Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Começou o fiasco

+36
Claudio
Licas
RBORCARI
Cantão
Juninho Sampaio
Breno_Barnabe
rafacar
Fabio Linhares
CG
Sonikado
siodoni
AndréBurger
NeyBass
afonsodecampos
Moshe Bar Elohim
SILVIAO
fheliojr
GusVCD
EvandroRitual
Kobeh
Willian Casagrande
carimbass
Rico
Vicente Ganem
Zubrycky
Ivanov_br
Coder
joabi
Vinicius F
Mauricio Luiz Bertola
Nando Medeiros
rodlages
Raul S.
pedrohenrique.astronauta
ifernandes
allexcosta
40 participantes

Página 6 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Coder Seg Ago 22, 2016 9:27 am

Willian Casagrande escreveu:Bater continência não é um ato político?

Não. Continência é a saudação militar!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Ago 22, 2016 9:34 am

Salto com Vara
cyclops
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 22, 2016 9:35 am

^ Bem normal... Bom pros dois...
Wink Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Willian Casagrande Seg Ago 22, 2016 9:49 am

Coder escreveu:
Willian Casagrande escreveu:Bater continência não é um ato político?

Não. Continência é a saudação militar!

Tá bom, então.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Claudio Seg Ago 22, 2016 11:55 am

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Afinal, será que foi "fiasco" mesmo?

Foi não? scratch

Não Alex, não foi não, de forma alguma.

As Olimpíadas do Brasil foram um sucesso total. Eu sei que muitos ficaram chateados e magoados com isso, mas o Rio conseguiu promover com 100% de sucesso os maiores e melhores jogos de todos os tempos, algo que só quem é Carioca tinha certeza que ia acontecer. As pessoas estão felizes, não querem deixar o Rio, você percebe no semblante das pessoas a tristeza pelo fim dos jogos e por terem que voltar pra casa. O que vemos nas redes sociais e nos noticiários internacionais é uma legião de de pessoas arrependidas por não terem vindo aos jogos, e vão carregar a frustração de não terem participado dessa festa.

Como bem disse um reporter da CNN, "Não era o Rio que não estava preparado para realizar os jogos, mas sim o mundo que não estava preparado para a capacidade de superação e realização do povo Brasileiro". Isso resume tudo. Leiam os noticiários internacionais, vejam o que dizem agora aqueles que criticavam antes!

Como morador dessa cidade, e cidadão que conhece grande parte do país onde vive, digo a vocês: 0% fiasco e 100% sucesso. Para o brasileiro que é imbuído da síndrome de vira-latas sei que isso é muito difícil de aceitar, mas o FATO é que os Jogos Olímpicos do BRASIL foi realizado com 100% sucesso!

Agora, vamos retomar a nossa velha realidade. Voltaremos a conviver com os problemas de segurança pública, a falta de estrutura e condições mínimas nos nossos hospitais, educação em acelerado processo de decadência, mobilidade urbana um lixo, governantes ruins e sem vontade política e etc. Todos aqueles velhos problemas que sempre tivemos, e que com certeza os jogos não trouxeram soluções. Os jogos transformaram a cidade do Rio naquilo que nós Cariocas sabemos que não é, e está muito longe de ser. Inclusive a tendência é piorar, o estado está afundado numa crise política e financeira bem pesada e nós iremos pagar essa conta. Seria muita inocência acreditar que os Jogos Olímpicos seriam a solução para todos os nossos problemas.

Ficamos sim muito felizes por conseguirmos proporcionar ao mundo essa belíssima festa olímpica. É muito legal andar pelas ruas e encontrar pessoas de outros países emocionadas e nos agradecendo o tempo todo pelo o que proporcionamos a elas. Mas, agora é hora de realidade, essas pessoas retornam para seus países e o Rio de Janeiro retoma sua rotina de mazelas.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por NeyBass Seg Ago 22, 2016 12:09 pm

Confesso que me surpreendi, esperava que realmente fosse um fiasco, mas pelo que vi pela TV, quebrei a cara....Parabéns ao Rio e aos brasileiros envolvidos.

Se aconteceu algo de anormal ficou nos bastidores, mas pela TV, foi sucesso.

Pena que é como disse o Claudio. "Agora volta a realidade"
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Raul S. Seg Ago 22, 2016 12:48 pm

e daqui a 16 dias começam os paralímpicos; espero que com o mesmo sucesso e esmero!
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Coder Seg Ago 22, 2016 1:03 pm

^ Pena que os paralímpicos não tem a mesma atenção, tanto que estão cogitando em liberar a entrada...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Raul S. Seg Ago 22, 2016 1:26 pm

hmm, tudo bem que é o comitê olímpico quem banca, mas seria legal se tivesse p.ex. entrada por doação (alimento, valores, etc.), em parceria com alguma instituição beneficente (independente da natureza).

prometeram (a norte-americana NBC pelo menos) que, depois de Londres, vão cobrir os jogos com mais atenção; agora é esperar pra ver.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Ago 22, 2016 1:31 pm

Voltando ao NORMAL!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 22, 2016 3:19 pm

Raul S. escreveu:e daqui a 16 dias começam os paralímpicos; espero que com o mesmo sucesso e esmero!

Esses eu irei assistir "in loco", pois os atletas que dele participam merecem todo o meu respeito.

Concordo com cada palavra dita pelo grande Claudio. Temos que acabar com esse negócio de nos acharmos piores ou inferiores aos outros. Não somos; e jamais deixaremos de ser "subdesenvolvidos" (o que quer que essa palavra possa significar) enquanto essa "síndrome de vira-latas" nos perseguir.
Não estou pregando aqui o ufanismo fascista, nem a xenofobía cega dos idiotas, mas sim o sentimento sadio de nos vermos como nós mesmos, de aceitarmos nossos defeitos como povo e nossas grandes mazelas e procurar resolvê-las (para isso é preciso estudar e entender a nossa História), bem como observar as nossas qualidades, que são ímpares e não inferiores a quem quer que seja.
Sempre fui contra à realização dos Jogos Olímpicos no Brasil, mas não porque considerava incapaz o nosso país e o nosso povo, mas sim porque eles seriam aproveitados pelos aproveitadores de sempre: A elite corrupta deste país. E isso foi assim.
Agora, outra coisa é julgar à priori que seria um fracasso, uma vergonha ou lá o que seja, porque nós, brasileiros somos piores que os outros, que somos inferiores, vagabundos e etc. Esse é o discurso do colonizador, do Imperialismo de quem somos à 500 anos vítimas. Se aceitarmos esse discurso passivamente, sem conhecê-lo, sem entender as suas raízes históricas, seremos sempre o que eles querem que sejamos.
E os episódios que destaquei (o do atleta francês que perdeu o ouro do salto com vara e o dos atletas/arruaceiros norte americanos), tem à ver com isso. Por trás desses dois fatos aparentemente bobos está toda uma História, todo um discurso criado pelo Imperialismo, e que certos setores da população brasileira acredita piamente, "intoxicados" pela ideologia "dos outros".
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por allexcosta Seg Ago 22, 2016 3:33 pm

ClaudioBass escreveu:Não Alex, não foi não, de forma alguma.

É...

Questão de perspectiva talvez.

Ainda ontem conversei com minha amiga de Pilares sobre a olimpíada e ela disse que foi o caos.

Disse que normalmente demora 20 minutos do trabalho pra casa e tava levando duas horas.

Que a segurança se resume aos locais turísticos e que agora que os convidados estão indo embora, sobrará pro carioca limpar a casa e pagar a conta.

Ela é funcionária da prefeitura e falou que tem certeza absoluta que a cidade vai quebrar, assim como o estado.

O noticiário internacional mostrou foi um vídeo de trombadinhas tomando relógios e carteiras de turistas. E ainda dizia que pra polícia do Rio ter moral pra acusar Ryan Lotche deveria cuidar melhor de sua cidade. Vi também a imprensa internacional falando das águas do mar que possuem 70 bilhões de vírus por litro, quando o máximo deveria ser 1000. Isso eu vi.

Posso achar o link se alguém tiver curiosidade, é que tô no telefone.

Só a declaração do prefeito sobre o canguru pra mim já torna o evento um fiasco, fora instalações sem acabar, treinador morto em acidente de táxi e o simples fato de um país que não consegue fazer uma calçada ou uma rua decentes se propor a fazer um evento dessa magnitude e gastar um dinheiro desses, enquanto os cidadãos sequer possuem água encanada ou esgoto já caracteriza um fiasco.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 22, 2016 3:52 pm

Disse que normalmente demora 20 minutos do trabalho pra casa e tava levando duas horas
Nada de anormal aqui no Rio. Quem mora aqui sabe disso. Ainda mais se tratando de um evento como esse... Eu e minha família evitamos sair de casa esses dias (também por "contenção de despesas"), mas minha filha foi a um aniversário de um amigo no Rio e já esperava isso...

Ela é funcionária da prefeitura e falou que tem certeza absoluta que a cidade vai quebrar, assim como o estado.
Sou funcionário do Estado, e isso que sua amiga falou já aconteceu...
Teve à ver com as Olimpíadas? Sim e não... Os fatores são muitos.... Acho que ela apenas desconhece as razões profundas disso e bota a culpa no evento...

O noticiário internacional mostrou foi um vídeo de trombadinhas tomando relógios e carteiras de turistas. E ainda dizia que pra polícia do Rio ter moral pra acusar Ryan Lotche deveria cuidar melhor de sua cidade. Vi também a imprensa internacional falando das águas do mar que possuem 70 bilhões de vírus por litro, quando o máximo deveria ser 1000. Isso eu vi.
Vídeo esse antigo e mostrado TODA SEMANA no RJTV (ou similares). Até parece que isso ía mudar como que "por milagre", ou que os vagabundos iriam "assumir o Espírito Olímpico"...

E ainda dizia que pra polícia do Rio ter moral pra acusar Ryan Lotche deveria cuidar melhor de sua cidade.
Mimimi... Contra fatos não há argumentos, e em várias matérias jornalísticas norte americanas, em vários jornais, inclusive numa entrevista que o tal fulaninho deu à mesma emissora em que ele fez a falsa acusação de crime, ele foi duramente criticado, e cidadãos norte americanos se mostraram constrangidos com o fato. Seus patrocinadores já estão "pulando fora"...

Vi também a imprensa internacional falando das águas do mar que possuem 70 bilhões de vírus por litro, quando o máximo deveria ser 1000. Isso eu vi.
Isso pode até ser verdade, mas temos que aguardar para ver se algum velejador ou nadador vai cair doente daqui à alguns dias (sinceramente acho que não...).

Só a declaração do prefeito sobre o canguru pra mim já torna o evento um fiasco, fora instalações sem acabar, treinador morto em acidente de táxi e o simples fato de um país que não consegue fazer uma calçada ou uma rua decentes se propor a fazer um evento dessa magnitude e gastar um dinheiro desses, enquanto os cidadãos sequer possuem água encanada ou esgoto já caracteriza um fiasco.

Todo mundo aqui no Rio sabe que o prefeitinho é um fanfarrão e volta e meia solta uma dessas... Bobalhão e boquirroto é o que ele é. Além de corrupto...
O treinador alemão morreu em um acidente de transito "normal" (se é que podemos dizer isso...), que poderia ocorrer em qualquer lugar do mundo (lembre-se de Munich e Atlanta....). Tanto é que a sua família, num gesto muito bacana, doou os órgãos dele para receptores daqui conforme desejo expresso dele em vida.
Sim, concordo que Olímpiadas aqui NÃO eram uma prioridade, e que o Rio (e a maior parte das cidades brasileiras), carece de infra-estrutura. Agora, dizer que seria um fracasso... Isso é pensamento apriorístico.

Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por allexcosta Seg Ago 22, 2016 4:06 pm

Bertola escreveu: Isso pode até ser verdade, mas temos que aguardar para ver se algum velejador ou nadador vai cair doente daqui à alguns dias (sinceramente acho que não...)


Isso que você escreveu é tão absurdo que não consigo nem retrucar.

E se você não enxerga o absurdo dessa frase, sei lá o que dizer.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Willian Casagrande Seg Ago 22, 2016 4:11 pm

Interessante essa discussão. Penso que todo megaevento é lindo e horrível, como eu já disse anteriormente aqui neste tópico. Poderia ser diferente se não tivesse desalojado mais de 20 mil pessoas (contando com a Copa de 2014, foi esse contingente que a Prefeitura do Rio pôs para fora de suas casas), se não tivesse sitiado as ruas etc. e mais etc. O esporte é sensacional, não dá pra dizer outra coisa, mas, submetido a essa lógica suicida, vai dar m**** sempre. Até o modo de se praticar esporte, quando submetido à competição exacerbada, é mascarado. Alguém em condições fisiológica e psicológica normais não atinge recordes históricos, somente esportistas devidamente tratados e dopados para tal, que têm suas vidas reduzidas em nome da atuação profissional. Tudo isso tem a ver com o negócio do esporte.
É bonito mesmo assim, mas os problemas são incontornáveis. Esbarramos neles todos os dias.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Coder Seg Ago 22, 2016 4:31 pm

allexcosta escreveu:
Bertola escreveu: Isso pode até ser verdade, mas temos que aguardar para ver se algum velejador ou nadador vai cair doente daqui à alguns dias (sinceramente acho que não...)


Isso que você escreveu é tão absurdo que não consigo nem retrucar.

E se você não enxerga o absurdo dessa frase, sei lá o que dizer.

Relaxa, nós temos anticorpos! rs

Algumas praias daqui de SP são tão impróprias que a Cetesb coloca avisos alertando a população. Você acha que o povo liga? O que mais tem é criança comendo areia e gente nadando no meio do esgoto...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Ago 22, 2016 4:37 pm

Falando em esgoto, já desenvolvi um dos 25 sistemas que a empresa fez para uma órgão chamado FEEMA dai do RJ.

Ô projeto bacana...era em DOT NET. (nem desenvolvo mais nisso)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Coder Seg Ago 22, 2016 5:18 pm

Juninho Sampaio escreveu:era em DOT NET. (nem desenvolvo mais nisso)

Diliça! ASP.NET MVC/C#! What a Face
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Claudio Seg Ago 22, 2016 5:21 pm

allexcosta escreveu:
ClaudioBass escreveu:Não Alex, não foi não, de forma alguma.

É...

Questão de perspectiva talvez.

Ainda ontem conversei com minha amiga de Pilares sobre a olimpíada e ela disse que foi o caos.

Disse que normalmente demora 20 minutos do trabalho pra casa e tava levando duas horas.

Me desculpe Alex, mas essa sua amiga de Pilares é apenas mais uma das brasileiras que sofrem da profunda síndrome de vira-latas, gente que vê sempre o lado ruim de tudo, até onde não existe, gente que cria fatos e fantasmas somente com o intuito de denegrir, gente que tem algum tipo de recalque sério e que sofre muito pra aceitar as coisas que são bem feitas. A "perspectiva" da sua amiga é que é totalmente distorcida. Se serve de conselho, dê um tempo de conversar com essa moça, pois ela está te intoxicando com uma carga bem negativa do mundinho em que ela vive.

Ninguém disse que o Rio de Janeiro é a cidade perfeita que a sua amiga gostaria de viver, muito pelo contrário, todos nós temos plena consciência das mazelas da nossa cidade. Até eu que moro na Tijuca, que fica a 15 minutos de metrô do centro, sofri com os transportes durante os jogos, o metrô estava sempre super lotado na hora da saída, mais do que em dias normais. Agora, por causa disso dizer que os jogos olímpicos foi um fiasco ou um caos total, me desculpe, NÃO MESMO, essa sua amiga é uma pessoa completamente amargurada e com total falta de noção da realidade!

Fiasco foi esse grupelho de americanos imbecis fazendo arruaça bêbados nas ruas da cidade e depois inventando uma história ilusória de assalto pra tentar se livrarem da cagada que fizeram. Fiasco foram os australianos detidos com uma penca de credenciais falsificadas.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Ago 22, 2016 5:33 pm

Coder escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:era em DOT NET. (nem desenvolvo mais nisso)

Diliça! ASP.NET MVC/C#! What a Face

Meu freelas hoje são em PHP, pois os clientes não possuem estruturas para manter seus sistemas.
Mas meu trabalho fixo hoje é apenas extração de dados em DB oracle.

Menos estressante!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por allexcosta Seg Ago 22, 2016 5:38 pm

Conheço essa amiga minha desde 1999 e ela sempre foi apaixonada pela cidade, sempre falou que a parte boa supera em muito a parte ruim.

O papo dela mudou de dois anos pra cá, e ela tá até tentando concurso público federal na área em que atua porque disse que o Rio está inabitável.

Sei lá, não imaginava que esses assuntos tinham tamanho apelo emocional pra alguns de vocês. Eu não tenho problema algum em enxergar os problemas de Salvador e considero hoje uma cidade impossível de se morar.

Esse argumento do Bertola da água diz tudo. Isso é muito mais profundo do que o argumento em si e denota o raciocínio que fez o Brasil ser o que é.

Fiquei de cara agora.

E quero deixar bem claro que ambas copa e olimpíada foram muito, muito melhores do que eu esperava. O que é bastante positivo.


Última edição por allexcosta em Seg Ago 22, 2016 6:06 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Claudio Seg Ago 22, 2016 6:05 pm

allexcosta escreveu:
O papo dela mudou de dois anos pra cá, e ela tá até tentando concurso público federal na área em que atua porque disse que o Rio está inabitável.

Se o Rio está inabitável pra ela, e na opinião DELA, tudo bem, respeito isso, é a visão que ela tem e exclusivamente a opinião dela. O que não pode de forma alguma é tomar essa opinião dela como sendo algo generalizado ou verdade absoluta. Pra mim por exemplo, o Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa, assim como tantas outras pelo Brasil. É sim uma cidade cheia de problemas, e com a visibilidade que tem no cenário nacional, parece que esses problemas triplicam, mas pra mim não são problemas que deixam a cidade inabitável. Existem cidades no Brasil que são muito mais violentas e perigosas do que o Rio, mas pela questão da seletividade somente o Rio é colocado como uma cidade perigosa.

Como eu mesmo já disse antes, nos últimos 2 anos meu filho foi assaltado 3 vezes, e todas no exterior, Amsterdam, Berlim e Lisboa, jamais fomos assaltados no Rio. Mas, nem por isso eu fecho os olhos para o fato de que o Rio é uma cidade cercada de favelas e com violência para todos os lados.


allexcosta escreveu:
Sei lá, não imaginava que esses assuntos tinham tamanho apelo emocional pra alguns de vocês. Eu não tenho problema algum em enxergar os problemas de Salvador e considero hoje uma cidade impossível de se morar.

Não é questão emocional. Há tempos que eu leio esse tópico e vi aqui uma profusão de bobagens, de pessoas que nunca vieram ao Rio, não conhecem a cidade, falando besteiras como se se tivessem conhecimento de causa e fossem nativos. Uma quantidade absurda de "ouvi falar", "ouvi dizer", "um amigo me disse" e por aí vai, bobagens em série colhidos de noticiário seletivo e de dessa turma trabalhada 100% no achismo que habita o facebook.

Velho, eu rolei de rir quando li paulistanos dizendo coisas do tipo: "Ir ao Rio? Deus que me livre, é muito violento", como se São Paulo fosse a Big Apple da paz, como se São Paulo não fosse também uma cidade extremamente violenta. Quando li essas coisas soou pra mim como piada!

Eu penso da seguinte forma: Quer formar uma opinião sobre o assunto? então venha ao Rio, passe 15 dias aqui e tire suas próprias conclusões. Mas viva os 15 dias como um nativo carioca e não como um simples turista, vá conhecer o que existe de bom e de ruim na cidade. Aí sim, tire suas conclusões e fale à vontade daquilo que de fato conhece, e não pelo o que propagam através do achismo seletivo!

Quanto a Salvador (nós inclusive já nos encontramos e saímos por lá) eu acho uma cidade linda, maravilhosa. Se eu não morasse no Rio e tivesse que escolher outro local pra viver, Salvador e Aracajú seriam meus destinos. É verdade que após a morte do ACM a coisa desandou um pouco em Salvador, cheguei a ver alguns assaltos em Pituba e nos acessos ao Pelourinho, mas nada que eu já não tivesse visto em outros lugares.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por allexcosta Seg Ago 22, 2016 6:12 pm

Acho que muitos estão tão indiferentes à violência urbana que usam esse argumento de que isso se vê em qualquer lugar.

Não, não vê. Em Salvador vem 3 ou 4 e fazem a limpa em você. Relógio, boné, camiseta, óculos de grau, o que for. Não dura 15 segundos.

Gente, isso não é o normal de uma cidade grande não. Vocês estão anestesiados pelo dia a dia. Não permitam que a violência se torne algo banal. Isso é o fim da sociedade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 22, 2016 6:16 pm

Allex,
Não entendi a sua posição em relação ao que falei.
As análises da água da baía de Guanabara sempre foram ruins, e o fato de ter havido essa medição, que aliás, nem sequer é conclusiva, pois existem outras análises que falam outra coisa. Óbvio que a água devería estar limpa e em condições, agora, em que o que eu falei é tão incoerente assim? O que eu quis dizer é que, apesar das previsões apocalípticas, nenhum atleta dessas modalidades que eu saiba ficou doente ou morreu intoxicado por velejar na baía. Ou seja: Houve muito discurso (sempre feito por federações de fora que temiam que a escolha da raia da baía favorecesse os brasileiros..), e na verdade nada aconteceu. Isso não quer dizer que eu esteja dizendo que a água é cristalina, que não há poluição, que eu esteja "dourando a pílula" e etc.
O seu discurso contra tudo que é brasileiro é que as vezes me parece incoerente... Ou não?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 22, 2016 6:17 pm

allexcosta escreveu:Acho que muitos estão tão indiferentes à violência urbana que usam esse argumento de que isso se vê em qualquer lugar.

Não, não vê. Em Salvador vem 3 ou 4 e fazem a limpa em você. Relógio, boné, camiseta, óculos de grau, o que for. Não dura 15 segundos.

Gente, isso não é o normal de uma cidade grande não. Vocês estão anestesiados pelo dia a dia. Não permitam que a violência se torne algo banal. Isso é o fim da sociedade.

Quem disse que achamos isso normal!!!??
Não estou "anestesiado" coisa nenhuma. Bem ao contrário (e você sabe disso).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Claudio Seg Ago 22, 2016 6:24 pm

allexcosta escreveu:
Gente, isso não é o normal de uma cidade grande não. Vocês estão anestesiados pelo dia a dia. Não permitam que a violência se torne algo banal. Isso é o fim da sociedade.

De forma alguma, claro que isso não é normal. Mas o que nos resta a fazer é apenas reclamar e ir para as ruas protestar. O cidadão comum no Brasil não tem direito de auto-defesa, existe uma mazela chamada "Direitos dos manos" que serve para proteger bandido. Mas aí já passa a ser uma outra novela!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por allexcosta Seg Ago 22, 2016 6:36 pm

Bertola, olha só:

"Pode até ser verdade, mas temos que aguardar algum atleta cair doente."

Leia isso de novo, por favor...

Quanto ao ser contra, muito ao contrário. Meu argumento é muito mais a favor do Brasil do que contra ele.

Só enxergando onde estamos podemos melhorar.

O país inteiro é um caos. Achar que tá tudo ótimo não vai melhorar esse caos. O simples fato de perceber que tá tudo errado já é um começo.

Minha revolta é conhecer outros povos e lugares e saber que tínhamos condições de estar entre as 3 maiores potências do mundo. E ao invés de celebrarmos a cultura da favela, como fizemos na abertura das olimpíadas, celebraríamos a simples inexistência de tais favelas.

Os valores são todos invertidos. Será que vocês não enxergam isso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 22, 2016 6:59 pm

Allex,
Eu entendi o que vc quer dizer. E, de fato, meu argumento é bem rasteiro.
O que quis dizer é que se fez muito alarde antes, mas, na hora, ninguém (atleta) reclamou de fato ou ficou doente. E outra coisa: Achar que tá tudo ótimo não vai melhorar esse caos. Quem acha isso? Eu? Claudião? Longe disso... O simples fato de perceber que tá tudo errado já é um começo. Desse "começo" eu já passei faz tempo! Aliás, eu ESTUDO isso. O problema é que isso não é tão simples quanto parece, e, ficar chorando ou reclamando pelos cantos também não resolve. Achar que tudo é um lixo, um caos, um desespero, etc só gera desesperança, desmobilização, "ideologia do f***-se", Lei de Gérson e etc... Ver o lado bom das coisas é essencial para, a partir daí, irmos em frente.

Minha revolta é conhecer outros povos e lugares e saber que tínhamos condições de estar entre as 3 maiores potências do mundo. E ao invés de celebrarmos a cultura da favela, como fizemos na abertura das olimpíadas, celebraríamos a simples inexistência de tais favelas.
Concordo em gênero, número e grau.
Acontece que: As favelas, a exclusão social, a desigualdade brutal existem e são fruto de 500 anos de exploração (e formação) colonial e depois "imperialista". Não se muda isso de uma hora para a outra, nem mesmo se tivéssemos no Brasil uma REVOLUÇÃO.
É preciso entender esse processo, de onde ele vem, e qual a relação disso com os tempos atuais. Sem isso, ou se cai no desespero niilista (que me parece você estar sendo tomado dele, salvo engano meu...), ou no cinismo do "...é assim mesmo, então vou é me dar bem de qualquer jeito...", ou na "síndrome do aeroporto", ou no fascismo obtuso dos boçais.
Agora, uma vez que tais questões existem, que tais problemas são parte de nossa herança histórica, porque não incorporar isso de forma criativa? A favela é só lugar de criminalidade e desespero? O povo que lá habita é vagabundo? As populações pobres em nada contribuem e são um estorvo?
Isso não é "inversão de valores".
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 22, 2016 7:15 pm

Outra coisa: Você falou que poderíamos entre as 3 maiores potências do mundo. Concordo.
Mas veja por outro lado: Em 1900 (ano em que meu avô nasceu - portanto, históricamente falando á pouco tempo), 80% da população brasileira vivia no campo, era analfabeta, as cidades eram pequenas e tão ou mais caóticas que hoje, haviam pouquíssimas fábricas no país, geralmente de coisas simples, e 70% do que o país exportava era café.
Entre 1930 e 1980 o Brasil foi o país que mais cresceu economicamente no mundo, industrializando-se e, nos anos 2000 ficando entre as 10 maiores economias mundiais (chegou a atingir o 6º lugar, atualmente estamos em 9º). Nada disso foi acompanhado de distribuição de renda ou de democracia e cidadania. Mas mesmo assim, saímos de um país que nada mais era que um aglomerado de fazendas de propriedade de grandes senhores, atrasado e obscuro, para uma economia moderna, industrial e diversificada, com razoável produção tecnológica, e de grandes proporções no mundo.
Se você pensar bem, avançamos...


Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Seg Ago 22, 2016 8:25 pm, editado 1 vez(es)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Giuliano Seg Ago 22, 2016 7:29 pm

confesso que eu era um dos que acreditava no fiasco e, olhando agora, vejo que, de certa forma, foi sim um sucesso.

essa matéria explica um pouco melhor o que pensam do Brasil lá fora:
(escrita em português de Portugal)

https://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/o-estranho-caso-do-biscoito-globo-do-nadador-mentiroso-e-da-metade-superior-do-planeta-1741922?page=-1

"... mas que dizer quando o jornalista anfitrião escreve que é um mistério insondável a popularidade do Japão no Brasil? Um sénior que cobre a abertura das Olimpíadas no Rio para o NYT precisa que passem vários posts após esse até ir verificar na net que, ooops, o Brasil tem a maior comunidade japonesa fora do Japão?"

e conclui com:

"quanto a sabores: o diáfano biscoito Globo não é sem sabor não, mas apenas uma das muitas razões porque morar no Brasil é bom mesmo sendo uma m$%&".

concordei com ela.
Giuliano
Giuliano
Membro

Mensagens : 1001
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por allexcosta Seg Ago 22, 2016 7:50 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:uma economia moderna, industrial e diversificada

Pô, Bertola... Moderna?

O que há de moderno em plantar soja, colher, colocar do jeito que a natureza entrega em um caminhão velho que roda em estradas medievais e espera 3 ou 4 dias pra colocar essa soja num navio e pronto?

O que que é moderno no Brasil? Conversei com um monte de gringo que labutavam com comércio exterior e vários falaram que não valia a pena mexer com o Brasil, que era burocracia demais.

O país se arrasta, completamente parado. Nada funciona, nenhum projeto vai pra frente, é tudo amarrado.

E quando a China arrumar alguém vendendo soja e frango mais barato? Vamos viver de quê? Ferro bruto?

Sei lá. Vai ver eu que tô errado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 22, 2016 8:17 pm

^ Mais ou menos...
Estude um pouco sobre a EMBRAER, sobre a FIOCRUZ e o Instituto Butantã, sobre a EMATER, sobre a exploração em águas profundas da PETROBRÀS, etc...
Quanto à burocracia, é verdade mesmo... É um absurdo no Brasil, e um dos fatôres que nos atrasam, junto com uma infra-estrutura de transportes precária...
Ademais, a ênfase em agro-negócio, isto é, a "conversão" da economia brasileira para a exportação de commodities é recente e ocasionou uma retração percentual do setor industrial brasileiro devido à tal "globalização" (Liberalismo Econômico só é bom para as potências industriais globais, mas não pro resto do mundo) e às políticas equivocadas dos governos do Príncipe da Sociologia e do Sapo Barbudo...
Mesmo assim a indústria representa quase 30% do P.I.B e emprega 21% da força de trabalho (o maior número está no setor de serviços - o que é característico de uma economia diversificada e moderna), apesar da desindustrialização ocorrida nos anos 2000 até agora.
Vamos aos dados:
PIB de 2015 (Produto Interno Bruto): R$ 5,904 trilhões ou US$ 1,53 trilhão* taxa de câmbio usada US$ 1,00 = R$ 3,85 (em 03/03/2016)

Renda per Capita de 2015 (PIB per capita): R$ 28.876 ou US$ 7.500 * taxa de câmbio usada US$ 1,00 = R$ 3,85 (em 03/03/2016)

Coeficiente de Gini: 0,495 (2013) alto

Evolução do PIB nos últimos anos: 1,3% (2001); 3,1% (2002); 1,2% (2003); 5,7% (2004); 3,1% (2005); 4% (2006); 6% (2007); 5% (2008); - 0,2% (2009); 7,6% (2010); 3,9% (2011); 1% (2012); 2,5% (2013); 0,1% (2014); -3,8% (2015).

Desempenho do PIB no ano de 2015 (de janeiro a dezembro): -3,8%

Desempenho do PIB no ano de 2016 (de janeiro a março): -0,3%

Taxa de investimentos: 17,8% do PIB (2º trimestre de 2015)

Taxa de poupança: 13% do PIB (1º trimestre de 2015)

Força de trabalho: 101,36 milhões de trabalhadores (últimos 3 meses de 2015)

Inflação: 10,67% (IPCA de 2015) | 0,52% (IPCA de julho de 2016) | 4,96% ( IPCA de janeiro a julho de 2016) .

Taxa de desemprego: 11,3% da população economicamente ativa (2º trimestre de 2016) e 8,5% (taxa média anual de 2015).

Taxa básica de Juros do Banco Central (SELIC): 14,25% ao ano (referência: 21 de julho de 2016).

Salário Mínimo Nacional: R$ 880,00 (a partir de 1º de janeiro de 2016).

Dívida Externa: US$ 348,68 bilhões (setor público e setor privado) - dados relativos a janeiro de 2015.

Dívida Externa federal: R$ 120 bilhões (em junho de 2016)

Dívida Pública (porcentagem do PIB): 66,2% (em 2015)

Dívida pública federal em valores (dívida interna + externa): R$ 2,95 trilhões (em junho de 2016).

Déficit público: R$ 115 bilhões (em 2015)

Resultado primário do setor público (união, estados e municípios): deficit de R$ 23,8 bilhões (no 1º semestre de 2016)

Reservas internacionais: US$ 372 bilhões (em março de 2016)

Produção industrial: -8,3% (em 2015) em relação ao ano anterior. Em junho de 2016, o setor industrial apresentou crescimento de 1,1%,

Arrecadação federal (impostos e tributos recolhidos): R$ 1,274 trilhão (valor atualizado pelo IPCA) no ano de 2015 / R$ 676 bilhões (no 1º semestre de 2016).

Poupança nacional bruta: R$ 850 bilhões (ano de 2015)


Comércio Exterior:


Exportações: US$ 191,1 bilhões (2015) - queda de 14,1% em relação ao ano anterior.

Importações: US$ 171,5 bilhões (2015) - queda de 24,3% em relação ao ano anterior.

Saldo da balança comercial (2015): Superávit de US$ 19,69 bilhões

Saldo da balança comercial (de janeiro a julho de 2016): Superávit de US$ 28,2 bilhões

Países que o Brasil mais importou (2015): Estados Unidos , China, Argentina e Alemanha

Países que o Brasil mais exportou (2015): China, Estados Unidos, Argentina, Holanda e Japão

Principais produtos exportados pelo Brasil (2015): minério de ferro, ferro fundido e aço; óleos brutos de petróleo; soja e derivados; automóveis; açúcar de cana; aviões; carne bovina; café e carne de frango.

Principais produtos importados pelo Brasil (2015): petróleo bruto; circuitos eletrônicos; transmissores/receptores; peças para veículos, medicamentos; automóveis, óleos combustíveis; gás natural, equipamentos elétricos e motores para aviação.

Organizações comerciais que o Brasil pertence: Mercosul, Unasul e OMC (Organização Mundial de Comércio).


Tipos de energia consumida no Brasil (dados de 2014):

- Petróleo e derivados: 37,6%
- Hidráulica: 14,4%
- Gás natural: 10,1%
- Carvão Mineral: 5%
- Biomassa: 21,3%
- Lenha: 9,5%
- Nuclear: 1,4%
- Eólica: 0,6%


Principais produtos agrícolas produzidos: café, laranja, cana-de-açúcar (produção de açúcar e álcool), soja, tabaco, milho, mate.


Principais produtos da pecuária: carne bovina, carne de frango, carne suína


Principais minérios produzidos: ferro, alumínio, manganês, magnesita e estanho.


Principais setores de serviços: telecomunicações, transporte rodoviário, técnico-profissionais prestados à empresas, transporte de cargas, limpeza predial e domiciliar, informática, transportes aéreos e alimentação.


Principais setores industriais: alimentos e bebidas, produtos químicos, veículos, combustíveis, produtos metalúrgicos básicos, máquinas e equipamentos, produtos de plástico e borracha, eletrônicos e produtos de papel e celulose.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 22, 2016 8:25 pm

Mais dados:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_do_PIB_do_Brasil
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por allexcosta Seg Ago 22, 2016 10:11 pm

Faz avião mas não acerta pavimentar uma rua ou uma calçada? Como que funciona isso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Coder Seg Ago 22, 2016 10:12 pm

Falando em Embraer, praticamente acabou de sair do forno:

KC-390
Tecnologia fly-by-wire Made in Brazil
Wink

Começou o fiasco - Página 6 800px-Apresenta%C3%A7%C3%A3o_KC-390_%2815414135738%29
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 22, 2016 10:43 pm

allexcosta escreveu:Faz avião mas não acerta pavimentar uma rua ou uma calçada? Como que funciona isso?
Da mesma forma que vc não consegue fazer transferência de quantias em caixa eletrônico nos EUA, nem comprar com cartão de crédito na Alemanha...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Sonikado Seg Ago 22, 2016 10:45 pm

Vi vários jogos, vi várias perdas e algumas vitórias.

Minha conclusão?
A parte que mais gostei foi a apresentação de Tokio 2020. ¯\_(ツ)_/¯

Por sinal, a torcida brasileira tem gelatina no lugar do cérebro.

Da mesma forma que vc não consegue fazer transferência de quantias em caixa eletrônico nos EUA, nem comprar com cartão de crédito na Alemanha...
Essas 2 coisas já foram facilmente superadas pela internet. Algo que eles possuem em (melhor e maior) quantidade do que nós =/

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Willian Casagrande Ter Ago 23, 2016 9:41 am

allexcosta escreveu:
Pô, Bertola... Moderna?

O que há de moderno em plantar soja, colher, colocar do jeito que a natureza entrega em um caminhão velho que roda em estradas medievais e espera 3 ou 4 dias pra colocar essa soja num navio e pronto?

O que que é moderno no Brasil? Conversei com um monte de gringo que labutavam com comércio exterior e vários falaram que não valia a pena mexer com o Brasil, que era burocracia demais.

O país se arrasta, completamente parado. Nada funciona, nenhum projeto vai pra frente, é tudo amarrado.

E quando a China arrumar alguém vendendo soja e frango mais barato? Vamos viver de quê? Ferro bruto?

Sei lá. Vai ver eu que tô errado.

Um breve aparte: nossa agroindústria é uma das mais modernas do mundo, sim. E é isso mesmo que é um dos motores da nossa dependência em relação às economias centrais no capitalismo. Não é à toa que as principais economias (EUA, China, Alemanha, Japão mesmo em queda etc.) são prioritariamente industriais e imersas na produção de tecnologia e nós não. Permita-me frustrá-los: não vamos nos desenvolver igual a eles. A dependência não é um estágio de subdesenvolvimento que, um dia, será ultrapassado, pois nos tornaremos uma economia industrial, diversificada, com parques tecnológicos e etc. Esse debate tem 50 anos e nunca conseguiram levar a cabo essa ideia satisfatoriamente. Todo o desenvolvimento tecnológico é utilizado para sustentar a matriz agroexportadora, pois essa é a função de uma economia dependente: produzir e exportar capital em forma de produtos primários, enquanto importa tecnologia que só os países centrais produzem porque a monopolizam em suas multinacionais e poderio estatal. E não poderia ser diferente, pois, por exportar capitais, não fortificamos um negócio superimportante para o desenvolvimento interno, que é um mercado interno. Nossos salários são baixíssimos, somos remunerados, em 90% dos casos, abaixo do que necessitamos para sobreviver plenamente, se comparados a um trabalhador dos EUA, por exemplo. Daí, é certo que temos de exportar bens de consumo suntuários que produzimos, já que quase ninguém aqui vai consumi-los sem se endividar por toda uma vida. É uma equação que fecha certinho.
Aproveitando que não teremos Escola Sem Partido aqui (rsrs), adianto que a única forma de quebrar a dependência estrutural é superando o que a sustenta, que é o capital. Tanto aqui como, e principalmente, de onde tudo emana: nos países centrais.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por SILVIAO Ter Ago 23, 2016 7:55 pm

Somente uma observação,sobre o Agronegócio:somos o maior produtor de grãos do mundo e não temos uma marca sequer de tratores,caminhões e demais equipamentos como plantadeiras,colhedeiras,etc.Temos uma malha ferroviária pronta desde D.Pedro II,que esta sucateada e mal utilizada,as rodovias para escoarem a produção estão péssimas e os Roubágios(pedágios)encarecem o transporte;os portos são ultrapassados,os empréstimos bancários são dificultados e caros e N coisas que o produtor tem que enfrentar.Se este é nosso setor mais importante,realmente temos muito a evoluir.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por SILVIAO Ter Ago 23, 2016 8:26 pm

allexcosta escreveu:Faz avião mas não acerta pavimentar uma rua ou uma calçada? Como que funciona isso?
A mazela política com certeza é um dos nossos maiores entraves para o desenvolvimento como nação ,mas não o único .Ainda sobre Agronegócio,temos centros de excelência aqui no Brasil, como Embrapa e ESALQ,Emater.O Brasil exporta também Doutores em produção de alimentos,recuperação de solos,irrigação,genética vegetal e animal,apesar de todos os contras impostos por políticas que depreciam essas áreas no Brasil.
A Embraer sempre foi uma referencia internacional em desenvolvimento de aviões,o que falta é incentivo político,muitas vezes influenciado por pre$$ão estrangeira.Temos em São Josó dos campos o ITA que forma profissionais com nivel de excelência global quando o assunto é Engenharia de Aviões e até Espacial.

https://www.google.com.br/search?client=opera&q=notáveis+do+Ita&sourceid=opera&ie=UTF-8&oe=UTF-8#q=ita+ex-alunos+not%C3%A1veis&stick=H4sIAAAAAAAAAONgFuLUz9U3sDAvyklXQjC11LOTrfRTU0qTE0sy8_P0S_Myy1KLijNLKq3y8ksSk3JSFRJzSnPzMgE4ij0EQQAAAA
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Ago 23, 2016 11:01 pm

Sobre a indústria de máquinas agrícolas no Brasil:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901985000300005
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Vinicius F Ter Ago 23, 2016 11:31 pm

^Muito legal, Bertola

E mais um adendo de quem já trabalhou (e frequentou) com montadoras de máquinas agrícola: Posso dizer que a quantidade de fábricas aqui no Brasil é enorme, assim como desenvolvimento de produto. Muitos tratores, implementos e colheitadeiras tem projeto e fabricação completamente nacional.

Um grande diferencial dessas em relação às montadoras de veículos urbanos é que empregam muita tecnologia nacional em suas fábricas. Ótimo pois estimula o avanço da indústria nacional como um todo, principalmente da pequena e média. Isso era relativamente comum em outros tipos de montadoras nos anos passados, mas decaiu, principalmente com a onda chinesa. Aí é aquela bola de neve. Menos investimentos, menos pessoas, menos tecnologia, menos qualidade e queda bruta na capacidade de competir.

Com isso, muitas pequenas e médias indústrias nacionais que produziam essas máquinas e robôs de produção fecharam as portas nos últimos anos. Acredito que esse cenário se aplique a indústria brasileira de forma geral, também...

No mais, entendo a crítica do Allex, por que é isso que vemos mesmo. Conseguimos produzir certas coisas teoricamente "mais avançadas" bem, mas pecamos muitas vezes na infra-estrutura básica. Acho que isso vem muito da falta de mão-de-obra qualificada, visto que para aviões, temos que contar com o aval de especialistas de qualquer jeito. Para atividades mais banais, como pavimentar uma calçada, muitas vezes se opta por pessoal sem nenhum tipo de instrução ou treinamento. Acho que é algo natural e que vem do nosso grande problema de falta educação de base como um todo. Não só primária, mas técnica também.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Ago 23, 2016 11:59 pm

Vinicius F
O que o Allex colocou é o paradoxo de todo o crescimento econômico em um país com a formação histórica como o nosso e uma das características do que denominamos "subdesenvolvimento".
O Allex fica perplexo em função do ele vivenciou lá fora, e, ao retornar ao Brasil, começou a se questionar, bem como a questionar os "porquês" da realidade que ele estava voltando a ver agora com "novos olhos" (influenciados por sua vivência no "1º mundo").
O problema porém é que ele apenas está começando a se questionar, sem ter se aprofundado em um estudo formal, que, de resto, não é nada fácil e demora anos.
Ademais existe um outro paradoxo complementar relacionado: Como um país tão grande e repleto de benesses naturais e recursos, pode apresentar tais paradoxos em comparação com outros (os que ele viu - do mundo desenvolvido).
Compreendo perfeitamente o sentimento dele...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por fheliojr Qua Ago 24, 2016 5:04 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:...sem ter se aprofundado em um estudo formal, que, de resto, não é nada fácil e demora anos...

mestre, com base nos seus apontamentos - muito esclarecedores -, aqui, no FCBR, percebo q não se leciona história, adequadamente, nos nossos ensinos fundamental e médio... sinto q fui bastante "enrolado" naquela época. :/
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 24, 2016 6:19 pm

fheliojr escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:...sem ter se aprofundado em um estudo formal, que, de resto, não é nada fácil e demora anos...

mestre, com base nos seus apontamentos - muito esclarecedores -, aqui, no FCBR, percebo q não se leciona história, adequadamente, nos nossos ensinos fundamental e médio... sinto q fui bastante "enrolado" naquela época. :/

O que ocorre é que no ensino médio a estrutura é muito corrida e pouco lógica, ademais ela reproduz conceitos já à muito ultrapassados oriundos do positivismo que foi reforçado ao longo do período militar.
Havia uma enorme defasagem entre o que se produzia e estudava na "academia" e o que se lecionava na sala de aula no ensino médio e fundamental entre os anos 50 e 2000. Só recentemente que os novos conceitos da História chegaram às salas de aula do ensino médio, e, mesmo assim, certas questões são de difícil discussão para jovens ainda sem a maturidade necessária para tal.
Ademais, ultimamente, existe um movimento ultra reacionário, denominado "Escola sem partido", cujo objetivo é fazer com que haja um retorno aos postulados positivistas (Postulados teórico-metodológicos à muito superados nas Ciências Sociais), apregoando falsamente que o ensino das Ciências Sociais no ensino médio é "petista", "comunista", etc. Na verdade o tal movimento nada tem de "apartidário", na verdade ele busca partidarizar para a direita o ensino médio, e isso, apelando para a censura mesma da atuação dos professores, numa postura absolutamente fascista e inaceitável (além de ridícula aos olhos da grande maioria dos Cientistas Sociais, inclusive estrangeiros). Um certo político (me recuso a pronunciar o nome desse elemento!) mesmo pretende proibir o ensino das Ciências Sociais no Brasil a partir desse argumento absurdo e análogo às políticas educacionais da Alemanha Nazista.
No meu entender o ensino da História no 2º grau (não sou favorável ao ensino dessa disciplina nas primeiras séries do 1º grau na forma atual), deve ter um eixo temático/cronológico, girando em torno da História do Brasil e relacionando-a com a História Mundial nos processos que incidem diretamente em nossa História pátria. Assim o aluno ao fim do ensino médio poderá entender um mínimo dos processos que "produziram" a sociedade em que ele vive hoje a as suas relações com o restante do mundo. Essa é uma opinião pessoal.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por fheliojr Qua Ago 24, 2016 7:21 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:...deve ter um eixo temático/cronológico, girando em torno da História do Brasil e relacionando-a com a História Mundial nos processos que incidem diretamente em nossa História pátria. Assim o aluno ao fim do ensino médio poderá entender um mínimo dos processos que "produziram" a sociedade em que ele vive hoje a as suas relações com o restante do mundo. Essa é uma opinião pessoal.

nunca gostei, tb, da simples divisão entre "história geral" e "história do brasil"... só fui perceber q a vinda da família real portuguesa se relacionava com a política napoleônica muito tempo depois do q eu devia.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por SILVIAO Qua Ago 24, 2016 7:35 pm

Bertola e Vinicius F, agradeço as informações;é bom saber que de certa forma não somo s tão dependentes assim.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Kobeh Qui Ago 25, 2016 10:35 am

fheliojr escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:...sem ter se aprofundado em um estudo formal, que, de resto, não é nada fácil e demora anos...

mestre, com base nos seus apontamentos - muito esclarecedores -, aqui, no FCBR, percebo q não se leciona história, adequadamente, nos nossos ensinos fundamental e médio... sinto q fui bastante "enrolado" naquela época. :/

fheliojr escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:...deve ter um eixo temático/cronológico, girando em torno da História do Brasil e relacionando-a com a História Mundial nos processos que incidem diretamente em nossa História pátria. Assim o aluno ao fim do ensino médio poderá entender um mínimo dos processos que "produziram" a sociedade em que ele vive hoje a as suas relações com o restante do mundo. Essa é uma opinião pessoal.

nunca gostei, tb, da simples divisão entre "história geral" e "história do brasil"... só fui perceber q a vinda da família real portuguesa se relacionava com a política napoleônica muito tempo depois do q eu devia.


E realmente fomos enrolados mesmo. Estudei praticamente minha vida toda em escolas particulares consideradas de "qualidade" e para os professores saber geografia era decorar as capitais de cada estado, saber história é decorar datas, saber física é decorar fórmulas, etc, etc. É impressionante quando vc chega na universidade e percebe que na verdade você não sabe nada, tanto de ciências humanas quanto de exatas (fiz 1 ano e meio de engenharia e agora estou fazendo História, senti isso na pele). Somos oriundos de uma escola que não ensina a pensar...
Por isso os jovens hoje acham uma prova que nem cobra tanto conteúdo, como o ENEM, tão difícil.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Willian Casagrande Qui Ago 25, 2016 10:49 am

^ A escola não ensina a pensar porque a reflexão e a crítica demandam estudo sério, prolongado, por muitos anos, no mínimo 20 ou 30 horas por semana. Isso tudo demanda uma revolução no nosso modo de vida, pois a grande maioria de nós não dispõe nem de 6 horas durante a semana de estudo (digo universitários, classe média etc., imagine a ralé que nem nisso pensa). Mas a escola nunca vai oferecer isso a nós, porque ela está submetida à lógica de produção/reprodução da força de trabalho do jeito que o negócio está andando. Não tem saída lá dentro, a gente tem que estudar fora dela.
A estrutura burocrática da escola, da academia, é um prolongamento do just in time toyotista: você tem meta, boletim, prova, avaliação de todo tipo, trabalho etc. As pessoas estão lá para obter diplomas somente e seguir na vida, como quem enfrenta o RH todo dia pra seguir no trampo e sobreviver. O professor está lá, tão e somente, para vender sua força de trabalho e, se o interesse e a vontade forem grandes, tentar fazer algo que presta além da porcaria que lhe ensinam a fazer (o que é bem difícil, pois tudo conspira contra a reflexão e o aprendizado de verdade). Quem é educador e reflete sobre o que faz já percebe isso logo nos primeiros anos das licenciaturas.
Falando da universidade, olha que absurdo: absolutamente nenhum pesquisador/teórico social do passado (Marx, Weber, Einstein) conseguiria pensar 1/10 do que pensou na universidade de hoje. É claro que essa comparação é descabida, porque os indivíduos só se compreendem em uma totalidade específica, que é histórica. Mas, desde sempre, a universidade foi contra o conhecimento. Quase ninguém estuda profundamente porque as nossas vidas estão cada vez mais alienadas disso.


Última edição por Willian Casagrande em Qui Ago 25, 2016 11:07 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Arrumei um negócio)
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 25, 2016 10:50 am

Kobeh
Todo mundo sabe aqui que sou um educador profissional.
Para mim, não apenas a educação brasileira faliu a muito tempo, quanto o currículo é ineficaz e inútil.
Ademais, há a questão a expressão. Alunos de pós-graduação chegam "às minhas mãos" sem saber LER E ESCREVER! O hábito sistematizado da leitura se perdeu e isso é seguramente (e na minha opinião), 1/3 de TODO o aprendizado!
Eu costumo dizer para meus alunos: "...quem não lê, não sabe escrever; quem não sabe ler e escrever, não sabe pensar..."
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começou o fiasco - Página 6 Empty Re: Começou o fiasco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos