Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eco EMP Custom (fretless)

+3
siodoni
Mauricio Luiz Bertola
Edu
7 participantes

Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por Edu Ter Set 13, 2016 2:21 pm

Olá pessoal, algumas pessoas me solicitaram um tópico mostrando o projeto que fiz com a Eco Guitar. Demorei pra fazer pois o baixo estava em processo de acabamento na Hot Machine Custom.

Corpo: Louro Freijó
Braço: Tauari Branco
Escudo: Tauari Branco
Escala fretless: Angico Preto
Ferragens: genéricas
Captação: Condor retirada de um BC500
Circuito: Passivo genérico

Bom, conheci a marca por acaso no ML. Me chamou atenção o preço acessível e a possibilidade de customizar o instrumento, além da proposta da utilização de madeiras usadas extremamente secas e estabilizadas. Nos vídeos promocionais (onde um guitarrista testa os instrumentos) dá pra ouvir que a ressonância dessas madeiras é realmente diferenciada, soam como peças de um excelente estoque de um grande fabricante.

O luthier é extremamente aberto a ideias (e com uma incrível paciência pra me aturar nos detalhes [o Ávila sabe o que é isso]) e constrói de forma super rápida, o baixo ficou pronto muito antes do prazo. Eu desenhei o head e o corpo ficou a cargo do luthier, inspirado no Jazz Bass, porém com a parte superior lembrando um pouco o Golden dos anos 80, melhor do que eu poderia pedir, afinal não queria uma cópia idêntica de Jazz Bass, queria um baixo com sua própria impressão digital, que fizesse valer a marca impressa no head. Decidi fazer o escudo tipo Fender Roscoe Beck e a captação eu comprei usada. Essa captação é bem limpa e fria, com um ar moderno dependendo da abertura de volume, um som muito legal pra fretless. Forneci quase todas as peças ao luthier, o que tornou a construção bem acessível.
O acabamento ficou a cargo a Hot Machine Custom. Além do burst preto na incrível peça do corpo, linda e bem figurada, verniz alto brilho no corpo/parte frontal do head/escudo e fosco no braço pedi a aplicação da resina de poliester na escala. Custo SUPER acessível.

No fim das contas, um instrumento acessível com tocabilidade excelente (o que era um tiro no escuro, afinal eu nunca tinha tocado num baixo Eco), super equilibrado e com o som que eu esperava conforme as escolhas dos componentes, um som de fretless "frio", limpíssimo e com um lance moderno, muito provavelmente por causa da resina de poliester da escala que puxa fortemente as frequências altas. Quando dou volume nos dois caps o peso vem forte, mas nada muito agressivo. É um som bem diferente de outros fretless e era isso que eu buscava.



Última edição por Edu em Qua Fev 28, 2018 8:52 pm, editado 1 vez(es)
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por Edu Ter Set 13, 2016 2:24 pm

Detalhe: O corpo é de Louro Freijó. A peça era extremamente pesada e com veios (e cor) um pouco diferentes do que estou acostumado. O luthier explicou que existem diversas variações de freijó. Eu já peguei peças de freijó bem mais leves do que CEDRO rosa que geralmente é super leve.
Pra não pesar um chumbo o corpo foi "retificado" pra ficar com 3,5cm de espessura e olha que mesmo assim dá pra ver que a peça pesava Muito. Já o Tauri do braço é uma pena.
Alguém aí manja de louro freijó? Eu acredito que seja freijó, mas não conheço as variações, tipo essa pesadíssima, com veios e com cores diferentes
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 13, 2016 2:33 pm

Louro freijó não conheço, nem sei se existe (nunca ouví falar...).
Eu trabalho com freijó direto, e é uma madeira bonita, e boa de trabalhar, embora menos que o cedro e o marupá.
Algumas peças são mais leves que outras.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por Edu Ter Set 13, 2016 2:37 pm

pois é e como pode essa ser tão pesada? Eu vou estudar mais sobre as variações de louro/freijó...
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 13, 2016 2:48 pm

Quanto mais escuro o freijó, mais pesado.
Construí 2 P-Bass com freijó, e um deles ficou mais pesado que o outro, o de cor mais escura. O mais leve era mais acinzentado e com veios mais "retos".
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por Edu Ter Set 13, 2016 2:53 pm

falando em cores, poxa, olhando agora a foto da peça inteira começo a me arrepender de ter pedido o burst preto kkkk
talvez um acabamento encerado... quem sabe... mais natural..
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 13, 2016 2:58 pm

Saca só como ficou um os P-Bass em freijó que fiz:
https://www.contrabaixobr.com/t37094-instrumentos-bertola-colaboracao-do-juninho-sampaio
Os dois abaixo do P-51 em marupá...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por Edu Ter Set 13, 2016 3:10 pm

excelentes Bertola! Achei a minha peça mais escura que o normal pra freijó e a tua mais clara que o normal heheh mas ambos bem figurados
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por siodoni Qua Set 14, 2016 8:49 am

Belíssimo baixo!
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por Edu Qua Set 14, 2016 11:41 am

obrigado Siodoni!
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por rafacar Qua Set 14, 2016 2:22 pm

Muito bonito. Mas acho que ficaria mais legal com escudo de plástico tipo tortoise ou perolizado...
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por Mike_ Qua Set 14, 2016 2:28 pm

Lindo instrumento!!
Quando puder, manda um audio dele pra gente!
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por Edu Qua Set 14, 2016 4:29 pm

valeu Olavão/rafacar heahuahe
pois é cara, tava pensando nisso. Eu tenho uma peça aqui pra fazer escudo branco. Talvez eu corte esse find e coloque, mas branco perolizado também ficaria interessante.

Obrigado Mike!!


o que achei interessante (palha) é que apesar de ser verniz alto brilho/polido posteriormente a cada camada de verniz colocada o baixo ia ficando mais opaco e escuro, ou seja quanto mais grosso de verniz fica: mais parecido com uma camada grossa de vidro colocada sobre a madeira.

Aí pensei, p****, isso não chega a ser um problema, embora o instrumento e a pintura tenham sido feitos longe (no estado de SP), talvez no futuro eu meta a lixa no corpo pra tirar um pouco de verniz e talvez deixar a madeira mais aparente. É uma ideia futura, caso eu enjoe do resultado mais escuro atual (embora na luz fique mais da cor que gostaria).
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 14, 2016 4:38 pm

Edu
Isso depende da madeira e da composição química do verniz. Com verniz poliuretano bi-componente isso ocorre menos.
Por enquanto eu não faria nada...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Set 14, 2016 5:22 pm

claps
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por rafacar Qua Set 14, 2016 5:27 pm

Edu escreveu:Talvez eu corte esse find e coloque, mas branco perolizado também ficaria interessante.


bounce bounce bounce bounce
Se fizer lembra de colocar uma foto aqui!
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por lucas.vieira2 Qui Set 15, 2016 3:53 pm

Caramba, ficou show!
Parabéns Edu!!
lucas.vieira2
lucas.vieira2
Membro

Mensagens : 325
Localização : Anhumas

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por Edu Qui Set 15, 2016 4:13 pm

valeu Juninho/Lucas!

Bertola, que azar o meu, não sabia desse esquema do verniz poliuretano bi-componente. Se soubesse pediria pra aplicarem esse e em camadas mais finas.

Talvez no futuro eu meta a lixa e isso (vai saber...) deixará a madeira mais evidente...
Não que agora não esteja, mas depende muito da posição e da luz, mas eu queria que esses fatores não influenciassem rsrsrs

rafacar
é uma possibilidade comprar o branco perolizado, mas to sem dinheiro pra fazer isso no momento rsrs
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Eco EMP Custom (fretless) Empty Re: Eco EMP Custom (fretless)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos