Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuste de fase entre dois microfones - com exemplos

2 participantes

Ir para baixo

Ajuste de fase entre dois microfones - com exemplos Empty Ajuste de fase entre dois microfones - com exemplos

Mensagem por joabi Qua Out 28, 2015 5:02 pm


Olá amigos, faz algum tempo que não posto nada nessa coluna, mas hoje tenho uma postagem sobre um assunto que sempre me perguntam em outros tópicos. Preparei alguns exemplos sonoros pra ilustrar, então vamos lá.

Sempre que se grava uma fonte sonora com mais de um canal (usando dois microfones, D.I. + microfone, dois D.I.s) é preciso ficar atento à fase. Falando em linguagem bem simples, em alguns casos, dependendo da distância entre os microfones, da acústica do local ou do processamento em algum ponto no caminho do áudio, é possível que a onda sonora de um canal "atrapalhe" a onda do segundo canal (o mesmo acontece quando se usam vários canais, como numa gravação de bateria).

O resultado disso pode aparecer de várias formas, mais perceptível em alguns casos, menos em outros. Geralmente ocorre uma perda significativa na qualidade do som dos canais somados, mesmo que cada canal isolado esteja bom. Algumas vezes o grave fica estranho, outras os médios... o som pode parecer "espacial" demais, o plano estéreo pode parecer "torto", o som perde ataque, parece com flanger, ou até parece que passou por um cano de PVC. Cada pessoa descreve de um jeito diferente.

Alguns problemas mais sérios, como o "comb filtering" devem ser resolvidos antes de se gravar, e nem sempre isso é muito fácil.
Mais sobre o assunto:
http://www.soundonsound.com/sos/jun13/articles/qanda-0613-3.htm


Para ilustrar melhor, preparei algumas gravações simples de um violão que estava intencionalmente com a fase estranha.

LINK para o SoundCloud:  https://soundcloud.com/josebichoff/sets/exemplo-de-ajuste-de-fase

Descrição:

Audio 1: Som do primeiro microfone isolado
Audio 2: Som do segundo microfone isolado
Audio 3: Som somado, fora de fase
Audio 4: Som somado, com fase ajustada
Audio 5: Som alternado entre os dois anteriores, começando pelo som fora de fase. A mudança é muito perceptível.


Nesse exemplo a fase estava bem fora. Muitas vezes não é assim tão fácil de se perceber. O problema é que quando tentamos mixar algo fora de fase, os EQs não resolvem, pois não se trata de um simples problema de equalização. Aquele grave que não pinta nunca... o médio estranho e com ressonâncias indesejáveis em algumas notas específicas. Por isso o correto é sempre conferir a fase antes de começar a mixar um projeto. Nem sempre a captação estará fora de fase, mas sou da opinião de que sempre é necessário verificar.

Existem várias formas de resolver esse problema. Apesar de Polaridade e Fase serem coisas diferentes, usar o botão de polaridade resolve 90% dos casos. Esse botão é comum em preamplificadores de estúdio, plugins, mesas de som, DAWs, etc. para conferir a fase com maior precisão, uso um plugin da SOUND RADIX, chamado AutoAlign. Não é barato, mas é fantástico. Recomendo a quem quer algo sério. A Waves também tem um plugin, mas achei pesado e não me acostumei tanto com ele. A forma mais simples e barata é mover um dos microfones durante a gravação, mas o legal desses plugins é que permitem uma análise bem precisa de como está a fase e também permitem correções posteriores.

Espero que essas informações ajudem de alguma forma. up
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste de fase entre dois microfones - com exemplos Empty Re: Ajuste de fase entre dois microfones - com exemplos

Mensagem por J.Adalberto Qua Out 28, 2015 5:33 pm

Mestre Joabi,

muito bom!
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos