Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Ir em baixo

Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Moshe Bar Elohim em Ter Fev 23, 2016 2:34 am

Olá, colegas de fórum.
[totalmente off, mas vamos lá]

Assunto: AVC - Acidente Vascular Cerebral

Resumindo bastante... Minha mãe teve dois AVCs no dia 01/01/16. Paralisou somente seu lado esquerdo, mão, braço, perna, pé. Ficou internada todos estes dias até o dia 12/02/16. Não foi necessário drenagem nem cirurgia, apenas pelos exames notou-se que o sangue está sendo absorvido pelo próprio organismo e sua consciência e memória se mantiveram perfeitas. Sente estímulos no pé e já mexe alguns dedos da mão. Mas não consegue sentar sem ajuda e apoio, senão cai, nem sai da cama, fica todo tempo deitada. No hospital fazia as fisioterapias básicas: sentavam-na um pouco (30 min/dia), mexiam na perna braço, etc. todos os dias.
Agora que teve alta neste 12/02, fica o tempo todo deitada na cama de casal do seu quarto, até que chegue a cama hospitalar para poder inclinar-se melhor. Mas para não ficar muito parada e até que contratemos uma fisioterapeuta, fazemos (eu e meu irmão) basicamente os mesmos exercícios que ela fazia lá no hospital.
Sentamos ela na beira da cama já cerca de 4 vezes. Uma vez deu convulsão e na outra ela começou a perder os sentidos. Em ambos os casos ela começou a olhar fixamente para o teto e não respondia ao nosso chamado (perca dos sentidos/consciência). Antes da alta o médico já havia passado o Fenobarbital (anticonvulsivo) e é o que estamos dando 1x à noite. Temos consulta marcada para o dia 29/02 e 01/03, mas até lá seria muito tempo deixá-la totalmente deitada; ela chegou a ficar 5 dias só deitada de barriga para cima reclamando da posição e sabemos que isto não é nada bom, então estamos nos esforçando para movimentá-la um pouco.

Minha dúvida: o que poderia ser isto, já que no hospital sentávamos ela por +/- 30 minutos por dia e não acontecia nada? Agora fica cerca de não mais que uns 10min sentada e já duas vezes que ela passa mal, 1 convulsão e 1 princípio de convulsão. Alguém já passou por isto ou saberia informar? O que poderíamos fazer? Estamos com muito receio de ficar dando estas crises ao sentá-la. O Google desta vez não foi eficaz.

Obrigado.  :curti:
avatar
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Rico em Ter Fev 23, 2016 5:58 am

O que disseram os médicos? Já vi casos semelhantes, mas não quero ficar de achismo, até porquê o assunto é sério.

Vou, porém, tentar te dar uma força. Meu pai tem 86 anos, já teve alguns avc's, tem Parkinson e alzheimer e está completamente recuperado. O alzheimer está controlado e ele anda e conversa de forma bastante satisfatória para uma pessoa com a idade que tem.

Não pare a fisioterapia. No futuro, uma hidroterapia também pode ajudar.

Cuidado com as escaras de decúbito.

Tudo vai dar certo!
avatar
Rico
Membro

Mensagens : 2724
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Moshe Bar Elohim em Ter Fev 23, 2016 7:54 am

^ Beleza, Rico?

Então a próxima consulta será dia 29. Então, até lá nada de médico, por enquanto. Ela só ficou assim depois que veio para casa após a gente sentá-la um pouquinho, pois a fisioterapeuta disse que teria que fazer em casa todos os dias. Quando estava no hospital, tudo normal, sem qualquer complicação.

Teve um começo de escara no calcano e no bumbum. Teve assaduras também. A assadura estamos tratando com polvilho doce e está quase curada; nenhuma pomada que deram e indicaram resolvia, só o polvilho, sempre após cada troca de fralda. As escaras estão desaparecendo; passamos óleo Agesani muitas vezes nas costas, nos pernas, nos pés. Procuramos mudá-la um pouco de posição pois ela relata ficar incomodada.

Minha dúvida é mesmo referente a este mal que ela tem quando a colocamos sentada um pouquinho. Question
Quando senta um pouco, começa a virar os olhos para cima já identificamos que vai perdendo os sentidos até ter uma convulsão. Mas como disse: de 4 sentadas, duas passou mal aqui. Será que é devido a posição que ela fica na cama, totalmente na horizontal, apenas com um travesseiro? Enquanto não chegar a cama hospitalar que dobra, terá que ficar na cama comum.

Saúde para seu pai!
avatar
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Fev 23, 2016 8:17 am

Moshe
Minha esposa é fisioterapeuta especializada (e pós-graduada) na área de tratamento em idosos.
Não entendo nada desse assunto, mas, como acompanhei o tratamento que ela dispensou à própria mãe (12 anos seguidos na cama por conta de tumores cerebrais), sei que é imperativo que vc compre o colçhão "casca de ovo" para que ela deite em cima. Ademais, compre GRANDES quantidades de Dersane, e aplique no corpo dela sempre que for fazer a higiene. As escaras são um problema muito sério. Assim que puder, vou falar com ela.
Força aí amigo!
avatar
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12810
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Rico em Ter Fev 23, 2016 8:29 am

Como sabe que foi uma crise convulsiva ? Pode ter sido uma perda de consciência devia a pouca oxigenação, por ter mudado de posição rápido demais??

Colchão d'agua ou caixa de ovo previnem escaras. Massageie para ajudar na irrigação da área.

Cuidado com o polvilho. Não sei se ele pode ressecar e causar rachaduras.


avatar
Rico
Membro

Mensagens : 2724
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por allexcosta em Ter Fev 23, 2016 8:30 am

Olá, Moshe.

Situação não é fácil, saúde é tudo na vida.

É o tipo de situação em que leigos que estão longe de você vão atrapalhar mais que ajudar. Pode ser um sintoma circulatório, neurológico ou até psicológico.

Ela tem outras doenças, diabetes, pressão alta, etc? A alimentação mudou? Tente colocar a cama na mesma inclinação da cama do hospital e fazer os movimentos de maneira mais lenta e progressiva.

Ela está hidratada? Hemograma, painel hormonal? Suspeita de algum trombo? Algum procedimento foi feito?


Última edição por allexcosta em Ter Fev 23, 2016 10:33 am, editado 1 vez(es)
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 44241
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Moshe Bar Elohim em Ter Fev 23, 2016 10:32 am

-Obrigado, Bertola. Já me falaram deste colchão casca de ovo. Vamos ver se vem junto com a cama. Qualquer coisa compraremos. Estamos passando sim o óleo antiescaras.

-Então, Rico, meu primo é técnico em enfermagem e foi ele que a sentou pela segunda vez quando aconteceu. Ela começou a babar e dar tipo um refluxo e virar os olhos para cima e não responder para nós. Ele disse que era convulsão. Foi voltando ao poucos. Assim que a assadura sarar por completo (e já está quase devido ao polvilho) voltaremos às pomadas recomendadas. Disseram que a pomada não resolvia antes pois era preventiva, e não para quem já tinha assaduras. Hipoglos, geriátricas e assemelhados não resolviam. Já estamos passando os óleos nas costas, pernas, pés.

-Valeu, Allexcosta. Não entrei mais no fórum pois não tive mais tempo algum. Mal durmo, como, já esqueci de tomar meus remédios para colesterol (sobraram um montão no final do mês)... foi uma mudança radical na nossa rotina. Totalmente inesperada esta situação. AVC não deu aviso algum apesar de ela fazer sempre checkups médicos. Antes da alta o médico receitou Omeprazol (para o estômago, manhã e noite), Fenobarbital (anticonvulsivo, 1 a noite), Quetiapina (1 a noite) e Marevan (anticoagulante, 1 pela manhã). Não tem diabetes nem outras doenças; mas as últimas vezes que aferiu pressão, antes do AVC dizia que foram elevadas. A alimentação aqui de casa é diferente da do hospital; lá ela não comia quase nada pois não gostava, forçávamos para que comece algumas colheradinhas de sopa ou papinhas, mas aqui come um pouco melhor com frutas e sopinhas. Muito difícil colocar em inclinação, ela se incomoda muito e pede para tirar qualquer coisa que coloca embaixo das costas minutos depois. Sua hidratação não é ideal, mas toma água e água de coco, às vezes suco (uma xícara pequena pela manhã, uma entre à tarde e noite). Hemograma não pediram, exceto um para ver se ainda continuará com o anticoagulante, mas será só para o dia 01/03. Sobre o trombos um clínico havia dito que o tipo de AVC que ela teve foi trombo; mas até aí só ele que disse isto, os demais disseram que foi só um AVC e que estava tudo bem e evoluindo bem. Procedimento só exames periódicos (tomografia ou ressonância, não me lembro) mas os médicos disseram que estava tudo bem com o cérebro. Fez vários "angios" da vida, todos os vasos analisados e toda junta médica atestando que está tudo bem.
avatar
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por allexcosta em Ter Fev 23, 2016 10:36 am

Moshe Bar Elohim escreveu:Muito difícil colocar em inclinação, ela se incomoda muito e pede para tirar qualquer coisa que coloca embaixo das costas minutos depois.

Coloque algo embaixo do colchão, não embaixo dela... Quanto á hidratação, capriche nisso. No hospital ela provavelmente estava no soro e muito bem hidratada.
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 44241
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Fev 23, 2016 11:39 am

Moshe
Não economize! Compre Dersani, é o produto mais eficaz para escaras, todos os outros são "meia-bôca"...
https://www.google.com.br/search?q=Dersani&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiLyovljo7LAhUES5AKHe2ICqkQ_AUICCgC&biw=1600&bih=773#tbm=isch&q=dersani+original&imgrc=y4pp3gdq8k5WcM%3A
avatar
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12810
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Fev 23, 2016 1:08 pm

Boa Tarde, meu nome é Drª Angela, esposa do Prof. Maurício Bertola(fisioterapeuta neurológica). Primeiro passo, se você puder ligue para o médico para poder ajustar o anticonvulsivo, é comum retornar para casa e o remédio ministrado em casa surtir efeito mais fraco do que no hospital, pois são ministrados de maneiras diferentes.
Mude-a de decúbito a cada 3 horas e a fisioterapia é muito importante, neste tipo de AVC bilateral ela poderá ter uma recuperação muito boa, mas tem que ser logo. É muito ruim falar sobre isso por aqui, quero te explicar muitas coisas e não estou a par e seria até leviano de minha parte estender-me demasiadamente.
Falei o básico. Hidratar a pele com Dersani para não dar escaras é muito importante.
Vai dar tudo certo o prognóstico dela será bom você verá.
avatar
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12810
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Moshe Bar Elohim em Ter Fev 23, 2016 5:41 pm

allexcosta escreveu:
Moshe Bar Elohim escreveu:Muito difícil colocar em inclinação, ela se incomoda muito e pede para tirar qualquer coisa que coloca embaixo das costas minutos depois.

Coloque algo embaixo do colchão, não embaixo dela... Quanto á hidratação, capriche nisso. No hospital ela provavelmente estava no soro e muito bem hidratada.
É difícil aqui. É colchão daqueles de casado com molas ensacadas, ultrapesado. Meu pai também descansa a tarde e dorme a noite junto. Impossível sem a cama hospitalar. Estamos providenciando uma. Tudo é pequeno e apertado no apertamento. Quando chegar teremos que amontoar mais um monte de coisas que já estão amontoadas para obter espaço. Nem tem onde meu pai dormir, senão na mesma cama dela por enquanto.

Bertola, obrigado pela ajuda da sua esposa. Mas nem tem como entrar em contato com o médico. Ela ficou internada e para ter acesso aos andares da internação é só como visita ou acompanhante. O Dr. deu vários encaminhamentos e agora vai passar com outros especialistas. Mas até lá...
Sim, estamos mudando de tempos em tempos, mas tem tantas coisas para resolver que às vezes ela fica uma tarde inteira na mesma posição. Cópias infindas, comprovantes, comida, lavar roupa, arrumar isto, aquilo, cuidar de nós mesmos, fazer compras, receber visitas, o dia passa ligeiro.


Última edição por Moshe Bar Elohim em Ter Fev 23, 2016 5:53 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Fev 23, 2016 5:53 pm

Moshe
Não se descuide dessas orientações que minha esposa deu.
Ela sabe do que está falando.
Procure o médico (ou outro), o mais rápido possível.
Grande abraço!
avatar
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12810
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Moshe Bar Elohim em Ter Fev 23, 2016 5:57 pm

^ up
O óleo antiescaras estamos passando em abundância. Não é esta marca mas é basicamente o mesmo. Foi minha prima que trabalha no posto de saúde que deu.
Estamos providenciando marcar uma fisioterapeuta indicada pela família que cobra um preço mais familiar, enquanto o agendamento e todos os trâmites do hospital não saem.
Obrigado.
avatar
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Moshe Bar Elohim em Sex Fev 26, 2016 12:35 am

Bem, eu conversei com uma fisioterapeuta. Ela disse que as convulsões poderiam ser devido a mudança repentina de posição, de totalmente na horizontal (deitada) para vertical (sentada). O ideal seria ir inclinando aos poucos. Fizemos isto. Ficou levemente inclinada por uns minutos antes de ficar totalmente sentada. Ficou uns 10 minutos sentada e começou a falar lento, ficar sonolenta, cansada e fizemos o processo inverso. Nada de crise por enquanto.
Uma sugestão foi comprar um Encosto Anatômico com espuma perfilada (popularmente conhecida como encosto triangular "caixa de ovo") rígido ou de densidade alta para sustentar o peso do corpo.

avatar
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por galegonobaixo em Sex Fev 26, 2016 7:51 am

Moshe Bar Elohim,

Antes de mais nada eu gostaria de dar algumas palavras de apoio, mas sou terrível nisso, mas ficam aqui os meus bons pensamentos...

Minha vó tem 93 anos, com demência senil e coisas assim, ela está proibida de andar pois seus ossos estão tão fracos que eles podem se partir com o peso dela.

A casca de ovo é comprada a parte, em casas de produtos hospitalares, vem em rolo e pode se cortar para o tamanho da cama - parece isolamento de estúdio, mas creio que a composição é diferente.

A melhor coisa que utilizamos para as escaras, além das pomadas e etc..., foi uma malha para queimados, que é super segura e mantem a pele fresca e respirando, elas têm uma cor rósea, são caras e para lugares específicos (joelheiras tornozeleiras e etc...), mas as escaras delas estão quase totalmente cicatrizadas, ainda temos um pouco de problema com os calcanhares e com o "bico de papagaio", que estão melhorando com duas aplicações diárias de vaselina salicilada - farmácias de manipulação, não é caro -

Espero ter ajudado ao menos um pouquinho.

Abraços e tudo de bom.
avatar
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Moshe Bar Elohim em Sex Fev 26, 2016 12:22 pm

^
A escara do calcano do pé criou uma casquinha e saiu. A pelinha que havia ficado durinha e escura caiu com o tempo. O óleo tipo Gersani ajudou muito. Passamos em toda costas e pés para prevenção.

Eu fico a pensar em quem tem alguém assim em casa, conhece alguém que tem ou, Deus o livre, venha a ter. De repente acha alguma informação aqui que também pode ajudar bastante. AVC não avisa quando vai dar; dá e pronto. Tem gente que cai dentro do banheiro e bate a cabeça no vaso sanitário; tem gente que cai no meio da rua; dirigindo. Neutral

Wink up
Ajudou sim. Obrigado, Galegonobaixo!
avatar
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sex Fev 26, 2016 12:30 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:^
A escara do calcano do pé criou uma casquinha e saiu. A pelinha que havia ficado durinha e escura caiu com o tempo. O óleo tipo Gersani ajudou muito. Passamos em toda costas e pés para prevenção.

Eu fico a pensar em quem tem alguém assim em casa, conhece alguém que tem ou, Deus o livre, venha a ter. De repente acha alguma informação aqui que também pode ajudar bastante.

Wink up
Ajudou sim. Obrigado, Galegonobaixo!

Moshe
Sei bem o que é isso... Aliás, minha esposa sabe...
A mãe dela (minha sogra) ficou 12 longos anos em cima de uma cama, cada vez pior, até ficar "vegetativa" e morrer nos braços dela e de nossa filha...
Torço para que isso não aconteça com ninguém.... No
avatar
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12810
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por joabi em Sex Fev 26, 2016 12:38 pm


Moshe, desejo uma recuperação rápida e tranquila para sua mãe. Infelizmente não sei nada sobre o assunto, mas fico na torcida. up

Uma pergunta para quem entende: usar uma rede, como a da foto abaixo, não seria uma boa opção? Parece ser bem ventilada e não é tão monótona como uma cama. Talvez passar algumas horas do dia na rede, pra ventilar a pele e animar o doente. Como disse, sou totalmente leigo no assunto.



avatar
joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 5931
Localização : Campinas - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por galegonobaixo em Sex Fev 26, 2016 1:04 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:
A escara do calcano do pé criou uma casquinha e saiu. A pelinha que havia ficado durinha e escura caiu com o tempo. O óleo tipo Gersani ajudou muito. Passamos em toda costas e pés para prevenção.

Eu fico a pensar em quem tem alguém assim em casa, conhece alguém que tem ou, Deus o livre, venha a ter. De repente acha alguma informação aqui que também pode ajudar bastante.

Wink up
Ajudou sim. Obrigado, Galegonobaixo!

Que bom! De pouquinho em pouquinho vai se chegando perto do ideal.


joabi escreveu:
Moshe, desejo uma recuperação rápida e tranquila para sua mãe. Infelizmente não sei nada sobre o assunto, mas fico na torcida. up

Uma pergunta para quem entende: usar uma rede, como a da foto abaixo, não seria uma boa opção? Parece ser bem ventilada e não é tão monótona como uma cama. Talvez passar algumas horas do dia na rede, pra ventilar a pele e animar o doente. Como disse, sou totalmente leigo no assunto.



A rede seria uma boa, porém, se você não está acostumado a dormir em rede, fica todo dolorido. Muitas vezes as escaras ocorrem só com o contato da pele constantemente com o tecido, mesmo tecidos frescos. O mais indicado nesses casos são as malhas de bambu.

Outra questão é a mobilidade, sou eu quem carrega minha vó quando acontece alguma coisa, e te falar, eu nunca imaginei que minha vó, sem nem fazer força contra, ficaria com um peso enorme, e me perdoem por usar esse temo, parece um saco de batata, onde você pega na pessoa, outra parte "cai" e faz peso pro lado errado...[/quote]
avatar
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Vicente Ganem em Sex Fev 26, 2016 2:00 pm

Olá, Moshe,desculpe ter respondido tarde,desejo força num momento difícil deste,observei os comentários dos colegas,e achei corretas as
Orientaçoes,como medico a primeira vista o que aconteceu e grave, e meio que outras surpresas podem ocorrer depois da fase aguda,então a prescrição inicial para ser feita em casa, parece adequada num primeiro momento, não descarta a necessidade de reavaliação semanal por medicos,pois este tipo de síndrome clinica tem manejo variável, me coloco a disposição para tentar te ajudar,por aqui ou por MP,passo o meu fone,
avatar
Vicente Ganem
Membro

Mensagens : 209
Localização : lauro muller,SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Juninho Sampaio em Sex Fev 26, 2016 4:08 pm

Poxa...
Essa é uma situação que não desejo a ninguém e o pior é que minha mãe teve 4 AVC´s.
Vou te dar o melhor conselho. Leve de volta ao hospital urgente!
avatar
Juninho Sampaio
Membro

Mensagens : 7181
Localização : Salvador-Ba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Moshe Bar Elohim em Sex Fev 26, 2016 9:12 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Moshe
Sei bem o que é isso... Aliás, minha esposa sabe...
A mãe dela (minha sogra) ficou 12 longos anos em cima de uma cama, cada vez pior, até ficar "vegetativa" e morrer nos braços dela e de nossa filha...
Torço para que isso não aconteça com ninguém.... No
up
Tem gente que fica boa e recupera e tem gente que vai piorando. Já colhi vários testemunhos bons e ruins. No nosso caso fisioterapeutas, médicos, pessoas dizem que ela se recuperará. Fala, mexe com a mão afetada, responde aos estímulos nos pés, memória e consciência boas. Só alguma confusão vez ou outra mas o médico disse que é normal. Obrigado!

joabi escreveu:Moshe, desejo uma recuperação rápida e tranquila para sua mãe. Infelizmente não sei nada sobre o assunto, mas fico na torcida. up
Uma pergunta para quem entende: usar uma rede, como a da foto abaixo, não seria uma boa opção? Parece ser bem ventilada e não é tão monótona como uma cama. Talvez passar algumas horas do dia na rede, pra ventilar a pele e animar o doente. Como disse, sou totalmente leigo no assunto.
https://design.jet.com.br/redesdedormir/Produto/multifotos/hd/rede-clone-laranja459273929.jpg
Cara é como o Galegonobaixo disse: fica um peso danado carregar uma pessoa que não consegue carregar-se a si própria, nem sequer ajudar. A rede ficaria inviável no nosso caso. Moramos num "apertamento" que mal cabe a gente. Tem a questão do peso dela também, é gordinha (não sei mas deve ter perto dos 100Kg). E ficar na mesma posição ou então tira-e-põe não daria muito certo. O risco de queda ou batida é grande. Ela toma remédios que afinam o sangue (Marevan) e o médico disse: "cuidado para não batê-la, principalmente a cabeça, senão o sangue vaza (hemorragia)". Tomamos o máximo de cuidado com ela e mal tiramos da cama até que seu quadro melhore para pelo menos conseguir equilibrar-se um pouco na cadeira de rodas.

galegonobaixo escreveu:Que bom! De pouquinho em pouquinho vai se chegando perto do ideal.
Opa! É isto aí. Estamos bem esperançosos quanto a melhora dela.

Vicente Ganem escreveu:Olá, Moshe,desculpe ter respondido tarde,desejo força num momento difícil deste,observei os comentários dos colegas,e achei corretas as
Orientaçoes,como medico a primeira vista o que aconteceu e grave, e meio que outras surpresas podem ocorrer depois da fase aguda,então a prescrição inicial para ser feita em casa, parece adequada num primeiro momento, não descarta a necessidade  de reavaliação semanal por médicos,pois este tipo de síndrome clinica tem manejo variável, me coloco a disposição para tentar te ajudar,por aqui ou por MP,passo o meu fone,
Obrigado, Vicente! Sim é ou foi grave. Ela já tem dois retornos para os dias 29/02 neurologista e 01/03 fisiatra neurologista + coleta de sangue para análise. Obrigado mesmo!

Juninho Sampaio escreveu:Poxa...
Essa é uma situação que não desejo a ninguém e o pior é que minha mãe teve 4 AVC´s.
Vou te dar o melhor conselho. Leve de volta ao hospital urgente!
Pelo que colhi em informações, relatos e já acompanhei outras pessoas que tiveram, infelizmente parece que os AVC's voltam. Não sei por qual motivo mas quem já teve a primeira corre um risco enorme de voltar a ter depois. Oro para que isto não aconteça mais com minha mãe.
Vamos levar sim. Os retornos já estão marcados como citei na resposta acima.
Tudo de bom para vocês. Obrigado!




Comprei hoje dois encostos anatômicos triangulares com aquela espuma caixa de ovo. A princípio queria comprar um, mas vi que a largura era estreita, 45cm. Medi minha mãe antes de sair de casa e com os braços havia dado 70cm de cotovelo à cotovelo. Então eu decidi comprar duas e uni-las. A moça da loja sugeriu amarrá-las juntas com um lençol. Elas vieram com capa e depois cobrimos amarramos embaixo com lençol. Ficou muito bom. Assim que cheguei já instalamos nela e ela já se acomodou muito bem nelas; relaxou. Só vamos tirar para dormir. Busquei em tudo que é loja de colchão que indicaram mas em todas estava em falta; só encontrei em lojas ortopédicas especializadas. Paguei R$ 65 numa loja e R$ 55 noutra, já que só havia uma peça em cada loja. Muito bom este encosto. A densidade, mesmo sendo acho que 18, suportou seu peso. Com a mão direita já tomou sozinha água na xícara.
http://www.extra-imagens.com.br/CamaMesaBanho/Travesseiro/EspumasSoftSelada/3583923/210179163/Encosto-Confort-Plus-45x30x65-Luckspuma-3583923.jpg

Outra coisa que comprei e que nunca tivemos na vida: um aferidor de pressão. Entre inúmeros relatos e pesquisas infindas em fóruns sobre o assunto cheguei em duas opções: aqueles de pulso (que os médicos odeiam) e os de braço. Optei pelos de braço pois é meio que um senso que eles tem menos erros de aferição que os de pulso, mesmo que todos tenham selo do Inmetro. Comprei o Omron 7200 com braçadeira. Muito bem falado e conceituado. Paguei R$ 160. Ele é muito bom e tem várias leituras detector de batimentos irregulares, indicador de posição errada da braçadeira na hora da aferição, detector de movimento corporal, 5 anos de garantia, entre muitas outras funções que ainda só tive tempo de ler até 1/3 do manual.
avatar
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por allexcosta em Sex Fev 26, 2016 10:12 pm

Algumas perguntas:

- Não dá pra ela ficar sozinha na cama? Doente geralmente não fica confortável dividindo cama, pois fica com vergonha de incomodar à noite e coisas assim.

- Como está o humor dela? Isso é muito importante na reabilitação.

- Existe algum hospital Sarah na sua área? Se não, rola levá-la até um?
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 44241
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sex Fev 26, 2016 11:57 pm

Moshe
Claro que sim, sua mãe vai se recuperar com os devidos cuidados.
O caso da mãe de minha esposa foi MUITO mais grave que um AVC.
Amigos
avatar
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12810
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Moshe Bar Elohim em Sab Fev 27, 2016 12:47 pm

allexcosta escreveu:Algumas perguntas:

- Não dá pra ela ficar sozinha na cama? Doente geralmente não fica confortável dividindo cama, pois fica com vergonha de incomodar à noite e coisas assim.

- Como está o humor dela? Isso é muito importante na reabilitação.

- Existe algum hospital Sarah na sua área? Se não, rola levá-la até um?
-Sozinha até a hora de dormir. Fica na cama de casal o tempo todo até que meu pai sinta sono precise dividir. Não tem jeito até conseguirmos uma cama hospitalar. Ela tem bastante pudor, mas já perdeu tudo Smile . No hospital tive que ajudar a enfermeira a dar banho por falta de escala; trocamos fralda, etc. Aqui em casa é a mesma coisa. Ela só sente vergonha de alguma visita que não frequenta muito nosso apartamento. Das minha primas, tias, etc. que inclusive ajudam a trocá-la, eu, meu pai, meu irmão, não tem mais vergonha. É assim.

- Seu humor parece bom. Eu pesquisei a bula do Quetiapina e, amenos que eu esteja enganado, ajuda neste ponto. Ela se irrita com algumas coisas às vezes, mas nada que faça chorar, emburrar, e tal. Temos gente boa na família e vizinhos prestativos visitam ela e alegram também.

- Busquei na internet e não achei este hospital por perto. Fisio, estamos pagando uma até conseguirmos sessões gratuitas no hospital. Tudo do Governo que é para fazer o bem é muito "burrocrático". Cópias e mais cópias de tudo que é documento, para agendar uma visita para avaliar se ela realmente não pode andar e precisa de fisioterapias que sabe se lá Deus quando eles virão aqui para vê-la, o que dirá fazer as fisioterapias gratuitas.
avatar
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por allexcosta em Sab Fev 27, 2016 1:07 pm

Você está em SP capital? Não há Sarah aí. Mas eles são referência em reabilitação. Talvez valha a pena se informar um pouco mais.

http://www.sarah.br/
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 44241
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por galegonobaixo em Sab Fev 27, 2016 2:02 pm

O Allex lembrou bem, sei que é contramão, mas aqui em Brasília fica o hospital referência deles, é enorme e, sempre que passamos em frente, têm muitas pessoas de outros estados fazendo tratamento lá, é ligado à rede pública, mas depende de indicação.
avatar
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Juninho Sampaio em Sab Fev 27, 2016 4:28 pm

Moshe Bar Elohim,

Só pra te dar mais uma informação...os AVC´s "voltam" a ocorrer se não tiver cuidado. Pois, em geral, são causados pelo aumento da pressão como você já deve saber. Sua mãe deve ser acompanhada por um médico, provavelmente vai tomar remédio para controlar a pressão, etc...

No caso de minha mãe, ela tem pressão baixa e come sal para subir, mas o problema dos AVC´s foi descoberto por um único médico aqui em Salvador-Ba, depois do terceiro AVC. Pois, não tinha explicação uma pessoa com pressão de 10/7 ter derrame.

Ela tinha uma espécie de abertura no coração que enviava micro bolhas para o corpo e estas bolhas em algum momento interrompia o fluxo de sangue no cérebro. Tanto é que o primeiro derrame, não foi isquêmico e ela perdeu a memória durante o dia inteiro. Quando esta bolha saiu do lugar/se movimentou o cérebro desinchou e ela começou a lembrar de tudo.

Lembro como hoje....Ela olhou para a cara de minha irmã e disse: "DAISY está vindo aí..." e agente não entendia...ela não sabia se quer o nome dela. Lembro que peguei uma prancheta e uma caneta e pedi...escreva!

Ela olhava com uma cara de quem tinha fumado um...e não escrevia. Peguei ela pelos braços e gritava: ESCREVAAAAAAAAAAAA.
Na verdade ela não sabia nem o que era letra;

Depois que ela "voltou ao normal" algumas palavras sumiram do dicionário dela e tivemos que ensinar...como se fosse uma criança. Um exemplo disso era que ela não sabia o nome Telefone, Escova de cabelo, brinco... e nós ficávamos dizendo: Vc quer falar com alguém...e você usa uma bola, telefone ou um prato...até ir estimulando...foi muito ruim.

Depois de 10 anos nessa batalha de pesquisas...fizeram uma cirurgia e colocaram uma espécie de arrebite no coração e tem exatamente 12 anos que ela não tem mais nada. Lembrando que ocorria, por coincidência, sempre nas datas especiais. DIAS DAS MAES, REVEILLON, etc...

Essa do reveillon, ela disse que só ia para o hospital, depois do churrasco do dia 1°. Fizemos o churrasco as 10 da manhã só pra leva-la o mais rápido possível e meu pai tomou um esporro da médica dela...VC QUER MATAR SUA MULHERRRR???????????/

Passou 25 dias internada. 15 na UTI.

Desculpa escrever tanto...mas essa história de fato marcou muito pra mim. Espero que o médico acompanhe ela direitinho...e tudo vai dar certo. Está muito recente!

Abraço
avatar
Juninho Sampaio
Membro

Mensagens : 7181
Localização : Salvador-Ba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Moshe Bar Elohim em Dom Fev 28, 2016 1:15 am

^ Poxa, que história triste. Desejo tudo de bom para sua mãe.
Minha mãe tem algumas confusões, mas é sempre após dormir. Por exemplo, ela dorme uns 30 min à tarde numa sexta-feira e ao acordar acha que já chegou a data da próxima consulta da segunda, ou que é o dia e hora da visita do médico que está marcada só para a outra semana. Mas aos poucos vai recobrando a data correta. Eu sempre pergunto a ela quem veio visitar, algumas coisas que aconteceram por último e ela "retorna" a data e hora corretas.
Juninho Sampaio escreveu:Só pra te dar mais uma informação...os AVC´s "voltam" a ocorrer se não tiver cuidado. Pois, em geral, são causados pelo aumento da pressão como você já deve saber. Sua mãe deve ser acompanhada por um médico, provavelmente vai tomar remédio para controlar a pressão, etc...Abraço
Pois é. Todos perguntam se entre os remédios que ela toma tem algum para hipertensão e ficam boquiabertos ao saber que sequer um foi receitado. Mesmo assim monitoro ela uma, duas ou até três vezes ao dia, e sua pressão é estável (Obs.: curioso que sou, ainda preciso e quero muito estudar pormenorizado o que significam os números do display sis-pressão arterial sistólica e dia-pressão arterial diastólica mmHg. Baseio-me nas opiniões das vizinhas, amigas, parentes que dizem que os números 124/80, 131/85, 119/80 são de pressão boa.) Quero muito saber o que eles significam, unidades de medida, sistema internacional, etc. (mania de técnico). Nunca encontrei ninguém que explicasse estes números. Só dizem "tá boa"; e... e... que mais... 119 o quê?... 80 o quê?...  Pergunta

allexcosta escreveu:Você está em SP capital? Não há Sarah aí. Mas eles são referência em reabilitação. Talvez valha a pena se informar um pouco mais. http://www.sarah.br/
Sobre o hospital Sarah não rolará. Sim, capital. Seria totalmente inviável para nós por variáveis infinitas. Não é má vontade, indisposição, nem preguiça nossa, acredite. Ninguém quer vela curada mais do que nós aqui de casa. Agradeço muito a indicação e a prestatividade, Allexcosta. up

Mauricio Luiz Bertola escreveu:MosheClaro que sim, sua mãe vai se recuperar com os devidos cuidados. O caso da mãe de minha esposa foi MUITO mais grave que um AVC.
Amigos
Quando deram os dois AVC's simultâneos, minha mãe teve tempo de sair andando cambaleante dizendo que estava perdendo o equilíbrio, sentindo tontura, dor de cabeça e sentar-se num sofá distante cerca de 10 ou 20 metros à frente ladeira abaixo lá no sítio. Ainda bem que não caiu nem bateu a cabeça. Assim que sentou no sofá não levantou mais. Pendia sempre para o lado esquerdo rumo ao chão ao tentar levantar-se. Dizia que estava pesado. Mexia e levantava um pouco a perna e o braço esquerdo e lentamente foi perdendo o controle sobre eles até não conseguir mais por completo. Ela ficou mais chateada, pranteosa, nervosa no ato do ocorrido. Chorou desesperada sem saber o que estava acontecendo.
Valeu pelos votos, Bertola! Colegas
avatar
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por galegonobaixo em Dom Fev 28, 2016 5:59 am

Eu posso ajuda um pouquinho:

Pressão arterial sistólica – geralmente este valor é denominado de pressão arterial máxima, e é correspondente ao valor medido no momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta. Normalmente este valor pode variar entre os 120 a 140 mmHg, sendo estes os valores mais comuns para que tenha a sua pressão dentro dos valores normais.

Pressão arterial diastólica – normalmente este valor é conhecido como a pressão arterial mínima, correspondente ao momento em que o ventrículo esquerdo volta a encher-se para retomar todo o processo da circulação. Este valor geralmente está dentro da média dos 80 mmHg.

mmHg: O mais simples, milímetro de mercúrio, um sistema de medição de pressão muito utilizado, nada mais do que a pressão exercida sobre uma coluna de mercúrio, que é um material "hipereagente"  - não lembro o termo técnico Mad  - ou seja, ele tem reações muito visíveis e fáceis de medir, além de serem expansões prismáticas, ou seja "perfeitas".

Quando medir a pressão tome cuidado coma discrepância entre as duas, minha mãe tem um problema que é exatamente esse, influenciado pela síndrome vaso vagal, a sistólica sobe e a diastólica não. A pressão sistólica está se mostrando ligada à ataques cardíacos, mais do que a diastólica.

Roubei os dois primeiros textos de um "blog", conferi em um livro que a minha mãe têm aqui. Profissional de Ed. Física e técnica de laboratório.

Abraços
avatar
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por allexcosta em Dom Fev 28, 2016 7:26 am

Moshe Bar Elohim escreveu:Sobre o hospital Sarah não rolará. Sim, capital. Seria totalmente inviável para nós por variáveis infinitas. Não é má vontade, indisposição, nem preguiça nossa, acredite. Ninguém quer vela curada mais do que nós aqui de casa. Agradeço muito a indicação e a prestatividade, Allexcosta.

Entendo. É que não conheço os detalhes. Nem sequer sabia sua localidade... Tenho o hábito de quando ouço falar em problema de saúde, penso logo em quem é referência. No Brasil é a rede Sarah. Mas é claro que há profissionais habilitados em qualquer lugar.

Boa sorte na recuperação dela.
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 44241
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Moshe Bar Elohim em Dom Fev 28, 2016 12:51 pm

^ up
-----------
Galegonobaixo, obrigado. Eu queria saber também qual a referência destes números.  Por exemplo, quem mexe com eletrônica/elétrica sabe que 110 Volts é uma diferença de potencial em relação ao neutro ou terra cuja energia (em tese) é igual a 0.
Queria saber, digamos essa "diferença de potencial" de 120,130,140 mmHg em relação a quê. 0,5,100, 200,500 disso aí significa o quê? É a pressão exercida sobre as veias e artérias?
avatar
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Vicente Ganem em Dom Fev 28, 2016 1:26 pm

Sim,e a pressão exercida sobre as arterias, associada a resistência das mesmas, numa pessoa com mais idade, e aceitável niveis pressoricos mais altos, a máxima pode estar em 150,160mmhg.,e importante estar atento ao valor minimo,de não passar 100mmhg, importante ficar atento a variação dos niveis de consciência, recomendo para reabilitação, o serviço de Fisiatria da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, estudei ali,e ótimo e gratuito
avatar
Vicente Ganem
Membro

Mensagens : 209
Localização : lauro muller,SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Moshe Bar Elohim em Ter Mar 01, 2016 11:05 pm

^Obrigado, Vicente. Sua últimas duas aferições estavam 15/8 - feitas por profissionais que vieram em casa, mas disseram que só o fato de ela ver o jaleco branco, um estranho da saúde, pode ter alterado pela emoção. Estamos vendo a possibilidade de programas de fisioterapias no próprio hospital em que ela foi atendida ou no Lucy Montoro; este bem falado também. Dizem que nesta rede de rabilitação em cerca de 30 dias de fisioterapia a pessoa acometida de AVC já consegue andar.

Obrigado a todos!

Minha dúvida principal, sobre as convulsões, foi sanada.  
Na consulta aos neurologistas e fisiatra, foi relatado o problema, o que disseram que poderia ser devido ao muito tempo que ficou deitada totalmente horizontal na cama comum. Todos recomendaram incliná-la gradativamente antes de pô-la totalmente sentada. O fisiatra, especificamente recomendou deixa-la inclinada por todo o dia, começando por 60° (primeira semana), 75° (segunda semana) e, por fim, 90° (terceira semana), já que agora temos a cama hospitalar daquelas que a cabeceira inclina. Disse também para tirá-la da cama e sentá-la numa cadeira de rodas, poltrona, etc. e disse que ela que teria que fazer esforço com o lado que ficou bom. Nada de comidinha na boca, aguinha no canudo e coisas de uma vida de rainha que nós vínhamos fazendo. Ele disse que ficar deitada na cama o tempo todo não ajuda em nada. Mas haja braço para carregá-la. Eu e meu pai que cuidamos não damos conta do peso (cerca de +/- 80Kg) - peso meio "morto", já que o lado esquerdo não ajuda.

Foram acrescentados dois medicamentos: Carbamazepina e Atenolol, para epilepsia e controle da pressão arterial, respectivamente - ufa até que enfim receitaram um para controle da pressão.

Obrigado a todos pela ajuda.

Vamos ver o que acontece agora. Neutral
avatar
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por allexcosta em Qua Mar 02, 2016 7:38 am

Moshe Bar Elohim escreveu:Dizem que nesta rede de rabilitação em cerca de 30 dias de fisioterapia a pessoa acometida de AVC já consegue andar.

Isso não existe.

Tem gente que tem AVC e sai da emergência andando e falando normalmente. É muito caso a caso. Não acredite em qualquer generalização quando se fala de saúde.
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 44241
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qua Mar 02, 2016 7:39 am

allexcosta escreveu:
Moshe Bar Elohim escreveu:Dizem que nesta rede de rabilitação em cerca de 30 dias de fisioterapia a pessoa acometida de AVC já consegue andar.

Isso não existe.

Tem gente que tem AVC e sai da emergência andando e falando normalmente. É muito caso a caso. Não acredite em qualquer generalização quando se fala de saúde.

Exatamente...
avatar
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12810
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas Sobre Reabilitação de Paciente - AVC

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum