Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melhor Baixo para afinação Drop C

+20
Victorpsilva
Rui Lima
INGVARR
JAZZigo
HenriqueBessa
castrodg
Travbass
Sonikado
Eduardo Tob
Christian
allexcosta
Marlim
Leonardo Roman Ultramari
John Music
Jimmyc
lcs.
Guga Ramone
Coder
Mauricio Luiz Bertola
gabevil
24 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por Coder Sáb Set 17, 2016 3:01 pm

allexcosta escreveu:
Coder escreveu:Me referi a ela... A "mais grave"...

Eu entendi.

É que desde que meu mundo é meu mundo, afinação sempre foi da mais aguda pra mais grave. Então seria FCGC. Mas vejo que o mundo mudou.

A propósito, pergunta: pra essa geração de vocês se alguém fala "toque a primeira corda, por favor", vocês tocam a E grave?

Já discutimos esse mesmo assunto aqui: https://www.contrabaixobr.com/t36874p50-5-cordas-mas-so-usa-4

Rendeu algumas páginas! heheh
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por Eduardo Tob Dom Set 18, 2016 1:35 pm

Jimmyc escreveu:
Eduardo Tob escreveu:
Jimmyc escreveu:
Eduardo Tob escreveu:Sei que você considerou a questão da tocabilidade mas eu toco em bandas com afinação um tom e meio abaixo do padrão e uso baixos de cinco cordas com afinações padrão, transpondo as notas. Dificilmente uso cordas soltas nas bases mas nunca esquento com afinação de nada. Uso .45 no baixos.

Que coincidência man, minha banda tbm, e sou de Vila Velha! Qual banda vc toca? Pergunto pq de repente podemos nos ajudar em termos de evento, se as propostas forem ao menos similares. Vcs já tem material de divulgação em algum canal na net?

Salve amigo! eu toco no Evictus e no Wolfshade! Dá uma busca no facebook e no youtube com esses nomes! Tb já divulguei as bandas aqui no forum. Bora trocar ideias, abração


Massa, confirmei que já inha te visto em algum lugar...já vi a Evictus se apresentar duas vezes. Assim que tiver material próprio, te dou uma idéia...vlw.


Massa! Estamos aí! Wink
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por Guga Ramone Ter Set 20, 2016 4:11 pm

allexcosta escreveu:
Guga Ramone escreveu:Allex, permita-me discordar.

C Standard =  todas as cordas, dois tons abaixo

Drop C = as 3 primeiras cordas dois tons abaixo, quarta corda 2 tons abaixo

Quê?

Não é a mesma coisa?

Allex, peço desculpas pela minha falta de atenção. O que eu quis dizer é:

C Standard =  todas as cordas afinadas dois tons abaixo

Drop C = as 3 primeiras cordas UM tom abaixo, quarta corda 2 tons abaixo.

Editei meu post original para tentar minimizar a confusão.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por John Music Qua Set 21, 2016 12:11 pm

Coder escreveu:
allexcosta escreveu:
Coder escreveu:Me referi a ela... A "mais grave"...

Eu entendi.

É que desde que meu mundo é meu mundo, afinação sempre foi da mais aguda pra mais grave. Então seria FCGC. Mas vejo que o mundo mudou.

A propósito, pergunta: pra essa geração de vocês se alguém fala "toque a primeira corda, por favor", vocês tocam a E grave?

Já discutimos esse mesmo assunto aqui: https://www.contrabaixobr.com/t36874p50-5-cordas-mas-so-usa-4

Rendeu algumas páginas! heheh

Pode crer. Fui um dos protagonistas desse tópico, que tanto rendeu que até hoje não vi o desfecho. Desisti. Argumentei horrores, e lembro que por último comentei sobre a Escala Diatônica, que começou com a Escala Pitagórica (sobre onde está fundada toda a tonalidade musical ocidental). Começou com Pitágoras descobrindo o conceito de oitava a partir de uma nota mais grave, e empilhando quintas também sempre a partir de uma nota mais grave anterior, até conseguir o ciclo das quintas (que não era bem um ciclo). Um campo harmônico é formado tomando como referência uma nota grave inicial, tríades e tétrades são formados a partir da Fundamental grave, intervalos são analisados a partir da nota grave, etc...ou seja, tudo o que existe de essencial na harmonia.
Mas depois de tudo isso ainda continuaram dizendo as mesmas coisas e não apresentando as tais provas e estudos e métodos que tanto comentavam que existiam (que documentavam que uma nota aguda é sempre a referência, ao invés de uma nota grave)...depois disso deu canseira e deixei de seguir o tópico e nem vi o que mais rolou depois.

OBS.: sim, contam-se as cordas de baixo pra cima, desde sempre (antes que digam alguma coisa).
Novamente: sim, contam-se as cordas de baixo pra cima.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por gabevil Qua Set 28, 2016 12:28 pm

Caramba... O assunto rendeu! kkkk
Nisso já aprendi coisa pra caramba... Mas pegando no embalo e adicionando mais uma dúvida... Continuando nessa afinação Drop C, desejando tirar um timbre definido médio/grave qual captação seria mais viável? H/H ou P/J ?
gabevil
gabevil
Membro

Mensagens : 12
Localização : Espirito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por Guga Ramone Qui Set 29, 2016 2:56 pm

^ H/H

Os single coils vão te dar mais ataque, o que eu prefiro pra cortar a mix, no meio da distorção das guitarras
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por INGVARR Sex Set 07, 2018 9:50 am

Já estive numa banda drop C. Tudo afinado um tom abaixo e dropado em C. Usava um Yamaha 4 cordas com flatwound 0.50. Rola? Rola, mas é uma bosta de um som empapuçado e sem definição, ao menos para meus ouvidos. O low end é simplesmente frustrante, porque parece que você está tocando sem vibração nas cordas. Tinha que ficar usando distorção para sentir que qualquer coisa estava acontecendo corretamente. Eu adoro death metal e algumas coisas modernas que usam afinação baixa, mas afinar um tom abaixo ou drop D é o máximo que consigo fazer. Vim de uma escola de metal tradicional, rock clássico e hard rock. Tocar em uma afinação que fuja da tradicional é complicado para mim.
INGVARR
INGVARR
Membro

Mensagens : 55
Localização : Ponta Grossa/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por JAZZigo Sáb Set 08, 2018 3:00 pm

ˆ
Soaria melhor com um encordoamento de calibre mais adequado, tipo:

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Drop_zone

Um baixo de escala extra-longa (>35'') também ajudaria bastante.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por INGVARR Sáb Set 08, 2018 4:57 pm

Tudo isto me cheira a “vamos estragar o instrumento “.
INGVARR
INGVARR
Membro

Mensagens : 55
Localização : Ponta Grossa/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por JAZZigo Sáb Set 08, 2018 5:03 pm

ˆ
E por que estragaria?
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por Rui Lima Sáb Set 08, 2018 5:08 pm

Não me parece. A tensão indicada penso que só seria atingida na afinação padrão, mas como a intenção é afinar muito abaixo não atinge a tensão indicada mas sim deve ser sensivelmente a mesma que umas cordas padrão na afinação padrão. Só assim me parece fazer sentido.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por JAZZigo Sáb Set 08, 2018 5:13 pm

Rui Lima escreveu:Não me parece. A tensão indicada penso que só seria atingida na afinação padrão, mas como a intenção é afinar muito abaixo não atinge a tensão indicada mas sim deve ser sensivelmente a mesma que umas cordas padrão na afinação padrão. Só assim me parece fazer sentido.
Suspect Tem vezes que o português de Portugal me parece grego. Não entendi o que disseste, amigo Rui! scratch
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por HenriqueBessa Dom Set 09, 2018 3:06 pm

Rui Lima escreveu:Não me parece. A tensão indicada penso que só seria atingida na afinação padrão, mas como a intenção é afinar muito abaixo não atinge a tensão indicada mas sim deve ser sensivelmente a mesma que umas cordas padrão na afinação padrão. Só assim me parece fazer sentido.

Creio que é pra isso que servem esses encordoamentos mais "pesados".
Sigo um baixista russo que utiliza Rotosound swing bass 66 Custom (65-75-100-120) com afinação baixa (D#-A#-F-A#) em uma das bandas dele e, no caso dele, fica bem legal... muito embora não seja adepto dessas afinações.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2245
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por Rui Lima Dom Set 09, 2018 5:19 pm

Então amigo jazz, vou tentar abrasileirar o discurso, é minha obrigação fazer isso pois estou a utilizar esta casa brasileira que é este blogue.

Eu penso que o INGVARR falou o que falou por causa da BITOLA ( falei bem?) que vem escrita na capa das cordas rotosound que você postou, porque pensa ele que isso iria porventura causar muita tensão no braço e danificá-lo.

Eu tentei explicar que aquela BITOLA só causaria uma tensão excessiva se as cordas fossem afinadas na afinação padrão GDAE.

Mas como é para afinar abaixo disso a tensão provocada pela aquela BITOLA seria a mesma da tensão provocada por uma BITOLA 0.40 em uma afinação padrão.

Fui mais claro?

Saudações deste lado do oceano
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por allexcosta Dom Set 09, 2018 6:50 pm

^ É isso mesmo, Rui. Por isso se usa a tabela de tensões pra escolher o diâmetro (se eu falar calibre o Bertola me mata) das cordas em afinação alternativa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por Victorpsilva Dom Set 09, 2018 9:46 pm

Já que tem um baixo de 5 cordas, porque não utilizar as quatro cordas de cima e um capo na primeira casa?

Acho que nem precisava desse papo todo... Seria minha primeira opção! Quer voltar pra afinação padrão? Só retirar o capo e tocar normalmente.
Victorpsilva
Victorpsilva
Membro

Mensagens : 184
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por NESCAU Dom Set 09, 2018 11:52 pm

castrodg escreveu:
allexcosta escreveu:
Coder escreveu:Me referi a ela... A "mais grave"...

Eu entendi.

É que desde que meu mundo é meu mundo, afinação sempre foi da mais aguda pra mais grave. Então seria FCGC. Mas vejo que o mundo mudou.

A propósito, pergunta: pra essa geração de vocês se alguém fala "toque a primeira corda, por favor", vocês tocam a E grave?

Que eu saiba primeira corda é G, mas já vi em partituras/tablaturas que a escrita é ao contrário: EADG, mas só para indicar a afinação mesmo.

A primeira corda, para mim sempre será a G ou C dependendo do baixo.

Na tablatura aparece o EADG porque é para se assemelhar com a partitura, onde as notas graves ficam na parte de baixo da pauta.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2411
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por JAZZigo Seg Set 10, 2018 1:04 am

Rui Lima escreveu:Então amigo jazz, vou tentar abrasileirar o discurso, é minha obrigação fazer isso pois estou a utilizar esta casa brasileira que é este blogue.

Eu penso que o INGVARR falou o que falou por causa da BITOLA ( falei bem?) que vem escrita na capa das cordas rotosound que você postou, porque pensa ele que isso iria porventura causar muita tensão no braço e danificá-lo.

Eu tentei explicar que aquela BITOLA só causaria uma tensão excessiva se as cordas fossem afinadas na afinação padrão GDAE.

Mas como é para afinar abaixo disso a tensão provocada pela aquela BITOLA seria a mesma da tensão provocada por uma BITOLA 0.40 em uma afinação padrão.

Fui mais claro?

Saudações deste lado do oceano
allexcosta escreveu:^ É isso mesmo, Rui. Por isso se usa a tabela de tensões pra escolher o diâmetro (se eu falar calibre o Bertola me mata) das cordas em afinação alternativa.
Gauge (em inglês) = calibre ou bitola (em português).

Agora entendi, amigo Rui! up

Pois é, cordas de calibre maior são recomendadas justamente para gerarem menor tensão. Vale lembrar que, em um baixo de 6 cordas com afinação padrão, a 3ª corda ("D"/Ré) costuma ser a corda de maior tensão e não a corda mais grave/grossa, como muitos imaginam. A título de curiosidade, vide: http://www.daddario.com/DADProductDetail.Page?ActiveID=3769&productid=145&productname=EXL165_6_Nickel_Wound_6_String_Bass__Custom_Light__32_135__Long_Scale
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por Buchada Azeda Qua Set 12, 2018 10:17 pm

A corda mais grave que eu uso no meu Precision Bass é um dó/C, um semitom acima do si/B de um baixo de cinco cordas.
Pra tanto, uso uma corda .145, com a mesma exata tensão da minha ré/D (que é .060).

Para mais informações recomendo essa tabela da D'Addario: http://www.daddario.com/DAstringtensionguide.Page?sid=4a175dbc-9f24-489b-8345-8b301cfef927
Buchada Azeda
Buchada Azeda
Membro

Mensagens : 27
Localização : João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por heenrique_bass Qui Set 13, 2018 11:29 am

Buchada Azeda escreveu:A corda mais grave que eu uso no meu Precision Bass é um dó/C, um semitom acima do si/B de um baixo de cinco cordas.
Pra tanto, uso uma corda .145, com a mesma exata tensão da minha ré/D (que é .060).

Para mais informações recomendo essa tabela da D'Addario: http://www.daddario.com/DAstringtensionguide.Page?sid=4a175dbc-9f24-489b-8345-8b301cfef927

Você usa a Sizona .145 de um jogo de 5 cordas em um baixo de 4 cordas só que é afinado em C, certo?
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por Buchada Azeda Qui Set 13, 2018 4:18 pm

heenrique_bass escreveu:
Buchada Azeda escreveu:A corda mais grave que eu uso no meu Precision Bass é um dó/C, um semitom acima do si/B de um baixo de cinco cordas.
Pra tanto, uso uma corda .145, com a mesma exata tensão da minha ré/D (que é .060).

Para mais informações recomendo essa tabela da D'Addario: http://www.daddario.com/DAstringtensionguide.Page?sid=4a175dbc-9f24-489b-8345-8b301cfef927

Você usa a Sizona .145 de um jogo de 5 cordas em um baixo de 4 cordas só que é afinado em C, certo?

Sim. Eu afino meu baixo assim, ó:

lá/A: .040
ré/D: .060
sol/G: .090
dó/C: .145

Dessa forma eu consigo a mesma tensão em cada corda. Note a proporção: como são intervalos de quinta, a corda uma quinta acima tem 2/3 da espessura da anterior.

Ter a mesma tensão em todas as cordas evita que o tensor fique avariado por pressão não-uniforme e permite que você mantenha o seu toque com mesma consistência em todas as cordas.

Aprendi esse truque com o imenso Philippe Bussonnet, do Magma, que afina o baixo dele do mesmo jeito.
Buchada Azeda
Buchada Azeda
Membro

Mensagens : 27
Localização : João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por JAZZigo Qui Set 13, 2018 11:12 pm

ˆ
Com a calculadora da D'Addario é fácil saber exatamente a tensão, conforme a escala, afinação, material e espessura de cada corda. Vide abaixo o resultado para o esquema do amigo Buchada, para cordas com ball end, roundwound nickel plated steel:

Tensão em libras:
Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Tension1

Tensão em quilos:
Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Tension2

Eis o link para a calculadora: http://stringtensionpro.com/
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por tcraposo Sex Set 14, 2018 12:50 pm

allexcosta escreveu:
HenriqueBessa escreveu:^eu tb aprendi assim... 1ª é o Mi agudo e 6ª o Mi grave... quando comecei no violão... mas as referências sobre afinação sempre são indicadas ao contrário...

Sempre onde?
Que mundo é esse onde vivemos? Por que trocar as coisas estabelecidas?
Desde que o mundo é mundo você pergunta qual a afinação de um bandolim e nego fala "mi la ré sol", cavaquinho "ré si sol ré", baixo "sol re la mi".
Agora vem nego e inverte tudo.
Pô, mas também... Ideia não tem mais acento. Ói, deixa eu quieto viu...

Ri muito disso aqui, kkkkkkkkkkk
Eu coloco acento em idéia até hoje. VIVA LA RESISTANCE
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor Baixo para afinação Drop C - Página 2 Empty Re: Melhor Baixo para afinação Drop C

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos