço de papel toalha e dobrei-o várias vezes. Neste pequeno pedaço, pinguei umas 6 ou 7 gotas de tru-oil e passei em todo o braço. Nada de esfregar, apenas deslizei o papel em todo o braço, já sendo possível perceber um início de brilho na primeira aplicação.

O processo foi repetido seis ou sete vezes, sempre com um pedaço novo de papel, com intervalo de 10 minutos entre as aplicações, tempo suficiente para as camadas secarem antes da próxima aplicação.

Se vocês seguirem os passos descritos, o resultado, depois de tudo seco, é um braço com aspecto e tato de madeira envernizada, bastante brilhante e "deslizante".
A finalização consistirá na aplicação de um pouco de cera (Birchwood Casey Gunstock Wax) para "puxar" ainda mais o brilho e aumentar a sensação de deslizamento.

Para o meu nível de exigência, o resultado surpreendeu. A única coisa que precisa ter cuidado é colocar POUCO tru-oil no papel toalha. Muito pouco mesmo. Fazendo desta forma, você pode aplicar camada em cima de camada sem medo do negócio ficar gosmento ou manchado.

Eu recomendo!
cardozo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qua Abr 26, 2017 1:09 pm

^ Boa contribuição!
Valeu!
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier em Qua Abr 26, 2017 1:39 pm

Gosto muito de trabalhar com óleo, é um acabamento que quando bem feito, surpreende qualquer um...tru-oil mais ainda...posso saber onde vc conseguiu o tru-oil cardozo? me mande um MP por gentileza..
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagem por cardozo em Qua Abr 26, 2017 1:58 pm

Ronyldo D`Santos Luthier escreveu:Gosto muito de trabalhar com óleo, é um acabamento que quando bem feito, surpreende qualquer um...tru-oil mais ainda...posso saber onde vc conseguiu o tru-oil cardozo? me mande um MP por gentileza..

Não há mistério. Comprei no Mercado Livre mesmo. Birchwood Casey tru-oil gunstock finish. Deve ter custado uns R$ 80,00.

Aproveito para perguntar: O acabamento com tru-oil vai se perdendo com o uso e tempo? É necessária a reaplicação de tempos em tempos?

Abraço!
cardozo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier em Qua Abr 26, 2017 2:15 pm

cardozo escreveu:
Ronyldo D`Santos Luthier escreveu:Gosto muito de trabalhar com óleo, é um acabamento que quando bem feito, surpreende qualquer um...tru-oil mais ainda...posso saber onde vc conseguiu o tru-oil cardozo? me mande um MP por gentileza..

Não há mistério. Comprei no Mercado Livre mesmo. Birchwood Casey tru-oil gunstock finish. Deve ter custado uns R$ 80,00.

Aproveito para perguntar: O acabamento com tru-oil vai se perdendo com o uso e tempo? É necessária a reaplicação de tempos em tempos?

Abraço!

Sim, mas leva mais tempo, aplicando mais camadas...aplico umas 15 dependendo do oleo, tungue e linhaça umas 15 camadas, já tru-oil umas 7 já resolve.
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qua Abr 26, 2017 2:52 pm

Ronyldo D`Santos Luthier escreveu:
cardozo escreveu:

Abraço!

Sim, mas leva mais tempo, aplicando mais camadas...aplico umas 15 dependendo do oleo, tungue e linhaça umas 15 camadas, já tru-oil umas 7 já resolve.
Eu já usei esse tipo de acabamento, e gosto.
Mas o preço do óleo é alto, assim, prefiro o mais barato, embora um pouco mais trabalhoso, seladora + cera.
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por cardozo em Dom Abr 30, 2017 6:58 pm

Bertola,

Gostei tanto do acabamento do braço do Squier em tru-oi que resolvi aplicar a mesma solução no meu amado Yamaha.

Gostaria de tirar algumas dúvidas com você:

1 - como se faz a limpeza de um braço com acabamento em tru-oi? Posso passar um pano com fluido de isqueiro para limpeza? Há algum produto que eu deva evitar?
2 - o efeito que quero atingir é o de um braço envernizado, de preferência com acabamento espesso e brilhante
As dúvidas são: quantas camadas de tru-oil devo usar para atingir este objetivo e quanto tempo devo esperar antes de aplicar cada camada?

Obrigado e um abraço!
cardozo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Dom Abr 30, 2017 9:03 pm

cardozo
Eu uso o bom, velho e eficiente óleo de peroba.
Passe uma 3 demãos de tung e espere 30 minutos entre elas.
2 - o efeito que quero atingir é o de um braço envernizado, de preferência com acabamento espesso e brilhante
Para isso eu prefiro o clássico acabamento: seladora + cera de carnaúba.
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Fabao_Henrique em Qua Maio 03, 2017 12:17 am

Boa Noite Mauricio Bertola!

tenho um baixo cort action v passivo e queria trocar os captadores pelo de um jazz bass, é possivél? ficaria bom?
Fabao_Henrique
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qua Maio 03, 2017 6:55 am

Fabao_Henrique escreveu:Boa Noite Mauricio Bertola!

tenho um baixo cort action v passivo e queria trocar os captadores pelo de um jazz bass, é possivél? ficaria bom?
Sim, é.
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por cardozo em Qua Maio 03, 2017 8:23 am

Bertola,

ainda estou amadurecendo a possibilidade de aplicação de tru-oil no braço do Yamaha. Ainda não sei se farei o trabalho, mas está valendo a pena estudar sobre o assunto.

Agora, para variar, uma pergunta:

Em relação à lateral do braço, devo mascarar todo o fretboard ou o correto é deixar a lateral do fretboard exposta para lixamento e aplicação do tru-oil?
Na guitarra do meu filho eu mascarei todo o fretboard, ou seja, o óleo foi aplicado apenas até a junção do braço com a escala. O acabamento ficou bom, mas olhando mais de perto é possível perceber uma "sujeirinha" do óleo em algumas partes do braço, justamente nesta junção.

Valeu!
cardozo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qua Maio 03, 2017 1:17 pm

Sim, toda a escala.
Atente para uma questão: A madeira do braço (bôrdo), é muito mais densa que a do corpo, por conseguinte a absorção do óleo será menor e mais demorada.
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por cardozo em Qua Maio 03, 2017 2:03 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Sim, toda a escala.
Atente para uma questão: A madeira do braço (bôrdo), é muito mais densa que a do corpo, por conseguinte a absorção do óleo será menor e mais demorada.

Bertola,

tranquilo. Caso eu vá fazer, será apenas no braço. O que me dói, e este é o motivo principal para não ter começado ainda, é retirar o braço de um instrumento perfeito, sem shim e muito sólido. A teoria é muito simples e eu já fiz isto em outros instrumentos, mas a prática, por outro lado, já se mostrou perversa algumas vezes.

Vamos vendo.

Abraço!
cardozo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qua Maio 03, 2017 5:19 pm

up
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por cardozo em Qui Maio 04, 2017 9:01 am

Bertola,

tirei estes dias para te perturbar aqui... Hehe!

Duas perguntas:

1 - Tenho um baixolão Epiphone El Capitan e os trastes no final da escala estão com suas pontas levemente mais altas. Visualmente não se percebe, mas passando a mão em todo o braço é possível sentir que estes trastes estão mais "pontudos" na lateral, ao contrário daqueles do início e meio da escala.
É possível "rebater" estes trastes? O serviço pode ser executado com ferramentas caseiras? O que eu poderia usar para isto?

2 - O meu Yamaha, por outro lado, tem todos os trastes "pontudos" na lateral da escala, problema típico de mal acabamento. Sei que a solução ali é passar uma lima e acertar o acabamento destes trastes.
Pergunta: É preciso comprar uma lima específica para o serviço ou existe alguma ferramenta alternativa que eu possa usar?

Obrigado!
cardozo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qui Maio 04, 2017 11:42 am

cardozo, não é problema algum perguntar cara; dentro das minhas (parcas) possibilidades... Estou aqui pra isso.
Depende, pois tem o procedimento de "rebatimento" de trastes (que aprendi com meu finado mestre, Simôes) ou vc pode limar, se houverem rebarbas nos finais dos trastes (o que é feito com lima - qualquer boa lima da grana fina serve). O "rebatimento" é feito com um martelo de borracha dura (martelo de funileiro).
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por cardozo em Sex Maio 05, 2017 3:00 pm

^
Obrigado!
cardozo
Colaborador
Colaborador

Trastes e Timbre

Mensagem por michael.duarte em Dom Maio 14, 2017 3:21 pm

Fala, Maurício!

Estou prestes a realizar uma troca de trastes e gostaria de saber se o tamanho pode influenciar no timbre. Se sim, quais tamanhos influenciam em quê?

michael.duarte
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Dom Maio 14, 2017 9:49 pm

michael.duarte escreveu:Fala, Maurício!

Estou prestes a realizar uma troca de trastes e gostaria de saber se o tamanho pode influenciar no timbre. Se sim, quais tamanhos influenciam em quê?
Sim. Trastes maiores dão um timbre mais "metálico".
No meu entender (e no do Jacimário também), trastes finos são melhores e mais "precisos" (no sentido afinação), mas isso é uma opinião.
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por fheliojr em Ter Maio 16, 2017 10:51 pm

eu prefiro os 6230.
fheliojr
Membro

Mensagem por michael.duarte em Dom Maio 21, 2017 3:27 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
michael.duarte escreveu:Fala, Maurício!

Sim. Trastes maiores dão um timbre mais "metálico".
No meu entender (e no do Jacimário também), trastes finos são melhores e mais "precisos" (no sentido afinação), mas isso é uma opinião.

Obrigado.

michael.duarte
Membro

Mensagem por Claudio Mengarda em Dom Maio 21, 2017 11:35 pm

Boa noite mestre Bertola! Vou fazer a primeira regulagem de baixo em um luthier, não entendo muito, como faço para pedir o que quero? Existe alguma regulagem padrão? Tocamos rock, logo acho que a altura das cordas deveria ser no meio termo, pra não trastejar muito e não atrapalhar a tocabilidade, agora, altura de caps e tudo mais não sei como pedir.
Pode me ajudar?
Claudio Mengarda
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Maio 22, 2017 8:23 am

Claudio Mengarda escreveu:Boa noite mestre Bertola! Vou fazer a primeira regulagem de baixo em um luthier, não entendo muito, como faço para pedir o que quero? Existe alguma regulagem padrão? Tocamos rock, logo acho que a altura das cordas deveria ser no meio termo, pra não trastejar muito e não atrapalhar a tocabilidade, agora, altura de caps e tudo mais não sei como pedir.
Pode me ajudar?
Claudio, regulagem de ação é algo particular.
Como procedimento padrão eu coloco as cordas o mais baixo possível e, se o cliente acha que ficou baixa demais, basta usar uma chave allen para levantar um pouco os carrinhos da ponte. A distância dos captadores em relação às cordas também varia muito em função dos captadores mesmo, ademais, os polos das cordas mais agudas muitas vezes ficam ligeiramente mais próximas das cordas que as mais graves. Use como parâmetros 0,5 cm para o capt de grave e um pouco menos para o de agudo e depois experimente (pois cada um tem uma "pegada" diferente).
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 11 de 11 Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: