Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes

Página 10 de 20 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 15 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Monisom Sex Out 03, 2014 5:36 pm

Ruds escreveu:Esse crossover não é uma boa. Melhor usar um tipo o DF652TI. Certifique-se de que seja adequado para woofer e driver de 8 ohms. Use atenuação de uns 4dB pro DT150.
Optei por esse divisor específico com corte em 5,2khz pois pensei em deixar o falante em full range e como esse driver não é muito potente ele serviria apenas para acrescentar um pequeno brilho ao sistema.

E quanto ao duto eu já descontei o volume dele tambem. Mas vc falou para rever ele por qual motivo? Eu optei por esse formato pensando na estética da caixa também...

Monisom
Membro

Mensagens : 15
Localização : Cidreira-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Out 03, 2014 9:00 pm

Monisom escreveu:E quanto ao duto eu já descontei o volume dele tambem. Mas vc falou para rever ele por qual motivo?
Mudança na sintonia da caixa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Jean Werlang Ter Out 07, 2014 9:16 am

Ruds, estou quase finalizando minha caixa, em breve terei fotos para postar, modéstia a parte mas ela está ficando absurda hehehe

Estou em dúvida a respeito das conexões elétricas. Estou usando o 12pw5 e um jack p10 (sei que não é o ideal mas é a mesma saída do meu cabeçote)

Minha dúvida é a respeito das polaridades e se é indicado usar algum filtro ou algum outro tipo de circuito para fazer essa conexão ou só devo soldar os polos dos falante com os polos do jack.
Qual polo do falante deve ser ligado com qual polo do jack?
Muito obrigado mais uma vez pela paciência e pelo conhecimento, em breve poderei contribuir um pouco com a minha experiencia de ter botado a mão na massa Basketball
Jean Werlang
Jean Werlang
Membro

Mensagens : 74
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Out 07, 2014 12:52 pm

Jean Werlang escreveu:Estou em dúvida a respeito das conexões elétricas. Estou usando o 12pw5 e um jack p10 (sei que não é o ideal mas é a mesma saída do meu cabeçote)
Use pelo menos um jack fechado, pra evitar vazamento de ar. Ainda assim nada impede você de usar um cabo P10-SPEAKON.

Jean Werlang escreveu:Minha dúvida é a respeito das polaridades e se é indicado usar algum filtro ou algum outro tipo de circuito para fazer essa conexão ou só devo soldar os polos dos falante com os polos do jack.
Qual polo do falante deve ser ligado com qual polo do jack?
Se não houver corneta ou outro falante além do 12PW5, basta ligar o positivo dele no positivo do jack P10 (ponta). Nesse caso não precisa de filtro ou crossover.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Jean Werlang Ter Out 07, 2014 9:24 pm

Ruds eu fiz a conexão e ficou um chiado quando eu toco uma nota com um pouco mais de ataque, você tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?
Jean Werlang
Jean Werlang
Membro

Mensagens : 74
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Jean Werlang Ter Out 07, 2014 9:31 pm

Na verdade só não chia quando eu toco muito fraquinho
Jean Werlang
Jean Werlang
Membro

Mensagens : 74
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por SILVIAO Ter Out 07, 2014 11:18 pm

Ruds ,atualmente o Legend CB15bda Eminence continua sendo uma boa opção,a pouco tempo atrás, o pessoal da velha guarda sempre falava,compra um GK ou Hartke,ou um Valvulado, faz uma caixa com o CB15 e seja feliz.Hoje em dia ainda é válido este conselho ou temos melhores opções na mesma faixa de preço?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Out 08, 2014 10:48 am

Jean Werlang escreveu:Ruds eu fiz a conexão e ficou um chiado quando eu toco uma nota com um pouco mais de ataque, você tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?
Reveja as conexões/soldas da caixa. Verifique se o cabo que você está usando é próprio pra caixa acústica, e não cabo de instrumento. Veja se não tem nada solto na caixa, que possa estar vibrando.

Dependendo de como for esse chiado, pode ser que o falante esteja estragado.

Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Out 08, 2014 10:51 am

SILVIAO escreveu:Ruds ,atualmente o Legend CB15bda Eminence continua sendo uma boa opção,a pouco tempo atrás, o pessoal da velha guarda sempre falava,compra um GK ou Hartke,ou um Valvulado, faz uma caixa com o CB15 e seja feliz.Hoje em dia ainda é válido este conselho ou temos melhores opções na mesma faixa de preço?
O CB15 é um falante bom e versátil. Ele fica bem em vários tipos de caixa. Não é um falante moderno, mas mesmo assim tem um Xmax aceitável.

Dependendo do seu projeto, o Selenium 15PW5 pode ser uma melhor alternativa e mais barato. Ou mesmo o WPU1509.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por djmmaster Qua Out 08, 2014 11:30 am

Ruds! queria saber se tu poderia me ajudar, o assunto é um pouco diferente. tenho uma caixa de som (não para baixo, caixa de som normal) e o falante apresenta, pelo que parece, um empenamento no cone a bobina raspa um pouco quando o falante excursiona. mas tal fenomeno se manifesta em algumas frequencias somente (em torno de 320hz) em frequencias graves ele funciona perfeitamente, como se trata de uma caixa "vintage" e por ainda estar com o cone original (marrom) não gostaria de fazer um recondicionamento total. Estou meio perdido sobre o que fazer com o falante, se tiveres alguma dica ou idéia, eu ficaria muito grato
Obrigado!!

Obs.: o falante é de 10" com suspensão acustica e a caixa é selada (lando lb3100 drd) com divisor de 3 vias
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Out 08, 2014 12:59 pm

^ Se fosse problema de centragem da bobina, o problema deveria seria pior quanto mais baixa fosse a frequência. Ou mesmo que a bobina tivesse sido deformada, digamos por excesso de temperatura, não deveria ser tão seletivo em frequência assim esse problema. É estranho. Talvez possa ser algum componente do crossover que estragou. Não sei. Precisaria ver a caixa pra ter uma idéia melhor.

Acho que o jeito é levar numa assistência que trabalhe com conserto de falantes e caixas. E se o cone estiver em boas condições, é possível manter ele e só trocar o que estiver danificado (suspensão, aranha, bobina, crossover...).
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Jean Werlang Qua Out 08, 2014 2:21 pm

Vou trocar o fio interno da caixa e refazer as soldas então. Como de fato eu poderia diagnosticar se é o falante que está com problemas?
Jean Werlang
Jean Werlang
Membro

Mensagens : 74
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Out 08, 2014 4:24 pm

^ Testando a caixa e ouvindo. As vezes o problema também é visível. Por isso que só pelo fórum fica difícil saber o que é.

Tente também descartar qualquer outra possibilidade de defeito, tipo no baixo, pré/pedais, amp, e cabos.

Se depois de descartar todo o resto e de ter revisado a caixa e as soldas o problema persistir, só sobra o falante mesmo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Jean Werlang Qua Out 08, 2014 9:11 pm

Eu refiz a parte elétrica e o problema persiste, se eu microfonar o falante e te enviar um arquivo de áudio ajudaria em alguma coisa?
Jean Werlang
Jean Werlang
Membro

Mensagens : 74
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por djmmaster Qui Out 09, 2014 9:39 am

Obrigado Ruds, vou ver se dou uma olhada no crossover
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Out 09, 2014 2:00 pm

Jean Werlang escreveu:Eu refiz a parte elétrica e o problema persiste, se eu microfonar o falante e te enviar um arquivo de áudio ajudaria em alguma coisa?

Talvez. Poste aqui o link.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Monisom Ter Out 14, 2014 11:07 am

Olá, mais duas dúvidas me ocorreram agora:

-Quando eu abro a aba Signal no winisd, no parâmetro "Sistem imput power" eu devo colocar a potencia máxima do amplificador, ou devo dividi la por quatro, já que essa potencia vai ser distribuida entre os quatro falantes? É que quando eu coloco os 250w o parâmetro "driver cone excursion" vai muito além do xmax dos falantes. qual é a maneira correta?

-Na aba "vents" o que significa o parâmetro "end correction"? seria a taxa de cálculo para aplicar depois de calcular os dutos a que vc se referiu?

Monisom
Membro

Mensagens : 15
Localização : Cidreira-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Out 14, 2014 11:51 am

Monisom escreveu:-Quando eu abro a aba Signal no winisd, no parâmetro "Sistem imput power" eu devo colocar a potencia máxima do amplificador, ou devo dividi la por quatro, já que essa potencia vai ser distribuida entre os quatro falantes? É que quando eu coloco os 250w o parâmetro "driver cone excursion" vai muito além do xmax dos falantes. qual é a maneira correta?
A potência do "System input power" é a potência total que a caixa está recebendo, ou seja, é a potência que seu amplificador vai estar entregando. Se tiver 4 falantes, o WinISD já divide igualmente entre eles.

Numa caixa dutada, abaixo da frequência de sintonia é normal a excursão do falante disparar. Não se preocupe muito com isso. Se sua frequência de sintonia for baixa o suficiente - menor que uns 65Hz +-, isso não costuma ser um problema grave. Considere a excursão só acima da sintonia pra calcular a potência e SPL máximos da caixa.

Monisom escreveu:-Na aba "vents" o que significa o parâmetro "end correction"? seria a taxa de cálculo para aplicar depois de calcular os dutos a que vc se referiu?
Esse "end correction" é um fator de correção que depende do tipo de terminação do duto. Mantenha o padrão que é "one flanged end" (cerca de 0,73). Mas a correção que eu me referi é outra coisa, e deve ser feita após o WinISD aplicar a correção dele.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Monisom Ter Out 14, 2014 12:03 pm

Apliquei 250w, que é o que eu terei, e entre 90 e 100Hz mais ou menos a excursão foi de aprox. 2,5mm. isso chega a ser um problema?


Projetei 120l de volume líquido e sintonizei em 68Hz e coloquei dois dutos de 5cm x 25,4cm. e o winisd me deu um comprimento de duto de 4,39cm. o que vc acha?

.......estou com a madeira encima da bancada pra iniciar os cortes, mas sabe como é né, sempre pinta aquela dúvida de última hora hehehe....
Se vc puder me ajudar aí eu te agradeço.....hehe..

Monisom
Membro

Mensagens : 15
Localização : Cidreira-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Out 14, 2014 1:49 pm

Monisom escreveu:Apliquei 250w, que é o que eu terei, e entre 90 e 100Hz mais ou menos a excursão foi de aprox. 2,5mm. isso chega a ser um problema?
Não. Tá ok.

Monisom escreveu:Projetei 120l de volume líquido e sintonizei em 68Hz e coloquei dois dutos de 5cm x 25,4cm. e o winisd me deu um comprimento de duto de 4,39cm. o que vc acha?
Continuo achando que podia abaixar a frequencia de sintonia. Mas isso também é possível de ser feito depois, colando mais um pedaço de madeira pra alongar o duto.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Monisom Ter Out 14, 2014 2:10 pm

baixei para 65 hz e aumentei a área do duto por causa do air velocity que estava em mais de 20m/s

Agora está assim:

Volume: 120l
Tuning freq: 65Hz
Vents: 2 de 8cm x 25,4cm x 12,21cm (devo multiplicar esses 12,21 cm por 0,6?)
Signal: 250w
Air velocity: 13 m/s em 56Hz
Gain: 0db em 170Hz e -3db em 67hz

como está agora?

Monisom
Membro

Mensagens : 15
Localização : Cidreira-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Out 14, 2014 4:57 pm

^ Bem melhor.

E se 12,21 cm é o comprimento que o WinISD está sugerindo, vc deve multiplicar ainda por 0,6 sim.

Mas a largura do duto é essa mesma? qual será a largura da caixa?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Monisom Ter Out 14, 2014 7:13 pm

A largura externa será de 61,6 cm.

A largura interna da caixa é de 58 cm.

Coloquei uma divisão de 18 mm. no meio, separando em dois dutos, e em cada lateral tem mais uma chapa de 18 mm. que contorna toda a frente da caixa para servir de apoio para fixar a tela.
Essa chapa entra dentro dos dutos até o final deles para que os mesmos fiquem completamente lisos e retangulares internamente.

Eu fiz assim: coloquei no winisd a altura de 8 cm x 25,4 cm, que era a largura que eu teria em cada duto já descontados as duas chapas de 18 mm das laterais e mais 18 mm da divisão do meio.
Calculando tudo isso para volume e frequência desejados deu um comprimento de 12,21 que foi então multiplicado por 0,6 e  desse novo comprimento eu subtraí 1,8 cm referente a chapa frontal. Somei os 8 cm com a espessura da chapa de baixo e de cima do duto  somente para obter o volume que o duto ocuparia no interior da caixa.
Mas o comprimento total dos dutos se mantiveram com aqueles 1,8 cm subtraidos anteriormente pois eles se iniciam na parte externa da chapa da frente.

Bom não sei se consegui me fazer entender hehehe, mas é isso.

Monisom
Membro

Mensagens : 15
Localização : Cidreira-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Out 14, 2014 8:16 pm

^ Ok, parece que você tomou os cuidados necessários nas medidas. Então deve estar tudo certo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Monisom Ter Out 14, 2014 8:22 pm

Obrigado pelas dicas. Agora vou enfim iniciar a construção.....

Depois vem a segunda parte, uma caixa com 1x 15 para acompanhar.....

Monisom
Membro

Mensagens : 15
Localização : Cidreira-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Out 14, 2014 9:08 pm

^ E se tiver dúvidas, fique a vontade pra perguntar aqui.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Monisom Qua Out 15, 2014 4:43 pm

Amigo já que estou com a mão na massa vou partir agora para projetar a 1x 15 e pensei em usar o ESV 615 ou o ESV 650, ambos SNAKE para manter a mesma linha. O que você me diz desses modelos?

Pretendo ter um volume líquido de 110l, para ficar um pouco mais baixa que a 4x10, já que vou manter a largura e profundidade e consequentemente não ficar muito alto o empilhamento

Estive comparando os dois e as diferenças são poucas para uma diferença de preço bem significativa.

Então para começar a conversa o que você me recomendaria?

Monisom
Membro

Mensagens : 15
Localização : Cidreira-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Out 15, 2014 9:07 pm

^ Não tem motivo pra querer manter a mesma linha de falantes. Ainda mais quando se trata de duas caixas tão diferentes (4x10 e 1x15), que não se "combinam" mesmo.

Dito isso, eu não recomendo nenhum desses Snake aí. Pra esse volume, eu sugiro o Selenium 15PW5. Sintonia da caixa em torno de uns 46Hz.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Monisom Qui Out 16, 2014 6:24 pm

Bom partindo desse princípio refiz os cálculos e conclui que dá pra manter o volume em 120l mesmo, pois com isso eu ganho um pouquinho em extensão de graves...

Então está assim:
Selenium 15pw5

Vol: 120l
Tuning freq: 46 Hz
Vent diameter: 2 unidades de 6,5cm x 26,6 cm
Vent length: 29,89 cm
Air velocity: 12,5 em 36 Hz
Signal: 250w
Cone excursion está batendo os 6 mm por volta de 70 a 80 Hz
O gain está assim:
 0 db em 64 Hz
-3 db em 47 hz  
-6 db em 40 Hz

Fiz a comparação com os modelos Snake e o pw5 ficou mais linear.

Agora uma curiosidade minha sobre essa questão do comprimento do duto. É a primeira vez que ouço falar nesse novo cálculo de 0,6. Isso significa que o winisd calcula errado? E se ele calcula errado porque os desenvolvedores ainda não corrigiram? Me explique isso por favor pois está meio embassado pra mim esse detalhe.

Obrigado mais uma vez!!!

Monisom
Membro

Mensagens : 15
Localização : Cidreira-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Out 17, 2014 10:19 am

^ Já postei isso há um tempo aqui neste tópico. O WinISD não calcula dutos retangulares, especialmente os "slot ports", corretamente. Postei até o link do site do Boxsim, que é bem mais preciso nesse cálculo.

O WinISD é um software gratuito, que foi desenvolvido pelo LinearTeam, um grupo de desenvolvedores independentes (Finlandeses?) que nem sei se ainda existe. Ele não tem suporte nem atualizações. Já foi de grande valia eles terem lançado a versão Pro, mais completa. Mas eles não acertaram em tudo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Daniel Trespach Ter Out 21, 2014 4:58 pm

Tenho um cubo Warm Music Bass Pro 18, excelente, só que ele é grande e pesado, fica muito ruim de transportar e ocupa muito espaço no carro. Pensei em construir(ou mandar fazer) uma caixa acústica com o auto falante dele (Selenium) e comprar um cabeçote, pensei no Behringer BXD3000H pra ficar com um set mais "confortável" sem perder aquele som do falante de 18.
Fiz um até um projeto pra caixa e queria saber se é possível fazer isso

Projeto Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Caixa_18pol

Cubo Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Cubo

Daniel Trespach
Membro

Mensagens : 4
Localização : Osório-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Out 21, 2014 9:56 pm

Daniel, pelo que entendi você quer uma caixa mais portátil. Ok.

Mas antes, entenda que não exite isso de "som de falante de tamanho X". Além do mais, dificilmente uma caixa com falante de 18" seria algo portátil. E mesmo que você quisesse usar esse falante igual ao do seu cubo, teria que conhecer os parâmetros dele pra poder montar uma caixa adequada. Mesmo sem saber os parâmetros, eu tenho quase certeza que essa caixa que você pensou não vai ficar boa pra ele.

Então, pra saber qual resolveria seu problema, você antes tem que me dizer quais são suas necessidades com mais detalhes. Ou melhor, veja  essa postagem e tente responder o máximo que conseguir.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Daniel Trespach Qua Out 22, 2014 9:26 am

Na verdade eu tava procurando um cubo ou set de cabeçote+caixa que fosse mais leve e fácil de carregar (2X10 por exemplo), mas que não perdesse muita potência,por isso veio a ideia de aproveitar o falante desse cubo.

Daniel Trespach
Membro

Mensagens : 4
Localização : Osório-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Out 22, 2014 11:37 am

^ Dê uma boa lida neste tópico. Tem alguns casos de caixas 1x12" discutidas. Talvez uma assim te sirva.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Jean Werlang Dom Out 26, 2014 11:46 pm

Finalmente minha caixa está concluída. Muito leve, portátil e com uma pegada vintage muito estilosa. Projetada e construída para o falante Selenium 12pw5. Para os meus ouvidos não deixou nada a desejar comparada a minha XL 4x10. Em ensaios utilizo o volume 2 no meu head Hartke HA3500, e já inaugurada em PUB usei no volume 3 em uma casa que comporta mais ou menos 200 pessoas, falou alto e profundo, deu conta sozinha do recado. Graves bem profundos por ser uma caixa pequena com alcance por volta dos 56hz e médios aveludados por ser um falante de celulose. Não senti nenhuma falta de agudos, não utilizei nem acho necessário utilizar Tweeter, inclusive para o meu estilo e para o meu gosto removo um pouco de brilho na faixa dos 8khz no meu equalizador um pouco de High pass. Planejo no futuro implementar uma grade de proteção frontar, e um conector Speakon. Ela tem as medidas 47x41x36 para acomodar perfeitamente o Head e aproximadamente 51 litros, ela pesa certa de 14kg e com um pouco de esforço é possível carrega-la com apenas uma mão e cabe em qualquer porta-malas. Gastei próximo de R$ 120,00 para a construção da caixa e R$ 240,00 para comprar o falante, algo em torno de R$ 360.00 o custo final. Talvez algo em torno de 30 horas para execução.  O conjunto possui 300 Watts de potencia mas não consigo me imaginar usando mais do que 40% disso. A seguir vão as fotos desde o projeto ate a finalização. Muito obrigado ao Ruds e aos demais colegas baixistas do fórum por dividirem conhecimentos tão valiosos. Sintam-se a vontade para comentar, e fazer sugestões. E espero que a minha experiencia possa ajudar e encorajar novos aventureiros a botar a mão na massa.Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 2_Projeto_Sketchcup_1Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 2_Projeto_Sketchcup_2Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 DSCF3932Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 DSCF3934Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 DSCF3936Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 DSCF3938Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 DSCF3943Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 DSCF3946Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 DSCF3947Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 DSCF3949Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 DSCF3951Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 DSCF3953Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 DSCF3958Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 DSCF4001Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 DSCF4002Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 DSCF4005
Jean Werlang
Jean Werlang
Membro

Mensagens : 74
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por allexcosta Seg Out 27, 2014 7:04 am

Muito bom, Jean.

Alguma grade de proteção deveria ser colocada o quanto antes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Out 27, 2014 8:32 am

Parabéns, Jean! Excelente trabalho!

Eu acho que um ortofônico combinaria bem com esse acabamento "vintage".
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Jean Werlang Seg Out 27, 2014 2:52 pm

Ruds, você tem alguma indicação de loja online que venda tecidos ortofônicos?
Jean Werlang
Jean Werlang
Membro

Mensagens : 74
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Paulo Penna Seg Out 27, 2014 3:25 pm

Jean, eu comprei de uma cara no MercadoLivre. Entregou rápido e barato.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Paulo Penna Seg Out 27, 2014 4:43 pm

Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Out 27, 2014 8:44 pm

Jean Werlang escreveu:Ruds, você tem alguma indicação de loja online que venda tecidos ortofônicos?
Nunca comprei. Vai na dica do Paulo Penna.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Sáb Nov 01, 2014 6:55 pm

Ainda não iniciei o meu projeto... Estou com muitas dificuldades de encontrar as medidas... Mesmo tendo comprado o falante (12PW5), o drive (Selenium D202TI), crossover (Nenis DF372TI) e os aerodutos de 4"...

Sabe o que mais sinto falta, é de uma receita de bolo...
Encontrei projetos de caixas de 65, 60,50 e 40 litros... Entrei em contato por telefone, pedindo orientação a JBL e a mesma me passou como ideal a caixa com 20 litros e um duto de 3" com 5cm...

SOCORRO, NÃO SEI O QUE FAZER!

Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Paulo Penna Sáb Nov 01, 2014 8:21 pm

Jean, seria legal vc colocar mais alguns parafusos no tampão traseiro da caixa, e confirmar se está bem vedado, se não coloque um eva na junta.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Paulo Penna Sáb Nov 01, 2014 8:22 pm

Edvell escreveu:Ainda não iniciei o meu projeto... Estou com muitas dificuldades de encontrar as medidas... Mesmo tendo comprado o falante (12PW5), o drive (Selenium D202TI), crossover (Nenis DF372TI) e os aerodutos de 4"...

Sabe o que mais sinto falta, é de uma receita de bolo...
Encontrei projetos de caixas de 65, 60,50 e 40 litros... Entrei em contato por telefone, pedindo orientação a JBL e a mesma me passou como ideal a caixa com 20 litros e um duto de 3" com 5cm...

SOCORRO, NÃO SEI O QUE FAZER!

Velho, 20 litros deve estar errado.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Seg Nov 03, 2014 1:37 am

Paulo Penna escreveu:
Edvell escreveu:Ainda não iniciei o meu projeto... Estou com muitas dificuldades de encontrar as medidas... Mesmo tendo comprado o falante (12PW5), o drive (Selenium D202TI), crossover (Nenis DF372TI) e os aerodutos de 4"...

Sabe o que mais sinto falta, é de uma receita de bolo...
Encontrei projetos de caixas de 65, 60,50 e 40 litros... Entrei em contato por telefone, pedindo orientação a JBL e a mesma me passou como ideal a caixa com 20 litros e um duto de 3" com 5cm...

SOCORRO, NÃO SEI O QUE FAZER!

Velho, 20 litros deve estar errado.

Paulo,
Eu questionei exatamente isso... O menor tamanho de frente é 34cm por 34cm... Assim teria que tem uma caixa de 20cm de largura... Tudo muito apertado...

Resolvi fazer um cubo.... Ou melhor um dado de 39x39x39 (59L), isso externo... No interior vai ficar aproximado 55L e vou usar 2 ditos de 4" na parte trazeira com 17cm (orientação do Ruds).

Obrigado pela ajuda!
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Nov 03, 2014 12:49 pm

Edvell, se possível evite medidas iguais (39=39=39).
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por rafael.salturato Qua Nov 05, 2014 2:53 pm

Fala Ruds blz?
rafael.salturato
rafael.salturato
Membro

Mensagens : 5
Localização : Mogi das cruzes

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por rafael.salturato Qua Nov 05, 2014 3:03 pm

Cara estou com uma dúvida, estou com projeto de uma caixa com 2x8" com falantes 8pw7 em 8 ohms cada, se eu liga eles em paralelo vai ficar com 4 ohms e em serie 16 ohms correto, teria algum jeito pra deixa essa caixa ficar com 8 ohms?
rafael.salturato
rafael.salturato
Membro

Mensagens : 5
Localização : Mogi das cruzes

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Nov 05, 2014 4:44 pm

Não.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por rafael.salturato Qui Nov 06, 2014 11:03 am

Obrigado
rafael.salturato
rafael.salturato
Membro

Mensagens : 5
Localização : Mogi das cruzes

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 10 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 10 de 20 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 15 ... 20  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos