Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES

+3
joabi
allexcosta
Rafael Ramos
7 participantes

Ir para baixo

CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES Empty CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES

Mensagem por Rafael Ramos Qua maio 04, 2016 7:57 pm

Olá a todos,

Gostaria primeiramente de agradecer a todos os responsáveis pela existência e manutenção do ContrabaixoBR, que eu acho fantástico e procuro sempre ler e aprender algo através dele.
Minha dúvida é a seguinte: embora eu já toque contrabaixo há um bom tempo, possuo apenas 1 baixo (Yamaha RBX765A) e acho que já passou da hora de eu ter, pelo menos, um segundo baixo e, de preferência, superior ao meu Yamaha, principalmente no peso e na definição. Como já tenho um de 5 cordas, procuro um de 4 cordas (mas nada impede um outro de 5 se me agradar muito) e, a princípio, penso em um JB. As indicações que recebi foi de pegar um SX por conta da madeira, mas que não seja em basswood como os mais recentes (não sei se procede essa informação, mas é o que tenho ouvido) ou até mesmo um Squier e colocar um pre-amp e trocar os caps. Penso em gastar ao todo, se possível, até R$ 2.000,00 – R$ 2.500,00 (incluindo possíveis caps e preamps)!!! Sei que o lance é tocar e sentir o som, conforto, etc, até chegar no instrumento que depois de tanto rodar eu vou ter certeza que tem de ser meu. Tanto que na próxima semana consegui tirar 3 dias para ir até a Teodoro (moro no interior de SP) e testar até não dar mais. Porém, queria receber sugestões e recomendações, pelo menos como um guia inicial, tanto sobre baixos para eu testar quanto para possibilidades de preamps e caps, caso julgarem mais negócio pegar um baixo mais barato e “tunar” ele.

PS: olhei o tópico sobre a indicação de baixos conforme a faixa de preços, mas fiquei com receio de as últimas respostas que continham essas listas poderem estar desatualizadas. Espero não estar abrindo um tópico novo desnecessário e peço desculpas se for o caso.
Rafael Ramos
Rafael Ramos
Membro

Mensagens : 1
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES Empty Re: CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES

Mensagem por allexcosta Qua maio 04, 2016 9:32 pm

Bem-vindo, Rafael.

Não há nada particularmente errado em se ter "só" um baixo.

Ícones do nosso instrumento, como Miller e Jackson, trabalharam com só um baixo por anos e anos.

De qualquer forma, prefiro tentar te ajudar depois que você postar suas impressões sobre sua visita à esse tal de Teodoro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES Empty Re: CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES

Mensagem por joabi Qua maio 04, 2016 9:42 pm


Humm... um Yamaha RBX765A sem peso e definição? Ou falta uma boa visita ao luthier e cordas novas, ou esse baixo tem algum problema sério. Tá sabendo regular bem os controles? A técnica tá em dia? Não é outro baixo que vai resolver essas coisas.

Por 2.000 cruzeiros acho difícil encontrar algo melhor. Pode achar do mesmo nível, mas melhor é difícil.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES Empty Re: CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES

Mensagem por ifernandes Qua maio 04, 2016 11:00 pm

A falta de peso e definição não está relacionada ao amplificador? Não tem problema nenhum em ter um baixo só, mas é sempre bom ter pelo menos um de reserva para emergências. Acho que um Sx cumpre essa tarefa muito bem. Já que você procura peso, vai de Sx Precision. Pega o dinheiro que sobrar e manda regular, blindar e etc. Eu trocaria no máximo os potenciômetros e jack, colocava uns de qualidade melhor para nunca mais me preocupar com isso. Ainda sobraria dinheiro pra comprar cabos extras, afinador, correia extra e todo tipo de acessório que é bom ter.
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES Empty Re: CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES

Mensagem por Tarcísio Caetano Qui maio 05, 2016 9:27 am

allexcosta escreveu:
Não há nada particularmente errado em se ter "só" um baixo.
Ícones do nosso instrumento, como Miller e Jackson, trabalharam com só um baixo por anos e anos.
Queria poder voltar no tempo com a ciência do que aconteceu nos últimos 6 anos, e permanecer apenas com 1 baixo...
Tanta volta para no fim querer estar de novo no ponto inicial...
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES Empty Re: CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES

Mensagem por Gaelramone Qui maio 05, 2016 6:58 pm

Você vai ter que definir que tipo de timbre que você esta procurando, uma boa visita nas lojas e vários testes, pois pelo que eu estou percebendo você esta perdido quanto ao timbre que tu quer desse novo instrumento, vá a lojas teste tudo, independente de preço, teste fender (precision e jazz bass), musicman, Ibanez mesmo que você náo possa compra-los só para você ter referencias e teste também o que tu pode comprar e volte a contatar o pessoal do forum

Sei que náo ajuda muito mas tem coisas que só você tocando
Gaelramone
Gaelramone
Membro

Mensagens : 84
Localização : Canoas/RS

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES Empty Re: CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES

Mensagem por allexcosta Qui maio 05, 2016 7:00 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Queria poder voltar no tempo com a ciência do que aconteceu nos últimos 6 anos, e permanecer apenas com 1 baixo...
Tanta volta para no fim querer estar de novo no ponto inicial...

Se alguém te falasse lá talvez entrasse por um ouvido e sair por outro. A pessoa precisa estar preparada para aplicar uma idéia.

Marcus Miller sempre disse: Não demore muito pra escolher seu baixo preferido e depois disso fique com ele e pare de procurar. Gaste o tempo estudando, não procurando baixos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES Empty Re: CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES

Mensagem por dibass Sex maio 06, 2016 1:34 pm

Acho que investir em estudo, se o seu baixo nao tiver nenhum problema, é a melhor opção pra vc no momento
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES Empty Re: CONTRABAIXO PARA COMPRAR: SUGESTÕES

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos