Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

+25
tullez
afonsodecampos
RBORCARI
lcs.
Fabio Linhares
Ricardo
carimbass
siodoni
Raul S.
Coder
Edão
GeTorres
miki_san
Geovane Gomes
HenriqueBessa
cardozo
Cantão
Mauricio Luiz Bertola
Juninho Sampaio
joabi
pedrohenrique.astronauta
Claudio
Willian Casagrande
allexcosta
ifernandes
29 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por ifernandes Qui Jul 21, 2016 8:46 am

Salve, amigos.

Seguindo a sugestão do Claudio, resolvi tomar a liberdade de abrir esse tópico.

Antes de tudo, gostaria de lembrar que apesar de do fórum possuir Moderadores, Administradores, Membros Colaboradores etc, etc e etc... TODOS nós somos responsáveis por ele, e todos nós devemos ter o interesse de mantê-lo sempre funcionando da melhor forma possível. E o nosso tópico de sugestões vai ser uma das maneiras de tentar melhorar nossa comunidade cada vez mais.

Usem suas experiências aqui no forúm e compartilhem conosco e vamos tentar pensar juntos como podemos melhorar. Smile
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por ifernandes Qui Jul 21, 2016 8:47 am

Já inaugurando...

Divido o mesmo problema que alguns colegas aqui do fórum, o acesso mobile. 95% do tempo em que acesso o fórum é via celular, por estar a maioria do tempo fora de casa mesmo. O acesso mobile no modo clássico é ótimo, porém apenas para visualização dos tópicos e mensagens. Para responder as mensagens e abrir novos tópicos é um pouco mais complicado.Por muitas vezes eu desisti de comentar ou abrir um tópico por não conseguir digitar ou quotar alguma mensagem.

Não sei se é possível, mas acho que deva ser algo a se considerar, já que as pessoas andam cada vez mais ocupadas e usando os celulares - por questão de praticidade - para acessar internet.
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por allexcosta Qui Jul 21, 2016 8:52 am

Eu acesso mobile no classic e faço absolutamente tudo que faço no laptop.

Não temos controle sobre isso, infelizmente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jul 21, 2016 9:09 am

Eu não consigo nem fazer login pelo celular. Será que é alguma coisa no meu aparelho ou é aquela "peça" que fica defronte à tela?
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por allexcosta Qui Jul 21, 2016 9:12 am

Uso UC browser no android.

Muda pra "classic view".
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Claudio Qui Jul 21, 2016 9:22 am

ifernandes escreveu:
Antes de tudo, gostaria de lembrar que apesar de do fórum possuir Moderadores, Administradores, Membros Colaboradores etc, etc e etc... TODOS nós somos responsáveis por ele, e todos nós devemos ter o interesse de mantê-lo sempre funcionando da melhor forma possível. E o nosso tópico de sugestões vai ser uma das maneiras de tentar melhorar nossa comunidade cada vez mais.

É isso aí, parabéns! discutir idéias é a forma mais inteligente de evoluir!

Quanto ao acesso via mobile, não temos muito o que fazer em termos de Forumeiros. Toda a administração e programação da plataforma do Fórum é desenvolvida e mantida por eles. O máximo que podemos fazer é implementar algumas páginas em html para automatizar alguns fluxos. Nem a base de dados nós temos acesso, apenas controlamos a execução o backup do conteúdo.

Já participei de algumas discussões no que eles chamam de "Fórum dos Fóruns", uma área para administradores de Fóruns na plataforma Forumeiros. Lá, essa cobrança mobile é unanimidade. Eles dizem que vão melhorar a versão atual, mas não reportam um prazo ou o que está realmente sendo feito. Dessa forma, não temos muito o que fazer a não ser aguardar as iniciativas dos Forumeiros.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jul 21, 2016 9:25 am

allexcosta escreveu:Uso UC browser no android.

Muda pra "classic view".

Vou tentar depois e conto o que deu.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Jul 21, 2016 10:35 am

Quanto ao uso no celular, só o faço no modo classic e tudo corre numa boa.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por joabi Qui Jul 21, 2016 10:50 am


Acesso bem pouco pelo celular, mas modo classic e dois clicks para dar zoom é o que há. Uso o Chrome.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Jul 21, 2016 10:58 am

Elencando os tópicos.
a) Visualização em dispositivos móveis.
Explicado acima

b) Contribuição dos usuários
Na minha opinião, acho que deveríamos contribuir para que o fórum continuasse no ar. Pagando R$30 conto para as custas de hospedagem, etc...não tira pedaço de nenhum de nós. Acho que deveríamos intensificar um pouco isso ai. (dia 1° renovarei)

c) Administradores dos Clubes ausentes
Acho que existe uma quantidade de clubes que deveriam ser assumidos por outros usuários, mais assíduos.
Exemplo: Washburn ta morto, precision (GeTorres) não entra mais...
Enfim...deveríamos dar atenção a isso.
Eu me ofereço pra cuidar de um deles, até por que entro no fórum mais de 10x por dia. Amo isso aqui.

d) Perguntas do tipo, vale a pena, etc...modelo
Apenas orientar o usuário a realizar a busca antes de tudo. Caso ele não consiga daremos continuidade e se ele não responder em 3dias, fechamos o tópico. Acredito que tem ficado muitos tópicos com o mesmo conteúdo.

Uma das mudanças que tenho pedido aos usuários é com relação aos links de OLX e ML. Colocarmos fotos, além dos links, pois assim nosso histórico de falsificações sempre serão mantidos. No OLX as pessoas já colocam em 90% das postagens, mas no ML ainda não.

Caso alguém não concorde, pode expressar a sua opinião que não vou me chatear. É seu direito discordar!
abc
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jul 21, 2016 11:02 am

Juninho Sampaio
Concordo.
Creio que o tópico sobre falsificações é de utilidade pública.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Cantão Qui Jul 21, 2016 11:08 am

Concordo com o Juninho em todas as questões , só adianto que a questão B é a mais difícil.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21754
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jul 21, 2016 11:13 am

Juninho Sampaio escreveu:Elencando os tópicos.
[b) Contribuição dos usuários
Na minha opinião, acho que deveríamos contribuir para que o fórum continuasse no ar. Pagando R$30 conto para as custas de hospedagem, etc...não tira pedaço de nenhum de nós. Acho que deveríamos intensificar um pouco isso ai. (dia 1° renovarei)

Acho que não dá para colocar contribuição obrigatória, mas é interessante, sim, que haja colaboradores. Vou virar colaborador também!

c) Administradores dos Clubes ausentes
Acho que existe uma quantidade de clubes que deveriam ser assumidos por outros usuários, mais assíduos.
Exemplo: Washburn ta morto, precision (GeTorres) não entra mais...
Enfim...deveríamos dar atenção a isso.
Eu me ofereço pra cuidar de um deles, até por que entro no fórum mais de 10x por dia. Amo isso aqui.

Eu entro sempre de segunda a sexta, várias vezes ao dia também. Poderia assumir algum que estiver às moscas, mas eu tenho que ser proprietário de algumas coisa da marca, né?

d) Perguntas do tipo, vale a pena, etc...modelo
Apenas orientar o usuário a realizar a busca antes de tudo. Caso ele não consiga daremos continuidade e se ele não responder em 3dias, fechamos o tópico. Acredito que tem ficado muitos tópicos com o mesmo conteúdo.

Uma das mudanças que tenho pedido aos usuários é com relação aos links de OLX e ML. Colocarmos fotos, além dos links, pois assim nosso histórico de falsificações sempre serão mantidos. No OLX as pessoas já colocam em 90% das postagens, mas no ML ainda não.

Isso é uma problema, porque novatos são novatos. Se soubesse, seriam veteranos rs. Acho que podemos colocar negrito nos tópicos fixos, sublinhar, fazer o diabo pra evidenciar que é importante ler os tópicos de orientações antes de criar tópicos novos sem sentido. Mas, é algo que deve ser contingenciado, mas infelizmente vai acontecer de o cabra abrir um tópico sem usar a busca. Talvez criar um tópico como "Novatos: usem a busca", sei lá, só com essa mensagem, para orientação geral em todas as áreas do fórum.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por joabi Qui Jul 21, 2016 11:25 am


Uma questão sobre layout: existe alguma possibilidade de inserir a busca integrada do Google, aquela da página inicial, em cada início de página dos tópicos? Dessa forma ficaria bem visível para os novatos.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por allexcosta Qui Jul 21, 2016 11:39 am

Contribuição não é obrigatória e que eu saiba nunca será.

É uma maneira de controlar uma área antes caótica e uma ajuda com despesas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por cardozo Qui Jul 21, 2016 11:43 am

As questões administrativas, como as elencadas pelo Juninho Sampaio, são boas para a organização do forum, mas não tem muita eficácia no sentido de aumentar a participação dos usuários no espaço.

O que eu sugiro é que haja uma maior participação de alguns usuários "chave" no forum, sem citar nomes, com a função de abastecer o espaço com informações técnicas, reviews, parte teórica e por aí vai. Alguma coisa no formato de "curso" ou que tenha um sentido de "capítulos a serem seguidos" faz com que as pessoas criem dependência ao usuário, assunto e ao forum em geral.

Outra coisa que gostaria de citar é o direcionamento ao iniciante, que sinto ficar um pouco em segundo plano aqui. Tirando eu mesmo como exemplo, a sensação que tenho é que o forum é destinado acima de tudo aos experts e muitas vezes fica difícil, para alguém que está iniciando, acompanhar o que é discutido na parte teórica, por exemplo. Normalmente, determinados assuntos já começam a ser debatidos em um nível muito alto e nos falta bagagem para entender as bases do que é discutido, quanto mais o ponto central do assunto. Faltam matérias sobre o básico e não há uma continuidade para te levar ao avançado, colocado de forma simples o bastante para que consigamos entender. O trem é complexo e dificil...
Seria interessante a moderação levantar qual é a proporção de usuários novatos e experts e verificar qual é a participação de cada grupo aqui no forum, mesmo que participando apenas na leitura dos tópicos. Isto poderá ajudar no direcionamento que os moderadores poderão dar ao forum, se necessário.

Desejo todo o sucesso ao forum. Já aprendi muito por aqui graças à todos vocês.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Claudio Qui Jul 21, 2016 11:54 am

joabi escreveu:
Uma questão sobre layout: existe alguma possibilidade de inserir a busca integrada do Google, aquela da página inicial, em cada início de página dos tópicos? Dessa forma ficaria bem visível para os novatos.


Boa Zé... vou dar uma olhada nisso!

As colocações do Juninho também serão analisadas, temos algo a fazer sim!

Só reforçando o que o Alex já disse. Não há chances da colaboração passar a ser obrigatória, o conteúdo técnico do Fórum permanecerá com acesso gratuito até o fim dos dias!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por HenriqueBessa Qui Jul 21, 2016 11:57 am

Não sei se vcs já fizerem isso no passado ou mesmo se é possível na plataforma do Forumeiros (no phpBB padrão é possível), mas usuários recém registrados poderiam ficar limitados a postar somente em certas áreas até determinado tempo, mostrarem que entenderam as regras ou algo do tipo.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por joabi Qui Jul 21, 2016 12:07 pm

ClaudioBass escreveu:
Boa Zé... vou dar uma olhada nisso!

Legal! Acho que muita gente acaba não usando a busca porque não sabe direito onde ela está. O outra busca mais simples não é tão eficiente.

Outra questão: como anda aquele negócio do código HTML, que houve suspeita de vírus/invasão há um tempo? Lembro que foi desativado o recurso de postar coisas em HTML, como o código "iframe", por exemplo. Isso desativou todos os links de áudio do SoundCloud, 4Shared e muitos vídeos do Youtube, perdemos boa parte do conteúdo graças à esta restrição. Seria viável e seguro religar esse recurso de HTML? Os reviews sofreram muito!

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Jul 21, 2016 12:20 pm

allexcosta escreveu:Contribuição não é obrigatória e que eu saiba nunca será.
Ótimo esses levantamentos...mas a minha intensão não foi ser obrigatório, mas agente fazer por livre e espontânea vontade.


Willian Casagrande escreveu:
Isso é uma problema, porque novatos são novatos. Se soubesse, seriam veteranos rs. Acho que podemos colocar negrito nos tópicos fixos, sublinhar, fazer o diabo pra evidenciar que é importante ler os tópicos de orientações antes de criar tópicos novos sem sentido. Mas, é algo que deve ser contingenciado, mas infelizmente vai acontecer de o cabra abrir um tópico sem usar a busca. Talvez criar um tópico como "Novatos: usem a busca", sei lá, só com essa mensagem, para orientação geral em todas as áreas do fórum.

Essa parte que eu citei e depois o willian falou concordo até mais do que eu falei.
Willian. Você poderia criar este tópico? Daí sairia colando em todos os outros lugares.
Mas assim...fazer um tópico bacana com imagens, etc...

cardozo escreveu:terminados assuntos já começam a ser debatidos em um nível muito alto e nos falta bagagem para entender as bases do que é discutido
Basta perguntar...eu adoro pedais...mas quando o JAZZigo começa a falar de trace fedeu!! Não sei o que é...já até pesquisei, mas até hoje não perguntei a ele...falha minha, pois deveria, senão não teria sentido de ser um fórum.

Willian Casagrande escreveu:
Eu entro sempre de segunda a sexta, várias vezes ao dia também. Poderia assumir algum que estiver às moscas, mas eu tenho que ser proprietário de algumas coisa da marca, né?
É imprescindível, pois assim você teria como dar um feedback para as pessoas.
Não posso esconder que tenho muita vontade de assumir um clube, rever a numeração, movimenta-lo, ouvir, aprender, etc...
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por allexcosta Qui Jul 21, 2016 12:48 pm

Juninho Sampaio escreveu:Basta perguntar...eu adoro pedais...mas quando o JAZZigo começa a falar de trace fedeu!! Não sei o que é...já até pesquisei, mas até hoje não perguntei a ele...falha minha, pois deveria, senão não teria sentido de ser um fórum.

Isso aí, basta perguntar.

O Jazzigo sempre respondeu qualquer pergunta com muita educação. Eu entro em tópico de política com a sensação de ser um completo retardado, não obstante faço perguntas e tento entender o que estão falando.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Geovane Gomes Qui Jul 21, 2016 1:01 pm

Eu vejo que há muitos tópicos sobre equipamentos e pouquíssimos sobre técnicas/teoria etc.

Acho que seria interessante os membros mais experientes e capacitados postarem dicas/transcrições/aulas etc. de forma periódica. Poderia também ocorrer como o tópico de vendas e permitir que apenas membros colaboradores tenham acesso.

Eu já havia pensado nisso há tempos, mas agora senti oportuno citar.
Geovane Gomes
Geovane Gomes
Membro

Mensagens : 117
Localização : Santos, SP / Kassel, Alemanha

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por cardozo Qui Jul 21, 2016 1:09 pm

allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Basta perguntar...eu adoro pedais...mas quando o JAZZigo começa a falar de trace fedeu!! Não sei o que é...já até pesquisei, mas até hoje não perguntei a ele...falha minha, pois deveria, senão não teria sentido de ser um fórum.

Isso aí, basta perguntar.

O Jazzigo sempre respondeu qualquer pergunta com muita educação. Eu entro em tópico de política com a sensação de ser um completo retardado, não obstante faço perguntas e tento entender o que estão falando.

Imagine uma pessoa iniciante tendo que perguntar algo que nem ele sabe ou se meter em discussões do qual ele ainda não se sinta parte... Não se esqueçam que se a pessoa é "nova de instrumento", ela também será nova de Forum ContrabaixoBR. Se a intenção é mudar e evoluir, alguns paradigmas precisam ser superados.


Última edição por cardozo em Qui Jul 21, 2016 1:39 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Intenção com "S" é dose... Hehehe!)
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jul 21, 2016 1:11 pm

Existem pessoas que são referências aqui em vários aspectos,e esses, sempre postam.
Todos sabem quem são.
Tem outros que são de uma educação e de uma "gentebonisse" que chega a ser comovente.
Esses estão sempre presentes.
Alguns são músicos profissionais, sempre postando coisas inspiradoras.
Outros prestam um "serviço de utilidade pública", aqui e em outros lugares.
Esses falam pouco e fazem.
Tem os moderadores também, que fazem um bom trabalho.
Ou seja, ao contrario de alguns, penso que o FCBR está muito bem obrigado.....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por miki_san Qui Jul 21, 2016 1:30 pm

Muto bom este Tópico!!! cheers  cheers

Em relação a contribuição do Juninho Item d) Perguntas do tipo, vale a pena, etc...modelo, gostaria de propor a seguinte abordagem para discussão dos colegas.
Ao invés de podar, por que não criar um Tópico de Destaque Fixo, do tipo: Vai Comprar uma Baixo (Novo ou Usado), poste aqui suas dúvidas!
No Fórum de Home Theater em que mal apareço para discutir Vinil pois agora venho aqui todo dia, tinhas uns tópicos deste tipo. Tinha um só de headphones e aí os novatos postavam as dúvidas lá e não criavam outros tópicos de poluição.
miki_san
miki_san
Membro

Mensagens : 169
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Jul 21, 2016 1:42 pm

^SAQUEI.

Puts que ideia genial. Pessoal....pense no que ele falou. Vou reescrever em outras palavras.

Imagine eu com uma duvida de um abaixo falso do OLX. Abro um tópico. Vem outro e abre outro, e outro e outro...

Agora teríamos um tópico fixo.
Vai Comprar uma Baixo (Novo ou Usado), poste aqui suas dúvidas!

Qualquer outro tópico criado por um novato, que isso vai acontecer mesmo...seria trancado e uma frase colada lá.
Utilize este tópico para sanar suas dúvidas. Pronto! Matou.

Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por cardozo Qui Jul 21, 2016 2:01 pm

Deixe para lá.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por cardozo Qui Jul 21, 2016 2:10 pm

Puxa vida, parece que grande parte dos problemas tem a ver com os novatos.

Não consigo ver desta forma. Acho que deveria ser dado mais espaço à eles.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jul 21, 2016 2:11 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Essa parte que eu citei e depois o willian falou concordo até mais do que eu falei.
Willian. Você poderia criar este tópico? Daí sairia colando em todos os outros lugares.
Mas assim...fazer um tópico bacana com imagens, etc...

Rapaz, até poderia, mas aí tem que ver com a moderação se vai ser isso mesmo ou se algum moderador é que vai fazer. Penso que deve ser um tópico fixo, pra surtir efeito.
Moderas?
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por joabi Qui Jul 21, 2016 2:40 pm


Por favor, não entendam errado o que vou dizer, e assumo que eu mesmo já cometi essa falha algumas vezes, mas acho que o que assusta mesmo os novatos são as pessoas que tentam fazer o serviço que é da moderação.

É comum entrar num tópico de iniciante e ver umas 10 mensagens dando bronca no cara porque postou coisa errada. A postura de quem é veterano e já conhece a dinâmica do fórum deve ser deixar o tópico quieto, por mais que bata a ansiedade de responder.

Dalí a pouco vai aparecer um moderador dando as boas-vindas, indicando os tópicos corretos para perguntar o que o cara quer saber, falando da busca e trancando o tópico, se for o caso. Acho que isso assusta menos, e principalmente incentiva os novatos a postarem novamente, dessa vez no lugar certo e usando a busca, e continuarem com vontade de participar ativamente da comunidade.

Acho que a moderação poderia eleger alguém para dar essa atenção aos novatos. O Cantão sempre fez isso muito bem, e o CG também, desde a época em que nem eram moderadores.

Acho que outra coisa que os veteranos devem ficar mais atentos é em dar respostas nos tópicos mais antigos, tipo "Como escolher um baixo" e "Como escolher um amp". Muita gente faz perguntas pertinentes nesses tópicos e recebe uma resposta, duas, ou às vezes nenhuma. Outra pessoa abre um tópico novo sobre algum assunto repetido à exaustão e mesmo assim recebe 15 ou 20 respostas, só pelo tópico ser novo. Desse jeito fica complicado pedir pro cara postar nos tópicos existentes, mas não responder lá...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por allexcosta Qui Jul 21, 2016 2:41 pm

Novato não olha tópico fixo, isso é fato. Regras tampouco.

Limitar também não sei se rola. Vai que entra uma Esperanza aqui e fica limitada à área de iniciantes.

Às vezes me pergunto se o FCBR não é organizado demais. Povo gosta de uma bagunça.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Claudio Qui Jul 21, 2016 2:48 pm

miki_san escreveu:Muto bom este Tópico!!! cheers  cheers

Em relação a contribuição do Juninho Item d) Perguntas do tipo, vale a pena, etc...modelo, gostaria de propor a seguinte abordagem para discussão dos colegas.
Ao invés de podar, por que não criar um Tópico de Destaque Fixo, do tipo: Vai Comprar uma Baixo (Novo ou Usado), poste aqui suas dúvidas!
No Fórum de Home Theater em que mal apareço para discutir Vinil pois agora venho aqui todo dia, tinhas uns tópicos deste tipo. Tinha um só de headphones e aí os novatos postavam as dúvidas lá e não criavam outros tópicos de poluição.

Já existem tópicos fixos específicos pra isso, repare no sub-fórum de contrabaixo e amplificadores... estão lá esses tópicos, mas as pessoas quase não usam, preferem criar tópicos novos!

https://www.contrabaixobr.com/t19102-como-escolher-seu-baixo-topico-de-duvidas

https://www.contrabaixobr.com/t6893-comprando-um-acustico-topico-de-duvidas

https://www.contrabaixobr.com/t31009-escolhendo-o-seu-amplificador-poste-suas-duvidas-aqui

(e etc.)

cardozo escreveu:Puxa vida, parece que grande parte dos problemas tem a ver com os novatos.

Não consigo ver desta forma. Acho que deveria ser dado mais espaço à eles.

Concordo com isso. Orientar requer paciência, e as vezes eu acho que falta um pouco isso. Eu acho muito natural novatos na música e no contrabaixo fazerem perguntas elementares e muitas vezes repetidas, acho que isso faz parte do ofício da orientação!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Jul 21, 2016 2:59 pm

ClaudioBass escreveu:Concordo com isso. Orientar requer paciência, e as vezes eu acho que falta um pouco isso. Eu acho muito natural novatos na música e no contrabaixo fazerem perguntas elementares e muitas vezes repetidas, acho que isso faz parte do ofício da orientação!

Precisamos trabalhar esse lado...
study
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por GeTorres Qui Jul 21, 2016 4:11 pm

Sobre os clubes que administro, até a próxima segunda feira eu resolvo a situação deles. então, por obséquio, não mudem nada nos clubes que administro por enquanto.

Eu li a sua MP Juninho e vou resolver isso
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Jul 21, 2016 4:55 pm

ÔPa Valeu Ge. Sua presença e contribuição é muito importante para nós. Obrigado.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Edão Qui Jul 21, 2016 4:56 pm

Minhas sugestões.

1. Tem como o Fórum hospedar sites de pagamento pra que hajam negociações através do Mercado Pago, por exemplo? O Fórum pode ficar com um percentual dos pagamentos?

2. Os tópicos de aprendizagem poderiam ser alguns gratuitos e alguns pagos, caso hajam interessados e instrutores/professores disponíveis.

3. Sorteios, brindes e descontos com anunciantes atraem e animam o ambiente, sei que pode não ser tão simples fazer isso, mas é legal.

Por enquanto é isso.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por miki_san Qui Jul 21, 2016 5:17 pm

ClaudioBass escreveu:
miki_san escreveu:Muto bom este Tópico!!! cheers  cheers

Em relação a contribuição do Juninho Item d) Perguntas do tipo, vale a pena, etc...modelo, gostaria de propor a seguinte abordagem para discussão dos colegas.
Ao invés de podar, por que não criar um Tópico de Destaque Fixo, do tipo: Vai Comprar uma Baixo (Novo ou Usado), poste aqui suas dúvidas!
No Fórum de Home Theater em que mal apareço para discutir Vinil pois agora venho aqui todo dia, tinhas uns tópicos deste tipo. Tinha um só de headphones e aí os novatos postavam as dúvidas lá e não criavam outros tópicos de poluição.

Já existem tópicos fixos específicos pra isso, repare no sub-fórum de contrabaixo e amplificadores... estão lá esses tópicos, mas as pessoas quase não usam, preferem criar tópicos novos!

https://www.contrabaixobr.com/t19102-como-escolher-seu-baixo-topico-de-duvidas

https://www.contrabaixobr.com/t6893-comprando-um-acustico-topico-de-duvidas

https://www.contrabaixobr.com/t31009-escolhendo-o-seu-amplificador-poste-suas-duvidas-aqui

(e etc.)

cardozo escreveu:Puxa vida, parece que grande parte dos problemas tem a ver com os novatos.

Não consigo ver desta forma. Acho que deveria ser dado mais espaço à eles.

Concordo com isso. Orientar requer paciência, e as vezes eu acho que falta um pouco isso. Eu acho muito natural novatos na música e no contrabaixo fazerem perguntas elementares e muitas vezes repetidas, acho que isso faz parte do ofício da orientação!

De fato, entendi. O problema é a ansiedade do pessoal!
miki_san
miki_san
Membro

Mensagens : 169
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Coder Qui Jul 21, 2016 5:30 pm

Edão escreveu:2. Os tópicos de aprendizagem poderiam ser alguns gratuitos e alguns pagos, caso hajam interessados e instrutores/professores disponíveis.

E porque não ser tudo gratuito?

E, falando em $$, eu particularmente acho que a taxa para membro colaborador é um pouco alta. Talvez se fosse um valor simbólico, haveria mais membros colaboradores, e o retorno poderia até ser maior...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Edão Qui Jul 21, 2016 5:41 pm

Gratuito na maioria das vezes não é sinônimo de qualidade. Tem informação técnica no aberto, mas quem vai querer dar um Curso gratuito e pra quê? Voila já fez isso é nem sei em que deu.
Por isso cursos gratuitos e pagos.

Pagar 30 reais a cada semestre pra ser um membro colaborador não acho caro não.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Jul 21, 2016 5:44 pm

Edão escreveu:Pagar 30 reais a cada semestre pra ser um membro colaborador não acho caro não.

Nem eu...a minha venceu ontem. Vou renovar dia 1°, mesmo que não tenha um baixo ou algo pra vender.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Coder Qui Jul 21, 2016 5:51 pm

Edão escreveu:Gratuito na maioria das vezes não é sinônimo de qualidade. Tem informação técnica no aberto, mas quem vai querer dar um Curso gratuito e pra quê? Voila já fez isso é nem sei em que deu.
Por isso cursos gratuitos e pagos.

Pagar 30 reais a cada semestre pra ser um membro colaborador não acho caro não.

Sei lá, o dia que o Fórum tiver conteúdo pago serei o primeiro a sair... O Objetivo é justamente compartilhar conhecimentos (para todos), e da pra fazer tudo isso de forma gratuita...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jul 21, 2016 5:56 pm

Coder escreveu:
Sei lá, o dia que o Fórum tiver conteúdo pago serei o primeiro a sair... O Objetivo é justamente compartilhar conhecimentos, e da pra fazer tudo isso de forma gratuita...

2. Felizmente, segundo o pessoal da administração, isso não vai ocorrer.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por allexcosta Qui Jul 21, 2016 6:22 pm

Coder escreveu:E, falando em $$, eu particularmente acho que a taxa para membro colaborador é um pouco alta.

13 centavos por dia? Shocked
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Coder Qui Jul 21, 2016 6:36 pm

^ sim
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por allexcosta Qui Jul 21, 2016 6:41 pm

Sei nem o que dizer agora.

Galera, isso aqui é um fórum gratuito, sempre será, ponto final.

Agora, se você vai desenvolver uma atividade comercial e obter uma vantagem pecuniária com isso, o uso de tal área comercial te custa 13 centavos ao dia.

É só isso.

Agora, ninguém é obrigado a usar essa área. Você pode anunciar seu bem no olx, ml, Facebook, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Raul S. Qui Jul 21, 2016 8:18 pm

a grande maioria dos tópicos abertos por usuários novos é sobre aquisição ou dúvidas com relação a equipamentos, que muitas vezes possuem tópico próprio e até mesmo clube.

talvez se limitar o acesso à criação de tópicos (não posts) a, digamos, 5, 10 mensagens (e incluir essa informação no email de boas-vindas), essas pessoas resolvam pesquisar o conteúdo do fórum antes de criar um tópico como esses que vemos praticamente todos os dias. isso se for possível, claro; não conheço a plataforma do forumeiros.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por cardozo Qui Jul 21, 2016 8:25 pm

allexcosta escreveu:Sei nem o que dizer agora.

Galera, isso aqui é um fórum gratuito, sempre será, ponto final.

Agora, se você vai desenvolver uma atividade comercial e obter uma vantagem pecuniária com isso, o uso de tal área comercial te custa 13 centavos ao dia.

É só isso.

Agora, ninguém é obrigado a usar essa área. Você pode anunciar seu bem no olx, ml, Facebook, etc...

Por outro lado, também não é nenhum problema contribuir com o forum independente de anunciar qualquer produto nos classificados.

Esta é uma boa forma de retribuir todo o conhecimento disponível neste espaço. E custa uma fração do que cobraria um professor de música. É um bom negócio.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Jul 21, 2016 9:15 pm

^Perfeito o seu pensamento.
Como falei acima...vou contribuir SIM, pois venceu ontem. Dia 1° farei o deposito. Acho muito válido, até mesmo uma forma de agradecer.

Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por siodoni Qui Jul 21, 2016 9:34 pm

Não acho que o fórum precise melhorar em nada.
Só acho que nunca mais veremos aqui, por exemplo, uma rifa, como a que foi feita para a compra do baixo do Cantão. Esse nível de "camaradagem" eu acho que se perdeu...
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por carimbass Qui Jul 21, 2016 9:57 pm

Já que tanto pediram minha participação eis-me aqui... Vou logo adiantar que acho que ninguém vai concordar comigo pois sei que tenho antipatia de muitos bem como serão opiniões um pouco radicais...

Sugestões:

Sobre os Classificados:

Não tenho ideia de quanto o fórum arrecada com a taxa dos classificados mas acredito que seja bem pouco, quase todos os colaboradores afirmam que pagam a taxa para ajudar o fórum dessa forma essa pequena arrecadação para parte das despesas que o Cláudio tem estariam "garantidas". Feito isso:

1- Eu voltaria para o formato Grátis pois o formato pago matou essa área basta ver a qntd de anuncios...

2- Comentários e ups marotos seriam permitidos

3- Mandava um email para alguns vendedores famosos do facebook e falando que eles são bem vindos..

Sobre a parte Técnica:

Equipamentos sempre serão mais valorizados do técnica/teoria. É assim em todos os fóruns que frequento.

1- Ao invés de ficar reclamando que ninguém posta nada na área de técnica/teoria eu valorizaria cada vez mais a sessão de equipamentos, tópicos Fender x Lakland seriam fixos...

2- Renovaria aquela sessão onde tem os colaboradores técnicos com pessoas que fossem antenadas com todos os lançamentos relacionados ao nosso instrumento

Sobre a Área Social:

1- Reativaria o Play ( aberto ou fechado ao "público" tanto faz )

2- Incentivaria um clima menos formal, muitos dos antigos encontros regionais aconteciam porque as pessoas já tinham uma certa intimidade entre elas

Sobre a Moderação:

1- Os moderadores precisariam ser mais presentes no fórum, participação ativa nos tópicos e tal...

2- Reveria o quadro de moderadores bem no estilo assim:
Adm: Fulano você está muito ausente do fórum, ta com algum problema e tal?
Mod: Cara to trabalhando para caramba não estou tempo de participar do fórum.
Adm: Blz brother, vou ter que nomear alguém mais assíduo no seu lugar.. Boa sorte no Trampo aeh..
Mod: Tranquilo cara, abração...

Essas seriam algumas mudanças que eu faria se quisesse atrair mais gente para cá e pudesse fazer desse espaço um Business mas entendo que o forumeiros não permite e pelo que já foi falado não existe um jeito técnico de resolver isso... Sei que vocês devem estar rindo ao ler minhas sugestões mas o fato é que não adianta criticar a bagunça do facebook, se ele faz tanto sucesso é porque a maioria das pessoas está feliz com o formato. Tráfego gera bagunça não tem jeito.

O que precisa ser decidido ( na verdade essa decisão já foi tomada ) é o que o Cláudio e o Alex querem para o fórum: Preservar o lado técnico/formal ou manter/aumentar cada vez mais o tráfego do fórum... Como o forumeiros limita totalmente a chance de tornar isso um negócio ( $$$ ) não acho que a decisão deles seja errada mas também não adianta vir reclamar que o fórum mudou...

EU preferia um fórum "meio bagunçado" como era antes onde vez ou outra um usuário dava um "UP" fora do permitido, onde tinha umas tretas de leve ( nem tão leves )entre o Guilé e o Zadá, onde todo mundo falava da Família FCBR pois família é isso mesmo, tem briga, tem os chatos, tem os espertões mas no fundo há um sentimento maior sobre isso... A Dinâmica antiga do fórum mantinha as pessoas atraídas, aqui existia um sentimento de amizade, descontração, ajuda mútua, alguém lembra do Lance do Cantão ? E se fosse hoje? Será que haveria uma mobilização tão grande? Falta engajamento com o fórum e na minha opinião isso se perdeu em nome da "moral e bons costumes"... Parece meio óbvio mas se algumas pessoas queriam que o fórum voltasse a ser como era antes é só voltar com o formato original... Enfim sei que pedras virão, vão desqualificar o que falei, pegar trechos isolados para tentar ridicularizar e isso me deixará muito chateado a ponto de ficar ser dormir, não façam isso com o coleguinha...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR Empty Re: Tópico de sugestões para a melhoria do Fórum Contrabaixo BR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos