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Mensagem por gtludwig Ter Nov 24, 2015 11:42 am

Olá, pessoal!

Este é meu primeiro post aqui.

Eu lembro que tinha um projeto, daqueles de resolução de Ano Novo, de, no ano que se inicia começar a fazer aulas de música. Infelizmente esse projeto sempre era adiado - seja por falta de tempo, seja por falta de tempo ($$), seja por qualquer outra coisa... Mas a questão é que isso acabou nunca sendo MESMO uma prioridade. Este ano, depois que me mudei para BH, consegui achar uma escola de música perto de casa e entrei lá, em agosto, procurando por aprender teoria musical inicialmente. O dono me disse que, desde que abriu a escola, eu sou o primeiro aluno a procurar por aula de teoria musical. Pela valor da mensalidade minha escola oferece, semanalmente, uma aula de técnica com instrumento, uma aula teoria musical e uma aula prática em conjujnto. Comecei com violão por que é o instrumento que eu tenho a disposição para praticar e também por que é um instrumento bastante versátil, mas logo vou começar a fazer aulas de baixo também.

Eventualmente, vou ter que comprar um baixo. Pensei em um baixolão por que eu conseguiria usar isso para praticar em casa e levar para círculos de amigos, churrascos, etc. sem a necessidade de ter um amplificador. Mas também, justamente, por esse motivo, teria que ser um instrumento com uma acústica boa para poder se fazer presente. Mas também gostaria de que esse instrumento fosse elétrico para poder ser ligado em um amplificador e/ou mesa de som.

Como, felizmente, estou em uma condição financeira razoável e gosto de fazer compras boas, gostaria de sugestões de baixolão de boa relação custo vs. benefício.

Obrigado desde já!

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Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Nov 24, 2015 12:41 pm

Boa Tarde e bem-vindo.

Parabéns por já ter compreendido a necessidade da teoria musical.

Estou um pouco por fora do mundo so baixolões ultimamente, mas nunca toquei em um que pudesse ser usado em um ensaio que fosse. Você mal se ouve, quem dirá os outros...

De modo geral a caixa acústica do baixolão serve pra estudar apenas... Claro.. há toda uma questão do tipo de captação ser diferente de um elétrico, portanto, outro timbre.

Mas se você quer um instrumento pra "tocar em churrasco e etc..." o baixolão não vai servir...

Salvo se alguém mostrar uma excessão aqui, claro.

PS: em tempo... sim... se você tocar muito forte, consegue ser ouvido. Se resolver fazer slap o tempo todo, provavelmente também. Mas estou falando em ser ouvido sem precisar limitar-se a um par de técnicas.
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Mensagem por gtludwig Ter Nov 24, 2015 12:48 pm

Opa!

Na verdade, quando eu falo 'tocar em churrascos e etc.' quero dizer basicamente, encontros com amigos em ambientes fechados como casas e salões de festas de apartamentos, onde pode acontecer ou não (mas sempre torço para que sim!) o tal churrasco! Não seria para tocar em lugares abertos, não. 😀

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Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Nov 24, 2015 1:06 pm

dois violões são o suficiente pra ninguém te ouvir. Já estive em situação assim.

Basta o cara do violão se empolgar um pouco pra você sofrer, mesmo em ambiente fechado.

Compre se quiser, mas só não tenha muitas espectativas.
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Mensagem por Claudio Ter Nov 24, 2015 2:26 pm

Não vai rolar.... se tiver uma pessoa cantando, outra tocando violão e meia-dúzia falando, o som do baixolão desaparece. O máximo que você consegue com ele sem amplificador, é tocar sozinho em casa. tirando isso, só com amplificador!
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Mensagem por gtludwig Ter Nov 24, 2015 2:56 pm

Valeu pelas opiniões, pessoal!
Acho que vou acabar optando por um baixo elétrico mais um cubo pequeno.

Obrigado!

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Nov 24, 2015 3:59 pm

gtludwig escreveu:Valeu pelas opiniões, pessoal!
Acho que vou acabar optando por um baixo elétrico mais um cubo pequeno.

Obrigado!
E se for pra fazer um som com os amigos, compre um desses, e nada menos potente:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704335624-amplificador-para-contra-baixo-staner-modelo-bx-100-_JM
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Mensagem por gtludwig Ter Nov 24, 2015 4:11 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
E se for pra fazer um som com os amigos, compre um desses, e nada menos potente:
Código:
não pude inserir o link

Entendo que a amplificação de um baixo tem que ser significativa, mas 100W já não é muita coisa?

Eu tinha visto numa loja de música aqui de BH uma opção de cubo de uns 30W que permitia a desligar o falante e funcionar como se fosse um cabeçote ligando em um falante mais potente.

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Mensagem por Willian Casagrande Ter Nov 24, 2015 4:16 pm

gtludwig escreveu:
Entendo que a amplificação de um baixo tem que ser significativa, mas 100W já não é muita coisa?

Eu tinha visto numa loja de música aqui de BH uma opção de cubo de uns 30W que permitia a desligar o falante e funcionar como se fosse um cabeçote ligando em um falante mais potente.

Cara, menos que isso vai te prejudicar se quiser fazer um som com banda, show pequeno etc. Amp de baixo com menos de 100w dá pra usar só pra estudo praticamente. Se você comprar um amp de um porte menor, muito provavelmente vai querer trocar daqui um tempo. Acaba não compensando.
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Mensagem por gtludwig Ter Nov 24, 2015 4:18 pm

OK! Valeu!

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Mensagem por Mike_ Ter Nov 24, 2015 4:28 pm

20W de guitarra fazem 100W de baixo desaparecer fácil fácil. Ainda mais se a guitarra estiver com distorção.

Se for unica e exclusivamente para estudar em casa, até vai os 30W. Mas se já pensa em apresentações, mesmo que pequenas, vai te fazer passar raiva...
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Mensagem por CG Ter Nov 24, 2015 5:12 pm

Com 30W você não vai se ouvir e vai ficar nervoso.

Explicando de uma forma bem simples:

Guitarra trabalha com médios, que são as frequências em que o ouvido humano trabalha melhor, por isso um amplificador com menos potência é suficiente.

Para o grave ser audível precisa-se de muito mais potência. Esse é outro motivo pelo qual um baixolão precisa de amplificação.
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Mensagem por gtludwig Ter Nov 24, 2015 5:33 pm

Pessoal,

Me ofereceram um baixo Ibanez GSR 200 por um preço bacana. No que, além do som (evidentemente!), eu tenho que prestar atenção para decidir se pego ou não?


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Mensagem por CG Ter Nov 24, 2015 5:42 pm

Se testou, gostou e levou a um luthier pra ver se está tudo ok, fique com o baixo.
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Mensagem por gtludwig Qua Nov 25, 2015 3:06 pm

Então, levei o baixo no luthier. Falou muito bem do instrumento e passou as seguintes sugestões para deixar o instrumento zero bala:

Ajuste geral: R$ 135,00
Capotraste de osso: R$ 25,00
Blindagem elétrica: R$ 100,00
Encordoamento - D'Addario (0.045 / 4): R$ 179,80
Encordoamento - Elixir (0.045 / 4): R$ 304,00

Eu já sabia que teria que gastar uns pilas ao pegar o baixo, mas por R$ 439,80 (cordas D'Addario) ou R$ 569 (cordas Elixir) em cima do preço que estão me pedindo, eu pego um baixo zero Yamaha (TRBX RM ou TRBX 174 BC) por R$ 1.286,00.

Então, o que vale mais? Um baixo zero Yamaha default padrão de fábrica ou esse baixo semi novo (Ibanez Soundgear GIO GSR 200 mais a reforma e encordoamento)?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Nov 25, 2015 3:12 pm

^Novo ou usado vc terá que levá-lo a seu luthier, isso é imprescindível...
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Mensagem por gtludwig Qua Nov 25, 2015 3:17 pm

Hmm... E quanto ao encordoamento? Os pilas a mais do Elixir realmente compensam em termos de timbre e durabilidade para um (pré-)iniciante?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Nov 25, 2015 3:32 pm

gtludwig escreveu:Hmm... E quanto ao encordoamento? Os pilas a mais do Elixir realmente compensam em termos de timbre e durabilidade para um (pré-)iniciante?
Sim, ele dura bem mais... Mas eu pessoalmente não uso, pois é caro... Uso D'Addario mesmo ou Giannini (que é o menos pior nacional)...
O importante é a regulagem geral, blindagem e colocar pestana de osso pode ficar pra depois...
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Mensagem por CG Qua Nov 25, 2015 7:06 pm

Esqueça o "capotraste de osso" não vai te trazer nenhuma vantagem perceptivel nesse momento.
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Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Nov 26, 2015 8:25 am

^ Salvo se o capo estiver destruido
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Mensagem por Mike_ Qui Nov 26, 2015 10:41 am

Ajuste e encordoamento voce vai ter que fazer de qualquer jeito se comprar um baixo novo.

No usado, seria só isso também. O capo de osso vai ser uma mudança imperceptivel (salvo se o que está no baixo estiver ruim), e a blindagem compensa somente se o instrumento estiver com ruído. Voce pode até se arriscar a fazer a blindagem, se tiver a confiança para mexer no instrumento. tem muitos tutoriais aqui mesmo no forum.

Tente fazer um orçamento com outro luthier.

O encordoamento Elixir dura muito mais que o daddario, mas custa bem mais caro também. Eu estou usando porque me trouxeram de fora, e saiu bem mais em conta.
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