Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acústico ou Upright - Qual Comprar?

+15
felix_sjc
Wotan
Ivanov_br
Achiles
Mauricio de Moraes Corrêa
LuCaSbass
edumalta
Vlad
dibass
Fernando Zadá
Eömer
Amagomes
Rodolfo Katatau
Claudio
Rapha Avelino
19 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Contrabaixo Acustico ou Upright (Qual Comprar)

Mensagem por Rapha Avelino Dom Jul 26, 2009 11:31 pm

Entao...

Estou querendo comprar um dos 2 contrabaixos pois sempre quis tocar neles e quero começar a fazer alguns "eventos" que requer o tipo de som deles e o uso do arco, porem nao sei qual dos 2 comprar, gosto da possibilidade do Upright ter 5 cordas apesar de na saber se é tao interessante para o tipo de som que seria musicas de casamentos e afins, em contrapartida adoro o timbre e visual do "gigante"...

gostaria de pedir uma ajuda para quem toca esse tipo de contrabaixo e gostaria de visar os gastos tambem lembrando que nao sou nem um poco rico !!!

Valew...


Última edição por ClaudioBass em Seg Jul 27, 2009 7:32 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Movido por ClaudioBass do Fórum Geral)
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Claudio Seg Jul 27, 2009 7:55 am

Essa pergunta é complicada de responder de forma precisa.

O importante é você ter em mente que, Contrabaixo Acústico e Upright Bass são instrumentos diferentes. Por mais que a construção do espelho seja baseada num Acústico, o Upright tem características bem diferentes:

O Upright tem tensor, o que proporciona um braço mais fino, e uma pegada mais leve.

O Upright tem cavalete fixo (alguns nem tem), e não necessita do elemento Alma para a perfeita afinação.

O Upright tem som de captação elétrica (piezzo na maioria dos casos), o Acústico tem som de madeira, de caixa acústica.

E... por mais fodástica e perfeita que seja a construção do Upright, o som será sempre diferente do Acústico. Então, não compre um Upright achando que está comprando um Contrabaixo Acústico.

Com relação a quantidade de cordas, o Acústico também tem na versão de 5 cordas. O Germano M fabrica um Upright com 6 cordas... porém, tanto no Upright como principalmente no Acústico, mais do que 4 cordas é *completamente* desnecessário. Além do que, se aqui no Brasil já é super complicado achar cordas pra Acústico com 4, você imagina a dificuldade de encontrar jogo pra 5 cordas.

Se você não possui nenhuma experiência nesse tipo de instrumento, seria interessante começar pelo Upright, só pra poder te dar uma noção do que vai encontrar no acústico, em termos de afinação e forma de tocar. Mas, pra isso, a construção do Upright deve ser baseada num projeto de Acústico 3/4, espelho, cavalete e estandarte. Cuidado com esses Uprights que são simples braços de fretless adaptados numa estante pra tocar na vertical... esse tipo de construção não ajuda em nada. Um bom Upright, usado, você vai conseguir a partir de 3K... se estiver abaixo disso então suspeite!

Se você já teve algum contato com o mundo vertical, então recomendo que parta direto pro Acústico 3/4. Hoje em dia tem uns baixos Chineses e Brasileiros como o Michael que são bem honestos dentro da faixa de preço deles... por no máximo 2K você consegue um desses.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Rodolfo Katatau Seg Jul 27, 2009 10:12 pm

Boas explicações ajudam e muito a vida de quem quer começar a se aventurar no "Gigante"! Valeu pelas dicas...
Foi como vc me disse lá na Blitz(me corrija se estivar errado): não basta apenas investir uma grana no instrumento, vc tem q se preparar para entrar no mundo dos acústicos.

____________________________
Rodolfo
Rodolfo Katatau
Rodolfo Katatau
Membro

Mensagens : 187
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Claudio Ter Jul 28, 2009 7:21 am

Rodolfo Katatau escreveu:
não basta apenas investir uma grana no instrumento, vc tem q se preparar para entrar no mundo dos acústicos.

Exatamente!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Amagomes Sex Out 23, 2009 11:09 am

Claudiobass escreveu:
Com relação a quantidade de cordas, o Acústico também tem na versão de 5 cordas.

Cláudio, uma curiosidade,

Vc disse que mais de 4 cordas em acústico é completamente desnecessário, e eu, apesar de não entender quase nada de acústico tb penso desta forma, e tenho esta mesma opinião em relação ao baixo fretless.
Contudo, já tive a oportunidade de ver algumas apresentações de orquestra onde haviam acúsiticos de 5 cordas. Existem partituras de música clássica escritas especificamente para isso, sejam peças solo ou partes para orquestra? Ou quem tem um destes pensa em possibilidades no Jazz ou outro gênero musical?
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Claudio Sex Out 23, 2009 11:29 am

Amagomes escreveu:
Claudiobass escreveu:
Com relação a quantidade de cordas, o Acústico também tem na versão de 5 cordas.

Cláudio, uma curiosidade,

Vc disse que mais de 4 cordas em acústico é completamente desnecessário, e eu, apesar de não entender quase nada de acústico tb penso desta forma, e tenho esta mesma opinião em relação ao baixo fretless.

Bem, essa é uma opinão minha... tenho certeza de que com um contrabaixo de 4 cordas é possível tocar *qualquer* música de qualquer gênero. Mas, aí tem a turma que gosta do som grave da corda SI do baixo de 5 cordas, tem outros que curtem a onda dos acordes no baixo de 6 cordas, e por aí vai... mas, como falei antes, eu não aceito em hipótese alguma esse papo de dizer que tal música só pode ser tocada com um baixo de 5 ou 6 cordas!

Amagomes escreveu:
Contudo, já tive a oportunidade de ver algumas apresentações de orquestra onde haviam acúsiticos de 5 cordas. Existem partituras de música clássica escritas especificamente para isso, sejam peças solo ou partes para orquestra? Ou quem tem um destes pensa em possibilidades no Jazz ou outro gênero musical?

Honestamente, isso eu não sei. Meu conhecimento sobre execução em Orquestras é mínimo, e ainda não assisti a nenhuma apresentação de Orquestra com Contrabaixo Acústico de 5 cordas. Aqui no Brasil, o único que conheço que toca 5 codas em Jazz e Orquestra é o Itamar Collaço. Nunca vi um Contrabaixo Acústico de 5 numa gig de Jazz.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Amagomes Sex Out 23, 2009 11:54 am

ClaudioBass escreveu:
Bem, essa é uma opinão minha... tenho certeza de que com um contrabaixo de 4 cordas é possível tocar *qualquer* música de qualquer gênero. Mas, aí tem a turma que gosta do som grave da corda SI do baixo de 5 cordas, tem outros que curtem a onda dos acordes no baixo de 6 cordas, e por aí vai... mas, como falei antes, eu não aceito em hipótese alguma esse papo de dizer que tal música só pode ser tocada com um baixo de 5 ou 6 cordas!

Exatamente!! Costumo frisar isso para meus alunos dizendo : toque QUALQUER música em baixo de 4 cordas. E eu gosto MUITO de 5 e 6 cordas ,gosto da corda"B", de entrecortar minha levada com acordes, mas digo pra eles ( e mostro) que com exceção do timbre da corda B dá pra fazer TUDO ISSO em um baixo de quatro cordas com afinação convencional.

ClaudioBass escreveu:
Honestamente, isso eu não sei. Meu conhecimento sobre execução em Orquestras é mínimo, e ainda não assisti a nenhuma apresentação de Orquestra com Contrabaixo Acústico de 5 cordas. Aqui no Brasil, o único que conheço que toca 5 codas em Jazz e Orquestra é o Itamar Collaço. Nunca vi um Contrabaixo Acústico de 5 numa gig de Jazz.

Nas apresentações que vi os de 5 não estavam em um naipe separado, mas eram uns dois ou três "perdidos" no meio dos de 4 cordas (provavelmente os caras optaram por um 5 cordas...) por isso tive a curiosidade...
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Eömer Sex Out 23, 2009 12:34 pm

Claudio, e aquele Upright da Stagg que o Ivanov postou o review aqui uma vez?
esse aqui no caso http://bass.forumeiros.com/reviews-f10/stagg-edb-3-4-eletric-upright-bass-t745.htm

ele se baseia em um acustico 3/4 certo? Pelo que vi na internet, um novo custa por volta de 2 mil reais.
Vc acha que seria uma boa escolha para começar a se aventurar no mundo dos verticais?

____________________________
"Amanhecer é uma lição do universo, que nos ensina que é preciso renascer"
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer
Eömer
Membro

Mensagens : 862
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Claudio Sex Out 23, 2009 1:10 pm

Eömer escreveu:Claudio, e aquele Upright da Stagg que o Ivanov postou o review aqui uma vez?
esse aqui no caso http://bass.forumeiros.com/reviews-f10/stagg-edb-3-4-eletric-upright-bass-t745.htm

ele se baseia em um acustico 3/4 certo? Pelo que vi na internet, um novo custa por volta de 2 mil reais.
Vc acha que seria uma boa escolha para começar a se aventurar no mundo dos verticais?

Quando nós fizemos a Blitz nas lojas aqui da Rua da Carioca, inclusive com a participação do Ivan, tive a oportunidade de tocar e testar esse baixo. Eu não sei se o baixo que o vendedor me deu estava com algum problema, mas a quantidade de ruído que saía do instrumento era absurda, e na verdade nem deu muito pra sentir o som do instrumento.

Em termos de tocabilidade, achei a pegada boa, escala macia, ação das cordas bem baixas. O ponto negativo ficou por conta de umas barras de ferro laterais pra apoio do instrumento... não gostei do sistema, dificulta bastante a subida no espelho... e quando retirei as barras, o instrumento perdeu o equilíbrio, fazendo com que, além de tocar, eu tivesse também a preocupação de não deixar o instrumento cair no chão. O Ivan tem um esquema lá que ele já está bem acostumado, e consegue tocar e quilibrar o baixo naquelas barras laterais! É provável que se eu tivesse a chance de passar uns 2 ou 3 dias com o instrumento, acabasse me acostumando também, mas num teste de loja, acaba deixando uma má impressão!

Como você falou, o desenho do espelho do Upright é baseado no 3/4, mas isso não o torna um Acústico, são instrumentos diferentes. O Upright, por ser elétrico e possuir um corpo sólido, permite que o braço tenha um tensor, fazendo com que seja muuuito mais fino do que um braço de Acústico. Mas, não tem mistério nenhum, na hora de migrar em poucos dias você se adapta fácil a nova pegada do Acústico.

Apesar das diferenças de pegada e sonoridade, o Upright serve como uma boa base pra quem pensa em futuramente tocar o Acústico, te dá uma boa noção de posicionamento e abertura da mão esquerda, formação da "concha", regulagem de altura, intervenções com Arco e etc.

Eu tenho Acústico e Vertical porque eu gosto muito da sonoridade do Vertical, comecei no caminho inverso, primeiro eu fui pro Acústico, e só muitos anos depois é que fui ter contato com o Vertical. Na época que comprei eu tive condições de manter os dois, mas se você deseja um dia tocar o Acústico e a condição atual não permite ter os dois baixos, então parta logo pro Acústico. Conheço muita gente que compra um Vertical e 3 meses depois quer vender pra poder comprar um Acústico (né Edson?).

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Fernando Zadá Sex Out 23, 2009 1:37 pm

Concordo com o Cláudio.
E ainda digo mais pra gigs muitas vezes o visual do acústico acaba ajudando.
Não tem coisa menos prática e mais bonita que as pessoas gostam de ver em uma gig que o gigante.!!!Rsss
E o lance do corpo vibrando junto contigo é f***!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Claudio Sex Out 23, 2009 1:54 pm

Fernando Zadá escreveu:
Não tem coisa menos prática e mais bonita que as pessoas gostam de ver em uma gig que o gigante.!!!Rsss

Isso é verdade... naquelas gigs de barzinho ou de fácil acesso ao palco, quando dá o intervalo entre um set e outro, tem sempre uns 2 ou 3 curiosos que chegam junto e alugam os ouvidos... a pergunta campeã é: "Como é que você sabe onde estão as notas?".

Fernando Zadá escreveu:
E o lance do corpo vibrando junto contigo é f***!!!

Não precisa nem de retorno What a Face

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por dibass Sex Out 23, 2009 2:16 pm

eu ja toquei algumas pecas de orquestra em que era necessario o C grave da corda B, mas toquei com o eletrico de 5

ja teve casos de compositor perguntar p mim qual a texitura do baixo p poder escrever

voltando ao topico Claudio quais as marcas de upright alem do Germano vc acha bom p comecar

conhece o dicarmo ou o wgabriel ?
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Claudio Sex Out 23, 2009 3:03 pm

Além do Germano, já toquei num diCarmo e no Discovery do D`Alegria. O primeiro eu gostei muito, o espelho também é baseado no 3/4. O segundo, apesar do Luthier ser meu amigo, eu não considero como um Upright, mas sim um braço de fretless adaptado numa estante, com pegada e execução de Baixo Elétrico.

O WGabriel eu não conheço, e há um tempo toquei num Zeta, e também não gostei.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Eömer Sex Out 23, 2009 3:22 pm

Obrigado pela explicação Claudio
realmente tinha pensando em partir direto para o Acustico
um Michael sai por uns 2500 reais. Mas agora fico na duvida quanto a qualidade de um acustico Michael, se vale mesmo a pena pegar um desses pra começar...

____________________________
"Amanhecer é uma lição do universo, que nos ensina que é preciso renascer"
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer
Eömer
Membro

Mensagens : 862
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Claudio Sex Out 23, 2009 3:43 pm

Aí depende do que você quer fazer:

Se a idéia for estudar Erudito com intenções futuras de entrar numa orquestra, aí eu não recomendaria um Michael de 2.500 (VBM30), mas sim algo a partir de um série Ébano (VBM37) que custa em torno de uns R$ 4.000,00

Agora, se a sua idéia é tocar popular, aí um Michael, Cremona, Guarnieri, Blaver, qualquer um desses na faixa de 2K serve... basta estar bem construído, mandar regular e colocar uma boa captação!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Vlad Sex Out 23, 2009 11:12 pm

ClaudioBass escreveu:Aí depende do que você quer fazer:

Se a idéia for estudar Erudito com intenções futuras de entrar numa orquestra, aí eu não recomendaria um Michael de 2.500 (VBM30), mas sim algo a partir de um série Ébano (VBM37) que custa em torno de uns R$ 4.000,00


Tenho um série Ebano; é bem legal... recomendo...
Vlad
Vlad
Membro

Mensagens : 2138
Localização : Sampa

http://instagram.com/vladcarvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por edumalta Sáb Out 24, 2009 2:08 am

O prazer de entrar aqui é ler as aulas da galera, principalmente do Cláudio !
Experiência é tudo na vida de um músico, tanto em relação a técnicas quanto a negociação de instrumentos.

Resumindo os posts.. assino o que o Cláudio e que os amigos disseram...
Se tem vontade de tocar acústico, compre um...
Comprar vertical p/ suprir a necessidade do acústico é perder tempo.

Eu já tive a mesma dúvida em relação aos verticais, mesmo já tendo um 4/4...
Na ocasião o Cláudio me ajudou muito.
Então fui ao EMT e testei os verticais do Germano.
São muito legais, muito mesmo... mas não era o que eu estava buscando.

Amigo Rafa, compre um acústico, vc vai se apaixonar pelo instrumento...

Aí surge a pergunta, toco elétrico, isso ajuda?
Vc poderia tocar piano, afinal, tocar qqr instrumento sempre ajuda.
Mas não queira ter a mesma execução que no elétrico... como já disseram, são instrumentos diferentes...

Faz mais de um ano que tenho acústico, ainda faço exercícios de iniciante... e quando toco por mais de 1:30 seguida, dá vontade de tirar meu ombro e braço fora...
Não é um instrumento fácil, do tipo, comprei vou sair tocando qualquer música. É um instrumento que necessita de muita disciplina do músico. Foi graças a ele que voltei a estudar todos os dias.

Eu recomendo a compra de um acústico e espero muito que você entre para o clube !

OBS: O Paulo Gomes está com um CB nacional por 3 mil e outro por 4500...
No ML tem um Nhureson por 3700...
Fora esses, temos os chineses que após uma regulagem e troca de cordas, dá pra estudar numa boa.
Eu tenho um nacional e um chinês... no momento estou usando mais o chinês, já que o nacional precisa de umas reformas...

Entre um Stagg e um chinês 3/4, eu compraria um chinês...

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por LuCaSbass Sáb Out 24, 2009 11:25 am

Concordo com o que o Claudio e o edumalta disse... Comprei um vertical de luthier e quando chegou usei durante os primeiros meses mas depois perdi o 'tesão' de tocar nele. Realmente é outro instrumento, ainda mais o meu que nao tem escala de acústico...
Resumindo, estou comprando um acustico chines agora... Vou dar uma geral nele, trocar as cordas e etc... Como eu quero tocar popular, acho que vai me atender bem durante um bom tempo. Usarei arco somente para alguns estudos, já que é meio essencial ara estudar afinação.
No fim, vou ficar com o vertical tbm... apesar de tudo eu gosto dele e tbm ele é uma mao na roda para ensaios e etc. Preciso trocar as cordas dele tbm(a mi desfiou - era Mauro Calixto), mas vou mante-lo no meu set.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por LuCaSbass Sáb Out 24, 2009 12:13 pm

Galera, pra quem nunca viu um acustico de 5 cordas em gig de jazz e bossa, está ai o Paulo Paulelli usando um 5 cordas:
https://www.youtube.com/watch?v=YWqOnTdTHhs
https://www.youtube.com/watch?v=JD3fKTk9SDY
https://www.youtube.com/watch?v=fBgU5GYsbwY
https://www.youtube.com/watch?v=SUNBFE1Sz5U

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Claudio Sáb Out 24, 2009 8:12 pm

^ No Youtube e em DVD já vi aos montes... disse que nunca vi uma gig dessas ao vivo... a todos que vou os caras usam 4 cordas!

No detalhe... Paulelli usando cordas LaBella de Nylon... timbre muito bom!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Mauricio de Moraes Corrêa Sex Out 30, 2009 3:12 pm

ClaudioBass escreveu:
Rodolfo Katatau escreveu:
não basta apenas investir uma grana no instrumento, vc tem q se preparar para entrar no mundo dos acústicos.

Exatamente!

Até por que a realidade musical é outra. não da para compara com nada, Tem que tocar para sentir a onda (acho que está mais para maremoto rsrsrsrs).É começar do ZERO MEEEEEEEEEEEEEESMO.

A unica coisa que fica é a parte teórica, se você não tiver isto; não tem nada.
Tocar acústico é suar a camisa (sem e menor força de expressão) e derreter o cérebro (de tanta concentração) em busca da afinação perfeita (que nunca vai acontecer). Em resumo é troço de maluco. affraid

Estou achando muito legal, mas um instrumento não temperado (sem trastes) como o Violino , Cello, Viola erudita e contrabaixo Acústico é para poucos.

Exige mUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUito do músico.
Mauricio de Moraes Corrêa
Mauricio de Moraes Corrêa
Membro

Mensagens : 82
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Achiles Dom Nov 01, 2009 4:36 pm

Oi Claudio, na realidade Contrabaixo Acústico , Upright Bass e contrabaixo são o mesmo instrumento.(http://en.wikipedia.org/wiki/Double_bass) o "eletrico" é normalmente chamado de EUB (electric upright bass)na grande maioria das vezes utiliza piezo para a captação.O acustico tambem usa algums sitemas com piezo.tanto os "EUB" quanto os acusticos sofrem muito quando o assunto é arco devido ao tipo de vibração diferente do pizzicato (uma é vertical e outra é horizontal).Costumo dizer aos meus clientes que o acustico está para o EUB assim como o violão está para a guitarra eletrica.Saõ instrumentos distintos mas tendo só o EUB da pra fazer umas gracinhas no palco.Na minha lista os melhores são:Clevinger.NS design,Merchant e Azola.

Achiles
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 50
Localização : Brasilia -Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Claudio Dom Nov 01, 2009 6:34 pm

Eu não sei como isso funciona aí em BSB, mas pelo menos nas regiões sudeste e nordeste, percebo que há uma convenção pra "falicitar" a vida na hora de se referir aos respectivos instrumentos, pelo menos nas gigs esses termos são muito comuns. Quando dizemos Upright subentende-se a referência ao Contrabaixo Vertical Elétrico, e quando dizemos Acústico, subentende-se a referência ao vertical Acústico ou Doublebass ou "Gigante" ou ainda "Rabecão"... mesmo sabendo que o termo Upright pode ser usado tanto para o Vertical Elétrico quanto para o Vertical Acústico, fica claramente definido pra nós o tipo de instrumento, quando citam apenas os temos Upright ou Acústico.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Achiles Seg Nov 02, 2009 6:31 am

Raramente mas tambem é chamado de "doghouse" (casa de cachorro).
Pode ser uma convenção mas é bom saber que "upright bass " e baixo acustico são o mesmo instrumento,eu digo isso até mesmo para não haver confusão na hora das "pesquisas de internet".

Achiles
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 50
Localização : Brasilia -Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Rapha Avelino Sex Dez 04, 2009 10:11 pm

e ae galera...
abri o topico a muito tempo q nao dei mais as caras aqui heim...
bom a parada é o seguinte preciso compra um acustico urgente, porem é como eu ja dise em outro topico preciso de um pequeno SIM...
2/4 ou 1/8 alguem sabe aonde eu posso encontrar e pro um preço bem barato pois nao quero nada sofisticado nao...
valew...
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por LuCaSbass Sex Dez 04, 2009 10:14 pm

Ih cara, não é querendo te desanimar, mas nesse tamanho por esse preço, dificil viu! Esse tamanhos são 'custom', os baixos acusticos mais baratos(chineses) só aparecem em versões 3/4 e 4/4, pelo menos nunca vi outro tamanho =P

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Rapha Avelino Sex Dez 04, 2009 10:23 pm

eu achei da Blaver 2/4 e 1/8 aqui em sampa por R$ 2,500,00 mas sinceramente nao acho justo pagar esse valor sendo que tem michael por ai por R$ 1,500,00
e ambos sao chineses né...
por isso estou na correria...
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por LuCaSbass Sex Dez 04, 2009 10:41 pm

Ah eh? Nao sabia que encontrava facil esses tamanhos ai... Sobre o preço, dizem que o Blaver é melhor que o Michael!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Rapha Avelino Sáb Dez 05, 2009 8:51 pm

uma pergunta: entre o 3/4 o 2/4 e 1/4 a escala eh q muda ???
ou por exemplo sol eh sempre sol no mesmo lugar ??? tem gente q me fala q muda eh a escala mas tem q gente q me fala q oq muda eh a caixa acustica... afinal se eu tiver um 2/4 ou um 1/4 eu consigo tocar perfeitamente em um 3/4 ou 4/4 sem problemas ???
valew...
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por LuCaSbass Sáb Dez 05, 2009 8:54 pm

Rapha Avelino escreveu:uma pergunta: entre o 3/4 o 2/4 e 1/4 a escala eh q muda ???
ou por exemplo sol eh sempre sol no mesmo lugar ??? tem gente q me fala q muda eh a escala mas tem q gente q me fala q oq muda eh a caixa acustica... afinal se eu tiver um 2/4 ou um 1/4 eu consigo tocar perfeitamente em um 3/4 ou 4/4 sem problemas ???
valew...
Conseguir vc consegue, mas com um tempo de adaptação. Tem um amigo meu que veio ver meu acustico hoje e ele tem um 2/4(que era do Jorge Helder) e 'apanhou' um pouquinho. O tamanho da escala tbm muda e por isso a distancia das notas tbm muda.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Rapha Avelino Sáb Dez 05, 2009 8:58 pm

sakei...
caraca... tah td se voltando para eu comprar um 3/4 ja q eh oq quase todo mundo usa...
mas o 2/4 e o 1/4 sao tao praticos... kkk
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por LuCaSbass Sáb Dez 05, 2009 9:03 pm

Rapha Avelino escreveu:sakei...
caraca... tah td se voltando para eu comprar um 3/4 ja q eh oq quase todo mundo usa...
mas o 2/4 e o 1/4 sao tao praticos... kkk
Pois eh! hehe
Mas se vc achar 2/4 e gostar da pegada, vai fundo. É tudo uma questao de custume quando vc for tocar em um com outro tamanho.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Rapha Avelino Sáb Dez 05, 2009 9:12 pm

[/quote]
Pois eh! hehe
Mas se vc achar 2/4 e gostar da pegada, vai fundo. É tudo uma questao de custume quando vc for tocar em um com outro tamanho.[/quote]
Achar eu achei gostar eu gostei o problema eh o preço, naum acho justo pagar 2,500 em um instrumento chines q o proprio vendedor da loja diz q esta caro...
to tentando da Jahnke, mas ninguem lah tah afim de trabalhar eu acho, nao me respondem e-mail... nao tem telefone uahuahua
e lah tem oq eu quero deem uma olhada...
http://www.jahnke.com.br/index.php?page=shop.product_details&category_id=125&flypage=flypage.tpl&product_id=180&option=com_virtuemart&Itemid=53
abratz...
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Rapha Avelino Sáb Dez 05, 2009 9:19 pm

BOA, acabei de falar com o cara... os intrumentos sao chineses da marca Yanke sei lah algo assim... ele traz o 2/4 e o 1/4 somente por encomenda... o preço de 1.800 para um 2/4 e o preço de 1.600 para o 1/4 ele me da desconto porem nao me disse o desconto e ele precisa de 50% do valor de sinal para fazer a encomenda...
agora resta saber...
sera si eh ?
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por LuCaSbass Sáb Dez 05, 2009 9:53 pm

Yanke? Nunca ouvi falar! Se me permite sugestao:
http://www.abcmusical.com.br/loja_virtual65/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=3212
Não tem 2/4, mas to cada dia mais gostando do baixo. Como qualquer chines precisa dar uma regulada e trocar as cordas quando comprar, mas hoje mais um amigo meu baixista veio testar ele e gostou bastante(ja foram 5, incluindo um luthier), e todos falaram que foi o melhor chines que ja viram. Posso ter dado sorte, mas acho que eh mais 'seguro'.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Rapha Avelino Dom Dez 06, 2009 9:21 pm

e o braço eh gordo igual os blaver´s ou mais fino ???
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por LuCaSbass Dom Dez 06, 2009 9:25 pm

Rapha Avelino escreveu:e o braço eh gordo igual os blaver´s ou mais fino ???
Nao conheço os Blaver, mas ele é gordo sim... mas isso luthier da jeito! Mas ja to acostumando, acho que nem vo mandar afinar... E tbm não espere que esses outros sejam finos tbm...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Rapha Avelino Qua Dez 09, 2009 2:43 am

entaum
cheguei a conclusao q tenho q comprar um 3/4 mesmo uahauhua fazer oq... porem gostaria de comprar um Blaver USADO, talvez dessa forma me saia mais barato... gostaria de saber quem sabe por ai aonde tem e tals, loja ou nao loja, tbm estou de olho no michael do Sá... porem tem cada vez mais pessoas falando mal dele
=/
valew...
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Convidado Qui Dez 10, 2009 7:09 am

Cara, acho que vc não se arrepende se pegar o Michael do Sá Very Happy

Os chineses são bem parecidos. Com uma regulagem e cordas novas, todos tem mais ou menos o mesmo resultado...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Claudio Qui Dez 10, 2009 7:36 am

Concordo... todos parecidos... o que diferencia são aqueles que tem faixa e tampo em madeira sólida, mas o resto... todos iguais!

Nesses baixos de procedência chinesa, você tem que verificar direitinho é o alinhamento do Espelho, o posicionamento da Alma e a colagem. Se esses três itens estiverem OK, você pode comprar um bom jogo de cordas e levar num Luthier pra regular... a partir disse todos eles ficam iguais!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Rapha Avelino Qui Dez 10, 2009 9:00 am

ueh sá tu nao tava suspenso kkk
zuera... entaum os blaver´s tem tampo solido sim... segundo o paulo gomes e o fernando aqui de sampa, eu nunca deveria pensar em pegar um michael mas um blaver sim...
calma sá eu sei como luthier eh e eu estou a procura de preço tbm calma calma... estou correndo atraz da grana pra comrpar o teu neh uahauhua
bom mas realmente se eu nao conseguir esse dinheiro vou ter q comprar em outro lugar parcelado e ai é que eu fico na duvida...
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Claudio Qui Dez 10, 2009 9:07 am

Rapha... não é todo Blaver que tem tampo sólido não... a maioria dos que custam na faixa de até 2K, têm tampo laminado mesmo. Por fotografia, alguns até parecem ser sólidos, mas ao vivo é que você constata o laminado. Existem baixos chineses com tampos sólidos, mas em lojas você não acha por menos de 3K... em geral, chegam a custar 3.5K.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Convidado Qui Dez 10, 2009 9:08 am

Rapha, fica tranquilo cara!

O importante é vc pegar um bass que te deixe satisfeito... Boa sorte aí na escolha! up

Qualquer coisa tamos aí!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Convidado Qui Dez 10, 2009 9:12 am

Algumas pessoas trocam o tampo do Chinês...

Um amigo meu comprou um Michael desses (usado, barato tb) e trocou o tampo e as laterais com o luthier Jonas aqui do Rio. O resultado ficou ótimo, e ele gastou mais ou menos 3k no baixo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Claudio Qui Dez 10, 2009 9:19 am

^ Isso é uma coisa que eu acho que não vale tanto a pena assim... quando comprei o meu, veio das mãos de um amigo que comprou na fábrica da Michael em BH, ele mandou pro Luthier pra trocar o tampo, o estandarte, o cavalete e o espelho (pra tirar aquela curvatura/bico horroroso da corda MI)... o cara pagou 1.700 no baixo, e bastou mais de 1.500 de Luthier... e acabou me vendendo no sufoco pelo preço de compra, 1.700. Neste caso, seria mais fácil partir logo pra compra de um baixo com tampo e faixa sólidas... essa operação de troca de pampo e faixa, encarece muito o instrumento, e na hora que você precisar vender, ele vai ser avaliado como um chinês... não importa se você mandou trabalhar o tampo... por isso é que acho que não vale muito a pena!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Convidado Qui Dez 10, 2009 9:25 am

Claudio, confio muito no que vc disse, faz todo o sentido!

Eu não entendo muita coisa sobre o baixo acústico, aproveito pra aprender com as suas recomendações...

Por isso acho que o meu tá barato, dificilmente vc acha um chinês com esse preço hehe

Foi mal pelo jabá!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Ivanov_br Qui Dez 10, 2009 9:34 am

O preço tá bom Sá!

E eu to indo pro Rio dia 22... mas de qq forma, teria que despachar aqui pra PoA...

E tô lisinho ... total finacial crisis!!! Dubai é aqui!!!

Que pena, poi so preço tá legal.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Rapha Avelino Qui Dez 10, 2009 12:51 pm

o acustico do sá esta 90% na minha mira o lance mesmo é soh eu descolar a grana, mas ja estamos entrando em acordo nessa kestao
=)
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Convidado Qui Dez 10, 2009 12:52 pm

Opa!! Aguardo suas MPs ou emails! hehehehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Claudio Qui Dez 10, 2009 2:47 pm

Sá Reston escreveu:
Foi mal pelo jabá!

Pô Sá, agora a galera tá sabendo do jabá Smile brincadeira!!!

Falando sério agora, a idéia é tirar essa mística que os baixos chineses carregam hoje, por erros que aconteceram no passado. Quando esses baixos começaram a pintar por aqui, eram instrumentos com péssima construção, feitos a base de compensado, eram beeeem pesados e quase não saia som... exigia uma captação muito boa pra se ter um mínimo de um instrumento desses.

Não que hoje os chineses sejam um primor de construção, vários deles são bem construídos, mas muitos ainda deixam a desejar. O que não podemos negar, é que em termos de peso e sonoridade, essa nova geração de chineses melhorou absurdamente, hoje, um baixo chinês construído com laminado, todo reguladinho e com um bom cavalete e jogo de cordas, você consegue tirar um som bem satisfatório e sem precisar de captação (é claro que pra tocar com banda é necessário captação pra qualquer Baixo Acústico), coisa que não acontecia no passado.

Quando o Edson aqui do Fórum estava buscando um Acústico, eu fui com ele a várias lojas e particulares onde estavam vendendo os instrumentos. Pude montar e testar os Cremona, Parrot, Blaver, Mavis, Guarnieri, Michael, Schettini e outros que nem lembro a marca. Todos esses baixos têm a mesmíssima origem, China. O que difere entre eles é *apenas* o acabamento e o cuidado na hora da montagem. Chegamos a ponto de pegar 2 baixos Cremona numa mesma loja. Um estava em perfeito estado, pronto pra colocar cordas, regular altura e tocar e o outro estava com o espelho em desalinho com o estandarte e apresentando acentuada concavidade no fundo.

Enfim... pra quem está querendo começar a se aventurar no Acústico pra tocar Popular, MPB, Bossa-Nova, Jazz, Instrumental...., na hora de comprar o instrumento, preste atenção nesses detalhes... colagem, alinhamento do espelho, estandarte, posicionamento da alma. Se tudo isso estiver OK, então pode comprar sem sustos, compre também um bom jogo de cordas, um bom captador e leve num Luthier pra que ele faça os ajustes necessários. Certamente terás em mãos um instrumento que atenderá suas necessidades...

Agora... se suas pretensões visam o estudo Erudito, tocar com Arco, ingressar em Orquestras de porte, tocar sem captação, só com microfonação e coisas do gênero, aí é provável que qualquer um dos chineses citados apresentem algumas deficiências, principalmente com relação ao som de madeira, timbres em médios.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acústico ou Upright - Qual Comprar? Empty Re: Acústico ou Upright - Qual Comprar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos