Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" - Parte II

+89
RenanLima
flmeneses
joemesquita
SeuRafinha
Christian
Cantão
DiegoBueno
gpascutti
Fernando Zadá
NESCAU
lzeduardo
heenrique_bass
fBraga
JPedroG
CSergio
Gabriel Alves
wassis
Gabriel_cwb
isaias pereira
dcfinger82
fdynys
GugaJr
Nelson Bass
MPSGODOY
fheliojr
Renato Aversari
Bruno Rossi
jackdaniels
RiquedaViola
Adanleao
FelipeSL
lfssp
osmanfortes
ailtonbr
vjgomes
denis_gracia
EduBh1978
Edvell
Magnus Floriano
Mau
Glaucio97
rodlburigo
Ramos_83
Rafael0
jeremiasb
andremanel
emerbras
Sandro Levi
BigBoy
Dogwood
Dardo
Emerson C Gomes
Vagner19942010
JORGE BATALHA
SILVIAO
natoventura
Willian Casagrande
Jean Werlang
Rafael Macedo
monteirofn
Monisom
afonsodecampos
joabi
charles lopes kuster
Guga Ramone
fabiofrediani
Franco_bass
Eliseumohr
Regis Rocha
Alfs
edumoraes
frediani
RodrigoBR
Douglas Fernandes
Alambike
Klausberg Sampaio
Paulo Penna
LuizP.Alcantara
GeTorres
caiogas
RógerKlein
bass32
Mauricio Luiz Bertola
Ruds
Cauê Duarte
gustaff.schildt
allexcosta
Raul S.
lucvon
93 participantes

Página 9 de 16 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 12 ... 16  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Ter Ago 29, 2017 6:34 pm

Afonso..,. coloca um Lpad variável, encontra no Mercadolivre !
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por afonsodecampos Qua Ago 30, 2017 8:30 am

Beleza Regis, tô me inteirando desse assunto revendo os dois tópicos. É que nunca pensei em usar drive, então nada sei mesmo (rsrsrs). Obrigado, vou procurar o Lpad no ML.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por afonsodecampos Qua Ago 30, 2017 9:49 am

Passei os dados para um vendedor do ML (Deve ser o fabricante Nenis) e ele me passou este modelo.

Divisor De Frequência Df372ti
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por afonsodecampos Qua Ago 30, 2017 11:28 am

Regis Rocha escreveu:Afonso..,. coloca um Lpad variável, encontra no Mercadolivre !

Não encontrei nada em relação a Lpad variável no ML, inclusive o vendedor com quem estou negociando o Crossover nem sabe o que é isso affraid Mas encontrei aqui mesmo no Fórum um tópico bacana a respeito.

Meu primeiro divisor de frequência (com fotos) - Caixa montada. Concluído.

Neste mesmo tópico tem um link que explica e ensina a fazer um Lpad.

L-pad, atenuando a potência enviada para falantes
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Qua Ago 30, 2017 11:54 am

Procure por
Reostato Atenuador De Potência L-pad 100w (potenciômetro)
(acho q não pode postar link)
up
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por afonsodecampos Qua Ago 30, 2017 12:22 pm

Opa, agora encontrei!

Mais caro que o falante Sad

Alguma outra alternativa? Como adicionar apenas um liga/desliga ou coisa parecida?
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Jean Werlang Seg Set 04, 2017 11:17 pm

Tudo bem Rubs? Fiz uma caixa a algum tempo seguindo suas dicas. Agora quer fazer uma segunda caixa, mas essa bem pequena gostaria de tentar fazer com mais ou menos 36L. Consigo usar o 12PW5 com esse volume? Ou vc indicaria outro falante? Calculei esse volume do winISD para o 12PW5 a curva fica flat, mas precisarei usar duto de 15,5 cm. Desde já agradeço Laughing
Jean Werlang
Jean Werlang
Membro

Mensagens : 74
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Ter Set 05, 2017 10:55 am

Jean, lembre que a caixa é um compromisso/equilíbrio entre:

1."Falar forte" (SPL)
2."Falar grave"
3.Ter volume menor (tamanho menor)

Se ganhar em um, perde em outro (ou nos outros). Não tem escapatória. Você quer ganhar no item 3...

Dito isso, não acho uma boa esse volume pro 12PW5 também porque os dutos não caberão na caixa, daí ou usa só um duto, ou aumenta sintonia. As duas opções são ruins.

Melhor procurar um falante diferente, provavelmente de 10", que fique melhor na caixa.  Veja os da Eros se não rolar importados. Mas pra acertar a questão de sintonia, comprimento do duto e extensão de graves, o "preço a pagar" será um SPL consideravelmente menor do que a sua 1x12 atual consegue alcançar (perde no item 1).
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Cauê Duarte Seg Out 09, 2017 12:19 pm

Gostaria de compartilhar algumas fotos das minhas caixas reformadas, ficou tudo muito bom graças as dúvidas sanadas nesse tópico.

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 E1uZz
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 H4AYH
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Wy8vn
Cauê Duarte
Cauê Duarte
Membro

Mensagens : 99
Localização : São Caetano do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por edumoraes Seg Out 09, 2017 2:30 pm

Cauê Duarte escreveu:Gostaria de compartilhar algumas fotos das minhas caixas reformadas, ficou tudo muito bom graças as dúvidas sanadas nesse tópico.

http://uploads.im/E1uZz.jpg][imghttp://sk.uploads.im/t/E1uZz.jpg[/img][/url]
url=http://uploads.im/h4AYH.jpg][imghttp://sj.uploads.im/t/h4AYH.jpg[/img][/url]
url=http://uploads.im/wy8vn.jpg][imghttp://sm.uploads.im/t/wy8vn.jpg[/img][/url]


Cara, que top esse lance das rodinhas e da alça, onde comprou isso?
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Cauê Duarte Seg Out 09, 2017 5:56 pm

edumoraes escreveu:
Cauê Duarte escreveu:Gostaria de compartilhar algumas fotos das minhas caixas reformadas, ficou tudo muito bom graças as dúvidas sanadas nesse tópico.

http://uploads.im/E1uZz.jpg][imghttp://sk.uploads.im/t/E1uZz.jpg[/img][/url]
url=http://uploads.im/h4AYH.jpg][imghttp://sj.uploads.im/t/h4AYH.jpg[/img][/url]
url=http://uploads.im/wy8vn.jpg][imghttp://sm.uploads.im/t/wy8vn.jpg[/img][/url]


Cara, que top esse lance das rodinhas e da alça, onde comprou isso?

Comprei na Penn Elcom. No site deles tem a parte de ferragens importadas que tem alguns modelos.
Cauê Duarte
Cauê Duarte
Membro

Mensagens : 99
Localização : São Caetano do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por SILVIAO Seg Out 09, 2017 5:59 pm

^^2?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por SILVIAO Seg Out 09, 2017 7:04 pm

Ruds tenho algumas perguntas:
O formato trapezoidal seria o mais adequado para caixas acusticas?
Esse formato quadrado ,comum em amplis de baixo não afeta a resposta de frequencias?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Qua Out 11, 2017 8:43 am

Essa questão de formato da caixa é um assunto complicado. Ela afeta sim, tanto por causa de ondas estacionárias dentro da caixa, quanto por causa da refração das bordas (do "baffle"). O trapezoidal (tronco de pirâmide) é mais interessante pra distribuir melhor as ressonâncias internas do que o paralelepípedo retângulo, por ter dois pares de paredes paralelas a menos. A questão é que provavelmente a diferença será pequena e a dificuldade de construir não compensaria. Além disso dá pra amenizar as ressonâncias internas usando material absorvente.

Por curiosidade, o formato ideal pra caixas é o esférico (ou mais precisamente o elipsoide de revolução). Mas além de difícil de produzir, ele não é muito prático de lidar.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Emerson C Gomes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por SILVIAO Qua Out 11, 2017 2:34 pm

Valeu Ruds.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por frediani Sáb Out 21, 2017 6:33 pm

Ruds boa noite.

Construi uma caixa 1x12 e estou sentindo falta de agudos.

O que seria melhor colocar um driver com corneta ou um super tweeter?

Quais os modelos que você indica?
frediani
frediani
Membro

Mensagens : 59
Localização : Cornélio Procópio - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Seg Out 23, 2017 11:42 am

Driver. Sugiro os Selenium D100 ou D202ti. Corneta, se for comprar nacional, escolha a que se adequar melhor no espaço disponível na caixa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por afonsodecampos Seg Nov 13, 2017 6:14 pm

Ruds e demais colegas, estou com dúvida entre dois falantes para um projeto 1x12 (Amp BH550), seriam o Eminence DELTA-12LFA da linha (Pro Audio) American Standard Series, com 500w RMS. E o Eminence LEGEND BP122 da linha (Guitar/Bass) Legend Series, com 250w RMS.

Já li muito sobre a relação entre Potência de Caixa X Potência de Amplificador e cada vez que retomo essas leituras fico mais confuso, hora o certo é sobrar potência no amp, hora o certo é o contrário.

Pelo que percebo a série Legend é a mais indicada mas ficaria com potência total (2 caixas 8Ohms) menor que a a potência do amp. Já com o 12LFA sobraria potência.

O que me dizem?

Minha irmã tá vindo nos visitar este final de ano e queria aproveitar para fazer a compra o quanto antes.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por joabi Seg Nov 13, 2017 6:24 pm


Eu também gostaria de ouvir a opinião do Ruds sobre esses modelos, mas tenho a impressão de que o LFA é mais legal. É praticamente a mesma especificação dos falantes da minha Bergantino.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por afonsodecampos Seg Nov 13, 2017 6:30 pm

Pois é, os dois custam a mesma coisa, sendo que o LFA fala bem mais. O que eu queria mesmo era que ela trouxesse duas caixas pra mim, infelizmente o transtorno do transporte não ajuda, apesar de ser minha irmã... é um favor, dependo do SIM dela.

Me apaixonei mesmo foi por esse modelo aqui Trace Elliot ELF 1X10 300W
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por andremanel Qua Nov 15, 2017 11:19 pm

Alguém já utilizou os falantes da Oversound? Estou querendo fazer um projeto 4x10 em 4ohms e estava pensando em utilizar os falantes da linha steel.
andremanel
andremanel
Membro

Mensagens : 83
Localização : Aperibé, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Sex Nov 17, 2017 8:41 am

afonsodecampos escreveu:Ruds e demais colegas, estou com dúvida entre dois falantes para um projeto 1x12 (Amp BH550), seriam o Eminence DELTA-12LFA da linha (Pro Audio) American Standard Series, com 500w RMS. E o Eminence LEGEND BP122 da linha (Guitar/Bass) Legend Series, com 250w RMS.
O delta tem uma sensibilidade maior e vai bem em caixas menores. Seria uma opção mais "moderna".
O legend fala mais grave se for colocado em uma caixa maior. Seria uma opção mais "vintage".

afonsodecampos escreveu:Já li muito sobre a relação entre Potência de Caixa X Potência de Amplificador e cada vez que retomo essas leituras fico mais confuso, hora o certo é sobrar potência no amp, hora o certo é o contrário.
Desencana disso. Potência é um dos parâmetros menos importantes de falante/caixas acústicas pra contrabaixo, e quase não tem relação nenhuma com a capacidade da caixa de produzir som.

andremanel escreveu:Alguém já utilizou os falantes da Oversound? Estou querendo fazer um projeto 4x10 em 4ohms e estava pensando em utilizar os falantes da linha steel.
São falantes decentes mas básicos. Eros são melhores.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por andremanel Sex Nov 17, 2017 5:58 pm

afonsodecampos escreveu:Já li muito sobre a relação entre Potência de Caixa X Potência de Amplificador e cada vez que retomo essas leituras fico mais confuso, hora o certo é sobrar potência no amp, hora o certo é o contrário.
Ruds escreveu:Desencana disso. Potência é um dos parâmetros menos importantes de falante/caixas acústicas pra contrabaixo, e quase não tem relação nenhuma com a capacidade da caixa de produzir som.

Essa é minha dúvida, com relação a potência. A questão da intensidade (volume) do som também está aliada a uma correta dimensão da caixa e dos dutos do projeto? Qual seria o parâmetro que mais pesa na compra do cabeçote?
andremanel
andremanel
Membro

Mensagens : 83
Localização : Aperibé, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por afonsodecampos Sáb Nov 18, 2017 10:33 am

afonsodecampos escreveu:Ruds e demais colegas, estou com dúvida entre dois falantes para um projeto 1x12 (Amp BH550), seriam o Eminence DELTA-12LFA da linha (Pro Audio) American Standard Series, com 500w RMS. E o Eminence LEGEND BP122 da linha (Guitar/Bass) Legend Series, com 250w RMS.
Ruds escreveu:O delta tem uma sensibilidade maior e vai bem em caixas menores. Seria uma opção mais "moderna".
O legend fala mais grave se for colocado em uma caixa maior. Seria uma opção mais "vintage".
Obrigado, Ruds! Vou ficar com o Delta então, meu objetivo maior é portabilidade.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Seg Nov 20, 2017 8:28 am

andremanel escreveu:Essa é minha dúvida, com relação a potência. A questão da intensidade (volume) do som também está aliada a uma correta dimensão da caixa e dos dutos do projeto?
Sim, o projeto da caixa como um todo e o volume de ar que o falante consegue deslocar (Vd) são os principais responsáveis pelo SPL máximo que a caixa consegue alcançar (nos graves). E se o amp não conseguir levar a caixa até o máximo, a sensibilidade da caixa é o mais importante pra obter maior SPL.

andremanel escreveu:Qual seria o parâmetro que mais pesa na compra do cabeçote?
Mudando de caixa pra cabeçote, aí a potência é importante, mas também não é o único fator. Tem que ver qual é o nível de distorção com que o cabeçote chega na potência declarada e se ele tem alguma "voz" que afeta a percepção de intensidade dele. Também se for valvulado pode dar a impressão de ser mais potente.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Seg Dez 11, 2017 12:19 pm

Boas pessoal!
Demorou mas ficou pronta !!

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Q8ziU
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 LhowE
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 MSa14

Minhas primeiras impressões (fiz 3 shows c ela este fds)

Resposta incrivelmente plana. Volume absurdo. (precisei mudar todas as configs de eq, tanto no baixo (so usei n modo passivo) e principalmente no amp)

Único "senão" q percebi é que ela "projeta" mt p frente. Vc ouve absurdamentente bem a metros de distancia, mas na frente da caixa, parece q falta um pouco.
Acredito q substitui perfeitamente um set 1x15 + 4x10. Percebi q vai funcionar melhor p palcos grandes (essa foi minha primeira impressão)

falantes usados (todos eminence)

Legend CB15 8
Alpha 6 CBMRA (fundo fechado)
Tweeter BGH25-8 (com L-PAD variavel)

Crossover EAM - 3W12/820/5000 (tirei a atenuação nas vias de médio)
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por SILVIAO Seg Dez 11, 2017 8:30 pm

Fez algum video Regis?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Ter Dez 12, 2017 1:48 pm

Ate fiz mas o cel realmente não deu conta. Vou arrumar uma forma de gravar algo e coloca aqui p ter ideia
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por SILVIAO Ter Dez 12, 2017 6:20 pm

Ficou muito bem feita,edtilo profissional.Parabens.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Qua Dez 13, 2017 7:46 am

Regis Rocha escreveu:

Único "senão" q percebi é que ela "projeta" mt p frente. Vc ouve absurdamente  bem a metros de distancia, mas na frente  da caixa, parece q falta um pouco.

Percebi q vai funcionar melhor p palcos grandes (essa foi minha primeira impressão)


Você deve estar sentindo falta da resposta de média e alta frequência, por conta da pouca abertura da corneta e da altura física da caixa no palco (pouca diretividade) . Se der um jeito de direcionar toda a caixa para seu ouvido (para cima), deve resolver. Tente a solução das "Fender twin", ou coisa parecida tipo "Kickstand", que funciona.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Qua Dez 13, 2017 8:19 am

Regis Rocha escreveu:Boas pessoal!
Demorou mas ficou pronta !!

claps claps claps
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por andremanel Qua Dez 13, 2017 10:11 am

Estou pensando em fazer um projeto handmade junto com um técnico de som que faz os reparos dos nossos equipamentos. O cara é fera, deu vida nova ao meu Staner Bold 106, pois o bicho tá falando bem.
Pensei em fazer, inicialmente, uma caixa 4x10. Posteriormente faria uma 1x15. Ele está recomendando fazer uma de 4x12 e outra de 1x18. 
O que acham dessas recomendações?
andremanel
andremanel
Membro

Mensagens : 83
Localização : Aperibé, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por afonsodecampos Qua Dez 13, 2017 11:34 am

Legal o projeto, Regis... parabéns!

Dessa vez vou mesmo me aventurar num projeto desses, acabei de comprar dois Eminence DELTA-12LFA. Tive sorte de conseguir essas informações para o projeto:

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Zwxnq9

joabi escreveu:Eu também gostaria de ouvir a opinião do Ruds sobre esses modelos, mas tenho a impressão de que o LFA é mais legal. É praticamente a mesma especificação dos falantes da minha Bergantino.

Joabi, quais são as dimensões de sua caixa? Sabes a litragem dessa Berg?
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Qua Dez 13, 2017 2:41 pm

Mt obrigado Silvio, afonso !

Sandro... é exatamente por ae mesmo ! Eu inclusive fiquei com um pouco de receio que ela "sobrasse" medios e agudos, mas não. Realmente senti um pouco de falta nessa faixa mais alta.
Inclusive ja providenciei um outro Crossover p teste, agora com cortes em
2000Hz e 4500 Hz.

Deixando agora para o falante de 15 essa faixa de 820 a 2000 (que antes ficava para o de 6").
Pelo grafico da eminence, a resposta do CB158 é quae 10dB maior que o de 6" nessa faixa.
Acredito q terá maior resposta nessa faixa, e o médio ficará entre 2000 a 4500.
Para facilitar o entendimento:

Antes - 820 ~5000
novo - 2000 ~4500
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por jeremiasb Sex Dez 15, 2017 5:16 pm

Senhores,

Gostaria, por gentileza, de indicações de falantes, crossover e tweeter para construção de uma caixa dutada de 2x12", para ligar um PF-500 da Ampeg.

Agradeço pelas informações.
jeremiasb
jeremiasb
Membro

Mensagens : 11
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Dom Dez 17, 2017 10:54 am

Regis Rocha,

agora que você já comprou o crossover, teste pra ver o que você acha. Mas cortar um 15" em 2kHz é muito alto.


jeremiasb,

dá uma geral no tópico que você vai achar bastante indicações e informações úteis.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Seg Dez 18, 2017 11:07 am

Ruds...
Então, devido uma certa falta de resposta nessa região (q só cnsegui peceber em situação de palco, ao vivo), tomei por base (para teste) o gráfico de resposta do 15".
Visto q ele responde (por estranho q pareça) mais alto q o de 6" nessa faixa, acredito q resolva essa "deficiência"

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 <a href=Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 O9dSE" />

Entre 1 e 2 K, pelo gráfico, a sensibilidade dele supera dos 100dB, enquanto q o 6" fica pouca coisa acima dos 95dB(numa curva descendente)

De qualquer forma é mais um teste p adequar este crossover, mas acredito q resolva! Em ultimo caso, volto c crossover velho hehe
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Seg Dez 18, 2017 7:54 pm

Regis, pelo que entendi, esse crossover passivo que você está usando, tem atenuação de 12db/8a. Esse tipo de crossover, apresenta um vale de 6db na frequência de transição(corte). 

Use essa característica em seu favor, para atenuar regiões de médios e agudos que estejam em desarmonia . Se achar que esse vale está prejudicando, você inverte a polaridade de um dos componentes  que ele(vale) desaparece e fica flat na transição como os crossovers de 24db/8a. Claro que a atenuação, continuará 12db/8a...
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Seg Dez 18, 2017 9:51 pm

Oi Sandro ! Mt Obrigado pela dica cara!
Na vdd até considerei alguma queda proxima a região de corte (Imaginei q esse "vale" diminuiria um pouco o "pico" de reposta nessa faixa de resposta- 2KHz- pelo falante de 15"), mas como disse, senti um pouco de falta médio/ medio agudo (q a principio ficou a cargo do 6" ). Por isso aumentei a frequencia de corte, mantendo masi alta no 15. . Vamos ver como vai ficar agora.

Só não entendi a inversão de polaridade. Vc diz da polaridade da saida geral (uso o drive c polaridade invertida na minha outra caixa 2x10 + drive) , ou d algum componente especifico (no caso só sobraria o capacitor?)
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Ter Dez 19, 2017 12:09 am

Você inverte a polaridade do drive e o vale em 5khz, se anula. 
Inverte a polaridade do Midrange e os dois vales em 820 hz e 5khz desaparecem. 
Inverte a polaridade do falante de 15pol e é o vale em 820hz que desaparece.

Entenda como inversão de polaridade, inverter os polos entre a saída do crossover e os bornes do drive/falante.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Ter Dez 19, 2017 11:22 am

Regis,

essa resposta do woofer é no eixo, porque o "beaming" de um 15" começa ali pelos 1,2kHz. A partir de 1,5kHz só tem resposta se tiver bem de frente pro falante. E além disso, esse pico é "cone-breaking", o que quer dizer que a distorção harmônica aumenta bastante nessa região. Esse último pode não ser de todo ruim se você busca um timbre mais vintage ou menos "clean".

Quanto à inversão de polaridade, Regis e Sandro, isso depende muito da posição relativa dos falantes e qual é o ângulo em que a caixa será "ouvida" pra saber o que acontece com a soma das respostas. Mas como é fácil de testar, vale a pena experimentar qual combinação oferece o melhor resultado.

Se você só pensar do ponto de vista elétrico, você inverteria um crossover LR 12dB para ter a resposta flat, sim. Mas eu por exemplo já usei filtros desse tipo sem inversão justamente porque quando você calcula a interferência dos falantes levando em conta a posição deles e o ângulo que se deseja ouvir a caixa, essa geometria já causa a inversão, e inverter a polaridade é que causaria o vale na resposta.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Ter Dez 19, 2017 1:29 pm

Muito obrigado pelas considerações pessoal! Quanto a inversão, não sabia q se aplicava p falantes tbem (achei q era praticado apenas para drivers e tweeters)

Bem... a minha ideia inicial do crossover foi justamente pela "baixa resposta" próxima a caixa. Fala muito, longe, mas na frente, faltava um pouco de definição.
Vamos ver como vai ficar com o novo corte, e se, no pior das hipoteses não mudar, volto com o crossover antigo e faço as inversões p teste!
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Ter Dez 19, 2017 11:06 pm

Perfeito Ruds. 

Falei, justamente pra provocar a curiosidade no Regis e nos demais que passarem por aqui. Ouvir e avaliar a resposta, sempre lhe dará o melhor resultado.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Qui Dez 21, 2017 1:11 pm

Fiz a inversão na via de médios.

Ouvindo em casa, num volume baixo, notei uma diferença sutil (não sei dizer exatamente o q mudou, mas um pouco mudou).
Num analizador de spectro simples de app de celular não consegui observar nada d mt concreto.

Agora preciso esperar até ano q vem p por na estrada e sentir realmente na prática o q vai influenciar esta mudança, antes de experimentar o outro crossover !

Mt Obrigado pessoal pelas informações e um ótimo final de ano a todos !!
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Rafael0 Sex Dez 29, 2017 12:52 pm

Boa tarde pessoal, já falaram aqui das fEARful, então fui atrás pois não entendo muito de construção de caixas na teoria, não tenho gabarito para estudar e desenvolver uma caixa... Então andei dando uma olhada no site e gostei da 12/6/1, podem me indicar qual falantes usar e qual crossover usar, 3 vias, correto? Amp 500w. Optei por tentar elas por ter as medidas todas prontas.

Obrigado feliz Ano Novo. Todos
Rafael0
Rafael0
Membro

Mensagens : 6

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Franco_bass Dom Dez 31, 2017 2:37 pm

Rafael0 escreveu:Boa tarde pessoal, já falaram aqui das fEARful, então fui atrás pois não entendo muito de construção de caixas na teoria, não tenho gabarito para estudar e desenvolver uma caixa... Então andei dando uma olhada no site e gostei da 12/6/1, podem me indicar qual falantes usar e qual crossover usar, 3 vias, correto? Amp 500w. Optei por tentar elas por ter as medidas todas prontas.

Obrigado feliz Ano Novo. Todos

Amigão, o mestre Ruds, pode orientá-lo melhor.

Mas a primeira pergunta deveria ser ... qual o local de uso da caixa ?

Mas contribuindo, com o que posso, digo que o grande problema das Fearful aqui no Brazil, são os preços finais dos componentes. Se o amigo ler os tópicos do Greenboy e de outros no Talkbass e no proprio forum do Greenboy, verá que o projeto das caixas foram baseados exclusivamente, em uma lista de componentes e falantes específicos, como os FaitalPro , Eminence Delta, etc...

Estes falantes ficam muito caros aqui. Nada impede de tentar um projeto por exemplo com componentes nacionais, mas a qualidade não será a mesma. Visto que os falantes importados tem características sui generis. Exemplo, falante de 12" temos ótima opção como o JBL 12pw5. Agora em outros tamanhos, ficamos muito a desejar. E não adianta por exemplo tentar combinar um 12pw5 com um FaitalPro de 6" e outro de Delta de 1". Os parâmetros seriam bem diferentes no final.

Eu não vejo o porque de não tentar uma 1x12 com o 12pw5 com twiter e outra 12 se twiter por exemplo. O único problema aí seria o tamanho do set. Mas se observar são caixas que ficam em torno de 45, 50 cm de comprimento e altura e profundidade +- nestas medidas.

Também pensei em por a mão na massa e construir uma Fearful, nos parametros e importando falantes etc... mas olha, 2 de 12 com twiter bem dimensionadas, estará dando conta de praticamente qualquer palco pequeno, médio e até algum grande, dependendo da acústica.

A pergunta que deve se fazer é, em qual local usará a caixa ? CAixa é um negocio estranho, hoje projetamos a caixa do sonho pra local de 1000 pessoas e amanha estamos tocando em barzinho para 200. De que adianta atirar de canhão em passarinho ?

Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 361
Localização : RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Rafael0 Dom Dez 31, 2017 8:42 pm

I Franco_bass
Obrigado pelo retorno.
Pois é, o grande problema foi achar o falante aqui no Brasil.
Sobre o local seria para usar como monitoramento em palcos pequeno e médio porte e bares pequenos, ensaios... Tenho uma 1x12 da teksound de 250W, cone de alumínio, mas falta aquele agudo, um brilho. Pelo jeito vou mesmo procurar outros projetos, pensei em 2x8+TI, mas sem projeto fica complicado.
Rafael0
Rafael0
Membro

Mensagens : 6

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Ter Jan 02, 2018 9:43 am

Rafael0,

como disse o Franco_bass, as fEARful são projetadas como um conjunto de caixa+falantes+eletrônica (na verdade qualquer projeto é assim). Até pode permitir alguma variação de componentes ou ajustes, mas aqui no Brasil não temos falantes nem parecidos com os que o greenboy usou nesse projeto. Portanto, se não for fazer exatamente como o projeto, sugiro não fazer, pois você mesmo já adiantou que não tem condições de aprender o necessário para efetuar alterações.

Nesse caso, ou você segue algum dos projetos que os colegas descreveram aqui no tópico e que usam componentes nacionais, ou compre caixas prontas.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Galera, estou de volta. O projeto ficou engavetado esperando financiamento rsrsrs.

Mensagem por Klausberg Sampaio Seg Jan 15, 2018 6:48 pm

Klausberg Sampaio escreveu:
Ruds escreveu:
Klausberg Sampaio escreveu:Ruds, pesquisei (inclusive uma postagem anterior sua) e cheguei a este esquema. Está correto? Fiquei com duvida na conexão que pintei de AMARELO (a saída "-" do Cross para Woofer.

Está tudo certo. Esse em amarelo também está certo.

Bom dia, pode ser uma DPDT daquelas MINI-CHAVE, bastante utilizadas em instrumentos? (achei ela, visualmente, fraquinha) Ou precisa ser uma mais robusta?

A mini-chave: 6A 125VAC  /  3A  250VAC

A mais robusta: 20A 125VAC  /  15A  250VAC
Klausberg Sampaio
Klausberg Sampaio
Membro

Mensagens : 36
Localização : São Luis MA

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Klausberg Sampaio Seg Jan 15, 2018 6:51 pm

Klausberg Sampaio escreveu:Bom dia, Ruds, fiquei sem norte novamente,

Esse é um esboço inicial da parte frontal das caixas  Very Happy  Very Happy  Very Happy
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Capturar_01

DEPOIS DE 3 ANOS, SEGUEM ABAIXO AS FOTOS INICIAIS DA MATERIALIZAÇÃO DO PROJETO
Klausberg Sampaio
Klausberg Sampaio
Membro

Mensagens : 36
Localização : São Luis MA

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 9 de 16 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 12 ... 16  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos