Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

+6
allexcosta
Franco_bass
Lucas Beltrame
André Monc
Mauricio Luiz Bertola
heitor_pg
10 participantes

Ir para baixo

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Empty Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

Mensagem por heitor_pg Qua Dez 23, 2015 7:33 pm

Algumas perguntas:

1. O comportamento do VVTT é o mesmo de uma Les Paul (vintage ou modern) com a chave na posição do meio (ligando ambos os captadores)?
2. O esquema da imagem 1 (abaixo) está correto?
3. Qual o motivo de se usar capacitores de corte (tone) diferentes no esquema da imagem 1?
4. Porque em algumas ligações existem resistores (imagem 2)?

Imagem 1:
Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) 62JazzBassWiringDiagram

Imagem 2:
Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Jazz-bass-62-reissue-wiring-diagram
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Empty Re: Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

Mensagem por heitor_pg Sáb Jan 02, 2016 1:09 am

Ninguém?
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Empty Re: Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 03, 2016 9:21 am

O esquema básico de JB é esse:
https://www.google.com.br/search?q=jazz+bass+wiring+diagram&espv=2&biw=1600&bih=809&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwj6k6nEwo3KAhUKhpAKHWmVDbMQsAQIGw#imgrc=UfcFYprgSiyFWM%3A
Podem haver muitas variações, inclusive desenvolvidas por luthiers
Esse esquema que vc postou acima é o do JB 1962 com 2 pots concêntricos (volume em cima e tone em baixo), para cada captador. Esse esquema não é mais usado em baixos "padrão". Os resistores são o que chamamos de "treble-bleeder"
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Empty Re: Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

Mensagem por André Monc Qua Jan 06, 2016 8:06 am

Eu vou montar um Jazz Bass com elétrica no estilo 62 tb!
André Monc
André Monc
Membro

Mensagens : 227
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Empty Re: Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

Mensagem por heitor_pg Qua Jan 06, 2016 9:58 am

Pois é... mas eu devo ter montado algo errado, pois o tone de um captador está interferindo no tone do outro... por isso queria a confirmação se esse esquema está correto.
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Empty Re: Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

Mensagem por André Monc Qua Jan 06, 2016 5:58 pm

heitor_pg escreveu:Pois é... mas eu devo ter montado algo errado, pois o tone de um captador está interferindo no tone do outro... por isso queria a confirmação se esse esquema está correto.

Você checou bem se fez todas as conexões corretamente? Tem como vc desmontar o baixo e mandar fotos do circuito que vc montou? Assim a gente pode te ajudar melhor.
André Monc
André Monc
Membro

Mensagens : 227
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Empty Re: Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

Mensagem por heitor_pg Sáb Jan 09, 2016 2:37 am

Atualmente não está ligado assim, mas a ideia é fazer isso:

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Eletrica_Custom_Labels
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Empty Re: Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

Mensagem por Lucas Beltrame Qui Nov 24, 2022 12:31 am

Desculpem por levantar um tópico antigo, mas foi um dos poucos que eu encontrei sobre esse circuito modelo jazz bass 61. Gostaria de saber se vocês que usaram essa configuração ficaram satisfeitos? Deu mais possibilidades de timbres? Tem alguma desvantagem em relação ao esquema VVT? Esses circuitos prontos estilo roslen valem a pena? Grande abraço para todos.

Lucas Beltrame
Membro

Mensagens : 1
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Empty Re: Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

Mensagem por Franco_bass Qui Nov 24, 2022 8:46 am

Lucas Beltrame escreveu:Desculpem por levantar um tópico antigo, mas foi um dos poucos que eu encontrei sobre esse circuito modelo jazz bass 61. Gostaria de saber se vocês que usaram essa configuração ficaram satisfeitos? Deu mais possibilidades de timbres? Tem alguma desvantagem em relação ao esquema VVT? Esses circuitos prontos estilo roslen valem a pena? Grande abraço para todos.

Circuito pode caracterizar uma "era sonora ou onda sonora digamos assim" . Depende do seu gosto e do que vc procura/gosto ou necessidade de cada um.

Essa empresa monta os circuitos mais bonitos esteticamente que há no mercado brasileiro. Vc pode fazer qualquer circuito que eles fazem em sua casa, se tiver habilidade para soldar os componentes e comprar os componentes de qualidade como os que eles têm.

Quanto ao timbre, dá possibilidades diferentes, pois usa diferentes componentes, capacitores etc... e tem um tone para cada captador pelo que entendi.




Se valem a pena ou não quem define é vc e seu bolso. Independente disso, vc precisaria testar os 2 modelos e ver qual deles gosta mais. O VVT acredito ser o mais amplamente utilizado. Eu tive contato com outra configuração Grease Bucket acho que era isso e não curti, pq meu ouvido e contato manual sempre foi com o VVT.
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 361
Localização : RS, Brasil

Lucas Beltrame gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Empty Re: Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

Mensagem por allexcosta Qui Nov 24, 2022 8:56 am

Tive um Lakland Joe Osborn 4 cordas que vinha VTVT de fábrica.

Sim, tinha mais possibilidades que um VVT, mas eu não percebia essas possibilidades como melhores, sinceramente.

Mas eu nunca fui aquele cara que quer ter 245 timbres no baixo. Quero um bom timbre de dedo e um bom de slap. E talvez saber onde fica o botão do grave quando tem um reggae e poder fechar o tone ou agudo um pouco quando a corda é muito nova ou quando mudo o balanço mais pra ponte buscando algo mais Jaco/Aviões.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Lucas Beltrame gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Empty Re: Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

Mensagem por Zubrycky Qui Nov 24, 2022 11:40 am

Meu Danelectro DC Bass tem a configuração VTVT e gosto bastante dela. Gostaria de ter um JB assim algum dia desses (Até poderia mudar algum dos meus JBs para essa configuração mas, como eu gosto deles como eles estão, prefiro não mexer neles).

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Lucas Beltrame gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Empty Re: Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

Mensagem por Savio_RJ Sáb Nov 26, 2022 8:24 pm

Eu gosto muito mais de qualquer esquema que tenha volume master e tone master. Além da praticidade ao usar, tecnicamente, é preciso lembrar que potenciômetro é resistor. Logo, se vc tem 2 pots de tone de 250K usados ao mesmo tempo em paralelo, esses 250K caem para 125K no circuito e seu tão desejado timbre já pode ir pro saco.

Agora, no fundo, beeeem no fundo mesmo, e daí que caiu pra 125K? Os Fender (baixos e guitarras) proporcionam esse fenômeno desde 1954 e ninguém nota, pois o ouvido humano não é tão sensível.

Assim, chego à conclusão de que nossa inquietude com relação a esses detalhes não passa de falta do que fazer. E eu me incluo nisso. Mas estou tentando me tratar.
Savio_RJ
Savio_RJ
Membro

Mensagens : 104
Localização : Niterói-RJ

brunoaguiarbass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Empty Re: Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Nov 28, 2022 7:35 am

Algumas considerações. Possuo o Fender Flea com o esquema elétrico com volume e tone por captadores. Posso estar enganado, mas os capacitores são de valores diferentes pra cada captador. Cheguei a ver algo e pelo menos o meu possui 047 para o captador da ponte e 1 para o captador do braço igual os Precisions. Não consigo confirmar agora pois o baixo foi pra manutenção Crying or Very sad .

Minha opinião sobre esse sistema. Uma vez que tenho dois Jazz Basses, sendo um o Flea e outro com o sistema dois volumes e um tone geral, posso dizer que possuo dois baixos, visto que mesmo sendo Jazz Basses eles se comportam de maneira diferente. Meu som está no 66 japonês. Está ali o som de Jazz Bass que eu gosto.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Savio_RJ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Empty Re: Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 28, 2022 3:57 pm

Savio_RJ escreveu:Eu gosto muito mais de qualquer esquema que tenha volume master e tone master.
[2]

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Savio_RJ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior) Empty Re: Elétrica Jazz Bass 62 (ou anterior)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos