Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por BigBoy em Qua Jan 15, 2020 4:02 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
BigBoy escreveu:Uso óleo de cozinha a anos... acho melhor que óleo de peroba, tanto a aparência, quanto a durabilidade da hidratação.

Ah! Lembrei! Vi a indicação de óleo de cozinha em escalas no livreto do luthier Edmar Luighi. Vou ateh confirmar depois a fonte.
Eu nunca ví ninguém usar isso, nem tampouco qualquer luthier recomendar esse tipo de óleo para esse mister...

Então mestre, eu sempre usei me baseando no livro do Edmar, e sempre gostei do resultado.
Veja nas pagina do livro:

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 01_20211
Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 02_00_11
Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 03_ink11
Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 04_20210
BigBoy
BigBoy
Membro

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qua Jan 15, 2020 4:46 pm

Sinceramente eu não tenho esse livro e não sabia disso.
E eu nunca ví nenhum outro livro de luthiería (e eu tenho alguns - inclusive importados) essa indicação, e nenhum colega meu (se é que posso dizer isso) me falou sobre tal indicação.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Guga Ramone em Qui Jan 16, 2020 10:55 am

Tenho esse livro e usei uma vez o óleo de cozinha. Nunca mais! Cheiro desagradável e não gostei do resultado. Óleo de peroba é barato e muito comum de ser encontrado. Caso precise de uma alternativa, optaria por algum produto de alguma marca conhecida, tipo Daddario, para a finalidade.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagem por patriciofernandes em Qui Jan 16, 2020 2:17 pm

Um amigo foi numa loja de instrumentos semana passada e pediu um Óleo de limão da Dunlop. Que pena que venderam um limpador de pratos de bateria da Dunlop pra ele por engano, e ele levou pra casa todo feliz achando que a escala dele ia ficar linda... quando mostrei pra ele o que havia acontecido realmente, no mercado da esquina e comprou Peroba por 4 reais...
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagem por Jãozeiro em Qui Jan 16, 2020 10:49 pm

Realmente não existe consenso dessas coisas na luthieria. Pelo menos o que sempre vi foram divergências de opiniões. "Pode isso, aquilo não"..."ah, não, aquele pode sim, é esse aqui que é prejudicial ao instrumento"..."mas eu utilizo no meu há 20 anos e nunca aconteceu nada"...e por aí vai.

Uma vez vi um vídeo de um luthier falando que lustra móveis é bom para limpeza do corpo do instrumento. Aí vieram comentários dizendo que não podia passar esse tipo de produto no instrumento.
O luthier respondeu que você tem que limpar seu instrumento de forma parecida com que faria com um móvel de madeira. E pelo menos pra mim faz todo sentido.
O instrumento é feito do mesmo material (madeira). Recebe a mesma/ou parecida pintura e o tradicional PU.
Não é mais fácil tratar como um bom pedaço de madeira do que ficar inventando teoria?  scratch
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por allexcosta em Sex Jan 17, 2020 12:02 am

Guga Ramone escreveu:Tenho esse livro e usei uma vez o óleo de cozinha. Nunca mais! Cheiro desagradável e não gostei do resultado.

Isso que pensei. Não usaria jamais.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por joabi em Sex Jan 17, 2020 12:07 am

Continuo gostando de Linhaça. O cheiro é maravilhoso!

joabi
joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Stormbringer em Sex Jan 17, 2020 9:30 am

minhas escalas "ganham" hidratação por tabela pelo Fast Fret
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Igor Canavarro em Sex Jan 17, 2020 11:29 am

BigBoy escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
BigBoy escreveu:Uso óleo de cozinha a anos... acho melhor que óleo de peroba, tanto a aparência, quanto a durabilidade da hidratação.

Ah! Lembrei! Vi a indicação de óleo de cozinha em escalas no livreto do luthier Edmar Luighi. Vou ateh confirmar depois a fonte.
Eu nunca ví ninguém usar isso, nem tampouco qualquer luthier recomendar esse tipo de óleo para esse mister...

Então mestre, eu sempre usei me baseando no livro do Edmar, e sempre gostei do resultado.
Veja nas pagina do livro:

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 01_20211
Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 02_00_11
Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 03_ink11
Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 04_20210

Livro interessante. Vou ver se acho no sebo.

Igor Canavarro
Igor Canavarro
Membro

Mensagem por CSergio Ontem à(s) 4:34 pm

O escudo de vcs fica com riscos? Do meu Tw65 apoio o polegar no captador e pegou alguns riscos Sad

Alguma dica pra tirar os riscos? E no corpo também já tem alguns pelo uso. O certo seria usar algum produto polidor?

CSergio
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ontem à(s) 4:35 pm

CSergio escreveu:O escudo de vcs fica com riscos? Do meu Tw65 apoio o polegar no captador e pegou alguns riscos Sad

Alguma dica pra tirar os riscos? E no corpo também já tem alguns pelo uso. O certo seria usar algum produto polidor?
Vai adiantar pouco...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: