Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Inteligência Artificial

+22
Zubrycky
Craftsman
SILVIAO
RBORCARI
Sonikado
Stormbringer
Raul S.
joseluiz.avilajr
Mauricio Luiz Bertola
Die
ZédeLepelin
Claudio
Rodrigolack
gsfteodoro
bodhan
Moshe Bar Elohim
fgbass
fheliojr
joabi
siodoni
arturbmallmann
allexcosta
26 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Inteligência Artificial

Mensagem por allexcosta Qua Abr 06, 2016 4:51 pm

Ok, parece inevitável, então...

Como você acha que se dará esse processo? Se achar que cabe, cite um filme que mostra o assunto de maneira que você considera plausível.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por arturbmallmann Qua Abr 06, 2016 5:26 pm

Vai demorar para c*****, atualmente o que existe são algoritmos de aprendizado que reconhecem padrões básicos e respondem ao cenário.
Acho que só será tangível com o advento da computação quântica,que vive em constantes estudo e evolução, aí com alguma base lógica não clássica teríamos máquinas realmente criativas com alguma espécie de lógica difusa (assim como a de nossa natureza Razz).

Recomendo: Eu robô; 2001, Uma odisseia no espaço; Blade Runner; Matrix; Dark City.
Diversas divergências entre estes filmes, mas muita coisa plausível.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por siodoni Qua Abr 06, 2016 5:33 pm

Allex, estude sobre websemântica... verá que a inteligencia artificial já está entre nós Very Happy Medo
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por allexcosta Qua Abr 06, 2016 5:36 pm

O que seria demorar pra c^%#? Uns 200 anos? Isso não é nada na história da nossa civilização. E uma vez que uma IA complexa for criada, será questão de tempo pra que ela própria evolua de maneira assustadora.

Eu fico meio invocado com a nano-tecnologia e coisas como a smart dust. Acho que no futuro seremos monitorados 24/7 por aqueles que nos governam.

Olha que coisa horrível:

http://edition.cnn.com/2010/TECH/05/03/smart.dust.sensors/

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por joabi Qua Abr 06, 2016 5:41 pm

Gosto bastante da idéia do seriado "Person of Interest". Uma máquina descentralizada, tipo a Skynet, que trabalha com vigilância da população e previsão de cenários.

Mas enfim... já não tinham descoberto que o Alex é o Google? Very Happy

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por fheliojr Qua Abr 06, 2016 5:42 pm

Quanto à IA, tem-se falado muito de deep learning.
Eis 2 notícias atuais sobre o assunto deste tópico:

http://adrenaline.uol.com.br/2016/04/06/41376/ibm-acredita-que-ia-e-computacao-cognitiva-vai-fazer-parte-de-nossa-rotina-em-menos-de-10-anos

http://adrenaline.uol.com.br/2016/04/06/41370/massachusetts-general-hospital-faz-parceria-com-nvidia-para-usar-inteligencia-artificial-na-saude
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por arturbmallmann Qua Abr 06, 2016 5:43 pm

Conforme algumas estimativas a singularidade tecnológica não é lá muito distante.
Concordo que em relação à civilização e idade do universo será pouco tempo mesmo! Mas acredito que nós, da gerações nascidas no século XX, não veremos algo tão expressivo quanto o que tende a vir depois.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por allexcosta Qua Abr 06, 2016 5:45 pm

Alguém viu Transcendence?

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por fgbass Qua Abr 06, 2016 8:05 pm

Recomendo um livro chamado Our Final Invention, de James Barrat. Segundo um dos meus professores da faculdade, que estuda tecnologia no quesito de politicas publicas, essa eh uma das possiveis trajetorias para o desenvolvimento de AI.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua Abr 06, 2016 10:46 pm

arturbmallmann escreveu:Vai demorar para c*****, atualmente o que existe são algoritmos de aprendizado que reconhecem padrões básicos e respondem ao cenário.
Acho que só será tangível com o advento da computação quântica,que vive em constantes estudo e evolução, aí com alguma base lógica não clássica teríamos máquinas realmente criativas com alguma espécie de lógica difusa (assim como a de nossa natureza Razz).

Recomendo: Eu robô; 2001, Uma odisseia no espaço; Blade Runner; Matrix; Dark City.
Diversas divergências entre estes filmes, mas muita coisa plausível.
Faltou na listinha o clássico dos clássicos: Terminator (Exterminador do Futuro)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por bodhan Qua Abr 06, 2016 10:56 pm

A.I. de Spielberg:

bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por allexcosta Qua Abr 06, 2016 11:08 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Faltou na listinha o clássico dos clássicos: Terminator (Exterminador do Futuro)

Vai ver ele não acha plausível.

Quando falei em filmes a idéia não era simplesmente "cite filmes sobre IA". Citar se for adicionar ao argumento.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua Abr 06, 2016 11:20 pm

allexcosta escreveu:
Moshe Bar Elohim escreveu:Faltou na listinha o clássico dos clássicos: Terminator (Exterminador do Futuro)

Vai ver ele não acha plausível.

Quando falei em filmes a idéia não era simplesmente "cite filmes sobre IA". Citar se for adicionar ao argumento.
Mas eu achei o Terminator plausível. Tirando a teoria (ou não) da máquina que faz voltar ao tempo, acho interessante haver a possibilidade de uma revolta das criaturas contra os criadores deliberadamente.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por gsfteodoro Qua Abr 06, 2016 11:23 pm

Olha...
IA já existe em muitos lugares. Exemplo prático é o resultado é o Waze, que toma decisões das rotas de acordo com o trânsito local. Os usuários informam a situação e o sistema fica interpretando. E muitas vezes, você usuários indo para um mesmo local, em rotas diferentes, para poder alcançar o destino a tempo.
O interessante é o aprendizado do algorítimo.
Dá uma conferida nessa pesquisa de um chatbot da google: Relatório do chatbot da Google

Conheça o Jibo

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por allexcosta Qua Abr 06, 2016 11:24 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Mas eu achei o Terminator plausível.

Sim, sim... Eu achei que você estava sugerindo que ele achasse.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua Abr 06, 2016 11:28 pm

Tirando a teoria (ou não) da máquina que faz voltar ao tempo, acho interessante haver a possibilidade de uma revolta das criaturas contra os criadores deliberadamente.

A ideia não passa muito longe. Levando em conta outra teoria que materiais biológicos para controle populacional, pestilências, etc. são fabricadas em laboratórios e fogem ao controle dos criadores... e que a tendência e consequência destes materiais biológicos é se estabelecerem e dominarem sobre todo o tipo de vida que eles tem contacto.
Já ouvi de um infectologista que as bactérias, vírus ou sei lá o quê, tem por, digamos "objetivo", dominarem seus hospedeiros serem retransmitidos e dominarem tudo contaminando o máximo que puderem exterminando outros tipo de vida existentes. Ele falou de um jeito como se elas fossem inteligentes. É mais ou menos o que nós humanos estamos fazendo ao planeta.

Aí precisamos discutir o que seria artificial e que não seria. Biologia criada seria considerada artificial? Mas tudo que existe e tem na natureza, o homem só manipula e combina os elementos transformando em outra forma de vida.


Última edição por Moshe Bar Elohim em Qua Abr 06, 2016 11:34 pm, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por gsfteodoro Qua Abr 06, 2016 11:32 pm

Buscando coisas para o assunto, achei esse video...




gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por joabi Qua Abr 06, 2016 11:35 pm


Já conversei bastante com o CLEVERBOT. É bem divertido.

http://www.cleverbot.com

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por allexcosta Qua Abr 06, 2016 11:42 pm

^ Ô louco meu.

Esse buddy é creepy. E o diabo ainda é dublado. E a trilha sonora são duas músicas tocando ao mesmo tempo. Eu hein...

O melhor comentário é de um Brasileiro: "Sangue de Jesus tem poder, tem poder." Hehehehehe
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por arturbmallmann Qui Abr 07, 2016 12:24 am

/\ só faltou o hue hue br br!
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Rodrigolack Qui Abr 07, 2016 5:08 am

O filme Matrix não seria uma possível consequência dessa evolução da IA? (salvas as proporções).

Acredito que a IA já é uma realidade, os algoritmos de aprendizagem estão em um ponto bastante interessante, mas ainda acho que falta o pulo do gato que seria a capacidade de julgamento e adaptação inerente a nós humanos que ainda não é possível reproduzir em máquina.

joabi escreveu:Mas enfim... já não tinham descoberto que o Alex é o Google? Very Happy

É por isso que existe o subforum "Perguntas para Allex Costa". Wink
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagens : 263
Localização : Braga, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Claudio Qui Abr 07, 2016 8:14 am

Falando como profissional de TI, na minha opinião a Inteligência Artificial terá sempre uma falha que não há como ser suprida. Uma máquina jamais terá uma característica humana chamada Intuição, não há como implantar isso de forma programática numa máquina. Intuição, insight, sexto-sentido, essas coisas que são naturalmente complexas até num cérebro humano, imagina numa máquina.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Rodrigolack Qui Abr 07, 2016 10:30 am

^Exatamente Claudio, talvez eu não tenha me expressado da melhor forma mas foi mesmo isso que quis dizer. Nossa capacidade de abstração, julgamento e intuição são voláteis demais para serem programadas.
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagens : 263
Localização : Braga, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por ZédeLepelin Qui Abr 07, 2016 11:15 am

ClaudioBass escreveu:Falando como profissional de TI, na minha opinião a Inteligência Artificial terá sempre uma falha que não há como ser suprida. Uma máquina jamais terá uma característica humana chamada Intuição, não há como implantar isso de forma programática numa máquina. Intuição, insight, sexto-sentido, essas coisas que são naturalmente complexas até num cérebro humano, imagina numa máquina.

Concordo plenamente.
E acho que alguma dessas características ainda estão pendentes de aprimoramento na própria espécie humana e são distâncias intransponíveis para o que hoje se entende como tecnologia e inteligência artificial.

Uma das maiores pirações da ficção científica que sabemos não existir são as viagens no tempo, e creio que não preciso dizer o porquê.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por arturbmallmann Qui Abr 07, 2016 11:32 am

Como dizia meu professor, nós somos "Fuzzy" ao extremo. Máquinas são exatas demais para errarem, o mundo delas é totalmente discreto, sem meias verdades, nao existe criatividade neste mundo, apenas verdadeiro e falso.
Talvez no dia que elas evoluirem além deste ponto, elas nao se dêem conta da complexidade que lhes formam, e sua consciência seja tão abstrata quanto a nossa.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Die Qui Abr 07, 2016 3:44 pm

Por que os humanos subestimam tanto a tecnologia ? Quem garante que a IA ou até mesmo a transferência da consciência humana para um corpo artificial equivalendo a "imortalidade" não possa ser possível ?

É subestimar que nada além do humano tenha a possibilidade de evoluir, nossa intuição faz parte da programação biológica do ser.

Die
Membro

Mensagens : 532
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por allexcosta Qui Abr 07, 2016 4:05 pm

ClaudioBass escreveu:Falando como profissional de TI, na minha opinião a Inteligência Artificial terá sempre uma falha que não há como ser suprida. Uma máquina jamais terá uma característica humana chamada Intuição, não há como implantar isso de forma programática numa máquina.

Devo confessar que tenho dificuldade em entender esse tipo de idéia. "Sempre", "jamais"... Tipo, daqui a um bilhão de anos posso afirmar que tal coisa não existirá... É isso? Dá mesmo pra dizer algo assim?

200.000 anos atrás éramos símios primitivos comendo restos de animais mais fortes. Hoje fazemos foguetes e viajamos a outros planetas. O que estaremos fazendo daqui a 200 milhões de anos. Ou 200 trilhões de anos?

ClaudioBass escreveu:Intuição, insight, sexto-sentido, essas coisas que são naturalmente complexas até num cérebro humano, imagina numa máquina.

Seriam essas coisas necessárias para que tenhamos inteligência? Intuição me parece algo bem separado de inteligência, já que é uma informação que a pessoa recebe que não é bem compreendida.

Precisaríamos nós do sexto sentido para evoluir? Qual tecnologia capital para nossa espécie foi desenvolvida com base em insights e intuições? Tudo bem que Einstein até tinha isso, mas não foram as incontáveis horas de cálculos e raciocínio que o levaram às conclusões que ele chegou?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por ZédeLepelin Qui Abr 07, 2016 5:04 pm

Die escreveu:Por que os humanos subestimam tanto a tecnologia ? Quem garante que a IA ou até mesmo a transferência da consciência humana para um corpo artificial equivalendo a "imortalidade" não possa ser possível ?

É subestimar que nada além do humano tenha a possibilidade de evoluir, nossa intuição faz parte da programação biológica do ser.

Em nenhum dos posts(pode conferir) houve subestimação da tecnologia.
Alguns, até pelo contrário, acham que é possível uma evolução bem superior à atual.

Estamos falando do mesmo assunto?
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 07, 2016 5:11 pm

Há uma questão aqui que está sendo observada superficialmente: A inteligência humana (e, até agora ela é a única que conhecemos), e seu desenvolvimento, está ligada a fatores emocionais e subjetivos. Acho difícil, quase impossível mesmo, que isso possa ser objeto de "criação" ou "transferência" para um aparato tecnológico. Fazer cálculos matemáticos uma máquina faz. Fazê-los criativamente, "interrelacionadamente", só humanos podem fazê-lo (pelo menos até agora...).
Na série Jornada nas Estrelas, essa era uma discussão recorrente...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por allexcosta Qui Abr 07, 2016 5:26 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:A inteligência humana (e, até agora ela é a única que conhecemos)

Ah não...

http://www.nbcnews.com/id/24628983/ns/technology_and_science-science/t/smartest-animals/

https://en.wikipedia.org/wiki/Animal_cognition
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por joseluiz.avilajr Qui Abr 07, 2016 5:46 pm

eu acho que não chegará ao ponto de "criar" uma I.A. eletronicamente falando, acho que os chips biológicos e implantes no cerebro serão fabricados primeiro.
imagina todo o conhecimento humano na tua cabeça? e cada vez que alguma coisa é descoberta,ela é "upada" automaticamente.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 07, 2016 5:51 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:A inteligência humana (e, até agora ela é a única que conhecemos)

Ah não...

http://www.nbcnews.com/id/24628983/ns/technology_and_science-science/t/smartest-animals/

https://en.wikipedia.org/wiki/Animal_cognition

De novo Allex!?
Animais podem até possuir certo grau de inteligência, mas compará-los com seres humanos não dá!
Animais não criaram linguagem simbólica e escrita, não criaram civilizações, não criaram ciência, arte, filosofia, tecnologias várias, etc, etc, etc...
Eu, sinceramente não entendo porque você insiste nisso... Se você acha que os seres humanos são criaturas desprezíveis (e você tem certa razão nisso) que os animais merecem consideração, proteção e carinho, é uma coisa, mas achar que somos comparáveis aos animais é outra coisa...
Aliás... Bem, vou desligar aqui pois vou assistir a uma aula sobre as implicações filosóficas da Teoria das Cordas ministrada pelo Professor Johnatan Ape...
Laughing Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Raul S. Qui Abr 07, 2016 6:12 pm

^ "Ape..." :risada do Butt-Head:
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por allexcosta Qui Abr 07, 2016 6:22 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:A inteligência humana (e, até agora ela é a única que conhecemos)

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Animais podem até possuir certo grau de inteligência

Inteligência Artificial Thinking-Monkey
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por ZédeLepelin Qui Abr 07, 2016 7:17 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:A inteligência humana (e, até agora ela é a única que conhecemos)

Ah não...

http://www.nbcnews.com/id/24628983/ns/technology_and_science-science/t/smartest-animals/

https://en.wikipedia.org/wiki/Animal_cognition

De novo Allex!?
Animais podem até possuir certo grau de inteligência, mas compará-los com seres humanos não dá!
Animais não criaram linguagem simbólica e escrita, não criaram civilizações, não criaram ciência, arte, filosofia, tecnologias várias, etc, etc, etc...
Eu, sinceramente não entendo porque você insiste nisso... Se você acha que os seres humanos são criaturas desprezíveis (e você tem certa razão nisso) que os animais merecem consideração, proteção e carinho, é uma coisa, mas achar que somos comparáveis aos animais é outra coisa...
Aliás... Bem, vou desligar aqui pois vou assistir a uma aula sobre as implicações filosóficas da Teoria das Cordas ministrada pelo Professor Johnatan Ape...
Laughing Laughing

Sério isso?
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Stormbringer Sex Abr 08, 2016 1:39 pm

Existem vários "approachs" sobre IA, aprendizado por exemplo e comparação de cenários, redes neurais e aquela abominação de Prolog que ensinam nas faculdades fingindo que aquilo é IA.

No caminho em que estamos, no estágio em que estamos, a IA está "sob controle", pra quem tem medo de apocalipse robótico :v.
Sistemas de navegação automaticos em carros já estão em funcionamento, e IA dedicada a coisas específicas não tem como sair do controle como é dramatizado em filmes.

O problema é que há estudos sobre fazer um programa realmente "pensar"(excluindo a conversa filosófica sobre alma e tal), não só aprender por comparação e repetição. O programa, isolado e sem ter como se tornar "físico", também não é um problema "apocalíptico". Se o programa tiver controle de algo mecânico, puder se replicar e se melhorar, ai o futuro é incerto e ai sim entra a conversa filosófica: pode uma máquina ser boa ou má? Pode ela de forma consciente praticar o mal por "vontade" própria?

Sobre a conversa de como o ser humano é ruim e blablabla, pra chegar a essa conclusão nós somos humanos, pensantes e chegamos até aqui por curiosidade e porque conseguimos passar o conhecimento adiante atravez da fala e da escrita, e segundo algumas pessoas ilustres de pensamento nós ainda estamos numa fase muito embrionária como civilização: nós não somos ainda o produto final. Pode ser que um dia num futuro distante consigamos nos estabilizar numa forma coletiva digna de romance utópico. E como gancho a IA, a máquina pensante vai trilhar o nosso caminha a partir do momento zero da civilização humana em que criamos ela: ela ja terá acesso a todos os nossos erros e acertos passados, e pode levar a gente mais rápido ao destino: destruição ou sociedade utópica.

Eu não acredito no meio-termo.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Sonikado Sex Abr 08, 2016 2:30 pm

Existem IA e IA.

Por exemplo, temos inteligências que "aprendem" com input de dados e tentam responder com base neles. O maior exemplo, funcional, hoje é o próprio CleverBot (já citado). É interessante que ele sabe conversar em diversas línguas apenas por ter pessoas falando com ele em tal lingua. O inglês, obviamente, é o mais avançado. Mas dá pra ter alguma conversa em português, russo, alemão...

Porém, isso nem sempre dá certo. Procurem pelo robô Tay, que a microsoft criou (Dica: ele ficou online por apenas 1 dia).

Agora, indo mais fundo. Temos conceitos programáticos de IA razoavelmente avançados, redes neurais, etc etc. O teste de Turing já é facilmente superado por mega-robôs como o Watson da IBM.

A questão da consciência e intuição ainda não é possível porque o atual conhecimento programático, em seu mais extremo, se limita a linhas de códigos dinâmicos planejados.
Uma vez que um software seja capaz de gerar seu próprio código, fora de uma tabela pré-planejada, porém de forma organizada... aí sim poderemos ver uma evolução autônoma bastante interessante.

Um filme interessante que lida com questões de IA, futuro e humanidade é Ghost In The Shell. O filme clássico, de 1995.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por RBORCARI Sex Abr 08, 2016 3:36 pm

Assisti vários filmes sobre IA e acho interessante o tema, porem acredito que não chegara ao nível do próprio filme I.A. de Steven Spielberg ou até mesmo no Eu, Robô do Will Smith....

Mas as vezes me questiono, como que em determinadas áreas da ciência temos avanços tão deslumbrantes e em outras o processo é mais lento...

Ex.: Cura do cancêr, que extermina milhares de pessoas todos os anos, porque até hoje não temos um remédio pra isso? Para o HIV, me corrijam se estiver errado, ja temos coquetéis que prolongam a vida do ser humano em algumas décadas...
Lembro quando anunciaram que o Magic Johnson tinha contraído o vírus...e o cidadão ta vivo até hoje...

tá certo que tudo depende do tipo da doença e do organismo do cidadão, mais eu ainda espero ver mais avanços na área da saúde do que da tecnologia, mesmo sabendo que o inverso será a realidade...
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por allexcosta Sex Abr 08, 2016 4:21 pm

RBORCARI escreveu:Assisti vários filmes sobre IA e acho interessante o tema, porem acredito que não chegara ao nível do próprio filme I.A. de Steven Spielberg ou até mesmo no Eu, Robô do Will Smith...

Não chegará tipo, nunca? Nem daqui a 10 bilhões de anos pode chegar?

RBORCARI escreveu:Mas as vezes me questiono, como que em determinadas áreas da ciência temos avanços tão deslumbrantes e em outras o processo é mais lento...

Ex.: Cura do cancêr, que extermina milhares de pessoas todos os anos, porque até hoje não temos um remédio pra isso?

Há várias forças políticas e corporativas controlando a indústria da saúde. Não é algo tão simples como grandes laboratórios e governos em conjunto para buscar uma cura. Há muito lobby poderoso trabalhando para que a cura não seja encontrada.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por RBORCARI Sex Abr 08, 2016 4:27 pm

allexcosta escreveu:
RBORCARI escreveu:Assisti vários filmes sobre IA e acho interessante o tema, porem acredito que não chegara ao nível do próprio filme I.A. de Steven Spielberg ou até mesmo no Eu, Robô do Will Smith...

Não chegará tipo, nunca? Nem daqui a 10 bilhões de anos pode chegar?

rsrs, chegará, mais tipo eu nao estarei aqui pra ver...mais acredito que em algumas décadas teremos uma evolução significativa neste meio...

RBORCARI escreveu:Mas as vezes me questiono, como que em determinadas áreas da ciência temos avanços tão deslumbrantes e em outras o processo é mais lento...

Ex.: Cura do cancêr, que extermina milhares de pessoas todos os anos, porque até hoje não temos um remédio pra isso?

Há várias forças políticas e corporativas controlando a indústria da saúde. Não é algo tão simples como grandes laboratórios e governos em conjunto para buscar uma cura. Há muito lobby poderoso trabalhando para que a cura não seja encontrada.

...sempre também acreditei nessa teoria, e não entendo como o ser humano pode chegar neste nível...
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Die Sex Abr 08, 2016 7:10 pm

Assistam Ghost in the Shell.

Die
Membro

Mensagens : 532
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Abr 08, 2016 10:36 pm

Sonikado escreveu:Um filme interessante que lida com questões de IA, futuro e humanidade é Ghost In The Shell. O filme clássico, de 1995.
Die escreveu:Assistam Ghost in the Shell.
Fiquei curioso por duas recomendações. Procurei no Google. Só de ver que é desenho deu um baita desânimo. Brochei.  pale

Sobre AI, Achei o filme do Spielberg legalzinho, até antes da viagem nos etezinhos no final do filme. O Spielberg é aficionado por E.T.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por arturbmallmann Sex Abr 08, 2016 11:44 pm

Stormbringer escreveu:...
Eu não acredito no meio-termo.
Muito bem colocado e explicado. Estamos longe de IAs autônomas, quem sabe um dia.. mas acredito q nao verei isto acontecer
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por SILVIAO Sáb Abr 09, 2016 12:16 am

Mesmo com o aumento do poder computacional atual eu acredito que leve no mínimo mais 50  anos para existir algo plausível em IA,o simples processo de se tomar uma decisão baseado em dados fixos consome um processamento rázoavel, isso sem se falar em outras faculdades da mente humana.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Sonikado Sáb Abr 09, 2016 12:25 am

Moshe Bar Elohim escreveu:
Sonikado escreveu:Um filme interessante que lida com questões de IA, futuro e humanidade é Ghost In The Shell. O filme clássico, de 1995.
Die escreveu:Assistam Ghost in the Shell.
Fiquei curioso por duas recomendações. Procurei no Google. Só de ver que é desenho deu um baita desânimo. Brochei.  pale
Há gostos e gostos, mas posso dizer que não é por qualquer motivo que esse filme está incluído na lista de "must watch" de muita gente. Não se acanhe por ser desenho, não é um filme infantil (e não deve ser exibido para crianças).

Acho válido dizer que está em produção uma versão live action do mesmo filme, com presença de atores de algum nome como Scarlett Johansson, Pilou Asbæk e Michael Pitt... mas teve dedinho da Disney no meio e algumas tretas, então as chances de sair uma porcaria são bem altas.

Mesmo com o aumento do poder computacional atual eu acredito que leve no mínimo mais 50 anos para existir algo plausível em IA,o simples processo de se tomar uma decisão baseado em dados fixos consome um processamento rázoavel, isso sem se falar em outras faculdades da mente humana.
Em 50 anos eu não imagino uma IA autônoma, mas julgando pela redução de tamanho de supercomputadores já existentes (usando o Watson como exemplo)... em 50 anos eu chuto que haverão inúmeros pontos de IA em todos os lugares. Talvez nada super inteligente, mas estarão por todo lado, pela redução de tamanho e necessidade de recursos.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Craftsman Sáb Abr 09, 2016 12:40 am

A classe politica que elegemos e nosso nível de debate / defesa das mesmas nos faz crer que não existe nem sequer inteligencia natural ... quanto mais artificial ...
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagens : 2040
Localização : Rio de Janeiro

http://frateralexander.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 09, 2016 4:53 am

SILVIAO escreveu:Mesmo com o aumento do poder computacional atual eu acredito que leve no mínimo mais 50  anos para existir algo plausível em IA,o simples processo de se tomar uma decisão baseado em dados fixos consome um processamento rázoavel, isso sem se falar em outras faculdades da mente humana.

Você sabe que dentro de institutos como o MIT (que é financiado pelo Pentágono) e bases militares de países desenvolvidos existem computadores com capacidade de processamento muito além do que é divulgado hoje, certo?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 09, 2016 4:55 am

A propósito, e desculpem o double post, é sério que vários de vocês usam o argumento "mas lá eu não vou estar mais aqui" nesse tipo de discussão?

Vocês não conseguem abstrair o suficiente para imaginar o mundo depois da nossa geração? Como querem discutir futurismo?

A vida de um ser humano é um piscar de olhos na história da nossa espécie e do nosso planeta. Enxerguemos um pouco além de nossos umbigos, meus amigos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Zubrycky Sáb Abr 09, 2016 11:32 am

Me lembrei desse diálogo.

Will Smith: "Can a robot write a symphony? Can a robot turn a canvas into a beautiful masterpiece?"

Robot: "Can You?"

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por arturbmallmann Sáb Abr 09, 2016 11:46 am

/\ cena clássica! hehehe. listei Eu Robô, principalmente por esta cena.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Inteligência Artificial Empty Re: Inteligência Artificial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos