Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte II

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte II

Mensagem por frediani em Sex Out 28, 2016 7:49 pm

^Ruds fiz a simulação usando dois dutos de 4" a velocidade máxima do ar chegou a 22,5 m/s em 46,5hz. Porém o comprimento dos dutos ficou fora de um padrão comercial, será necessário deixar eles com 22,67cm.

Então resolvi fazer outra simulação utilizando duto quadrado, nas medidas 5 x 36,8 x 22,73 cm. Dessa forma consegui deixar a velocidade máxima do ar em 22 m/s em 48 hz.

36,8 cm é a medida de uma das laterais da caixa.

Este duto deve ficar com aproximadamente 4,8 litros de volume. Tenho que aumentar as dimensões da caixa para compensar este volume do duto?

Este duto quadrado pode ser na tampa traseira da caixa?

frediani
Membro

Mensagem por Ruds em Sab Out 29, 2016 8:44 am

frediani escreveu:^Ruds fiz a simulação usando dois dutos de 4" a velocidade máxima do ar chegou a 22,5 m/s em 46,5hz. Porém o comprimento dos dutos ficou fora de um padrão comercial, será necessário deixar eles com 22,67cm.
Esses dutos têm um encaixe para estendê-los usando um tubo de pvc desses simples que encontramos em lojas de material de construção. Só cortar um pedaço pra completar a diferença, lixar e colar. É bem fácil.

frediani escreveu:Então resolvi fazer outra simulação utilizando duto quadrado, nas medidas 5 x 36,8 x 22,73 cm. Dessa forma consegui deixar a velocidade máxima do ar em 22 m/s em 48 hz.
Pra calcular o duto retangular, você deve usar o programa Boxsim. O WinISD calcula errado esse tipo de duto.
Se for mesmo usar duto retangular você tem mais liberdade de escolher as dimensões. Então porque não aumentar um pouquinho e deixar a velocidade do ar abaixo dos 20m/s?

frediani escreveu:Este duto deve ficar com aproximadamente 4,8 litros de volume. Tenho que aumentar as dimensões da caixa para compensar este volume do duto?
Sim. O volume ocupado pelo duto não faz parte do volume interno da caixa e deve ser descontado.

frediani escreveu:Este duto quadrado pode ser na tampa traseira da caixa?
Sim.

Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por frediani em Dom Out 30, 2016 11:45 am

Bom dia

Estava pesquisando aqui no fórum e encontrei este post do Allexcosta de 11/07/2011

http://www.contrabaixobr.com/t17020-pictorial-de-winisd-e-discussao-geral-sobre-caixas-handmade

Em uma das imagens o Allexcosta escreveu o texto abaixo:

"O resultado final é uma curva boa, mantendo o ponto de 62hz (primeiro harmônico da Si grave) dentro da faixa de reprodução da caixa, o que garantirá uma Sizona com certa autoridade."

Fiz esta citação, pois no projeto da minha caixa estou com o seguinte resultado na curva -1dB está com 55hz.

Afinal existe uma tabela em hz das cordas do baixo?

62hz em -1dB é o suficiente para tocar a Sizona?

Caso seja o suficiente estou pensando em reduzir o volume da caixa do meu projeto para a curva chegue a este ponto.

frediani
Membro

Mensagem por Ruds em Seg Out 31, 2016 8:55 am

Não é exatamente uma tabela. Isso envolve as fundamentais mais graves do baixo e as características do sinal desse instrumento. A fundamental das notas mais graves no baixo têm pouca participação da potência do sinal, por isso a caixa não precisa reproduzir essas fundamentais com muita força.

Para que a caixa reproduza bem um Sizão ela tem que ter uma resposta (-3dB) de pelo menos uns 60Hz, que é +- onde fica a segunda harmônica da nota "si" grave no baixo. Foi o que o Alex falou nessa postagem. Veja que ele considerou o ganho de 1dB entre 100Hz e 200Hz, por isso pegou a frequência em que a curva corta -2dB como sendo o corte de -3dB da caixa.

Eu costumo recomendar -3dB em 60Hz como mínimo prum 5 cordas. É +- isso aí sim. 2Hz não é uma diferença significativa. Mas a caixa responder bem até uns 45Hz ou 50Hz não é um problema. Pode ser até desejável, se o baixista curte timbres mais "Reggae". Menos que 45Hz aí sim é problema.

Se for diminuir o volume só cuide com o comprimento do duto pra não obstruir a abertura interna dele.

Se você está disposto a fazer mais pesquisas sugiro ler este meu tópico, inclusive a parte I. Tem essa explicação e muitas outras dicas interessantes pra quem tá começando a projetar caixas.

Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Rafael Macedo em Ter Nov 08, 2016 1:47 am

Ruds escreveu:Rafael Macedo,

Você descontou a espessura da parede tb? Lembre que é volume interno, não externo. Interessa o volume de ar que tem dentro da caixa, não a madeira.

Confira o volume interno, depois ajuste a sintonia pra ter a resposta que você procura. 52Hz tá dentro do limite aceitável, mas acho que 55Hz vai ficar melhor com essa caixa pequena, especialmente por causa do comprimento dos dutos.

Dois dutos de 4" tá bom. Multiplique o comprimento que o WinISD indicar por 0,8 que você terá o comprimento do duto corrigido. Deve ficar entre uns 22cm e 26cm eu imagino.

Não esqueça de forrar o interior com espuma ou manta acrílica.

Boa noite Ruds.
Desculpa a demora, tive um problema com o computador de casa.
Refiz os calculos no winisd alterando e conferindo todos os valores, tanto do falante quanto da caixa.
Caixa com 55hz conforme me instruiu, conferi a litragem e estava certa com 44 litros, a caixa tem medidas internas de largura 29,9 altura 33,4 e profundidade 44,40cm.
Verifiquei tambem o comprimento do duto que deu 29,03 x 0,8 = 23,22cm para 2 dutos de 4" com Cross Area: 162,1cm^2, end correction: 0,732, 1st port resonance: 591,95Hz  Temperatura 20,00°c  Air Pressure 101325,0Pa   Sound Velocity 343,68m/s  Air density 1,20095kg/m^3

Agora fiquei com umas duvidas.
A caixa já tem 2 dutos de 2" com 10 cm de comprimento na frente, como a caixa é pequena e não tem muito espaço na frente terei que fechar os buracos do duto e abrir os dutos de 4" no fundo, será que fazer esta alteração não vou prejudicar a caixa? Acha que poderia dar certo ou é melhor parar por aqui?

Se for fazer os dutos de 4" no fundo eles ficarão atras do falante, não atras do ima, mas vão ficar atras do cone, pode ser feito assim? Em posts antigos voce explica que o duto não pode ficar totalmente atras do falante, mas neste caso fiquei na duvida.

Dutos no fundo e o falante fica bem no meio da caixa.

fundo caixa:    frente caixa:       lateral da caixa:
dutos              falante              
.---------.       .----------.          .------------.
| ( )      |       |  /''''''''\  |          |===c      /|
|      ( ) |       |  \___/  |          |           II  )
'---------'        '----------'          |===c      \|
                                            '-------------'

Desculpa o desenho e os tamanhos, mas não soube explicar.

Por curiosidade mudei o projeto para 2 dutos de 2" e o resultado foi: comprimento 5,40 x 0,8 = 4,32cm  End Correction: 0,732  Cross Area: 40,5cm^2   1st Port Resonance: 3182,04Hz  Temperatura 20,00°c  Air Pressure 101325,0Pa   Sound Velocity 343,68m/s  Air density 1,20095kg/m^3

É normal a velocidade ficar a mesma mesmo com dutos de polegadas diferentes?
O que eu posso fazer?

Mais uma vez muito obrigado e desculpa a amolação e os desenhos tambem

Rafael Macedo
Membro

Mensagem por Ruds em Ter Nov 08, 2016 9:35 am

Rafael Macedo escreveu:A caixa já tem 2 dutos de 2" com 10 cm de comprimento na frente, como a caixa é pequena e não tem muito espaço na frente terei que fechar os buracos do duto e abrir os dutos de 4" no fundo, será que fazer esta alteração não vou prejudicar a caixa? Acha que poderia dar certo ou é melhor parar por aqui?
No seu caso a caixa é tão pequena que não tem outro lugar pra colocar os dutos. Então deixe eles atrás da forma como você passou nos desenhos. Não é o melhor, mas é o que dá pra fazer. Se quiser melhor tem que montar outra caixa.

Rafael Macedo escreveu:É normal a velocidade ficar a mesma mesmo com dutos de polegadas diferentes?
O que você está vendo ali é a velocidade do som, que é de cerca de 340m/s. Esse valor não muda mesmo. Mas isso é diferente da velocidade do ar no duto. Essa você vê no gráfico "air velocity". Mas antes coloque um "system input power" que leve o cone ao limite da excursão.

Veja que com dois de 2" a velocidade fica acima da aceitável.

Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Rafael Macedo em Ter Nov 08, 2016 2:12 pm

Boa tarde Ruds!

Obrigado por tirar as duvidas!
Essa do ar me confundi ... vou fazer esse teste do air velocity quando chegar em casa

Sei que o melhor seria realmente fazer uma caixa nova, maior e do zero, mas acha que vale a pena fazer esta alteração?

Apenas para conferir, para fechar os furos da frente posso usar madeira mesmo certo? sei que terei que fixar bem e penso em não por reforço muito grande na parte de dentro para não mudar a litragem, pq a caixa já é muito pequena, tá certo dessa forma?

Rafael Macedo
Membro

Mensagem por Ruds em Qua Nov 09, 2016 9:11 am

Rafael Macedo escreveu:Sei que o melhor seria realmente fazer uma caixa nova, maior e do zero, mas acha que vale a pena fazer esta alteração?
Só você pode dizer. Depende de quanto esforço está disposto a empenhar na construção da caixa.

Rafael Macedo escreveu:Apenas para conferir, para fechar os furos da frente posso usar madeira mesmo certo?
O furo pode fechar com o que quiser, contanto que fique bem vedado e rígido. Normalmente fechar com um pedaço de madeira que fique bem justo e usar bastante cola é o jeito mais fácil.

Rafael Macedo escreveu:sei que terei que fixar bem e penso em não por reforço muito grande na parte de dentro para não mudar a litragem, pq a caixa já é muito pequena, tá certo dessa forma?
Faça os cálculos de quanto volume ocupam os reforços e você verá que é muito pouco, e eles são importantes. O que talvez não valha a pena é todo esse esforço pra colocar reforços, fazer buracos, tampar buracos, pra "recauchutar" uma caixa que não é a mais adequada. Se vai fazer tudo isso, porque não faz uma nova de uma vez?

Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Rafael Macedo em Qua Nov 09, 2016 9:59 am

Bom dia Ruds.

A questão de usar está caixa e não fazer uma nova seria apenas por grana mesmo, mas voce me ajudou muito e estou com mais vontade ainda de montar uma do zero.

Muito obrigado por toda a ajuda!

Abraço.

Rafael Macedo
Membro

Mensagem por Franco_bass em Qua Nov 09, 2016 5:09 pm

Rafael Macedo escreveu:Bom dia Ruds.

A questão de usar está caixa e não fazer uma nova seria apenas por grana mesmo, mas voce me ajudou muito e estou com mais vontade ainda de montar uma do zero.

Muito obrigado por toda a ajuda!

Abraço.

Não sou o mestre Ruds, mas será economia mais burra o colega fará, caso não refaça a caixa do zero. Já tens os componentes mais caros ( falante ).

Vai gastar o equivalente a 1/2 chapa. Serão 60,00 reais mais bem investidos da sua vida baixistica... hehehe. Compensado naval 18 ou 20mm se for fazer uma caixa inteira do zero. Carpete com 2 metros quadrados, 20 reais consegue revestir. Cantoneiras, dutos, parafusos, jacks, irá aproveitar da caixa velha. Veja se vendem 1/2 chapa aí na sua região.

Qualquer marceneiro faz pra ti os furos caso não tenha como faze-los. Qualquer estofaria encarpeta a caixa. Caso queira fazer há vários videos ensinando no Youtube de como colar carpete.

Se quiser algo mais elaborado pode fazer a caixa colada somente sem parafusos e com amarras de madeira/reforço de madeira no interior ( mais trabalho daí ).

Sinceramente eu esperaria e faria do zero.

Franco_bass
Membro

Mensagem por Rafael Macedo em Qua Nov 09, 2016 7:32 pm

Boa tarde Franco_Bass.

Não precisa ser o Mestre Ruds e fique tranquilo e toda ajuda e experiencia é bem vinda!

Agora eu sei que o melhor fazer uma do zero mesmo, não discordo! Só quis dizer que grana seria meu impedimento, mas ainda não vi valores de materiais para saber quanto gastaria, então não está descartada, muito pelo contrario ... agora é que preciso pesquisar um pouco mais.

Esta caixa (na verdade são duas iguais) eu ganhei de um amigo dj em um dia que comentei que iria comprar um gabinete e um falante para montar meu set, como tinha estes gabinetes vazios e precisa reduzir o espaço para os equipamentos ele me deu e ai fui pedir ajuda aqui ao Ruds para saber se conseguiria aproveitar.

Se desse certo com apenas algumas alterações otimo, mas pelo que o vi será melhor construir uma do zero mesmo.

Bom ... vou pesquisar valores ainda, mas acredito que daqui um tempinho vou montar uma.

Obrigado pelo conselho e pela estimativas de valores.

Rafael Macedo
Membro

Mensagem por Willian Casagrande em Seg Nov 28, 2016 3:11 pm

Olá, Ruds.
Comprei um Duovox 120B recentemente e estou procurando uma boa caixa para ele. Por conta dos custos e do peso (mais dos custos), estou atrás de uma 1x15 porreta para ele. Sou bem leigo em relação a isso, sei o básico, então gostaria de saber com o que tenho de me preocupar. O falante provavelmente vai ser um Eminence.
Ah, tenho 2 mil pilas pra gastar nela, mais ou menos.
Obrigado!

Willian Casagrande
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Ruds em Seg Nov 28, 2016 4:52 pm

Willian, você tem que se preocupar em aprender a fazer o projeto da caixa. Dê uma lida nesse tópico (parte I também) e em o que mais você encontrar de material. Veja os vários exemplos de caixas com falantes de 15" que temos aqui.

Pense também se vai querer via de agudos ou não.

Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Willian Casagrande em Seg Nov 28, 2016 5:08 pm

Beleza, vou ler, sim!
Obrigado!

Willian Casagrande
Colaborador
Colaborador

Mensagem por frediani em Qua Nov 30, 2016 3:57 pm

Boa tarde Ruds

Estou aqui novamente com mais duvidas para tirar:

Estou projetando uma caixa 1x12 com alto falante EROS-312-LC:

RESPOSTA DE FREQUÊNCIA                                    45 ~ 2.800 Hz
SENSIBILIDADE (@ 1 W, 1 m) - FREE-AIR                94,27 dB
POTÊNCIA MÁXIMA (RMS)                                        400 W
POTÊNCIA MUSICAL                                                800 W
IMPEDÂNCIA NOMINAL                                            4 ou 8 Ohms
RESISTÊNCIA,                                                        RE 3,1 ou 5,9 Ohms/Vcc
ÁREA DO CONE                                                      0,052 Sq.m
FREQUÊNCIA DE RESSONÂNCIA                               58,2 Hz
VOLUME EQUIVALENTE                                            41,81 L
Q MECÂNICO                                                          4,34 (Qms)
Q ELÉTRICO                                                           0,475 (Qes)
Q TOTAL                                                                0,428 (Qts)
PRODUTO                                                               BL 12,33 TM
NO (REFERENCIAL DE EFICIÊNCIA)                            1,16 %
COMPLIÂNCIA                                                          (CMS) 116,49 uM/N
MASSA TOTAL                                                         (MMS) 64,18 g
MASSA DIAFRAGMA                                                 (MMD) 57,69 g
EXCURSÃO CONE SEM DISTORÇÃO                           (X MAX) ± 6 mm
DENSIDADE DO FLUXO NO                                       GAP 9.440 Gauss

Fiz duas simulações de caixa conforme os gráficos abaixo:
caixa 1 linha branca: 48L 52,5hz
caixa 2 linha amarela: 44L 60hz

Qual dessas dois projetos você recomenda? Ou nenhum dos dois está correto?
Posso fazer uma caixa com duto de ar tipo régua conforme o desenho das ultimas imagens?

frediani
Membro

Mensagem por Ruds em Sex Dez 02, 2016 8:57 pm

frediani escreveu:Qual dessas dois projetos você recomenda? Ou nenhum dos dois está correto?
Recomendo o "caixa 1 linha branca: 48L 52,5hz". Resposta em frequência, SPL e velocidade do ar no duto estão todos bons.

frediani escreveu:Posso fazer uma caixa com duto de ar tipo régua conforme o desenho das ultimas imagens?
Esse é um duto retangular que usa uma das paredes da caixa. Em inglês é chamado de "shelf port" (se quiser pesquisar mais sobre ele).

Pode usar, mas pra isso você terá que calcular o comprimento do duto usando o software Boxsim, porque o WinISD não calcula esse tipo de duto corretamente.

Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por frediani em Dom Dez 04, 2016 3:35 pm

Ruds não consegui usar o boxsim.

O WinISD calcula corretamente o duto redondo? Pois em meu projeto está pedindo 2 dutos de 4" com 28cm de comprimento. Achei um pouco exagerado pra uma caixa de 12".

frediani
Membro

Mensagem por Ruds em Seg Dez 05, 2016 8:10 am

frediani escreveu:O WinISD calcula corretamente o duto redondo?
Não bem. Mas esse tem uma "thumb rule" que resolve a maioria dos casos. Multiplique o comprimento do duto circular calculado pelo WinISD por 0,8 pra ter o comprimento corrigido.

Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:06 pm

Conteúdo patrocinado

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: