Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações

5 participantes

Ir para baixo

Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações Empty Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações

Mensagem por vcrz Qua Dez 09, 2015 10:48 am

Vou contar a saga do Fender Jazz Bass Japan 1989 que eu peguei nesse domingo.

Normalmente quando pego um baixo, vou a fundo na história da série, fábrica, cores, catálogos etc. Esse não foi diferente.

Peguei o baixo e fiquei encantando com o som, o peso, o braço, simplesmente o Fender mais fantástico que eu já toquei. É de uma safra boa, supostamente uma época que o Japão estava fabricando produtos melhores que os MIA, mas isso tem de sobra no fórum pra você procurar.

O baixo pareceu ser legítimo desde o princípio, porém tinha algumas dúvidas no ar...

Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações X6yzZV

Primeira dúvida: COR - Procurei outros Butterscotch Jazz Bass da época, mas não encontrava nenhum, sabia que tinham saído nos precisions, mas em Fender MIJ standart não. Entrei em contato com a Fender e eles analisaram as fotos e me retornaram dizendo: este é um JB Reissue 60's - corpo em basswood (quem se importa?), braço em maple com escala em rosewood, foram fabricados de 1989 a 1994 e sairam nas seguintes cores:

(500) 3-Color Sunburst,
(505) Olympic White,
(506) Black,
(509) Candy Apple Red,
(572) Sonic Blue

Bem o meu não era "branco" e sabia que não era pintura em nitro mas em poly, e que poly demora tempo pro verniz começar a amarelar.... Pois bem, esse baixo veio do japão, o primeiro dono tinha morado lá por um tempo (provalvelmente um dekassegui) e quando chegou aqui passou por mais 2 mãos. Olhando bem para o corpo comecei a notar que havia parte em "olympic white" e outras bem amareladas, tirei o escudo e percebi que foi alguns pontos brancos, apesar de 95% do baixo esteja em um tom de amarelo do fraco ao forte. quando olho para as batidas e alguns descascados dá pra ver que era branco e a camada de verniz é amarelada.

Minha conclusão é que este baixo sofreu bastante com raios UV, o que deu a ele uma cor diferente , bem isso é minha conclusão, pode ser que esteja errado.

Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações SCpw1v

Segunda dúvida: Ponte com 7 parafusos e string trought-body? Isso não é ponte de reissue... ai fiquei com medo, falei pronto, comprei um cabrito, pesquisei e encontrei algumas pontes japonesas parecidas com a do baixo, porém sem o String Trought. Vamos retirar a ponte e checar.... ufa era japonesa. Com certeza não original, mas provavelmente alterada por algum luthier japonês. Ok não é original, mas continua sendo um ótimo baixo.


Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações NsXhCa

Terceira dúvida: Potenciómetros originais? Bem ao que parece apenas o pot de Tone é mais novo que os demais, porém também é um CTS, o que no meu ponte de vista, como não estou comprando um baixo de mais de 10.000 reais da década de 60, não tem tanto problemas, pois o antigo dono manteve a qualidade original na reposição.


Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações O9Y5kC  


Assim visto que o braço é um JB355, assumo que o baixo é autêntico, com algumas alterações, mas com um som fenomenal.
Lógico que se a glr descobrir mais coisas não vai me deixar triste, até pq é um ótimo jazz bass, Apesar de não ser fã de jazz basses, esse mudou minha opinião para sempre.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações Empty Re: Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Dez 09, 2015 10:54 am

Na minha opinião a Fender não acertou ao dizer que é um Reissue 60's. Esse baixo tem todas as características de um Standard MIJ.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações Empty Re: Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações

Mensagem por vcrz Qua Dez 09, 2015 11:03 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:Na minha opinião a Fender não acertou ao dizer que é um Reissue 60's. Esse baixo tem todas as características de um Standard MIJ.

eu tb desconfio que seja standart, porém o tensor fica pro corpo, não sei se chegaram a sair com a bala do tensor no head nesse época, por isso a dúvida.

Porém li em alguns fóruns gringos que alguns reissues exportados pros EUA iam com o o decalque padrão, Fender com jazzbass e abaixo made in japan, para não confundir o americanos como um baixo vintage já que os "non exports" saiam com o decalque como era na década de 60.

vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações Empty Re: Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações

Mensagem por Guilé Qua Dez 09, 2015 11:07 am

Mano, casa como esse bass e leva pro caixão...Fender Japa é o que há !!!
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações Empty Re: Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações

Mensagem por Willian Casagrande Qua Dez 09, 2015 11:14 am

Cara, parece ser um canhão mesmo. Parabéns pela compra!
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações Empty Re: Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações

Mensagem por Coder Qua Dez 09, 2015 11:20 am

Cheguei a ver esse baixo nos classificados! Bela máquina!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações Empty Re: Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações

Mensagem por vcrz Qui Dez 10, 2015 4:57 pm

Fim da saga:

http://brochures.yokochou.com/guitar-and-amp/fenderjapan/1989/en_05.html

Encontrei o catálogo e realmente é um Fender JB62-60, ou seja, um reissue 60 na cor Vintage White, a fender se enganou no olympic white, o que justifica o baixo estar bem amarelado.

Ponte foi alterada por uma string trought-body, ok.

Analisando os catálogos de 89 e 90, vi que esse meu baixo é 1989, pois em 90 eles deixavam o aterramento entre a ponte e o cap, e mudaram o nome para JB62-550

Catálogo 1990:
http://brochures.yokochou.com/guitar-and-amp/fenderjapan/1990/en_08.html


Bem como vou casar com o baixo.... a dúvida foi sanada, tinha certeza que era original, mas foi mais difícil que o normal encontrar infos que batessem.

vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações Empty Re: Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Dez 10, 2015 5:09 pm

Continuo achando que é um Standard. Very Happy


EDIT: Inclusive achei alguns semelhantes aos seus e não são Reissue. Possuem acesso ao tensor pelo corpo, ponte igual a sua, estilo do headstock e decal igual aos seus e escudos com furações idênticas.  


Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações Dljn231vx0dwvxfprqnh


Última edição por pedrohenrique.astronauta em Qui Dez 10, 2015 5:21 pm, editado 1 vez(es)
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações Empty Re: Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações

Mensagem por Willian Casagrande Qui Dez 10, 2015 5:17 pm

Rola um review, vcrz? Very Happy
Fiquei curiosão!
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações Empty Re: Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações

Mensagem por vcrz Sex Dez 11, 2015 9:45 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:Continuo achando que é um Standard. Very Happy



Então Pedro, eu também achava, masse você ver os catálogos de 89 e 90 vai ver que a Fender não fazia versão "standart", o standart deles era essa versão JB60, pq em 1990 a versão de entrada tinha aterramento entre a ponte e o cap.

O que mais bate com o meu é essa versão JB62-60, sei que quando mudou para "crafted in japan" houve versões standart em Alder.


Willian,

Posso tentar fazer um review, mas juro que não me considero um baixista com atributos suficientes para fazer linhas de baixo gravadas Smile

Te falar que é mais fácil você aparecer aqui em casa pra tocar o baixo quando estiver por curitiba que eu fazer esse review Smile hahahahaha.

vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações Empty Re: Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações

Mensagem por Willian Casagrande Sex Dez 11, 2015 10:12 am

Curita é longe, hein. Se fosse mais perto eu passava aí haha
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações Empty Re: Fender Jazz Bass MIJ 1989 - minha saga por informações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos