Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3.

3 participantes

Ir para baixo

Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3. Empty Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3.

Mensagem por Ricardo Laurini Seg Ago 22, 2016 2:47 pm

Boa tarde a todos, esse é meu primeiro post no fórum, gostaria de esclarecer algumas dúvidas a respeito da montagem de um kit Aguilar (captadores super single + pre OBP-3) e desde já parabeniza-los pelo valioso conteúdo deste site.
Meu problema é o seguinte, logo após a montagem do circuito percebi que ao posicionar o potenciômetro de blend para a direita ou para esquerda selecionando apenas um dos captadores o som fica com mais ganho do que quando posiciono o potenciômetro na posição central ativando os dois captadores, estou usando um potenciômetro duplo B250k para a função, lembrando que segui a risca o esquema do fabricante (segue anexo o esquema escolhido).
Outra dúvida é sobre o aterramento e blindagem. Estou um pouco confuso a respeito do conceito de aterramento e blindagem. Gostaria de saber se há conexão elétrica entre o terra e a blindagem ou se a ligação de terra deve ser desacoplada da blindagem.

Ricardo Laurini
Membro

Mensagens : 4
Localização : Cabreúva - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3. Empty Re: Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3.

Mensagem por joabi Seg Ago 22, 2016 2:56 pm


Quanto ao volume dos captadores, é possível que você tenha invertido a polaridade de um deles. Eu começaria verificando isso. O potênciometro de Blend é o original do kit OBP-3?

Quanto ao aterramento, sim, deve ser conectado à blindagem, e tudo ligado no negativo.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3. Empty Re: Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3.

Mensagem por JAZZigo Seg Ago 22, 2016 4:24 pm

Ricardo Laurini escreveu:Meu problema é o seguinte, logo após a montagem do circuito percebi que ao posicionar o potenciômetro de blend para a direita ou para esquerda selecionando apenas um dos captadores o som fica com mais ganho do que quando posiciono o potenciômetro na posição central ativando os dois captadores, estou usando um potenciômetro duplo B250k para a função, lembrando que segui a risca o esquema do fabricante (segue anexo o esquema escolhido).
A diminuição do nível do sinal é normal em blend pots convencionais (passivos), quando posicionados no centro, haja vista a redução da resistência.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3. Empty Re: Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3.

Mensagem por Ricardo Laurini Seg Ago 22, 2016 4:43 pm

Boa tarde, quanto a polaridade ja liguei como orientado pelo esquema e também com um deles invertido, o potenciômetro não é o que vem com o pré, foi comprado separadamente.
Levando em consideração a afirmação do amigo JAZZigo, essa atenuação seria normal então? Desculpe a persistência, o que seriam blend pots convencionais (passivos). Desde já muito obrigado pelas colaborações.

Obs. Não estou conseguindo anexar o esquema.

Ricardo Laurini
Membro

Mensagens : 4
Localização : Cabreúva - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3. Empty Re: Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3.

Mensagem por JAZZigo Seg Ago 22, 2016 5:32 pm

Ricardo Laurini escreveu:Levando em consideração a afirmação do amigo JAZZigo, essa atenuação seria normal então?
Sim.
Ricardo Laurini escreveu: Desculpe a persistência, o que seriam blend pots convencionais (passivos).
Blend pots conectados diretamente aos captadores, antes do preamp.

Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3. Bbg_7343

Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3. 3764_1
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3. Empty Re: Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3.

Mensagem por Ricardo Laurini Dom Ago 28, 2016 7:25 pm

Boa noite pessoal, realmente esse esquema vai gerar uma atenuação no som quando trabalhando como os dois captadores acionados, conferi com um amigo que tem um baixo warwick com controle de blend e apresenta o mesmo comportamento.
Agora estou com outra duvida. Quando coloco o dedo sobre o imã do captador gera ruido, esse ruido não é comum certo?

Ricardo Laurini
Membro

Mensagens : 4
Localização : Cabreúva - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3. Empty Re: Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos