Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Página 12 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12

Ir em baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 12 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por jackdaniels em Qua Ago 21, 2019 3:14 pm

Paulo Penna escreveu:15pw5 é bom, não conheço o pw8, mas com 80 litros me parece ser muito pouco.
Valeu paulo, fiquei pensando e vc tem razão creio que farei uma com 100L
mas agora to na duvida entre o 15pw5, ou WPU 1509 ou 15SWP3
jackdaniels
jackdaniels
Membro

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 12 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Paulo Penna em Qua Ago 21, 2019 3:32 pm

Te aconselho fazr no mínimo com uns 120 L internos, depois serão descontados os volumes do falante, dutos, alças,....
Dois dutos de 4' por uns 10cm já é um ponto de partida muito bom.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por jackdaniels em Qui Ago 22, 2019 8:28 am

Paulo Penna escreveu:Te aconselho fazr no mínimo com uns 120 L internos, depois serão descontados os volumes do falante, dutos, alças,....
Dois dutos de 4' por uns 10cm já é um ponto de partida muito bom.
Legal, mto obrigado meu amigo, vou projetar e posto aqui.
jackdaniels
jackdaniels
Membro

Mensagem por Paulo Penna em Qui Ago 22, 2019 10:18 am

Depois de muitas tentativas e com a ajuda de muitos forista e em especial do Ruds, que acho que está afastado do fórum, cheguei na receita da minha caixa.
Feijão sem bicho, 120L interno e dois dutos de 4' X 4'.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por jackdaniels em Sex Ago 23, 2019 9:54 am

Paulo Penna escreveu:Depois de muitas tentativas e com a ajuda de muitos forista e em especial do Ruds, que acho que está afastado do fórum, cheguei na receita da minha caixa.
Feijão sem bicho, 120L interno e dois dutos de 4' X 4'.
e qual woofer mano?
jackdaniels
jackdaniels
Membro

Mensagem por Paulo Penna em Sex Ago 23, 2019 9:55 am

15pw5
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sex Ago 23, 2019 12:02 pm

Paulo Penna escreveu:15pw5
Já usei esse...
Recomendo também...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por rodlburigo em Seg Out 07, 2019 5:31 pm

Galera, meu próximo projeto é uma caixa 1x10 para tocar em casa e pequenas Gig's onde a casa não disponibilizar equipo. Queria indicação de um alto falante para o projeto. A caixa vou fazer a partir do alto falante.
Pesquiei os seguintes alto falantes:
Woofer Snake ESV 610 10" 300w RMS - 8 OHM
Spoiler:
https://www.somsc.com.br/alto-falantes/woofer-falantes/woofer-10?pagina=1
WOOFER MAGNUM REX 10" 400RMS 8OHMS
Spoiler:
https://www.somsc.com.br/produto/woofer-magnum-rex-10-400rms-72376
Jbl Selenium 10w16p 300wrms 8 Ohms
Spoiler:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-981444766-alto-falante-medio-grave-jbl-selenium-10w16p-300wrms-8-ohms-_JM?quantity=1#position=6&type=item&tracking_id=92c48655-1d6b-4f6e-800e-795709ff2c26

Aceito sugestões!
Vou usar com um amplificador 150W RMS classe D, pré baseado no GK 400RB que estou montando.
rodlburigo
rodlburigo
Membro

Mensagem por allexcosta em Seg Out 07, 2019 6:50 pm

^ Os Snake são bem falados.

Não seria mais legal uma 1x12"? A diferença de tamanho é pequena.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Out 07, 2019 6:52 pm

allexcosta escreveu:^ Os Snake são bem falados.

2
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Paulo Penna em Seg Out 07, 2019 6:53 pm

1x10pra mim nem de guitarra.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por rodlburigo em Ter Out 08, 2019 8:28 am

allexcosta escreveu:^ Os Snake são bem falados.

Não sei porque o motivo, acho que os alto falantes de 10" soam melhor para contrabaixo que os de 12". Para guitarra concordo com o Paulo Penna, os de 12 soam melhores.
Mas é só minha impressão e posso mudá-la se perceber que estou enganado!
Outro motivo, é que com o baterista que toco, 1x10 ou 1x12 não vai dar conta do mesmo jeito, aí essa caixa é só para acompanhar violão e cajon mesmo!
rodlburigo
rodlburigo
Membro

Mensagem por Bruno Rossi em Ter Out 22, 2019 11:55 am

Pessoal, conhecem quem faça gabinetes sob medida em SP?
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagem por allexcosta em Ter Out 22, 2019 12:26 pm

Bruno Rossi escreveu:Pessoal, conhecem quem faça gabinetes sob medida em SP?

Mande uma MP pro Cristiano Balela.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Bruno Rossi em Ter Out 22, 2019 2:37 pm

Já aproveitando...
Qual o programa que eu uso para fazer o desenvolvimento da caixa (medidas, dutos etc)?

A intenção é fazer 2 caixas 1x12
Qual falante recomendam para tal?
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagem por EduBh1978 em Ter Out 22, 2019 10:19 pm

Bruno Rossi escreveu:Pessoal, conhecem quem faça gabinetes sob medida em SP?

Boa noite! Vc quer o projeto ou só a construção? Meu projeto que construiu foi a Roxstage, achei que ficou muito bom.

EduBh1978
Membro

http://www.martinspossas.com.br

Mensagem por allexcosta em Ter Out 22, 2019 10:23 pm

Bruno Rossi escreveu:Já aproveitando...
Qual o programa que eu uso para fazer o desenvolvimento da caixa (medidas, dutos etc)?

Tem um tópico fixo de WinISD.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por afonsodecampos em Qua Out 23, 2019 12:38 pm

Bruno Rossi escreveu:Já aproveitando...

A intenção é fazer 2 caixas 1x12
Qual falante recomendam para tal?

Dá uma olhada nesse link
http://www.contrabaixobr.com/t36166p350-projetos-de-caixas-handmade-parte-ii#799557

afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Renato Aversari em Seg Nov 04, 2019 8:02 pm

Boa noite Ruds. Sou bem leigo em relação aos cálculos de litragem, dutos e dimensões de caixas acústicas, mas entendo de marcenaria e tô querendo me aventurar na construção da minha própria caixa. Pretendo construir uma caixa 2x12 (formato de torre) em 4Ohms com falantes JBL 12PW5, já que ouvi falar muito bem deles aqui.

Quero conseguir o máximo de volume e pressão sonora com boa definição que uma caixa com esses falantes podem produzir. Se for preciso adicionar um tweeter ou um drive para melhor inteligibilidade eu estou aberto a sugestões. Tamanho e peso não são problemas.

Podes me ajudar?
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagem por Franco_bass em Ter Nov 05, 2019 4:27 pm

^

Amigo Renato, o mestre Ruds não está mais por aqui...

De antemão a receita do bolo é:

- Compensado Naval 18 ou 20mm.
- Cada falante 12pw5 requer uma caixa entre 50-55 Litros internos.
- Litragem interna é Altura x Largura x Profundidade ... qualquer medida que desejares , exemplo 40x50x45... faça numa folha de papel ou cartolina em milimetros para ter uma ideia da visão plana... coloque a medida que mais ficar harmoniosa em sua ideia. O que importa é a litragem interna.
-Dutos: 2 dutos circulares PVC de 4 polegas (10cm diametro) e de profundidade 17cm para afinação em 55hz de uma caixa até 55L internos.
- Drive JBL 220ti da Jbl, casa muito bem com o 12pw5.
-Divisor de frequencia da Nenis para o drive se quiser, mas creio que nesse projeto nem precise.

Resumo é isso ai, leia esta parte forum que tudo que escrevi está ai.. de modo explicado e detalhado, como fotos e depoimentos do pessoal.

Dica, construa 2 caixas, empilhe, use na vertica ou horizantal, que será muito muito melhor que carregar uma caixa somente e maior a de 2x12. As caixas separadas te darão maior versatilidade, seja para carregar, ajeitar, manter em casa, na garagem, no quarto ou em shows.

Ligar uma na outra é super simples e o esquema de ligação também. Quando não precisar de tanto som pode levar somente uma.

Faça a caixa com cola e parafuso, dê atenção a uma estrutura rigida interna reforçada e coloque manta acrilica da mais simples pode ser para evitar ondas acusticas estacionarias e ondulatorias.

Espero ter ajudado, abraço e mãos a obra...

Franco_bass
Membro

Mensagem por fheliojr em Qua Nov 06, 2019 3:43 pm

OFF: Sandro Levi, como não estou conseguindo lhe enviar uma MP, vc poderia me dizer quem, daqui de Fortaleza, trabalha bem com eletrônica de equipamentos musicais (incluindo teclado, pré-amps, etc).
Muito grato, desde já.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Renato Aversari em Qua Nov 06, 2019 3:49 pm

Franco, obrigado pela ajuda.
No meu caso eu n tenho a pretensão de usar as caixinhas de 1x12 separadas. A intenção é de usar com banda grande e zuadenta mesmo, por isso uma 2x12. Talvez eu faça ainda outra 2x12 no futuro se essa der certo.

Posso simplesmente dobrar a litragem indicada para uma 1x12 em uma 2x12 ou não é bem por aí?

Pretendo usar apenas um drive para os dois falantes. Não quero o som muito agudo, e os falantes de 12 já proporcionam uma definição legal.

Devo fazer uma caixa com 110L internos?
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagem por afonsodecampos em Qua Nov 06, 2019 4:18 pm

afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Sandro Levi em Qui Nov 07, 2019 2:32 pm

fheliojr escreveu:OFF: Sandro Levi, como não estou conseguindo lhe enviar uma MP, vc poderia me dizer quem, daqui de Fortaleza, trabalha bem com eletrônica de equipamentos musicais (incluindo teclado, pré-amps, etc).
Muito grato, desde já.

Respondido por MP.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagem por fheliojr em Qui Nov 07, 2019 10:31 pm

^
Colegas Colegas
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Renato Aversari em Qua Nov 13, 2019 9:28 am

afonsodecampos escreveu:Renato, dá uma olhada neste link:

http://www.contrabaixobr.com/t36166p350-projetos-de-caixas-handmade-parte-ii#799557

Muito obrigado, nobre.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagem por Franco_bass em Qua Nov 13, 2019 4:03 pm

Renato Aversari escreveu:Franco, obrigado pela ajuda.
No meu caso eu n tenho a pretensão de usar as caixinhas de 1x12 separadas. A intenção é de usar com banda grande e zuadenta mesmo, por isso uma 2x12. Talvez eu faça ainda outra 2x12 no futuro se essa der certo.

Posso simplesmente dobrar a litragem indicada para uma 1x12 em uma 2x12 ou não é bem por aí?

Pretendo usar apenas um drive para os dois falantes. Não quero o som muito agudo, e os falantes de 12 já proporcionam uma definição legal.

Devo fazer uma caixa com 110L internos?

Poder pode, mas não ficará legal.

Para otimizar precisa fazer um projeto no WinSid e inserir os parâmetros do(s) falante(s) que vai usar, driver , tipo de duto se redondo ou retangular.

Não canse de ler e não tenha pressa em realizar. Há tutorial que ensina a usar o WinSid e adequar a resposta que buscas da caixa. Para isso a afinação influência e tudo mais.

Franco_bass
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 12 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12

Permissão deste fórum: