Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como mudar pessoas com música?

5 participantes

Ir para baixo

Como mudar pessoas com música? Empty Como mudar pessoas com música?

Mensagem por AndréBurger Qui Jun 16, 2016 5:35 pm

Pessoal, não sei se ficaram sabendo sobre o ocorrido descrito no link abaixo
http://correio.rac.com.br/_conteudo/2013/05/ig_paulista/64825-pianista-e-hostilizado-por-alunos-em-campinas.html

Pelo o que li na matéria um dos objetivos dessa iniciativa de Campinas é mostrar aos alunos a liberdade que é possível através da música.

Vocês acham adequado esse tipo de iniciativa? Não sou contra ela, mas tenho a impressão de que precisam de alguns passos até a população brasileira chegar à Música. Sei lá.
Na verdade, não sei o que escrever, só queria a opinião/discussão das pessoas aqui do fórum que convivem também convivem com música.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como mudar pessoas com música? Empty Re: Como mudar pessoas com música?

Mensagem por joabi Qui Jun 16, 2016 6:00 pm


Esta história já tem algum tempo... foi uma pena, pois o Mehmari realmente não merecia ouvir o que ouviu.

É só mais uma prova de que em termos de civilidade estamos engatinhando, ou menos que isso, talvez. E a tendência é piorar...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como mudar pessoas com música? Empty Re: Como mudar pessoas com música?

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jun 16, 2016 6:02 pm

Resposta para a pergunta do seu tópico: não há como. Só com a música, não. Assim como só com cultura não se "mudam" pessoas. Há uma série de condicionantes que faz com que um jovem de 10, 12 anos hostilize um músico ou ria do seu trabalho. Sociais, culturais, materiais e por aí vai. O que não existe com relação á música clássica, por parte da maioria das pessoas (classes populares, portanto), é sentimento de pertença.
Vou citar um exemplo que não tem a ver com música, mas tem a ver com refutar tentativas de proximidade que parecem perfeitas, mas se mostram fracassadas. Aqui em Londrina, desenvolveram um projeto de computação num bairro pobre da cidade, via uma ONG qualquer até bem intencionada, o que não vem ao caso. Pois bem, mal tinham instalado os PCs todos, a sala inteira foi depredada por adolescentes. Logo depois, questionaram a população do porquê disso e chegaram à conclusão de que ninguém se via naquilo. Foi algo empurrado.
Digamos que um projeto desse sentido pode ter esse viés. Se não há um preparo, um contato cuidadoso com essas crianças para despertar um interesse no que se quer mostrar (ninguém é burro, nada disso), qualquer projeto, por mais bem intencionado, tende a dar em água.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como mudar pessoas com música? Empty Re: Como mudar pessoas com música?

Mensagem por Sonikado Qui Jun 16, 2016 6:09 pm

Acho que mudar pessoas é um termo muito forte. Tanto que acontecem brigas até dentro dos músicos, afinal quantos músicos de gênero X procuram denegrir ao máximo o gênero Y?

Os gêneros musicais eruditos/clássicos/semelhantes causam *muito* desconforto até em gente de "maior nível". Mesmo grupos com estilos atualizados e modernizados, por exemplo Two Steps From Hell, causam estranhamento e afastam pessoas antes mesmo que elas ouçam qualquer coisa.

Agora uma coisa chave to texto:
Meu apelo aqui fica para os pais, que acreditam que a educação de um filho de dá na escola.
A quantidade de pais que tem um buraco no lugar dos neurônios (principalmente em relação aos filhos) é assustadora. E isso afeta todas as camadas da sociedade.

William falou algo interessante:
Foi algo empurrado.
NINGUÉM gosta de coisa feita de forma obrigatória. Ninguém. E alunos são craques em perceber isso e fazer o pior que puderem em relação a isso.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como mudar pessoas com música? Empty Re: Como mudar pessoas com música?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jun 16, 2016 6:15 pm

Bem, como professor da rede pública até hoje, o que posso dizer é que isso é um sintoma de uma sociedade falida e doente. Se houve imposição por parte da escola para os alunos assistirem, houve um erro, mas isso não apaga o fato de que muitos dos alunos hoje são delinquentes vindos de uma estrutura familiar e social desagregada, e, nesse sentido eu acho que a música pode cumprir o seu papel para minorar esse contexto...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como mudar pessoas com música? Empty Re: Como mudar pessoas com música?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos