Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escrever linhas de baixo (partitura)

+2
Mike_
Klhada
6 participantes

Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por Klhada Dom maio 01, 2016 5:57 pm

caros, como já postei aqui, sou novato no mundo do baixo, e era guitarrista até então.

estou estudando o Bass Method do Ed Friedland (fazendo todos os exercícios e tals - leeeento pq minha leitura não é grandes coisas Razz ), e logicamente que junto com essa parte, estou tentando tocar umas músicas. Falando com um camarada que toca violão, ukulele e canta, ele queria fazer um som, tocando essa música:



a linha de baixo é simples (a ideia básica), mas o baixista coloca variações sutis toda vez que toca. Deixa a música bacana, mas eu estou apanhando pra pegar o tempo exato delas. Pelo menos pros meus ouvidos, as partes principais (quando troca o riff, quando muda pro bridge ou algo do tipo), estão no tempo, mas algumas notas no meio dos compassos são mais "free".

a questão é: estou querendo começar a transcrever as músicas em software decente (e não o .txt porco que estou usando agora - até mesmo como mais um treino). Tenho o guitar pro, mas talvez mude pro Musescore. Como escrevo essas partes? Eu consegui escrever no guitar pro, mas com uma tonelada de pausas, e notas começando no meio de colcheias e tal. Preciso escrever tudo isso, e principalmente, me preocupar com tudo isso? Ou só coloco as notas principais do tema e os floreios ficam de fora da notação?

além disso, se vocês fossem tocar essa música, tirariam nota por nota exatamente como o baixista original, ou só tirariam o motivo do riff e as notas extras colocariam a gosto? Eu já tirei todas, mas sei lá, parece que me tira o tesão tocar todas as notas idênticas... Estou errado?
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por Mike_ Seg maio 02, 2016 8:42 am

Tenta fazer o solfejo ritmico dessas notas. Fica mais fácil de encontrar as figuras!
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por joabi Seg maio 02, 2016 11:04 am


Transcrever a linha do baixo é um ótimo exercício. Ajuda a entender melhor a música e praticar leitura... só tome cuidado para não desanimar, pegando algo acima do seu nível atual de conhecimento.

Tocar igual ou não vai ser uma decisão sua (e do seu amigo). Eu, particularmente, faria uma versão mais solta, já que o som tem bastante groove e vocês estão só em dois, sem banda. Inivitavelmente irão adaptar algumas coisas.

Resumindo: desenvolver a leitura é importante e você está na direção certa, mas aprenda a se virar sem precisar da partitura também. Existem várias articulações e técnicas complementares que você vai aprender de ouvido muito mais que pelas partituras.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por allexcosta Seg maio 02, 2016 11:16 am

Sim, excelente exercício, mas mesmo o original não deve ter sido escrito assim. Essas notas são opções do músico na hora.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por Klhada Seg maio 02, 2016 11:12 pm

hmm, então era como eu pensava.

bom, independente disso, no momento estou tentando outra estratégia que me parece interessante. Como eu já tirei tudo mesmo, estou tentando tocar tudo, mas num primeiro momento, isolando pequenos pedaços da música e aprendendo a tocar E manter o ritmo no pé. Eu acho que quando eu conseguir manter um ritmo constante sem pensar, vai ficar mais nítida a marcação do tempo e consequentemente tocar certo. No momento eu sou daqueles que começa certo, mas depois bate o pé uma vez por nota que toca. Isso sem falar que geralmente me adianto no tempo. Vai ser um longo caminho, mas pelo menos estou me divertindo Razz

Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por Mike_ Ter maio 03, 2016 8:10 am

Metrônomo ajuda muito nisso! Voce vai bater o pé acompanhando o clique do metronomo, aí fica automático!
Fora que após algum tempo estudando com metronomo, voce vai parar de adiantar/atrasar o pulso, e vai manter um tempo mais constante, mesmo tocando sozinho!

Metrônomo é indispensável!
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por Klhada Ter maio 03, 2016 9:44 am

Mike_ escreveu:Metrônomo ajuda muito nisso! Voce vai bater o pé acompanhando o clique do metronomo, aí fica automático!
Fora que após algum tempo estudando com metronomo, voce vai parar de adiantar/atrasar o pulso, e vai manter um tempo mais constante, mesmo tocando sozinho!

Metrônomo é indispensável!

ah sim, tenho metrônomo E bateria eletrônica. Vou usar os dois. Ontem vi uns exercícios bacanas. Cool
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por Kobeh Ter maio 03, 2016 2:29 pm

Klhada escreveu:

além disso, se vocês fossem tocar essa música, tirariam nota por nota exatamente como o baixista original, ou só tirariam o motivo do riff e as notas extras colocariam a gosto?

Eu toco essa música com uma das minhas bandas (mas se baseando na versão do Tim Maia) e eu só me preocupei em saber quais eram os acordes (e o tempo de cada um e das pausas) pra saber o que iria fazer na hora. Na verdade, quando não estou tocando hard rock ou metal, quase sempre faço isso. Mas essa é uma decisão bem pessoal e tb depende do tipo de banda q vc vai ter.

Mesmo assim, esse exercício que vc tá fazendo é ótimo. Adoraria ter tido esse disciplina quando comecei...rs
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por fheliojr Dom maio 08, 2016 5:54 pm

vc já começou a ter aulas de baixo com um professor, coalhada?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por Klhada Dom maio 08, 2016 7:08 pm

fheliojr escreveu:vc já começou a ter aulas de baixo com um professor, coalhada?

não, estou estudando por conta. Tenho grande base teórica da guitarra, mas meu timing sempre foi péssimo.

Estou estudando o Bass Method (de forma direita, sem pular exercícios nem nada), e baixei um pdf só pra estudos rítmicos. Algumas coisas eu já estou conseguindo tocar mantendo o ritmo no pé sem me perder. Estou evoluindo devagar, mais sempre Laughing
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por Klhada Sex maio 13, 2016 12:41 pm

update, pq estou com uma dúvida cruel aqui (eu pensei em postar nos dois tópicos fixos de teoria, mas nenhum tem posts desde 2015). Então vai aqui mesmo.

Nessa mesma música de antes, estou escrevendo a partitura, mas tenho uma dúvida de notação. A música é em 4/4 (pelo menos me parece), mas eu vou contando do começo até o fim, e tem uma espécide de bridge no meio da música, que o tempo não bate. Se eu contar em 4, acaba a parte no 2, rola um praticumdum na batera e volta pro verso, com o tempo igual do começo da música. Como eu resolvo essa parte? É possível escrever que o compasso acaba no meio (e isso é feito)? Ou nessa parte a divisão muda (o tempo muda)? Existe mudar assim no meio da música? Eu não vou morrer se não conseguir escrever igual na partitura, mas gostaria de saber resolver essa parte.

By the way, se alguém quiser indicar um livro responsa só sobre divisão ritmica ou algo do tipo, sinta-se à vontade.
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por joabi Sex maio 13, 2016 1:21 pm


É em 4/4, cerca de 170 bpm. Não encontrei nenhuma mudança de compasso no meio dessa música. Qual o tempo exato no vídeo do primeiro post?

Essa mudança que você suspeitou é ralativamente comum. É só colocar um compasso 2/4 e voltar pra 4/4 no seguinte.


Última edição por joabi em Sex maio 13, 2016 1:26 pm, editado 1 vez(es)
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por Klhada Sex maio 13, 2016 1:25 pm

joabi escreveu:
É em 4/4, cerca de 85 bpm. Não encontrei nenhuma mudança de compasso no meio dessa música. Qual o tempo exato no vídeo do primeiro post?

Essa mudança que você suspeitou é ralativamente comum. É só colocar um compasso 2/4 e voltar pra 4/4 no seguinte.


1:13 começa, e acaba mais ou menos em 1:40 Se eu vou na mesma contagem de 1 a 4, vai batendo tudo (o baixo, a batera, os ooohhhs do backing vocal). Mas no último compasso acaba no meio do compasso, rola uma virada de bateria e começa de novo do 1. Ou eu que estou ouvindo errado?

de resto, se é relativamente comum, já fico mais tranquilo. Na minha cabeça é exatamente isso que você falou. A música em 4/4, e naquele último compasso é 2/4 e depois volta ao normal.
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por joabi Sex maio 13, 2016 1:32 pm


Já sei o que é... você está pensando no tempo desdobrado. Coloque o metrônomo por volta de 170. Eu disse 85 no meu post, mas nessa velocidade faz mais sentido 2/4. Corrigi no minha postagem também.

Pensando em 170 bpm a música toda fica em 4/4.

EDIT: Infelizmente isso vai mudar a escrita de tudo o que você já fez até aqui.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por Klhada Sex maio 13, 2016 1:35 pm

joabi escreveu:
Já sei o que é... você está pensando no tempo desdobrado. Coloque o metrônomo por volta de 170. Eu disse 85 no meu post, mas nessa velocidade faz mais sentido 2/4. Corrigi no minha postagem também.

Pensando em 170 bpm a música toda fica em 4/4.

EDIT: Infelizmente isso vai mudar a escrita de tudo o que você já fez até aqui.


rapaz, aí vou ter que ver com calma. Eu realmente estava escrevendo em 90bpm (nesse ponto quase combinamos Laughing ).

Vou tentar em 170. E quanto a mudar tudo, não tem problema. Estou fazendo isso como um exercício. Mas podia ter pego uma música mais fácil Razz

estou escrevendo também Stand By me, e essa tá bem fácil. Cool

EDIT: putz, e não é que aí bate? Valeu mesmo pela ajuda Smile

EDTI2: será que vale a pena fazer um tópico só sobre notação musical? Assim qq dúvida a respeito seria postada lá. Ou pouca gente se preocupa com isso?
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por joabi Sex maio 13, 2016 2:20 pm

Klhada escreveu:Eu realmente estava escrevendo em 90bpm (nesse ponto quase combinamos Laughing ).

Eu fui de zóio num metrônomo online... não sei o tempo exato. Se você estava em 90, então o dobro será 180, e não 170. Isso pra ficar na mesma velocidade que você escolheu. Você entendeu, né? Tudo o que foi escrito como semicocheia vira colcheia, colcheia vira semínima, e assim por diante, porque a velocidade dobrou.


Klhada escreveu:EDTI2: será que vale a pena fazer um tópico só sobre notação musical?

Extremamente válido... mas acho até que já existe. Se não tiver, crie.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por Klhada Sex maio 13, 2016 2:45 pm

sim, entendi. Vou fazer uma nova versão do arquivo, e vamos que vamos (antes de eu resolver perguntar aqui, eu simplesmente apelei e estava escrevendo tudo como 2/4 Laughing em 90 bpm) Ia dar certo, mas eu sabia que estava errado.

ainda preciso melhorar é os tempos quebrados e tal. A música é bem "solta" no meio dos compassos, e pra escrever isso é chato. Estava tentando primeira fazer um esqueleto, e depois ir refinando aos poucos. Demorado, mas acho que é um exercício válido. Também abandonei a tablatura (peguei muitos livros de ritmos e grooves, e a maioria é só partitura). Estou evoluindo a cada dia, mas vai mais um tempo até eu ficar minimamente decente.

depois vou pesquisar com calma, e se não tiver o tópico, crio um.
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 142
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por joabi Sex maio 13, 2016 2:54 pm

Klhada escreveu:sim, entendi. Vou fazer uma nova versão do arquivo, e vamos que vamos (antes de eu resolver perguntar aqui, eu simplesmente apelei e estava escrevendo tudo como 2/4 Laughing em 90 bpm) Ia dar certo, mas eu sabia que estava errado.

Funciona também. Tem casos em que a escolha fica mesmo por conta da intenção de quem escreve. Bossa-nova é em 2/4, mas o Tom Jobim escrevia Garota de Ipanema em 4, porque preferia assim. Neste seu caso, acho 4/4 mais confortável para quem lê.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por Mike_ Seg maio 16, 2016 8:00 am

Para solfejo/divisão rítmica e melódica, recomendo o "Metodo Pozzoli".
Para estudo de harmonia e teoria, recomendo o "Harmonia Vol. 1" do Ian Guest.
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Escrever linhas de baixo (partitura) Empty Re: Escrever linhas de baixo (partitura)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos