Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte II

Página 9 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte II

Mensagem por Regis Rocha em Ter Ago 29, 2017 6:34 pm

Afonso..,. coloca um Lpad variável, encontra no Mercadolivre !
Regis Rocha
Membro

Mensagem por afonsodecampos em Qua Ago 30, 2017 8:30 am

Beleza Regis, tô me inteirando desse assunto revendo os dois tópicos. É que nunca pensei em usar drive, então nada sei mesmo (rsrsrs). Obrigado, vou procurar o Lpad no ML.
afonsodecampos
Membro

Mensagem por afonsodecampos em Qua Ago 30, 2017 9:49 am

Passei os dados para um vendedor do ML (Deve ser o fabricante Nenis) e ele me passou este modelo.

Divisor De Frequência Df372ti
afonsodecampos
Membro

Mensagem por afonsodecampos em Qua Ago 30, 2017 11:28 am

Regis Rocha escreveu:Afonso..,. coloca um Lpad variável, encontra no Mercadolivre !

Não encontrei nada em relação a Lpad variável no ML, inclusive o vendedor com quem estou negociando o Crossover nem sabe o que é isso affraid Mas encontrei aqui mesmo no Fórum um tópico bacana a respeito.

Meu primeiro divisor de frequência (com fotos) - Caixa montada. Concluído.

Neste mesmo tópico tem um link que explica e ensina a fazer um Lpad.

L-pad, atenuando a potência enviada para falantes
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Regis Rocha em Qua Ago 30, 2017 11:54 am

Procure por
Reostato Atenuador De Potência L-pad 100w (potenciômetro)
(acho q não pode postar link)
up
Regis Rocha
Membro

Mensagem por afonsodecampos em Qua Ago 30, 2017 12:22 pm

Opa, agora encontrei!

Mais caro que o falante Sad

Alguma outra alternativa? Como adicionar apenas um liga/desliga ou coisa parecida?
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Jean Werlang em Seg Set 04, 2017 11:17 pm

Tudo bem Rubs? Fiz uma caixa a algum tempo seguindo suas dicas. Agora quer fazer uma segunda caixa, mas essa bem pequena gostaria de tentar fazer com mais ou menos 36L. Consigo usar o 12PW5 com esse volume? Ou vc indicaria outro falante? Calculei esse volume do winISD para o 12PW5 a curva fica flat, mas precisarei usar duto de 15,5 cm. Desde já agradeço Laughing
Jean Werlang
Membro

Mensagem por Ruds em Ter Set 05, 2017 10:55 am

Jean, lembre que a caixa é um compromisso/equilíbrio entre:

1."Falar forte" (SPL)
2."Falar grave"
3.Ter volume menor (tamanho menor)

Se ganhar em um, perde em outro (ou nos outros). Não tem escapatória. Você quer ganhar no item 3...

Dito isso, não acho uma boa esse volume pro 12PW5 também porque os dutos não caberão na caixa, daí ou usa só um duto, ou aumenta sintonia. As duas opções são ruins.

Melhor procurar um falante diferente, provavelmente de 10", que fique melhor na caixa.  Veja os da Eros se não rolar importados. Mas pra acertar a questão de sintonia, comprimento do duto e extensão de graves, o "preço a pagar" será um SPL consideravelmente menor do que a sua 1x12 atual consegue alcançar (perde no item 1).
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Cauê Duarte em Seg Out 09, 2017 12:19 pm

Gostaria de compartilhar algumas fotos das minhas caixas reformadas, ficou tudo muito bom graças as dúvidas sanadas nesse tópico.

Cauê Duarte
Membro

Mensagem por edumoraes em Seg Out 09, 2017 2:30 pm

Cauê Duarte escreveu:Gostaria de compartilhar algumas fotos das minhas caixas reformadas, ficou tudo muito bom graças as dúvidas sanadas nesse tópico.

http://uploads.im/E1uZz.jpg][imghttp://sk.uploads.im/t/E1uZz.jpg[/img][/url]
url=http://uploads.im/h4AYH.jpg][imghttp://sj.uploads.im/t/h4AYH.jpg[/img][/url]
url=http://uploads.im/wy8vn.jpg][imghttp://sm.uploads.im/t/wy8vn.jpg[/img][/url]

Cara, que top esse lance das rodinhas e da alça, onde comprou isso?
edumoraes
Membro

Mensagem por Cauê Duarte em Seg Out 09, 2017 5:56 pm

edumoraes escreveu:
Cauê Duarte escreveu:Gostaria de compartilhar algumas fotos das minhas caixas reformadas, ficou tudo muito bom graças as dúvidas sanadas nesse tópico.

http://uploads.im/E1uZz.jpg][imghttp://sk.uploads.im/t/E1uZz.jpg[/img][/url]
url=http://uploads.im/h4AYH.jpg][imghttp://sj.uploads.im/t/h4AYH.jpg[/img][/url]
url=http://uploads.im/wy8vn.jpg][imghttp://sm.uploads.im/t/wy8vn.jpg[/img][/url]

Cara, que top esse lance das rodinhas e da alça, onde comprou isso?

Comprei na Penn Elcom. No site deles tem a parte de ferragens importadas que tem alguns modelos.
Cauê Duarte
Membro

Mensagem por SILVIAO em Seg Out 09, 2017 5:59 pm

^^2?
SILVIAO
Membro

Mensagem por SILVIAO em Seg Out 09, 2017 7:04 pm

Ruds tenho algumas perguntas:
O formato trapezoidal seria o mais adequado para caixas acusticas?
Esse formato quadrado ,comum em amplis de baixo não afeta a resposta de frequencias?
SILVIAO
Membro

Mensagem por Ruds em Qua Out 11, 2017 8:43 am

Essa questão de formato da caixa é um assunto complicado. Ela afeta sim, tanto por causa de ondas estacionárias dentro da caixa, quanto por causa da refração das bordas (do "baffle"). O trapezoidal (tronco de pirâmide) é mais interessante pra distribuir melhor as ressonâncias internas do que o paralelepípedo retângulo, por ter dois pares de paredes paralelas a menos. A questão é que provavelmente a diferença será pequena e a dificuldade de construir não compensaria. Além disso dá pra amenizar as ressonâncias internas usando material absorvente.

Por curiosidade, o formato ideal pra caixas é o esférico (ou mais precisamente o elipsoide de revolução). Mas além de difícil de produzir, ele não é muito prático de lidar.
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por SILVIAO em Qua Out 11, 2017 2:34 pm

Valeu Ruds.
SILVIAO
Membro

Mensagem por frediani em Sab Out 21, 2017 6:33 pm

Ruds boa noite.

Construi uma caixa 1x12 e estou sentindo falta de agudos.

O que seria melhor colocar um driver com corneta ou um super tweeter?

Quais os modelos que você indica?

frediani
Membro

Mensagem por Ruds em Seg Out 23, 2017 11:42 am

Driver. Sugiro os Selenium D100 ou D202ti. Corneta, se for comprar nacional, escolha a que se adequar melhor no espaço disponível na caixa.
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por afonsodecampos em Seg Nov 13, 2017 6:14 pm

Ruds e demais colegas, estou com dúvida entre dois falantes para um projeto 1x12 (Amp BH550), seriam o Eminence DELTA-12LFA da linha (Pro Audio) American Standard Series, com 500w RMS. E o Eminence LEGEND BP122 da linha (Guitar/Bass) Legend Series, com 250w RMS.

Já li muito sobre a relação entre Potência de Caixa X Potência de Amplificador e cada vez que retomo essas leituras fico mais confuso, hora o certo é sobrar potência no amp, hora o certo é o contrário.

Pelo que percebo a série Legend é a mais indicada mas ficaria com potência total (2 caixas 8Ohms) menor que a a potência do amp. Já com o 12LFA sobraria potência.

O que me dizem?

Minha irmã tá vindo nos visitar este final de ano e queria aproveitar para fazer a compra o quanto antes.
afonsodecampos
Membro

Mensagem por joabi em Seg Nov 13, 2017 6:24 pm

Eu também gostaria de ouvir a opinião do Ruds sobre esses modelos, mas tenho a impressão de que o LFA é mais legal. É praticamente a mesma especificação dos falantes da minha Bergantino.

joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por afonsodecampos em Seg Nov 13, 2017 6:30 pm

Pois é, os dois custam a mesma coisa, sendo que o LFA fala bem mais. O que eu queria mesmo era que ela trouxesse duas caixas pra mim, infelizmente o transtorno do transporte não ajuda, apesar de ser minha irmã... é um favor, dependo do SIM dela.

Me apaixonei mesmo foi por esse modelo aqui Trace Elliot ELF 1X10 300W
afonsodecampos
Membro

Mensagem por andremanel em Qua Nov 15, 2017 11:19 pm

Alguém já utilizou os falantes da Oversound? Estou querendo fazer um projeto 4x10 em 4ohms e estava pensando em utilizar os falantes da linha steel.
andremanel
Membro

Mensagem por Ruds em Sex Nov 17, 2017 8:41 am

afonsodecampos escreveu:Ruds e demais colegas, estou com dúvida entre dois falantes para um projeto 1x12 (Amp BH550), seriam o Eminence DELTA-12LFA da linha (Pro Audio) American Standard Series, com 500w RMS. E o Eminence LEGEND BP122 da linha (Guitar/Bass) Legend Series, com 250w RMS.
O delta tem uma sensibilidade maior e vai bem em caixas menores. Seria uma opção mais "moderna".
O legend fala mais grave se for colocado em uma caixa maior. Seria uma opção mais "vintage".

afonsodecampos escreveu:Já li muito sobre a relação entre Potência de Caixa X Potência de Amplificador e cada vez que retomo essas leituras fico mais confuso, hora o certo é sobrar potência no amp, hora o certo é o contrário.
Desencana disso. Potência é um dos parâmetros menos importantes de falante/caixas acústicas pra contrabaixo, e quase não tem relação nenhuma com a capacidade da caixa de produzir som.

andremanel escreveu:Alguém já utilizou os falantes da Oversound? Estou querendo fazer um projeto 4x10 em 4ohms e estava pensando em utilizar os falantes da linha steel.
São falantes decentes mas básicos. Eros são melhores.
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por andremanel em Sex Nov 17, 2017 5:58 pm

afonsodecampos escreveu:Já li muito sobre a relação entre Potência de Caixa X Potência de Amplificador e cada vez que retomo essas leituras fico mais confuso, hora o certo é sobrar potência no amp, hora o certo é o contrário.
Ruds escreveu:Desencana disso. Potência é um dos parâmetros menos importantes de falante/caixas acústicas pra contrabaixo, e quase não tem relação nenhuma com a capacidade da caixa de produzir som.

Essa é minha dúvida, com relação a potência. A questão da intensidade (volume) do som também está aliada a uma correta dimensão da caixa e dos dutos do projeto? Qual seria o parâmetro que mais pesa na compra do cabeçote?
andremanel
Membro

Mensagem por afonsodecampos em Sab Nov 18, 2017 10:33 am

afonsodecampos escreveu:Ruds e demais colegas, estou com dúvida entre dois falantes para um projeto 1x12 (Amp BH550), seriam o Eminence DELTA-12LFA da linha (Pro Audio) American Standard Series, com 500w RMS. E o Eminence LEGEND BP122 da linha (Guitar/Bass) Legend Series, com 250w RMS.
Ruds escreveu:O delta tem uma sensibilidade maior e vai bem em caixas menores. Seria uma opção mais "moderna".
O legend fala mais grave se for colocado em uma caixa maior. Seria uma opção mais "vintage".
Obrigado, Ruds! Vou ficar com o Delta então, meu objetivo maior é portabilidade.
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Ruds em Seg Nov 20, 2017 8:28 am

andremanel escreveu:Essa é minha dúvida, com relação a potência. A questão da intensidade (volume) do som também está aliada a uma correta dimensão da caixa e dos dutos do projeto?
Sim, o projeto da caixa como um todo e o volume de ar que o falante consegue deslocar (Vd) são os principais responsáveis pelo SPL máximo que a caixa consegue alcançar (nos graves). E se o amp não conseguir levar a caixa até o máximo, a sensibilidade da caixa é o mais importante pra obter maior SPL.

andremanel escreveu:Qual seria o parâmetro que mais pesa na compra do cabeçote?
Mudando de caixa pra cabeçote, aí a potência é importante, mas também não é o único fator. Tem que ver qual é o nível de distorção com que o cabeçote chega na potência declarada e se ele tem alguma "voz" que afeta a percepção de intensidade dele. Também se for valvulado pode dar a impressão de ser mais potente.
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 9 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: