EFX Soviet MUFF - Review

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

EFX Soviet MUFF - Review

Mensagem por Renato Aversari em Qua Jan 20, 2016 11:41 pm

Bom pessoal, estou aqui para fazer um review do EFX Soviet MUFF, uma versão Custom do BIG MUFF PI RUSSIAN da EHX, feito pelo Eugênio, já muito citado aqui no fórum.

Para início de conversa, segue o link onde se encontra o pedal: http://efxpedais.com/loja/produtos/overdrivesedistorcoes/soviet-muff/

Já havia tocado em alguns pedais do tipo MUFF, inclusive em 2 da EHX. Sou apaixonado pelo timbre que os MUFFs produzem. Como o meu orçamento não estava lá essas coisas todas, após ter visto a opinião das pessoas que compraram o Soviet MUFF, bem como após ter visto a qualidade dos pedais produzidos pelo Eugênio (testei um Maximizer), decidi apostar nas cegas no pedal.
Conforme informado no site o prazo para entrega é de até 3 semanas. O pedal chegou perfeitamente no prazo.

Agora vamos ao que interessa:

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: Achei a arte do pedal bonita, apesar de não ter gostado do fato de ser adesivo, e não uma pintura. A pintura do pedal é toda cinza e o adesivo vem por cima dela.
O pedal é de metal, forte, robusto e bem construído. A alimentação é 9v, padrão BOSS. O swich é resistente, assim como os KNOBs. O ponto negativo na construção são a entrada e a saída P10, que são de plástico. O Eugênio poderia ter feito de metal.

TESTE DE SOM: UUOOOOWWWW!!! Liguei o pedal com os KNOBs em flat. O resultado foi que minha caixa quase estourou. O KNOB de volume oferece um ganho absurdo na saída. Tive que diminuir imediatamente. Meu baixo é ativo e tem uma saída bem forte, e estava mais ou menos na metade, o qual abaixei um pouco.
Este KNOB do volume não afeta em nada a distorção, mas apenas o nível de saída do pedal, ou seja, dá um Boost legal no som. Tive de deixar o volume em entre 9h e 10h. Cumpre ressaltar que o Pedal é totalmente TRUE BY PASS. Ponto para o Eugênio, já que nenhum dos MUFFs da EHX que já toquei eram tão isentos de ruído quanto essa belezura.

Já o KNOB de Tone é muito responsivo, e afeta totalmente o som do pedal, diferentemente de muitos pedais de saturação que já testei. Este botão é muito responsável pelo timbre que se tira do pedal. No mínimo o som fica bem grave e gordo. Se alguém se preocupa com perda de Low End, essa preocupação você não precisa ter com o Soviet MUFF. No máximo o som fica muito estridente, e aqui sim você sente que os graves te abandonam um pouco, o que logicamente é uma consequência bem normal de acontecer quando se alopra nos agudos de um controle duplo LOW/HIGH. Quando o tone fica na posição de 12h o pedal equilibra bem os graves e os agudos, sem perder muito de Low End. Eu particularmente gostei do som na posição de 11h. Na verdade, qualquer configuração entre as posições de 10h e 2h são agradáveis. Além disso eu achei muito extremo, e o som fica ou gordo demais ou estridente demais.

O KNOB Sustain é o outro grande responsável pelo timbre do pedal. No mínimo a saturação já seria forte o suficiente para muitos baixistas. O pedal é verdadeiramente um High Gain. No máximo o pedal satura o seu som ao extremo. Um Fuzz bem sujo mesmo, que a depender dos acordes que se toca, transforma seu baixo em uma guitarra, mas pasmem, com um Low End incrível. Eu particularmente gostei muito de brincar com o sustain alto, não no máximo, mas algo na posição de 2h. Outro ponto positivo desse pedal é que mesmo com o Sustain no talo a definição de notas é clara. Mesmo tocando Power Chords é possível distinguir as notas tocadas.

Outra coisa que percebi foi que o nível de entrada no pedal altera significativamente o nível de saturação do mesmo. Com a entrada bem baixa, a saturação dele diminui consideravelmente, mas mesmo assim continua meio suja, algo como um overdrive bem acentuado. Com a entrada alta a resposta muda bastante, sendo que o Sustain satura muito o som. O nível de integração entre os KNOBs de Tone e Sustain são bem relevantes, de forma que o Tone altera significativamente o resultado da Saturação conferida pelo Sustain.

CONSIDERAÇÕES: Havia muito eu buscava um pedal High Gain para Baixo que não cortasse os meus graves. Low End não é problema com esse pedal. Em termos de som posso dizer que ele superou em muito as minhas expectativas. Não fica por baixo nem um pouco dos MUFFs da EHX, e em alguns pontos chega a superá-los, como o ganho de saída, o fato de ser TRUE BY PASS e a definição das notas mesmo com a saturação extrema.
Esse pedal é poderoso, e como o próprio Eugênio descreve em seu site, esse pedal representa todo o poder soviético da sonoridade MUFF.  Twisted Evil

Em termos de custo-benefício não há nem o que se falar. O pedal custa apenas R$ 263,00. Posso garantir a qualquer pessoa que você não encontrará nenhum produto dessa qualidade por esse preço. Atirei no escuro e acertei em cheio. O som do pedal é muito quente.

Depois de 3 horas ininterruptas testando o pedal o a única indagação que restou na minha cabeça foi: "Como eu toquei todo esse tempo sem você?"
Não sai do set jamais.

Vai uma foto ai para vocês verem.

" />

Renato Aversari
Membro

Mensagens : 29
Localização : João Pessoa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: EFX Soviet MUFF - Review

Mensagem por Giuliano em Qui Jan 21, 2016 12:18 am

sei, mas cadê o áudio?
lol!

Giuliano
Membro

Mensagens : 1018
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: EFX Soviet MUFF - Review

Mensagem por Renato Aversari em Qui Jan 21, 2016 12:22 am

Giuliano escreveu:sei, mas cadê o áudio?
lol!

Ainda não pude gravar. Em breve gravarei algo no home studio de um amigo. Gravação de celular fica nojento.

Renato Aversari
Membro

Mensagens : 29
Localização : João Pessoa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: EFX Soviet MUFF - Review

Mensagem por Ivanov_br em Qui Jan 21, 2016 12:28 am

Show de bola, cara. Aguardamos o som!!!

Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 5593
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.myspace.com/bustamanteivan

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: EFX Soviet MUFF - Review

Mensagem por Giuliano em Qui Jan 21, 2016 1:24 am

Renato Aversari escreveu:
Giuliano escreveu:sei, mas cadê o áudio?
lol!

Ainda não pude gravar. Em breve gravarei algo no home studio de um amigo. Gravação de celular fica nojento.

Legal, gostei das observações. É que eu to justamente pensando em comprar esse pedal, inclusive já pedi um preço com a opção de blend, aí eu vim seco pra ouvir alguma coisa, mas já valeu.
Tô na expectativa aqui, se puder gravar algo, eu agradeço.

Giuliano
Membro

Mensagens : 1018
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: EFX Soviet MUFF - Review

Mensagem por JAZZigo em Sab Jan 23, 2016 11:38 pm

Apesar de não ter citado exatamente qual é a versão do Russian Big Muff em que o Eugênio Gregório se baseou para fazer o EFX Soviet Muff, pelo entusiasmo do amigo Renato, esse fuzz deve rugir mais bonito que o Electro-Harmonix Nano Bass Big Muff Pi, cujo timbre, segundo a própria EHX, "inspired by the battle-tank green, Russian Big Muff and a classic Big Muff Pi layout of Sustain, Tone and Volume controls, it provides sounds ranging from a slight but satisfying grit to an over-the-top wall of bass fuzz". Bom, estou só esperando o amigo postar a áudio prometida, para um tira-teima com o Electro-Harmonix/Sovtek Black Russian Big Muff Pi DMT Custom Shop 4 Seasons Mod, o Electro-Harmonix/Sovtek Big Muff Pi - Green/Civil War Russian V3 e o fraquinho Electro-Harmonix Nano Bass Big Muff Pi.  Basketball


JAZZigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 10346
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: EFX Soviet MUFF - Review

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum