Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar?

4 participantes

Ir para baixo

Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar? Empty Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar?

Mensagem por db Ter Set 06, 2016 10:27 am

Bom dia a todos!

Gostaria de perguntar aos colegas a sua opinião sincera sobre alguns baixos fretless. Atualmente tenho um jazz bass American Standard, deste com os captadores CS60. Adoro o instrumento. Bem regulado e com cordas flat, ele tem exatamente o som de jazz bass que eu quero. Sou um cara a moda antiga. Baixos passivos, sem tops de madeiras raras ou pontes high-tech. Valorizo a sonoridade, tocabilidade, durabilidade e qualidade na construção. Dito isso, fiz algumas experiências e decidi entrar no mundo fretless. Minha idéia inicial é a de tentar repetir aquilo que funcionou para mim no mundo fretted e pegar um jazz bass american standard fretless. Será uma boa idéia? Pesquisei bastante, e surgiram outros baixos que me atiçaram a curiosidade: o Jaco Pastorius jazz bass, o Tony Franklin signature e indo um pouquinho adiante descobri também os instrumentos da M Zaganin. Entendo que as opiniões são todas relativas, e que baixo bom é baixo bom. Mas na vida a gente aprende a ouvir e respeitar a opinião das pessoas mais experientes. Gostaria de ouvir a opinião dos colegas sobre estes baixos. Desde já agradeço.

Abraço,
DB
db
db
Membro

Mensagens : 62
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar? Empty Re: Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar?

Mensagem por fheliojr Ter Set 06, 2016 1:37 pm

db escreveu:...Minha idéia inicial é a de tentar repetir aquilo que funcionou para mim no mundo fretted e pegar um jazz bass american standard fretless. Será uma boa idéia?...

não há problema algum com isso, db. na pior das hipóteses vc só não gostará do timbre deste instrumento. eu, por exemplo, prefiro jacarandá (timbre médio-grave) para escala de baixos com trastes e ébano (timbre médio-agudo) para a de fretelesses.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar? Empty Re: Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar?

Mensagem por allexcosta Ter Set 06, 2016 2:54 pm

Bem, a mecânica será similar e a memória muscular ajudará, mas não será o mesmo baixo só que fretless.

Fretless é uma viagem peculiar, não dá pra falar muita coisa sem você pegar nele e tocar.

Exemplo: Marcus Miller, que sempre usou Fender 4 cordas, fica na mesma pegada no 5 cordas, com Fender e Sadowsky. Mas o fretless dele é um Fodera, que não tem nada a ver com Fender ou com os outros baixos dele.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar? Empty Re: Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar?

Mensagem por JAZZigo Ter Set 06, 2016 3:00 pm

Particularmente, entre os meus fretless, o timbre que mais me seduz é o do MM StingRay.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar? Empty Re: Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar?

Mensagem por db Ter Set 06, 2016 3:37 pm

JAZZigo escreveu:Particularmente, entre os meus fretless, o timbre que mais me seduz é o do MM StingRay.

Bom ponto, JAZZigo. Conheço muito pouco o som dos MM fretless. Vou dar uma pesquisada.

fheliojr escreveu:eu, por exemplo, prefiro jacarandá (timbre médio-grave) para escala de baixos com trastes e ébano  (timbre médio-agudo) para a de fretelesses.

Então, fheliojr um exemplo de timbre que me agrada é o do Thiago do Espirito Santo no CD “Um Dois Trio” ou seja da escala em rosewood. Daí a minha inclinação pelo Am Std. Mas não que eu consiga ouvir e dizer qual é a madeira da escala, muito longe disso.

allexcosta escreveu:Bem, a mecânica será similar e a memória muscular ajudará, mas não será o mesmo baixo só que fretless.

Allex, Concordo com o teu ponto de vista. É outro mundo, e a escolha de instrument pode ser outra. De qualquer maneira gostaria de saber se você já teve a oportunidade de tocar nos instrumentos que eu mencionei (Tony F, Jaco e Am Std fretless) e o que você achou deles.

Obrigado!
DB
db
db
Membro

Mensagens : 62
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar? Empty Re: Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar?

Mensagem por allexcosta Ter Set 06, 2016 3:49 pm

O TF não. O Jaco toquei em vários. Porém é complicado porque toquei num Jaco Custom Shop que era muito bom.

O de linha é um baixo normal, nada demais. Depois que você toca num Pedulla nenhum fretless empolga muito.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar? Empty Re: Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar?

Mensagem por db Ter Set 06, 2016 3:56 pm

allexcosta escreveu:Depois que você toca num Pedulla nenhum fretless empolga muito.

Shocked Bom, Pedulla não é pra mim. É com certeza um instrumento maravilhoso, mas fica muito além do que eu poderia pagar por um instrumento. O TF pra mim já fica no limite em termos de preço... Smile
db
db
Membro

Mensagens : 62
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar? Empty Re: Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar?

Mensagem por JAZZigo Ter Set 06, 2016 4:34 pm

db escreveu:
JAZZigo escreveu:Particularmente, entre os meus fretless, o timbre que mais me seduz é o do MM StingRay.

Bom ponto, JAZZigo. Conheço muito pouco o som dos MM fretless. Vou dar uma pesquisada.
Exemplo:

"Wherever I Lay My Hat (That's My Home)", de Paul Young:


Clipe original da canção, com Pino Palladino no StingRay:
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar? Empty Re: Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar?

Mensagem por fheliojr Qua Set 07, 2016 10:53 pm

allexcosta escreveu:...Depois que você toca num Pedulla nenhum fretless empolga muito.

OFF-TOPIC: alex, vc já deve ter respondido isso, mas quais foram os outros fretlesses q lhe agradaram?

Curioso q, recentemente, li uma entrevista em que o Mike Pedulla diz q já está em vias de se aposentar, por isso a produção daqueles baixos está diminuindo, etc. Parece q, no futuro, o destino desta marca será o mesmo do da Kubicki, o q é triste a ponto de ser quase um absurdo: http://bassmusicianmagazine.com/2016/09/bass-musician-magazines-year-luthier-michael-pedulla/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+bassmusicianmagazine+%28Bass+Musician+Magazine%29
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar? Empty Re: Se o fretted emplacou o fretless também vai emplacar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos