Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir em baixo

Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Jimmyc em Dom Set 11, 2016 10:24 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:me lembro fortemente da imagem de um Carro de Boi e pessoas andando de jegue nas ruas...

Normal.
E eu adoro isso!
A alguns 5 ou 6 anos atrás meus pais foram fazer uma viagem dessas, e minha mãe ficou chocada com o número de jegues abandonados no interior de Pernambuco, os bichinos, trocados pelas motos, ficavam soltos pelas cidades e matos, sendo atropelados ou morrendo à míngua; ela até cismou de trazer um filhote de jegue pra casa! (tiramos isso da cabeça dela...).
Triste fim para um companheiro tão resistente, valente e útil...

Realmente...bem triste mesmo.

Jimmyc
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio em Dom Set 11, 2016 12:38 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Me lembro muito vagamente de Feira de Santana, pois a única vez que passei por lá foi quando eu era criança ainda, em janeiro de 1969, quando meu pai foi transferido do Rio para Recife e nossa família foi de carro (um Corcel 1969 4 portas) pegando a antiga Rio-Bahia (hoje BR-116). Paramos na cidade de Jequié (que fui visitar anos depois, como professor) para dormir e meu pai planejava fazer uma parada de pernoite em Penedo depois atravessar o S. Francisco (não havia ponte na época!), e seguir para Recife.
Minhas vagas lembranças são de uma cidade quente, muito pobre e poeirenta, e me lembro fortemente da imagem de um Carro de Boi e pessoas andando de jegue nas ruas...
Tenho um sonho de um dia pegar minha família e refazer de carro as viagens que, quando eu era criança fazia com minha família para o Nordeste e Minas Gerais...

Essa parte que citou de carro de boi...em várias cidades existe.

Acredite se quiser...em camaçari. Eu já desenvolvi um sistema para a companhia de transito no qual as carroças eram emplacadas...como carro.

Camaçari é onde fica o maior poli industrial da América latina, tem um zilhão de empresas e sofre com coisas tão pequenas que se eu te contar você não vai acreditar. Antes de morar em salvador, como eu trabalhava em Camaçari, resolvi morar lá (abrantes, 15km do centro de camaçari) e tinha coisas de interior, lembrando que fica 20km de salvador.

a) Todos os dias pela manhã toca o hino nacional as 7h nos postes.
b) Quando morre alguém, o caixão sai carregado pelas ruas e um carro de som anunciando.
c) Só tem água em 3 dias e meio por semana.
d) As cartas, você tem que alugar nos correios uma caixinha, e mandar entregar lá, pois os correios não entram.
e) Entre outros costumes que na cidade não tem...como todo mundo dar BOM DIA uns aos outros.

Quantos aos jegues...aqui vc acha de R$2 a R$5. Ninguém mais essa coisinha...prefere uma cinquentinha!

É isso...
Juninho Sampaio
Membro

Mensagem por Coder em Dom Set 11, 2016 12:46 pm

^ No interior de SP, é bem comum ver carro de som avisando que fulano morreu. Lá as pessoas também cumprimentam uma as outras (bom dia, boa tarde, boa noite). Quem vem de cidade grande até estranha...

De fato, as pessoas mais fraternais são as que moram no interior. Na capital é competição de quem tem o nariz mais empinado. Me da asco...

Gostei dessa do Hino Nacional! up
Coder
Membro

Mensagem por allexcosta em Dom Set 11, 2016 1:07 pm

Juninho Sampaio escreveu:b) Quando morre alguém, o caixão sai carregado pelas ruas e um carro de som anunciando.

Em Salvador é assim no subúrbio. Paripe, Itacaranha, Periperi e aquelas bandas.

Juninho Sampaio escreveu:e) Entre outros costumes que na cidade não tem...como todo mundo dar BOM DIA uns aos outros.

Salvador também é normal se dar bom dia ou boa tarde e as pessoas respondem. Curitiba você pode morrer de falar que ninguém olha pra sua cara.
allexcosta
Administrador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Dom Set 11, 2016 1:28 pm

allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:b) Quando morre alguém, o caixão sai carregado pelas ruas e um carro de som anunciando.

Em Salvador é assim no subúrbio. Paripe, Itacaranha, Periperi e aquelas bandas.

Juninho Sampaio escreveu:e) Entre outros costumes que na cidade não tem...como todo mundo dar BOM DIA uns aos outros.

Salvador também é normal se dar bom dia ou boa tarde e as pessoas respondem. Curitiba você pode morrer de falar que ninguém olha pra sua cara.

Aqui no RJ, nas cidades do interior (incluindo a Serra e a região dos Lagos), esse costume do carro de som anunciar um falecimento persiste...
Em Niterói, dependendo do bairro, as pessoas se cumprimentam também, principalmente se se conhecem de vista. No Rio já não é assim, exceto nos subúrbios, nas ruas mais residenciais.
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Juninho Sampaio em Dom Set 11, 2016 2:04 pm

Pior que você acostuma a cumprimentar as pessoas...e quando entrava no ônibus em Salvador, as pessoas olhavam com aquela cara de "ME XINGOU!"
Juninho Sampaio
Membro

Mensagem por Jimmyc em Dom Set 11, 2016 10:33 pm

Aqui no ES rola de cumprimentar qdo é bairro mais afastado, ou então cidades do interior. O carro de anuncio de funeral só em algumas cidades do interior mesmo.

Jimmyc
Membro

Mensagem por allexcosta em Dom Set 11, 2016 10:40 pm

Juninho Sampaio escreveu:Pior que você acostuma a cumprimentar as pessoas...e quando entrava no ônibus em Salvador, as pessoas olhavam com aquela cara de "ME XINGOU!"

Até que Salvador não é tanto assim.

Em Curitiba você entra em um ambiente cheio de gente, dá um bom dia e fica aquele silêncio de cemitério. Todo mundo te olhando com aquela cara de "quem é esse ser inferior que se atreve a me cumprimentar?"
allexcosta
Administrador

Mensagem por Juninho Sampaio em Seg Set 12, 2016 9:46 am

lol!
Que coisa!
Juninho Sampaio
Membro

Mensagem por Coder em Seg Set 12, 2016 9:52 am

Em SP (capital) se você cumprimenta, as pessoas ficam desconfiadas...
Coder
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: