Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

5 cordas mas só usa 4

+41
WHead
lucian.cupin
ouphir
Guga Bass
mum
fheliojr
Rafael Cordeiro
AndréBurger
Edão
SILVIAO
miki_san
Vinicius F
elzebad
Raul S.
JAZZigo
Breno_Barnabe
Rico
Márcio
J.Adalberto
siodoni
Fernando Zadá
joabi
Willian Casagrande
Mauricio Luiz Bertola
Jimmyc
Kobeh
carlosprofort
Mike_
rafael.buzzi.andrade
Zubrycky
edumoraes
pluís
clemilsonmorais
rafacar
Stormbringer
John Music
Juninho Sampaio
allexcosta
Tarcísio Caetano
Coder
mario_moreno
45 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por mario_moreno Qua Jun 29, 2016 1:08 pm

Olá pessoal,

Resolvi fazer uma pesquisa para saber se vale a pena para um iniciante ter um baixo de 5 cordas, e pesquisando no youtube, diria que a maioria dos vídeos que assisti com baixos de 5 cordas o baixista só estava usando as G, D, A, M, seria a quinta corda algo muito específico ou ostentação? Ou será que está faltando conhecimento para a maioria mesmo? rss

mario_moreno
Membro

Mensagens : 4
Localização : Diadema/SP

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Coder Qua Jun 29, 2016 1:47 pm

Qualquer música pode ser tocada com baixo de 4c, porém existem estilos (Pop, Axé, Sertanejo, Metal, etc) que costumam ter bastante levadas usando a SI. As vezes, dependendo da harmonia, uma nota mais grave acaba fazendo toda diferença. É questão de gosto e preferência de cada um, mas já vi casos de produtores exigindo baixo de 5 justamente pela opção de notas mais graves...

IMO, não acho que vale a pena um iniciante comprar um 5c onde na maior parte do tempo usará o instrumento para estudos.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Qua Jun 29, 2016 2:45 pm

mario_moreno escreveu:Resolvi fazer uma pesquisa para saber se vale a pena para um iniciante ter um baixo de 5 cordas, e pesquisando no youtube, diria que a maioria dos vídeos que assisti com baixos de 5 cordas o baixista só estava usando as G, D, A, M

Tá assistindo aos vídeos errados. Nem lembro a última vez que vi um baixista de 5 usando só 4 cordas. É bem raro. É muito simples incorporar a quinta corda ao seu jeito de tocar.

mario_moreno escreveu:seria a quinta corda algo muito específico ou ostentação? Ou será que está faltando conhecimento para a maioria mesmo? rss

Nada disso. Não é nem um pouco específico. Aliás, 5 cordas é o standard de muitos estilos e de baixistas de estúdio. Acho que só no rock mesmo que as 4 cordas predominam. Ostentação de quê? Conhecimento de quê? Se você toca baixo de 4 cordas normalmente leva uma ou duas horas pra se acostumar com 5.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Jun 29, 2016 3:48 pm

mario_moreno escreveu:Olá pessoal,

...o baixista só estava usando as G, D, A, M...

M?
ahn
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Qua Jun 29, 2016 3:58 pm

^ point point point point point
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por John Music Qua Jun 29, 2016 5:09 pm

Só no Rock 4 cordas predominam? Como assim? Shocked

A justificativa que mais ouço/leio de quem usa 5 cordas (e neste tópico não foi diferente) é "porque o produtor quer", "porque o sertanejo pede", ou "preciso por causa daquele trampo". Muito raramente escuto/leio "uso 5 cordas porque adoro o som da sizona e a tocabilidade que o 5 cordas proporciona".

Sei lá, me parece que a quinta corda está lá muito mais por causa da vontade dos outros do que por causa da sua vontade (na maioria dos casos).
Em tempo: espero que entendam o "a maioria dos casos" e não interpretem como "a totalidade absoluta dos casos".

John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Chico78 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Qua Jun 29, 2016 5:24 pm

John Music escreveu:Só no Rock 4 cordas predominam? Como assim?

Assim do jeito que é.

Bandas de funk, axé, forró, pop, sertanejo, jazz, mpb, country, etc... A esmagadora maioria dos baixos vistos são de 5 cordas. Ligue a rádio. Fora o rock, quase tudo que toca é gravado com notas abaixo da corda E grave.

John Music escreveu:Sei lá, me parece que a quinta corda está lá muito mais por causa da vontade dos outros do que por causa da sua vontade (na maioria dos casos).

O motivo não importa. Fato é que 5 cordas é standard da indústria já faz bem uns 20 anos. Na minha terra você não acha 4 cordas pra comprar nem na loja.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Stormbringer Qua Jun 29, 2016 5:48 pm

John Music escreveu:Só no Rock 4 cordas predominam? Como assim? Shocked

A justificativa que mais ouço/leio de quem usa 5 cordas (e neste tópico não foi diferente) é "porque o produtor quer", "porque o sertanejo pede", ou "preciso por causa daquele trampo". Muito raramente escuto/leio "uso 5 cordas porque adoro o som da sizona e a tocabilidade que o 5 cordas proporciona".

Sei lá, me parece que a quinta corda está lá muito mais por causa da vontade dos outros do que por causa da sua vontade (na maioria dos casos).
Em tempo: espero que entendam o "a maioria dos casos" e não interpretem como "a totalidade absoluta dos casos".


Eu toco rock... musicas proprias em 2 bandas. Numa delas a corda Si é apoio pra dedo quando to tocando na corda mi Razz, eu poderia usar um 4 cordas nessa banda.
Mas na outra banda, varias musicas eu uso o Ré mais grave, e nao é por capricho, a musica fica melhor assim.
A solução se eu tocasse com um 4 cordas seria afinar a mi em ré... mas no meu caso, isso só me atrapalharia na hora dos improvisos. ou ter um baixo de 4 cordas pras musicas em que nao uso...

Mas mesmo notas que existem na corda si e na corda mi, as vezes eu toco na si simplesmente por ficar mais perto do que eu estou fazendo no momento e o timbre da corda mais "calibrosa" não afeta a intenção do que to querendo.

Eu jamais faria uma afirmação sobre X cordas ser desnecessário ou exagerado, cada um sabe o que precisa, cada um sabe a ferramenta que vai tornar o trabalho mais fácil Wink
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Qua Jun 29, 2016 5:51 pm

Não tô dizendo que é nenhum de vocês, mas tem gente que jamais tocou algo além de rock amador e pensa que conhece o mercado de música em geral e especificamente do nosso instrumento. Não conhece.

E pior ainda, alguns acham que o normal de tocar baixo é decorar linhas onde jamais se muda ou se oitava uma nota, pra cima ou pra baixo. Não é verdade...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Qua Jun 29, 2016 6:06 pm

A propósito. E peço desculpas de antemão pelo post duplo e pelo preconceito, mas...

Comecei a tocar baixo profissionalmente em 1988. Conheço idéia de roqueiro já na primeira sílaba da frase. E a idéia por trás desse tópico e da argumentação dos dois rapazes são coisas clássicas de roqueiro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Stormbringer Qua Jun 29, 2016 6:08 pm

^^
eu mesmo só toquei rock amador na vida, mas tenho bom senso e uso a minha quinta corda quando preciso, e preciso bastante.
MAs eu tb me irrito com essa ideia de alguns(muitos) roqueiros de que "baixo de verdade é só o de 4 cordas"
Ri Muito

É uma visão muito limitada da ferramenta isso.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Qua Jun 29, 2016 6:13 pm

Stormbringer escreveu:eu mesmo só toquei rock amador na vida, mas tenho bom senso

Minhas habilidades de Mãe Dinah me dizem que isso chegou com certa idade e que nos seus 18 anos você costumava trazer a tempestade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Stormbringer Qua Jun 29, 2016 6:18 pm

allexcosta escreveu:
Stormbringer escreveu:eu mesmo só toquei rock amador na vida, mas tenho bom senso

Minhas habilidades de Mãe Dinah me dizem que isso chegou com certa idade e que nos seus 18 anos você costumava trazer a tempestade.
na verdade eu comecei a tocar com 36 anos, e ja estava completamente despido de preconceitos musicais  Razz

Mas você tem razão, com 18 anos certamente eu seria aquele cara cheio de certezas lol!
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por John Music Qua Jun 29, 2016 6:50 pm

allexcosta escreveu:A propósito. E peço desculpas de antemão pelo post duplo e pelo preconceito, mas...

Comecei a tocar baixo profissionalmente em 1988. Conheço idéia de roqueiro já na primeira sílaba da frase. E a idéia por trás desse tópico e da argumentação dos dois rapazes são coisas clássicas de roqueiro.

Complicadíssimo saber que alguém que toca profissionalmente há quase 30 anos engloba tudo o que é rock dentro de um mesmo saco e lança uma opinião dessas...lamentável. Me desculpe, mas para criar um estereótipo tão reducionista sobre um gênero vc não precisava estar tocando há 30 anos...

Mais complicado ainda é eu ler isso sendo que a coisa que eu menos escuto é rock e a coisa que eu menos me defino musicalmente é "roqueiro".

John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Chico78 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por John Music Qua Jun 29, 2016 6:57 pm

"O motivo não importa. Fato é que 5 cordas é standard da indústria já faz bem uns 20 anos. Na minha terra você não acha 4 cordas pra comprar nem na loja."

Pra mim também não importa. Minhas maiores influências de baixistas usam 4 cordas. Acho a tocabilidade do 4 cordas incrível e pra mim +/- 40hz é grave suficiente. Essa é minha opinião, independentemente do padrão industrial que vc mencionou e muito mais independentemente do que vende ou não vende na sua terra.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Chico78 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por John Music Qua Jun 29, 2016 7:01 pm

Me desculpe se soou grosseiro (na minha opinião, não), mas defender o 4 cordas mostrando argumentos que mais leio de quem toca 5c (inclusive neste fórum) e após isso ser classificado como "típico roqueiro" (do jeito como vc está "clichezando" o termo) é um pouco demais pra mim.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por rafacar Qua Jun 29, 2016 7:07 pm

Acho que para não passar por isso que tenho um Corvette 5 cordas e um Corvette 4 cordas kkk

Mas na verdade nem sei direito o que me levou a comprar o mesmo baixo nas duas versões, talvez por gostar muitooooooo desse tipo de baixo e assim poder ter mais opções com ele.

As vezes toco com um, as vezes com outro, as mesmas músicas sem problemas.

Mas tem músicas que ficam pedindo 5 cordas.
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Qua Jun 29, 2016 7:43 pm

John Music escreveu:Complicadíssimo saber que alguém que toca profissionalmente  há quase 30 anos engloba tudo o que é rock dentro de um mesmo saco e lança uma opinião dessas...lamentável. Me desculpe, mas para criar um estereótipo tão reducionista sobre um gênero vc não precisava estar tocando há 30 anos...

Verdade.

John Music escreveu:Pra mim também não importa. Minhas maiores influências de baixistas usam 4 cordas. Acho a tocabilidade do 4 cordas incrível e pra mim +/- 40hz é grave suficiente. Essa é minha opinião, independentemente do padrão industrial que vc mencionou e muito mais independentemente do que vende ou não vende na sua terra.

Sim, mas é só no rock que baixo de 4 cordas predomina. Mantenho isso.

John Music escreveu:Me desculpe se soou grosseiro (na minha opinião, não), mas defender o 4 cordas mostrando argumentos que mais leio de quem toca 5c (inclusive neste fórum) e após isso ser classificado como "típico roqueiro" (do jeito como vc está "clichezando" o termo) é um pouco demais pra mim.

O que você escreveu não soou grosseiro de modo algum. Tampouco baixo de 4 cordas precisa ser defendido. 4 cordas não é melhor que 2, 3, 5 ou 6.

O que eu disse no começo do tópico é que, apesar de existirem sim baixistas que tocam baixos de 4+1 cordas, existem os que tocam 5 cordas. Vários, como eu por exemplo, já começaram tocando com 5 cordas. Eu nunca vi alguém dizer que só toca 5 cordas porque o produtor pede. A linguagem de contrabaixo de hoje em dia pede a quinta corda. Ligue o rádio e ouça.

Aliás, nem de hoje em dia, mas escuta aí qualquer coisa da Mariah Carey ou da Whitney Houston. Tudo 5 cordas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Convidado Qua Jun 29, 2016 8:08 pm

Eu tava pensando em justamente abrir um tópico aqui sobre se o 4 cordas hoje em dia é obsoleto ou não (justamente o 4 cordas kkk) rsrs...

Mas imaginei a polêmica que ia dar.Um ia me chamar de truculento,outro de boçal e outro ia me mandar estudar e dizer que minha técnica é ruim sem nunca ter me ouvido tocar kkk...

Fora que também pensei: é inútil discutir isso!

Mas enfim... A pergunta que faço,já que levantaram essa bola aqui(e já "bateram" no de 5c aqui nesse tópico) é outra: qual a necessidade do 4 cordas hoje em dia,atualmente?

Se você pode ter um instrumento de 5 cordas,sendo que a quinta não iria te atrapalhar em absolutamente nada,pelo contrário,só iria somar (nos graves), então qual a real necessidade do de 4c? É obsoleto?

PS:A função/importância do 5 cordas Allex já destacou e a pergunta do tópico,creio que foi respondida e os argumentos foram refutados...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por clemilsonmorais Qua Jun 29, 2016 8:24 pm

Acho que é questão de aplicação. Não vou comprar um Celta se eu tenho que carregar tora todo dia. Nem vou comprar um ford ranger se for só trabalhar no escritório e ir pra casa.
Tem a questão do som também, apesar de ser só "uma corda a menos", muda o timbre (acho que vi em outra discussão por aqui dizendo que o som Fender JB 5c difere to Fender JB 4c, por exemplo), a pegada e tal.

Ainda não toquei num de mais de 4 cordas, mas acho o braço de um 4 cordas bem confortável pra minha mão. Mais do que isso acho que iria sentir um incômodo.
clemilsonmorais
clemilsonmorais
Membro

Mensagens : 21
Localização : Natal-RN

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Stormbringer Qua Jun 29, 2016 8:34 pm

^sobre aplicação, tem uma banda (de rock KAKAKAK) que curto muito que se chama D-A-D... o baixista é canhoto e manda fazer os baixos dele com apenas 2 cordas. Ele chama Stig Pedersen.
Pra aplicação dele nessa banda, 2 cordas é a medida Ri Muito

Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por pluís Qua Jun 29, 2016 8:48 pm

Ainda não entendo a finalidade desse estilo de tópico... Neutral
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por edumoraes Qua Jun 29, 2016 8:49 pm

/\ ia dizer algo parecido, 4 cordas mas só usa 1. Já vi vários baixistas por aí com baixo 4 cordas mas só tocam algumas notas na corda E ou na corda A.
Eu tento entender esses tópicos ou pensamentos que sempre levantam essa polêmica dos baixos com x ou y cordas mas não consigo, cada músico expressa a sua arte com o instrumento que quiser, com quantas cordas quiser e o que interessa é a música, é a arte e pra mim basta.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Convidado Qua Jun 29, 2016 8:57 pm

clemilsonmorais escreveu:Tem a questão do som também, apesar de ser só "uma corda a menos", muda o timbre (acho que vi em outra discussão por aqui dizendo que o som Fender JB 5c difere to Fender JB 4c, por exemplo), a pegada e tal.
Olha,já vi baixo de 6 cordas com som de baixo de 4... Assim como já vi Jazz Bass de 24 trastes com o mesmo timbre do de 20 ou 21,22... Sendo assim,será que isso é mesmo verdade ou um mito? Olhe os vídeos abaixo:


clemilsonmorais escreveu:Ainda não toquei num de mais de 4 cordas, mas acho o braço de um 4 cordas bem confortável pra minha mão. Mais do que isso acho que iria sentir um incômodo.

É uma questão pessoal mesmo. Mas tudo depende de qual braço (se é confortável,fino,espesso...) de qual espaçamento da ponte... Eu me sentia muito desconfortável para realizar algumas técnicas com 17mm na ponte com meus dois primeiros baixos. Depois que passei pra 18,19mm, de começo senti um choque,mas depois evoluí muito tecnicamente. Era uma questão de familiarização e preferência orgânica por espaçamentos maiores.
clemilsonmorais escreveu:Acho que é questão de aplicação. Não vou comprar um Celta se eu tenho que carregar tora todo dia. Nem vou comprar um ford ranger se for só trabalhar no escritório e ir pra casa.
Acho que eu aplicaria isso a aquele pessoal que faz um baixo luthier de 7 cordas (ou mais....),ostentar um instrumento chamativo e curioso, para tocar apenas 5 num show (e olhe lá...). Mas no caso do de 5c... Sei não... :/
Stormbringer escreveu:^sobre aplicação, tem uma banda (de rock KAKAKAK) que curto muito que se chama D-A-D... o baixista é canhoto e manda fazer os baixos dele com apenas 2 cordas. Ele chama Stig Pedersen.
Pra aplicação dele nessa banda, 2 cordas é a medida
Vish kkkk.... Nem vou procurar saber pra não passar raiva ou vergonha alheia facepalm

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Convidado Qua Jun 29, 2016 9:08 pm

edumoraes escreveu:edumoraes

Concordo plenamente! Só perguntei o contrário porque levantaram a bola e "provocaram" o pessoal que curte o 5c. Mas de forma educada e sem atacar (até porque não tenho absolutamente NADA contra baixos de 4 cordas rs...) up

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Stormbringer Qua Jun 29, 2016 9:08 pm

^não... é bom! nao é "virtuose", mas é bom.
Alguns baixos dele são muito engraçados.

5 cordas mas só usa 4 500033218_8fa575210106823d6aed73b9f15e2891789870f8
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Convidado Qua Jun 29, 2016 10:22 pm

^kkkkkkk....Já vi esse bass em alguns tópicos daqui rs...

Eu achei a banda "ok",um hard rock (? - as vezes confundo os estilos de rock),consistente,legal. Mas eu acho que esse baixista poderia variar mais e sair do dum-dum-dum o tempo todo (isso se ele tivesse um baixo normal rsrsrs... Laughing ). Gosto do rock japonês justamente por o baixo ir "caminhando",fazendo frases interessantes quase o tempo todo nas músicas sem destoar,sem sujar. Isso inclusive é uma característica do rock japonês,esse baixo "solista", solto e muito melódico. Smile

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Zubrycky Qua Jun 29, 2016 10:27 pm

1) ADORO D-A-D!



2) Stig Pedersen é um gênio. Penso que mais baixistas deveriam fazer instrumentos personalizados. Quanto mais instrumentos diferentes, melhor.

3) Adoro o som de baixo de 2 cordas!



3) Por falar em baixos com 2 cordas, vale relembrar o Morphine.



4) Ainda mandarei fazer baixos com duas cordas. Smile

5) Não sou afeito aos baixos de 5 cordas, não penso em ter um tão cedo e, desde que comecei a tocar, nunca me vi até hoje numa situação em que eu pensasse "Puxa, isso precisa mesmo de um baixo de 5 cordas". É claro que não estou dizendo que nunca terei um mas, até o presente momento, não tenho o menor interesse. Nada tenho contra esse tipo de instrumento mas não é a minha praia. Pode soar piegas dizer isso, mas meu coração pertence aos baixos de 4 cordas.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Stormbringer Qui Jun 30, 2016 8:29 am

Max Payne escreveu: Mas eu acho que esse baixista poderia variar mais e sair do dum-dum-dum o tempo todo (isso se ele tivesse um baixo normal rsrsrs... Laughing ).
Eu ja acho que pro rock desse estilo dessa época ele ja varia bem hahahha. O lance da D-A-D é uma arte completa Very Happy.

Outro dia noutra banda que eu participava pediram pra tocar Pour Some Sugar on Me, do Def Lepaard. Eu não conhecia a música, pus meu fone, acessei o youtube e nao acreditei no que estava ouvindo. É exatamente o tipo de som que gera aquele mito "roqueiro" que baixista é igual goleiro de pelada: o cara que não sabe jogar direito vai ser o goleiro. É outra banda que poderia ter um baixo de 2 cordas(ou até uma), o cara faz muito menos que o Stig Ri Muito

Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Jun 30, 2016 9:14 am

Acho impressionante como 5 notas (B, C, C#, D, D#) podem gerar tanta confusão. hehe.

Nunca senti necessidade de mais de 4 cordas tocando o elétrico. Ironicamente eu sinto agora tocando no acústico. Há várias peças que pedem um D ou um C da 5a corda. Claro, você toca uma oitava acima e segue em frente.

Acho que um dos fatores que influencia bastante a necessidade da 5a pode ser o perfil da bateria/percussão no estilo a ser tocado.

Com as bandas onde eu toquei (geralmente com um perfil voltado pro Rock, embora sempre foram ecléticas) os bateristas sempre foram muito "ativos", por assim dizer. Nesse caso, se o baixista fica só nas notas mais graves, o bumbo engole a "inteligibilidade" do som do baixo. Talvez isso seja o que dê uma falsa impressão de que baixo de rock é "tudo igual". Imagine um show num lugar com som meia-boca e técnico de som surdo (nem precisa se esforçar muito, rsrs). Se você fizer 4 notas em progressão ou todas a mesma, poucas pessoas vão notar. Aí, ou a lei do menor esforço fala mais alto, ou a gente parte escala acima pra poder ser ouvido/entendido.

Já na orquestra onde eu participo não existe percussionista. Se não for o baixo fazer o "terremoto", ninguém vai fazer. Nesse caso a 5a corda seria bem-vinda, pois não tem ninguém "brigando" comigo naquela frequência.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por John Music Qui Jun 30, 2016 9:33 am

allexcosta escreveu:
John Music escreveu:
O que eu disse no começo do tópico é que, apesar de existirem sim baixistas que tocam baixos de 4+1 cordas, existem os que tocam 5 cordas. Vários, como eu por exemplo, já começaram tocando com 5 cordas. Eu nunca vi alguém dizer que só toca 5 cordas porque o produtor pede. A linguagem de contrabaixo de hoje em dia pede a quinta corda. Ligue o rádio e ouça.

Aliás, nem de hoje em dia, mas escuta aí qualquer coisa da Mariah Carey ou da Whitney Houston. Tudo 5 cordas.

Linguagem de hoje? O que é "linguagem de contrabaixo de hoje"? Existe isso? Juro que essa é nova pra mim (sem ser irônico). Ligar o rádio e escutar Mariah Carey é decretar o que é e o que não é "linguagem de contrabaixo de hoje"? Sinceramente...

Então isso aqui não tem nada a ver com a linguagem de hoje (segundo seu conceito de "Linguagem de contrabaixo de hoje").
Norah Jones, um popzinho que tem uma mix pesadassa, em que o produtor grava em fita. Incomum isso, né? Não deve ser linguagem de hoje. Inclusive o produtor (que é o próprio baixista) tem esse som tosco porque ele usa um Hofner President 60's. Um baixo archtop, 4 cordas, velhão, ultrapassado e obsoleto, como estão dizendo aí. Acho que ele entende bem pouco da linguagem do contrabaixo de hoje, né, Allex? Deve ser. Ainda mais porque ele não "cola com o bumbo" nessa música (fica feio, né? Dá pra reparar o quão esquisita é a levada dessa música...) Afinal, não ser acompanhador de bumbo 24h (e ainda mais tocando baixo 4c) não tem nada a ver com a linguagem de contrabaixo de hoje.



Última edição por John Music em Qui Jun 30, 2016 10:08 am, editado 1 vez(es)
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por John Music Qui Jun 30, 2016 9:40 am

Max Payne escreveu:Mas enfim... A pergunta que faço,já que levantaram essa bola aqui(e já "bateram" no de 5c aqui nesse tópico) é outra: qual a necessidade do 4 cordas hoje em dia,atualmente?

Se você pode ter um instrumento de 5 cordas,sendo que a quinta não iria te atrapalhar em absolutamente nada,pelo contrário,só iria somar (nos graves), então qual a real necessidade do de 4c? É obsoleto?

PS:A função/importância do 5 cordas Allex já destacou e a pergunta do tópico,creio que foi respondida e os argumentos foram refutados...

Mas enfim... A pergunta que faço,já que levantaram essa bola aqui(e já "bateram" no de 6c aqui nesse tópico) é outra: qual a necessidade do 5 cordas hoje em dia,atualmente?

Se você pode ter um instrumento de 6 cordas,sendo que a sexta não iria te atrapalhar em absolutamente nada,pelo contrário,só iria somar (nos agudos), então qual a real necessidade do de 5c? É obsoleto?

PS:A função/importância do 6 cordas Allex já destacou e a pergunta do tópico,creio que foi respondida e os argumentos foram refutados...



Peguei seu comentário, troquei o "4" por "5" , o "5" por "6", a palavra "quinta" por "sexta e a palavra "grave" por "agudo" e assim estou mostrando como é estupidamente fácil derrubar seu argumento.
Dá pra derrubar o 6c com exatamente a mesma fraqueza do raciocínio que você mostrou no seu comentário (aliás, dá pra derrubar qualquer coisa que tem uma corda a menos, seguindo seu raciocínio). Legal, né?


Última edição por John Music em Qui Jun 30, 2016 10:15 am, editado 1 vez(es)
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Mike_ Qui Jun 30, 2016 9:56 am

No jazz a 5ª corda ajuda bastante..não por ter notas mais graves, mas por não precisar levar a mão lá pra perto do headstock pra alcançar um F por exemplo...
Nas linhas de walking fica tudo mais perto, e fica menos cansativo por não precisar movimentar tanto.

Quanto ao desconforto, eu tenho um baixo de 4 e um de 5, e acho o de 5 bem mais confortável. Tem o braço mais fino. Isso vai variar de marca/modelo.


Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por carlosprofort Qui Jun 30, 2016 11:20 am

Meu primeiro baixo foi um SX 4 cordas que ainda tento aprender a tocar de forma menos miserável. Jamais senti necessidade de ter outro baixo de 4 cordas, mas fiquei encantado por um Cort 5c que estava sendo vendido a preço de desapego. Hoje toco na igreja e tenho grande satisfação de poder alternar, sempre que quiser, entre o SX 4c e o Cort 5c - não pelo número de cordas, mas pelo prazer de tocar um instrumento com pegadas e timbres diferentes.
carlosprofort
carlosprofort
Membro

Mensagens : 408
Localização : Votorantim / Sorocaba / SP

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Kobeh Qui Jun 30, 2016 12:11 pm

allexcosta escreveu:
E pior ainda, alguns acham que o normal de tocar baixo é decorar linhas onde jamais se muda ou se oitava uma nota, pra cima ou pra baixo. Não é verdade...

Aí depende do q o cara ouve ou tenta tocar. Eu só fui parar de tentar decorar linhas baixo, nota por nota, quando comecei a me aventurar na MPB e no funk. Foi um choque descobrir que fora do rock as coisas são tocadas de maneira mais livre, ao mesmo tempo q se tem uma preocupação em não descaracterizar a música e/ou o groove.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Jimmyc Qui Jun 30, 2016 12:21 pm

O tópico começou com um tema meio bizarro ao meu ver, mas que suscita divagações interessantes. Acho engraçado como no meio musical(como tbm em outros meios, na sociedade em geral) tem uma galera com preconceito que por vezes eu acho bobo. Tá, eu sei que tenho os meus, e sei quais são, rs....mas digo o seguinte: baixista, guitarrista e tecladista, que são a galera que conheço bem, tem esse lance de "ah...se usa bass de 8 cordas, toca logo guitarra..." , "Se usa guitarra de 8 cordas, toca logo baixo..." "bom é analógico, larga esses guitar rig da vida", "baixista não usa palheta....nem pedal de efeito". Sinceramente, tive um pouco disso durante pouco tempo, a uns 15 anos atrás, mas atualmente entendo que é livre a sua expressão musical, vc toca com o quer, do jeito que quiser...claro que existe uma certa padronização qdo se trata de música comercial, nos meios profissionais da coisa, mas se levado como hobby/arte, o limite é sua vontade.

Jimmyc
Membro

Mensagens : 65
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jun 30, 2016 12:29 pm

Acho interessante como se prega "liberdade" para tudo, mas quando alguém quer usar um baixo de X cordas, e tocar o que lhe der na telha, seja ela uma obra do Anthony Jackson ou um punk rock, "neguinho" reclama!!!
Estranho! A maneira com que as pessoas se expressam é livre e infinita, ou não?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Kobeh Qui Jun 30, 2016 12:34 pm

Jimmyc escreveu:claro que existe uma certa padronização qdo se trata de música comercial, nos meios profissionais da coisa, mas se levado como hobby/arte, o limite é sua vontade.


Já acompanhei muitas discussões aqui no fórum pq as pessoas não entendem a diferença entre um músico profissional, um artista independente e um cara toca apenas por hobby com sua banda cover aos finais de semana. São realidades completamente diferentes. Tudo o que o Allex falou, por exemplo, é a mais pura verdade em relação ao mercado musical atual. Ele não está se referindo a quem tem sua banda de garagem ou quem vê a música estritamente como uma expressão artística bem mais profunda, etc e tal.


Última edição por Kobeh em Qui Jun 30, 2016 12:47 pm, editado 1 vez(es)
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jun 30, 2016 12:38 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Acho interessante como se prega "liberdade" para tudo, mas quando alguém quer usar um baixo de X cordas, e tocar o que lhe der na telha, seja ela uma obra do Anthony Jackson ou um punk rock, "neguinho" reclama!!!
Estranho! A maneira com que as pessoas se expressam é livre e infinita, ou não?

Ufa, tava digitando e apagando alguma coisa parecida com isso e não queria ser rude de forma alguma. Achei esse tópico bem desnecessário, na verdade, então não sabia se comentava ou não, já que comentar fomentaria sua "desnecessariedade", e lê-lo inteiro não me fez pensar o contrário. Não tem "ostentação", nem "luxo", nem nada em suar 5, 6, 8 cordas. O Tony Levin não é um ostentador de nada porque toca um instrumento que eu não sei nem segurar, quanto mais tocar, visto que sou bem limitado ao meu mundinho baixístico. Nem o Victor Wooten é um derrotado só porque toca com 4 cordas.
Trata-se de outras possibilidades de som para se tirar do instrumento. Os baixos de 5 cordas estão tão populares quanto os de 4 cordas, e dá pra usar pra tocar qualquer coisa, desde que se suba as oitavas, obviamente. Câmbio final rs
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jun 30, 2016 12:42 pm

Kobeh escreveu:
Jimmyc escreveu:claro que existe uma certa padronização qdo se trata de música comercial, nos meios profissionais da coisa, mas se levado como hobby/arte, o limite é sua vontade.


Já acompanhei muitas discussões aqui no fórum pq as pessoas não entendem a diferença entre um músico profissional, um artista independente e um cara toca apenas por hobby com sua banda cover aos finais de semana. São realidades completamente diferentes. Tudo o que o Allex falou, por exemplo, é a mais pura verdade em relação ao mercado musical atual. Ele não não se referindo a quem tem sua banda de garagem ou quem vê a música estritamente como uma expressão artística bem mais profunda, etc e tal.

Exato...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jun 30, 2016 12:43 pm

Duplicou...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por John Music Qui Jun 30, 2016 12:56 pm

O povo não lê os comentários da gente (ou lê e não interpreta) e depois não quer ver o "pau comer". E ainda pensam que a gente é "típico roqueiro".
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por John Music Qui Jun 30, 2016 12:57 pm

Ou nem leem mesmo...fiz um baita post sobre a questão da Norah Jones, mas, xé...ler pra quê. Se o Allex comentou alguma coisa, nem precisa ler o resto.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Kobeh Qui Jun 30, 2016 1:01 pm

Quanto ressentimento, jovem
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jun 30, 2016 1:11 pm

Kobeh escreveu:Quanto ressentimento, jovem
(2)

Atualmente sigo essas palavras abaixo (não tem nada à ver com ninguém aqui):
Não lute mais. Descanse.
Não dê força para seus inimigos, vença-os com o perdão.
Não cultive a impaciência, vença a com a segurança.
Não dilapide a paz dos outros, coopere com o silêncio.
Não se afaste do seu coração, una-se a si mesmo.
Não dê trelas aos problemas, vença-os com a luz interior.
Não coopere com as críticas infundadas, supere-as com sua indiferença.
Não se deixe vitimar, não se junte aos injustos.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por joabi Qui Jun 30, 2016 1:14 pm

John Music escreveu:Ou nem leem mesmo...fiz um baita post sobre a questão da Norah Jones, mas, xé...ler pra quê. Se o Allex comentou alguma coisa, nem precisa ler o resto.

Acho que ninguém tá entendendo seus quotes. O texto está todo solto. Use o botão de quote. up

EDIT: Ah, ok, agora entendi. Você re-escreveu o texto do Max Payne.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jun 30, 2016 1:33 pm

Putz acho que depende do som.
Nosso presidente veio me ver tocar no japa em SP eu estava de 6 cordas mas só usei as 4 do meio e ele até comentou que achou engraçado! Kkkk
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por siodoni Qui Jun 30, 2016 1:43 pm

Eu agora sigo a filosofia do Deboismo!

5 cordas mas só usa 4 Deboismo3
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por John Music Qui Jun 30, 2016 1:43 pm

joabi escreveu:
John Music escreveu:Ou nem leem mesmo...fiz um baita post sobre a questão da Norah Jones, mas, xé...ler pra quê. Se o Allex comentou alguma coisa, nem precisa ler o resto.

Acho que ninguém tá entendendo seus quotes. O texto está todo solto. Use o botão de quote. up

EDIT: Ah, ok, agora entendi. Você re-escreveu o texto do Max Payne.


Puts, acabei de falar que leem e não interpretam. Toma uns minutos lendo, cara. Não passa só os olhos no comentário e sai tirando suas conclusões, não...Desse jeito não tem como entender mesmo, cara.
Mas foi só eu falar. Bingo...


Última edição por John Music em Qui Jun 30, 2016 1:56 pm, editado 3 vez(es)
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos