Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

+33
CSergio
JUCIE SANTOS
ditocujo
monteirofn
Eduardo.gois
Marlim
fheliojr
Thiago Almeida
charles lopes kuster
fernando pullbass
Mike_
Kobeh
Eliseumohr
pagani
Fernando Zadá
Cantão
Rico
gpraxedes
elson.arcos
Uchoa
afonsodecampos
Giuliano
RBORCARI
Vinicius F
HenriqueBessa
Juninho Sampaio
joabi
lucas.vieira2
Coder
BigBoy
Willian Casagrande
pedrohenrique.astronauta
Mauricio Luiz Bertola
37 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 18, 2016 9:42 pm

Bem pessoal, o irmão Juninho Sampaio está me ajudando a postar as imagens de alguns instrumentos construídos por mim.
Alguns já foram vendidos, outros são de meu uso pessoal, outros, eu vou vender...
Sintam-se à vontade para perguntar
Abçs
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Ago 19, 2016 8:51 am

Vem coisa boa aí! Acompanhando...
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9076
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Willian Casagrande Sex Ago 19, 2016 9:06 am

:viva: Massa! Tô esperando aqui.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por BigBoy Sex Ago 19, 2016 9:53 am

playing hyper
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Coder Sex Ago 19, 2016 10:13 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:outros, eu vou vender...

Este lindo P-Bass do avatar está incluso? Rolling Eyes
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 19, 2016 10:31 am

^ Não, de jeito nenhum! bash
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Willian Casagrande Sex Ago 19, 2016 10:42 am

^ Ri Muito
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 19, 2016 10:52 am

Como eu já falei alhures, eu não sou o Samuel ou o Jacimário (e outros mestres), meus instrumentos são simples, alguns são reconstruções e alguns acabamentos eu simplesmente sub-loco (moro em apartamento...). Mas são efetivos e confiáveis.
Vamos esperar o Juninho postar as fotos que o Zé Mané aqui não consegue postar... pc
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por lucas.vieira2 Sex Ago 19, 2016 11:09 am

Acompanhando! Com certeza vem coisa boa!!
lucas.vieira2
lucas.vieira2
Membro

Mensagens : 325
Localização : Anhumas

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por joabi Sex Ago 19, 2016 11:09 am

Bertola, aproveitando o ótimo tópico (e que fazia bastante falta por aqui, eu diria), qual o baixo mais incomum que você já construiu?

Vejo que na maioria seus baixos são PBs e JBs, mas achei bem legal aquela foto do BertolaRay ou MaurícioMan da sua antiga banda no outro tópico. up Very Happy



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 19, 2016 12:30 pm

joabiTem um que o Pagani pintou de branco perolado cujo desenho é baseado nos antigos Ibanez e Fernandes APB, com 2 capts Kent Armstrong Soap Bar. Tem também um cujo desenho é baseado no Rickenbaker, com braço recondicionado de 24 trastes e capts Stelfner. Agora estou construindo um cujo desenho lembra o dos Peavey, com capts Ibanez e braço GFS.
Mas, vamos aguardar as fotos que o Juninho vai postar, que daí eu explico melhor...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Ago 19, 2016 1:15 pm

Professor,

Caso o senhor deseje colocar no primeiro post. Mandei os códigos para o seu e-mail.
Assim que postar...eu removo este comentário.


Foram adicionados os comentários do professor e luthier Maurício Bertola

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio AS1n7Tt

Bem, vamos aos comentários:
O 1º já foi vendido à alguns anos (a foto é antiga). Corpo de freijó, acabamento em PU tingido, capts GFS AlNiCo, braço em bôrdo. Vendí esse baixo com dór no coração.... Crying or Very sad

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio G5QaPHr

O SG é o famoso Bertola's "The Devil". É o baixo em que apareço tocando no show da minha banda (extinta) "Os Biltres", na Lapa. Ele tinha outro braço, da Giannini Apollo, reformado, mas que troquei por esse, de 32 pol. O capt do braço é ARTEC e o da ponte Stellfner. Esse baixo é um dos que mais curto, pois tem um som "diabólico"!!! Twisted Evil

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio JXc1uxx

O "prateado" é o Bertola's RickLike. Corpo de marupá, braço Crafter "reassembled", capts Stellfner. É uma "releitura" minha do padrão Rickenbaker. Apareço tocando esse baixo num show d'Os Biltres na Pça do Rio Comprido, ainda sem a pintura, para o moto clube Hell's Angels. Estou construindo uma nova versão dele, com outros capts Stellfners, ferragens Schaller e braço semelhante para um cliente que, como eu, é Pesquisador (no caso, da FIOCRUZ). Tem um som misto, não soa como Rick, nem como Fender....

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio 54uTl3c

O outro é um Bertola's P-Bass "All Black", com "mão" de telecaster bass. O corpo é menor que o usual, e bem leve (faltou madeira). A pintura foi sub-locada e é em PU automotivo, capts Squier. É um instrumento mais simples e barato.

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio FfW70vI

O preto de 5 cordas é meu Bertola's V strings PJ. Corpo de cedro, braço de pau-marfim (escala colada), "mão" de MM, mas o braço é da medida dos P-Bass 5 cordas. Capts Kent Armstrong AlNiCo "amarelos" (são raros). Esse baixo tem uma história longa, pois, originalmente ele era 4 cordas e tinha um braço de Squier II. Toquei com ele muitas vezes já, sendo de 4 ou 5 cordas. Hoje em dia, quase não o uso mais....

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio OHZTGti

O brancão é um desenho que fiz baseado nos antigos Ibanez Musician e Fernandes APB. O braço é Ibanez, que comprei barato à muitos anos e estava guardado; modifiquei a "mão" para algo mais parecido com a Gibson, o braço é excelente, embora "gordo" atrás. Os capts são Kent Armstrong "soap bar". Usei-o em um show em Barra de São João.

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio 0RxohdK

A tele ainda está em "andamento". Esses capts são Epiphone AlNiCo, e o corpo é em cedro rosa muito bom...

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio ZsDfzN0

Depois tem o Bertola's MM/JB. Meu baixo mais recente. Usei-o no show do Sr. Vilão dia 13 desse mês em Monte Alto, Arraial do Cabo. Corpo em marupá, capts Sound/Malagoli Traditional "hot" no braço e Kent Armstrong na ponte (com chave de split). O braço me foi dado de presente, e foi construído por um luthier de São Paulo. Esse baixo foge do som padrão dos MM, é mais grave

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio CSaxv66

A 1ª Strato vendi recentemente para um músico aqui de Niterói. O corpo é em cedro com top de imbúia, sem alavanca, escudo Fender de alumínio anodizado, tarraxas Condor e capts Sound/Malagoli AlNiCo 50 com chave de 7 posições.

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio PcwgvFs

A tele com Hb no braço construí recentemente para um visinho, corpo de freijó com acabamento "ao natural",braço de pau-marfim, tarraxas Gotoh, ponte Fender tradicional, capt do braço Epiphone de AlniCo e Wilkinson de AlNiCo 5 na ponte. Essa guitarra ficou Robben Ford puro!!!

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio NknmNak

O JB branco é bem tradicional. Vendi para umfrequentador aqui do FCBR. Corpo de marupá, braço de marfim bem fino, capts Sound/Malagoli AlNiCo. Curiosamente esse baixo ficou um pouco mais agudo que um J-Bass normal.

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio OqFbqXn

A Strato azul é de um guitarrista aqui de Niterói que tocou comigo na banda "O'Fusca". O braço não foi feito por mim, é de origem norteamericana. O corpo é em cedro rosa, da mesma peça (enorme) que eu construí vários baixos e guitarras, dentre eles o J-Bass do Amagones e que tinha algo em torno de 100 anos!. Foi pintado por um cara aqui de Niterói à pedido do dono (ela era creme). Os capts são Sound/Malagoli Custom. Strato com som encorpadão!

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio H1p7c26

A Strato com 2 HB's (Wilkinson) ainda não está terminada. Também corpo em cedro e top de imbúia, tarraxas Wilkinsons...

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio XhJ3M8C

O P-Bass "natural" já foi vendido. O braço era em bôrdo, escala colada, e o corpo em marupá, e tinha umas 3 emendas. O acabamento foi "sub-locado" em PU e o capt era Sound/Malagoli Traditional "hot". Tarraxas e ponte Condor. Apesar de ter ficado bacana, o som não me agradou tanto...

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio 6laHRDQ

O P-Bass preto com escudo branco tem a mesma configuração do outro,mas a escala do braço era em rosewood. Curiosamente ele ficou com o som mais "encorpado" que o outro, apesar de ser menos bonito.... Tive qe colocar o "thumbrest" porque o escudo tinha os furinhos....


Última edição por Juninho Sampaio em Seg Ago 22, 2016 9:36 am, editado 3 vez(es)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12036
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Ago 19, 2016 1:16 pm

O primeiro é divino!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12036
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por HenriqueBessa Sex Ago 19, 2016 1:37 pm

Juninho Sampaio escreveu:O primeiro é divino!

[2]

E olha que não gosto de escala clara, mas tá muito bonito mesmo. Assim como o SG e a Strato azul up up

claps claps claps
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2245
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Coder Sex Ago 19, 2016 1:48 pm

O penúltimo é o mais bonito! Rolling Eyes
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por lucas.vieira2 Sex Ago 19, 2016 1:52 pm

Coder escreveu:O penúltimo é o mais bonito! Rolling Eyes

A briga entre o primeiro e o penúltimo é grande.. parabéns mestre Bertola, pelas obras de arte!
lucas.vieira2
lucas.vieira2
Membro

Mensagens : 325
Localização : Anhumas

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Ago 19, 2016 2:01 pm

Acredite se quiser...
Quase comprei esse baixo!

Penúltimo!
Vou fazer uma montagem com todas as fotos apenas dele



Última edição por Juninho Sampaio em Sex Ago 19, 2016 2:13 pm, editado 2 vez(es)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12036
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Coder Sex Ago 19, 2016 2:03 pm

Juninho Sampaio escreveu:Acredite se quiser...
Quase comprei esse baixo!

Qual? O primeiro ou o penúltimo?
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Ago 19, 2016 2:13 pm

Esse...
Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio DB5Nclw
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12036
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por lucas.vieira2 Sex Ago 19, 2016 2:16 pm

Que baixo lindo. Ainda terei um P. Bass do Bertola. Está na minha lista de aquisições!!
Já até falei com ele.. mas essa crise tá complicando as coisas.
lucas.vieira2
lucas.vieira2
Membro

Mensagens : 325
Localização : Anhumas

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Willian Casagrande Sex Ago 19, 2016 2:20 pm

Show! claps
Os dois PBass supracitados são muito bonitos. Gostei muito do SG também.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Ago 19, 2016 2:22 pm

Tenho um ainda aqui que ele não mandou a foto pra publicar, mas assim que o freeimage me permita dar o upload eu posto. Acho que ele não lembra desse
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12036
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Willian Casagrande Sex Ago 19, 2016 2:25 pm

^ Esse PBass que cê postou, Juninho, é muito "GASento"! Quer dizer, eu fiquei "GASento" nele, no caso...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Ago 19, 2016 2:39 pm

Curti todos os PBasses!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9076
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Vinicius F Sex Ago 19, 2016 2:45 pm

Puxa, se não estivesse tão pobrinho agora ficaria com a telecaster, caso estivesse à venda...

Mas não descarto uma encomenda futura! Very Happy
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por RBORCARI Sex Ago 19, 2016 2:53 pm

show de bola...

o PB todo preto e o MM....

rapaz.... parabéns...
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Ago 19, 2016 3:06 pm

Esse aqui ta com malagoli, eu acho...

Esse último aqui é o do amigo Kobeh. Ele já fez um review bem legal desse baixo...
Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio GOFQQEF
Obs: Tomei a liberdade de postar, sem ele me mandar a foto deste. Mas eu tinha aqui.


Última edição por Juninho Sampaio em Seg Ago 22, 2016 9:37 am, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12036
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por lucas.vieira2 Sex Ago 19, 2016 3:11 pm

Esse ficou muito bonito também. Essa combinação do natural do corpo com a escala escura e o escudo branco ficou show. A beleza na simplicidade!
lucas.vieira2
lucas.vieira2
Membro

Mensagens : 325
Localização : Anhumas

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Giuliano Sex Ago 19, 2016 5:14 pm

Olha, se me permitem, gostaria de fazer alguns comentários:
o primeiro precision, marrom, o stingray, a strato azul, o precision preto com braço estilo 'telecaster', o jazz bass branco e a telecaster, eu achei fantásticos!!!
O trabalho é excelente, tem verdadeiras obras de arte aí!
Parabéns Professor Bertola!
Giuliano
Giuliano
Membro

Mensagens : 1001
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 19, 2016 5:17 pm

Bem, vamos aos comentários:
Esse último aqui é o do amigo Kobeh. Ele já fez um review bem legal desse baixo...
O 1º já foi vendido à alguns anos (a foto é antiga). Corpo de freijó, acabamento em PU tingido, capts GFS AlNiCo, braço em bôrdo. Vendí esse baixo com dór no coração.... Crying or Very sad
O SG é o famoso Bertola's "The Devil". É o baixo em que apareço tocando no show da minha banda (extinta) "Os Biltres", na Lapa. Ele tinha outro braço, da Giannini Apollo, reformado, mas que troquei por esse, de 32 pol. O capt do braço é ARTEC e o da ponte Stellfner. Esse baixo é um dos que mais curto, pois tem um som "diabólico"!!! Twisted Evil
O "prateado" é o Bertola's RickLike. Corpo de marupá, braço Crafter "reassembled", capts Stellfner. É uma "releitura" minha do padrão Rickenbaker. Apareço tocando esse baixo num show d'Os Biltres na Pça do Rio Comprido, ainda sem a pintura, para o moto clube Hell's Angels. Estou construindo uma nova versão dele, com outros capts Stellfners, ferragens Schaller e braço semelhante para um cliente que, como eu, é Pesquisador (no caso, da FIOCRUZ). Tem um som misto, não soa como Rick, nem como Fender....
O outro é um Bertola's P-Bass "All Black", com "mão" de telecaster bass. O corpo é menor que o usual, e bem leve (faltou madeira). A pintura foi sub-locada e é em PU automotivo, capts Squier. É um instrumento mais simples e barato.
O preto de 5 cordas é meu Bertola's V strings PJ. Corpo de cedro, braço de pau-marfim (escala colada), "mão" de MM, mas o braço é da medida dos P-Bass 5 cordas. Capts Kent Armstrong AlNiCo "amarelos" (são raros). Esse baixo tem uma história longa, pois, originalmente ele era 4 cordas e tinha um braço de Squier II. Toquei com ele muitas vezes já, sendo de 4 ou 5 cordas. Hoje em dia, quase não o uso mais....
O brancão é um desenho que fiz baseado nos antigos Ibanez Musician e Fernandes APB. O braço é Ibanez, que comprei barato à muitos anos e estava guardado; modifiquei a "mão" para algo mais parecido com a Gibson, o braço é excelente, embora "gordo" atrás. Os capts são Kent Armstrong "soap bar". Usei-o em um show em Barra de São João.
A tele ainda está em "andamento". Esses capts são Epiphone AlNiCo, e o corpo é em cedro rosa muito bom...
Depois tem o Bertola's MM/JB. Meu baixo mais recente. Usei-o no show do Sr. Vilão dia 13 desse mês em Monte Alto, Arraial do Cabo. Corpo em marupá, capts Sound/Malagoli Traditional "hot" no braço e Kent Armstrong na ponte (com chave de split). O braço me foi dado de presente, e foi construído por um luthier de São Paulo. Esse baixo foge do som padrão dos MM, é mais grave!
A 1ª Strato vendi recentemente para um músico aqui de Niterói. O corpo é em cedro com top de imbúia, sem alavanca, escudo Fender de alumínio anodizado, tarraxas Condor e capts Sound/Malagoli AlNiCo 50 com chave de 7 posições.
A tele com Hb no braço construí recentemente para um visinho, corpo de freijó com acabamento "ao natural",braço de pau-marfim, tarraxas Gotoh, ponte Fender tradicional, capt do braço Epiphone de AlniCo e Wilkinson de AlNiCo 5 na ponte. Essa guitarra ficou Robben Ford puro!!!
O JB branco é bem tradicional. Vendi para umfrequentador aqui do FCBR. Corpo de marupá, braço de marfim bem fino, capts Sound/Malagoli AlNiCo. Curiosamente esse baixo ficou um pouco mais agudo que um J-Bass normal.
A Strato azul é de um guitarrista aqui de Niterói que tocou comigo na banda "O'Fusca". O braço não foi feito por mim, é de origem norteamericana. O corpo é em cedro rosa, da mesma peça (enorme) que eu construí vários baixos e guitarras, dentre eles o J-Bass do Amagones e que tinha algo em torno de 100 anos!. Foi pintado por um cara aqui de Niterói à pedido do dono (ela era creme). Os capts são Sound/Malagoli Custom. Strato com som encorpadão!
A Strato com 2 HB's (Wilkinson) ainda não está terminada. Também corpo em cedro e top de imbúia, tarraxas Wilkinsons...
O P-Bass "natural" já foi vendido. O braço era em bôrdo, escala colada, e o corpo em marupá, e tinha umas 3 emendas. O acabamento foi "sub-locado" em PU e o capt era Sound/Malagoli Traditional "hot". Tarraxas e ponte Condor. Apesar de ter ficado bacana, o som não me agradou tanto...
O P-Bass preto com escudo branco tem a mesma configuração do outro,mas a escala do braço era em rosewood. Curiosamente ele ficou com o som mais "encorpado" que o outro, apesar de ser menos bonito.... Tive qe colocar o "thumbrest" porque o escudo tinha os furinhos....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por afonsodecampos Sex Ago 19, 2016 6:18 pm

Muito legal a ideia do tópico,  já não era sem tempo... Parabéns Bertola pelos belíssimos trabalhos.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Uchoa Sex Ago 19, 2016 7:15 pm

Show de bola !

Cada um mais bonito que o outro !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por elson.arcos Sex Ago 19, 2016 8:40 pm

A telecaster que está com encordoamento é LINNNNNDA!! NOSSA MÃE!!! Estou apaixonado!! KKKK

Maluco Incendio
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por gpraxedes Sex Ago 19, 2016 8:57 pm

HenriqueBessa escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:O primeiro é divino!

[2]


claps claps claps

Shocked Shocked Shocked

Combinação perfeita!
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Rico Sex Ago 19, 2016 10:34 pm

O SG é um sonho... lindo!!! Me lembra diversas bandas maravilhosas dos 60 e 70...

Não vi vibe mais vintage nas fotos! Parabéns!!! Ele pode ser meu? Eheheh...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 19, 2016 11:34 pm

^ Olha... Esse eu não vendo não....
Mas dá pra fazer outro.....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Cantão Sáb Ago 20, 2016 8:09 am

Parabéns pelo trabalho Bertola , alguns já conhecia por fotos , mas são sensacionais brother... claps
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21673
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Ago 20, 2016 11:22 am

Agora com os comentário inseridos pelo Luthier e Professor Maurício Bertola

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio CIuYuOT
O 1º é um "escala curta" que fiz para minha filha Júlia; que, aliás nem o toca mais... Neutral Corpo de cedro, braço em marfim e ipê, tarraxas Wilkinson, capt Schaller. O braço é bem fininho... Tem "neck dive"...


Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio ZmyM6Of

P-Bass em marupá, duas emendas e ferragens pretas (Condor). Capt Kent Armstrong de AlNiCo, braço em bôrdo de escala colada. Foi feito para um cliente daqui de Campo Grande (subúrbio do RJ). Ficou muito bom e me deu dó de entregar.... Crying or Very sad

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio CDYRVpG

P-Bass com corpo de cedro sem emendas, braço em bôrdo escala colada, tarraxas e ponte Condor, captador Giannini da década de 80, (de um "Formigão"). Vendí para um cliente do ES. Baixo maneiro, com som "pesado", muito bonito no acabamento "natural rústico" (seladora + cêra). Um dos melhores que já fiz...


Última edição por Juninho Sampaio em Sáb Ago 20, 2016 4:17 pm, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12036
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Ago 20, 2016 11:25 am

Agora com os comentários inseridos pelo Luthuer e Professor Maurício Bertola

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Thw8E7q

Strato com corpo em cedro, sem emendas, acabamento "natural", capts Kent Armstrong cerâmicos e "dual-coil" na ponte; braço em marfim e jacarandá, ponte fixa. Instrumento inacabado (tô enrolando por falta de tempo...).

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio EJz6O3k

P-51 com corpo de marupá sem emendas, acabamento só na seladora, escudo da "Shopping do Luthier", capt Sound/Malagoli com cobertura de J-Bass, tarraxas Strinberg e ponte genérica, braço reconstruído. Vendido para um cliente do Grajaú (se não me engano!), que disse que iría pintá-lo de preto...

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio NscDahA

Tele de cedro, capts Tagima, braço com escala em ipê. Instrumento simples mas com mui boa sonoridade. Vendido para um rapaz de São Gonçalo que quería um instrumento mais "blues".


Última edição por Juninho Sampaio em Sáb Ago 20, 2016 4:18 pm, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12036
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Ago 20, 2016 11:29 am

Agora com os comentários inseridos pelo luthier e professor Maurício Bertola

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Hm4QE9k

PJ bass montado (corpo comprado no ML e braço SX "refurbished" por mim), capts Kent Armstrong AlNiCo. Instrumento bem bacana e bonito, está com cordas "flatwound", maior sonzão! Vou vender...

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio P5PiN8V

P-51 com braço Condor refeito por mim. Captador Schaller, corpo em marupá só na seladora, escudo da "Shopping do Luthier". Instrumento com cordas 0.50!! Apesar disso não é difícil de tocar, pois o braço é fininho (pestana de latão). Se vender, vou ficar triste.... pale

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio LMpIfXe

P-Bass "rústico" (acabamento em seladora + cêra). Corpo em freijó, sem emendas (a gora tem um "thumbrest" também de freijó). O braço era de um Gianóca dos anos 80 que troquei a escala por uma de pau-ferro (Samuel curtiu essa escala!), a mão foi "acertada". Tarraxas Strinberg, ponte Yamaha e capt Squier cerâmico. Esse baixo é simples, mas tem um sonzão! (usei-o em um ensaio e o pessoal da banda adorou!).


Última edição por Juninho Sampaio em Sáb Ago 20, 2016 4:20 pm, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12036
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Ago 20, 2016 11:32 am

Agora com os comentários inseridos pelo luthier e professor Maurício Bertola

Como deve ter ficado o SOM deste aqui????
Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Ar6Fncz

P-Bass/MM. Construído para meu "irmão" Álvaro Gouveia de Recife. Corpo de freijó sem emendas, braço Eden (que comprei do Renato, irmão do Marcelo Yuka, cuja família é aparentada à minha), ferragens Schaller e capt Seymour Duncan MM cerâmico, está com cordas "provisórias", pois o encordoamento final será D'Addario "flatwound". Esse baixo ficou excelente e está guardado aqui em casa num case novinho que o Álvaro comprou (todas as peças foram enviadas para cá), a tentação de tocar com ele num show do Sr. Vilão é grande!!!! playing

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio E8qRuZH

Guitarra montada por mim com braço que comprei "da gringa", corpo de marupá com acabamento feito pelo luthier Ilton de Queimados, RJ (que prestava serviços de acabamento pra mim). Capts Sound/Malagoli Custom, ponte e tarraxas Condor. Strato bem "quack"!, comprada pelo guitarrista Paulo, de São Gonçalo (e que chegou a fazer parte da 1º formação da banda O'Fusca).

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio GeYYdTZ
Minha pedaleira...


Última edição por Juninho Sampaio em Sáb Ago 20, 2016 4:22 pm, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12036
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Ago 20, 2016 11:34 am

Agora com os comentários realizados pelo luthier e professor Maurício Bertola

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio F0zBSLG

Bertola's P-Bass nº 1. O mesmo do meu "avatar" atual. Agora sem o "cover" do capt e com escudo preto (achei que ficou melhor assim). Corpo de caixeta sem emendas, acabamento em Nitro sem polimento (feito pelo luthier Ilton), Um poderoso captador DiMarzio creme dos anos 70, ponte Schaller e tarraxas Condor, braço em bôrdo com pestana de latão. Encordoamento Rotosound (já meio velho...). Esse baixo eu não vendo de jeito nenhum!!!

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio GCoCUK8

J-Bass nº 1 montado por mim (e para mim), corpo Squier De Luxe, braço SX "refurbished", tarraxas Condor, Ponte Sung-Il "high mass" e dois poderosos captadores DiMarzio dos anos 70. Sonzera da muléstia!!!! Essa foto é antiga, pois agora ele tem um "thumbrest" de bôrdo, botões creme estilo "vintage" e strap-lock.



Última edição por Juninho Sampaio em Sáb Ago 20, 2016 4:23 pm, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12036
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Ago 20, 2016 11:37 am

Faltam mais um pouco...mas meu ip sofreu uma limitação aqui de alguns minutos...depois coloco mais 4
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12036
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por afonsodecampos Sáb Ago 20, 2016 11:54 am

Rapaz... toda essa produção e a gente sem apreciar nada?!
claps claps claps
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Ago 20, 2016 12:25 pm

Belo tópico!!


Shocked Shocked claps claps

Deu até GAS num Precision!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14249

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Ago 20, 2016 12:31 pm

Vamos lá...
O 1º é um "escala curta" que fiz para minha filha Júlia; que, aliás nem o toca mais... Neutral Corpo de cedro, braço em marfim e ipê, tarraxas Wilkinson, capt Schaller. O braço é bem fininho... Tem "neck dive"...
P-Bass em marupá, duas emendas e ferragens pretas (Condor). Capt Kent Armstrong de AlNiCo, braço em bôrdo de escala colada. Foi feito para um cliente daqui de Campo Grande (subúrbio do RJ). Ficou muito bom e me deu dó de entregar....  Crying or Very sad
P-Bass com corpo de cedro sem emendas, braço em bôrdo escala colada, tarraxas e ponte Condor, captador Giannini da década de 80, (de um "Formigão"). Vendí para um cliente do ES. Baixo maneiro, com som "pesado", muito bonito no acabamento "natural rústico" (seladora + cêra). Um dos melhores que já fiz...
Strato com corpo em cedro, sem emendas, acabamento "natural", capts Kent Armstrong cerâmicos e "dual-coil" na ponte; braço em marfim e jacarandá, ponte fixa. Instrumento inacabado (tô enrolando por falta de tempo...).
P-51 com corpo de marupá sem emendas, acabamento só na seladora, escudo da "Shopping do Luthier", capt Sound/Malagoli com cobertura de J-Bass, tarraxas Strinberg e ponte genérica, braço reconstruído. Vendido para um cliente do Grajaú (se não me engano!), que disse que iría pintá-lo de preto...
Tele de cedro, capts Tagima, braço com escala em ipê. Instrumento simples mas com mui boa sonoridade. Vendido para um rapaz de São Gonçalo que quería um instrumento mais "blues".
PJ bass montado (corpo comprado no ML e braço SX "refurbished" por mim), capts Kent Armstrong AlNiCo. Instrumento bem bacana e bonito, está com cordas "flatwound", maior sonzão! Vou vender...
P-51 com braço Condor refeito por mim. Captador Schaller, corpo em marupá só na seladora, escudo da "Shopping do Luthier". Instrumento com cordas 0.50!! Apesar disso não é difícil de tocar, pois o braço é fininho (pestana de latão). Se vender, vou ficar triste.... pale
P-Bass "rústico" (acabamento em seladora + cêra). Corpo em freijó, sem emendas (a gora tem um "thumbrest" também de freijó). O braço era de um Gianóca dos anos 80 que troquei a escala por uma de pau-ferro (Samuel curtiu essa escala!), a mão foi "acertada". Tarraxas Strinberg, ponte Yamaha e capt Squier cerâmico. Esse baixo é simples, mas tem um sonzão! (usei-o em um ensaio e o pessoal da banda adorou!).
P-Bass/MM. Construído para meu "irmão" Álvaro Gouveia de Recife. Corpo de freijó sem emendas, braço Eden (que comprei do Renato, irmão do Marcelo Yuka, cuja família é aparentada à minha), ferragens Schaller e capt Seymour Duncan MM cerâmico, está com cordas "provisórias", pois o encordoamento final será D'Addario "flatwound". Esse baixo ficou excelente e está guardado aqui em casa num case novinho que o Álvaro comprou (todas as peças foram enviadas para cá), a tentação de tocar com ele num show do Sr. Vilão é grande!!!!  playing
Guitarra montada por mim com braço que comprei "da gringa", corpo de marupá com acabamento feito pelo luthier Ilton de Queimados, RJ (que prestava serviços de acabamento pra mim). Capts Sound/Malagoli Custom, ponte e tarraxas Condor. Strato bem "quack"!, comprada pelo guitarrista Paulo, de São Gonçalo (e que chegou a fazer parte da 1º formação da banda O'Fusca).
Minha pedaleira...
Bertola's P-Bass nº 1. O mesmo do meu "avatar" atual. Agora sem o "cover" do capt e com escudo preto (achei que ficou melhor assim). Corpo de caixeta sem emendas, acabamento em Nitro sem polimento (feito pelo luthier Ilton), Um poderoso captador DiMarzio creme dos anos 70, ponte Schaller e tarraxas Condor, braço em bôrdo com pestana de latão. Encordoamento Rotosound (já meio velho...). Esse baixo eu não vendo de jeito nenhum!!!
J-Bass nº 1 montado por mim (e para mim), corpo Squier De Luxe, braço SX "refurbished", tarraxas Condor, Ponte Sung-Il "high mass" e dois poderosos captadores DiMarzio dos anos 70. Sonzera da muléstia!!!! Essa foto é antiga, pois agora ele tem um "thumbrest" de bôrdo, botões creme estilo "vintage" e strap-lock.
Mais um batalhão de agradecimentos ao Juninho Sampaio!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Willian Casagrande Sáb Ago 20, 2016 12:40 pm

Cara, esse último JB ficou muito lindo. Parabéns novamente!
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Coder Sáb Ago 20, 2016 12:44 pm

Não sei oque é mais bonito. Os baixos em si ou a coleção de vinil do Bertola!

Esse Tele está incrível!
Spoiler:
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Ago 20, 2016 3:06 pm

Eu bati olho nesse baixo sabia disso?

Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12036
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Ago 20, 2016 3:07 pm

Agora com os comentários do luthier e professor Maurício Bertola

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio CWUsLDl

O J-Bass branco tem corpo de um Giannini AE08B bem antigo que comprei bem barato. O braço, não me recordo como consegui, mas a marcação "block" é daqueles adesivos que se compram no ML, não era de J-Bass, pois era bem largo. Os capts são Sound/Malagoli cerâmicos e o escudo "tortoise shell" da Dolphin, assim como a ponte. Vendi para um grande colega da UNESA, que é músico também (o Cláudio Negão), por um preco bem baixo...

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio XuYoY7D

O P-Bass vermelho foi reformado por mim, corpo de Giannini GI400B em álamo, muito leve (toquei com ele num show da banda O'Fusca - tem no You2be), o braço era um Tagima J-Bass antigo que reformei, muito fino e bem feito. As tarraxas são Condor Custom e o capt Sound/Malagoli Traditional "hot". Hoje ele pertence ao Luiz, meu amigo e companheiro de banda no Sr. Vilão.


Última edição por Juninho Sampaio em Sáb Ago 20, 2016 5:04 pm, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12036
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio Empty Re: Instrumentos Bertola - colaboração do Juninho Sampaio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos