Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Potência fornecida maior que a consumida. Como?

+3
Mauricio Luiz Bertola
Sonikado
marcio.cirne
7 participantes

Ir para baixo

Potência fornecida maior que a consumida. Como? Empty Potência fornecida maior que a consumida. Como?

Mensagem por marcio.cirne Qua Out 07, 2015 12:29 pm

Eu comprei o Peavey Max 112 II que o fabricante diz ter 200W mas atrás do amp está escrito consumo de 75W.
http://peavey.com/products/index.cfm/item/810/118122/MAX%26reg%3B%26nbsp%3B112
(O manuel é o de baixo, o "Max Series Manual", não o "cut sheet"

No manual diz ter consumo de 63 watts (?)
A Peavey me respondeu por email email o seguinte:

"O MAX 112 II produz 200 watts RMS.
Quanto o amp consome (  75 watts da tomada AC ) e o quanto ele produz são duas coisas diferentes.
Ele produz 40 VOLTS.
Pelas leis de Ohm:
200 watts X 8 ohms = 1600, e fazendo a raiz quadrada = 40 volts."

Capacitores:
Eu li, não sobre esse amp especificamente, que alguns amps possuem capacitores, que armazenam a energia e podem entregar uma potência muito maior que a consumida pela amplificador, em questões de millissegundos, e então recarrega bem rapidamente. Mas não consegui descobrir se é o caso do meu amp.

Mais informações:
POWER CONSUMPTION:
(1/8 rated power, 1KHz sine wave)
120vac/60Hz, 230vac/50Hz
Falante de 12"

O amp é muuuito alto, realmente, e uma potência mesmo de 75w acho que não poderia condizer com o que ouço do amp.
Um cara que tem o mesmo amp que o meu (que me ajudou a comprar), deu exemplos de amps como o Ampeg PF 800 que tem 800w e consome 200w.
http://www.ampeg.com/products/portaflex/pf-800/
http://www.ampeg.com/pdf/pf_heads_om.pdf

Alguém consegue explicar ou dar alguma dica?

marcio.cirne
Membro

Mensagens : 34
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Potência fornecida maior que a consumida. Como? Empty Re: Potência fornecida maior que a consumida. Como?

Mensagem por Sonikado Qua Out 07, 2015 12:33 pm

Alguém consegue explicar ou dar alguma dica?
A explicação é simples: Marketing.

O amp é muuuito alto, realmente, e uma potência mesmo de 75w acho que não poderia condizer com o que ouço do amp.
A relação entre W e SPL não é tããão direta assim.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potência fornecida maior que a consumida. Como? Empty Re: Potência fornecida maior que a consumida. Como?

Mensagem por marcio.cirne Qua Out 07, 2015 12:36 pm

Sonikado escreveu:
Alguém consegue explicar ou dar alguma dica?
A explicação é simples: Marketing.

O amp é muuuito alto, realmente, e uma potência mesmo de 75w acho que não poderia condizer com o que ouço do amp.
A relação entre W e SPL não é tããão direta assim.

o que é SPL?

marcio.cirne
Membro

Mensagens : 34
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Potência fornecida maior que a consumida. Como? Empty Re: Potência fornecida maior que a consumida. Como?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Out 07, 2015 12:48 pm

marcio.cirne
Esses 75W são o consumo de energia (tal qual uma lâmpada).
Esse amp "produz" 200WRMS de potência.
SPL é o ar "movimentado" pelo amp.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Potência fornecida maior que a consumida. Como? Empty Re: Potência fornecida maior que a consumida. Como?

Mensagem por Sonikado Qua Out 07, 2015 1:12 pm

marcio.cirne escreveu:o que é SPL?
Nivel de pressão sonora, a unidade de medida usada pra medir o volume do som que você ouve. W mede energia, SPL mede som.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potência fornecida maior que a consumida. Como? Empty Re: Potência fornecida maior que a consumida. Como?

Mensagem por CG Qua Out 07, 2015 1:33 pm

Amplificador é gerador agora pra produzir corrente e gerar diferença de potencial?
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potência fornecida maior que a consumida. Como? Empty Re: Potência fornecida maior que a consumida. Como?

Mensagem por Ruds Qua Out 07, 2015 3:27 pm

200W é potência de pico. O máximo que o amp pode fornecer por um tempo curto.

75W é o consumo médio do amp em condições normais de uso.

No ataque da nota, o amp pode chegar a 200W. Mas normalmente o ataque é curto, e a maior parte da duração da nota a "potência" dela é bem menor do que a de pico.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Potência fornecida maior que a consumida. Como? Empty Re: Potência fornecida maior que a consumida. Como?

Mensagem por Felipe Brum Sex Out 09, 2015 9:45 am

Eu acho que essas potências são grandezas diferentes expressas na mesma unidade, como, por exemplo, energia cinética, energia potencial gravitacional, energia potencial elástica... São todas formas de energia e expressas em Joule, mas totalmente diferentes entre si.

Mas voltando ao amplificador, a primeira é a potência elétrica, mostra quantos amperes o amplificador tira da tomada em cima dos 127 V, já a segunda é potência "ouvida", é aquela sensação de volume mais alto ou mais baixo que ouvimos e com certeza tem ligação com a SPL, mas não acredito que seja algo linear assim.

Não dá pra comparar direto assim a potência consumida com a fornecida pelo amplificador. Eu tenho dois Staner: o BX-100 com falante de 10'', potência consumida de 88W e fornecida de 90W e o BX-200 com falante de 15'', potência consumida de 220W e fornecida de 140W, ou seja, sem nenhuma ligação direta entre os dois modelos do mesmo fabricante.

Uma comparação grotesca, mas que talvez seja de mais fácil entendimento, são os motores à combustão. Não podemos medir a potência de um carro (1 CV = 736W) ligando diretamente ao consumo de combustível. Antigamente os carros consumiam litros e litros de combustível pro motor gerar 80CV, hoje vemos carros fazerem de 10 a 15 km com um litro tranquilamente.

Por fim, e não menos importante, é bom lembrar que os 75W estão sendo entregues na entrada do circuito amplificador. Daí a corrente vai circular em centenas de componentes (resistores, capacitores, transistores, circuitos integrados, válvulas se fosse o caso...) pra só depois chegar nos alto falantes. Resumindo: é muuuuuuuito provável que o próprio valor entregue aos alto falantes seja bem diferente dos 75W iniciais.

Felipe Brum
Membro

Mensagens : 56
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Potência fornecida maior que a consumida. Como? Empty Re: Potência fornecida maior que a consumida. Como?

Mensagem por allexcosta Sex Out 09, 2015 10:26 am

marcio.cirne escreveu:Alguém consegue explicar ou dar alguma dica?

Sim, busque no dicionário informal por "kaô", "agatchumitchu", "gaiva", "aleutria", "agameron", "migué", etc...

É isso...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Potência fornecida maior que a consumida. Como? Empty Re: Potência fornecida maior que a consumida. Como?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos