Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que há de errado com o ouvido dessa geração?

+27
fheliojr
Gui Sartori
Paulo Penna
Danilo Raposo Freitas
elson.arcos
RafaelDimarzio
Zubrycky
Juninho Sampaio
joabi
Fernando Zadá
Edu Fettermann
SILVIAO
lucas.vieira2
Kobeh
rafacar
Davi Motta
JAZZigo
afonsodecampos
monteirofn
Mauricio Luiz Bertola
webercar
Willian Casagrande
Coder
Rico
pedrohenrique.astronauta
Rodrigolack
allexcosta
31 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por allexcosta Seg Set 26, 2016 8:18 am

Recentemente me dei conta de que "millennials" só conseguem tirar linhas, solos e frases com tablatura.

Alguém pode me explicar o que está acontecendo com o ouvido musical da humanidade?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Rodrigolack Seg Set 26, 2016 8:28 am

Acesso fácil à informação + lei do menor esforço.
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagens : 263
Localização : Braga, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Set 26, 2016 8:34 am

Rodrigolack escreveu:Acesso fácil à informação + lei do menor esforço.

Somo a isso a questão de que muitos não tem domínio de técnica e não conseguem distinguir o que determinado baixista aplicou em uma linha apenas ouvindo.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Rico Seg Set 26, 2016 8:44 am

Quando comecei a tocar, era o vinil o professor. Tinha disco em que o baixo era inaudível, e eu tinha de aumentar a rotação pra destacar as linhas.

Quando ouvi falar do cd, entrei em pânico, porque nao sabia se ia conseguirr tirar alguma coisa naquele equipamento"fechado".

Hoje eu uso o YT bastante. Tá errado, eu sei, mas não tenho muito tempo e também fiquei com preguiça de decorar frases, porque as vezes tenho de tirar música que não conheço.

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por allexcosta Seg Set 26, 2016 8:48 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:Somo a isso a questão de que muitos não tem domínio de técnica e não conseguem distinguir o que determinado baixista aplicou em uma linha apenas ouvindo.

Minha geração de iniciantes não tinha o domínio das técnicas. A gente ouvia, ouvia, tentava, tentava, perguntava, etc...

O livro Slap It, por exemplo. Todos os meus amigos tocavam as linhas, mesmo as mais complexas, quase ninguém tinha o livro, só um K7 com os áudios.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Coder Seg Set 26, 2016 9:26 am

Geração de preguiçosos, você quis dizer...

Na minha época era fita K7, ouvia, voltava, voltava, voltava.. Ouvia de novo, voltava, voltava, voltava... Até aprender...

Caso tivesse alguma parte que não conseguisse tirar, tinha que esperar até meia noite ou sábado após as 14h para conectar na internet discada sem pagar pulsos... E ainda tinha que dar a sorte de achar algum site que tivesse a tablatura...

Era um inferno, mas também aprendia na raça, tanto que hoje, é raro eu tirar alguma música por tablatura... Sempre no ouvido, e as vezes sem conhecer a musica direito já consigo ter uma ideia da harmonia e acertar as notas! up
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Willian Casagrande Seg Set 26, 2016 9:29 am

Eu comecei a tocar baixo em 2005 e sempre tirei tudo de ouvido (até porque não sei ler partitura e nem quis aprender). Até hoje, funcionou bem.
Embora eu quase não conheça baixistas juvenis, não sei se é só lei do menor esforço. Acho que tem a ver com dedicação e treino mesmo. Ouvido é algo que a gente só pega com exercício, mas tem que ter o mínimo de teoria pra não viajar no que tá ouvindo.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por webercar Seg Set 26, 2016 9:31 am

O fato como já disseram do costume da informação fácil faz com que esta geração não tenha a paciência de pesquisar e ter perseverança de descobrir as coisas por conta própria.
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 26, 2016 9:33 am

A necessidade é a mãe da invenção....
A facilidade é o pai da preguiça...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por monteirofn Seg Set 26, 2016 9:42 am

Rodrigolack escreveu:Acesso fácil à informação + lei do menor esforço.

2
monteirofn
monteirofn
Membro

Mensagens : 233
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Rodrigolack Seg Set 26, 2016 10:04 am

Eu sempre tirei tudo de ouvido até uns anos atrás e confesso que acabei me entregando àquela soma que postei no início de uns tempos pra cá. Como vivi esses dois mundos, posso dizer. Antigamente eu aprendia mesmo e não esquecia devido ao esforço necessário para tal, hoje, tão rápido quanto aprendo uma música por tablatura, esqueço. As músicas que tenho gravadas na memória são justamente as que aprendi tirando de ouvido a anos atrás.
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagens : 263
Localização : Braga, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por afonsodecampos Seg Set 26, 2016 10:26 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:A necessidade é a mãe da invenção....
A facilidade é o pai da preguiça...

claps claps claps

A necessidade é a melhor das professoras!

Eu lembro que até pra conseguir um diapasão era difícil, a gente costumava afinar o violão pelo tom do telefone. Quando era pra tirar músicas (vinil ou fita) e ensaiar, raramente se concordava com a tonalidade tirada, sempre tinha uma variação, pequena mas existia.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por JAZZigo Seg Set 26, 2016 10:58 am

allexcosta escreveu:O livro Slap It, por exemplo. Todos os meus amigos tocavam as linhas, mesmo as mais complexas, quase ninguém tinha o livro, só um K7 com os áudios.
Eu tinha o livro do Tony Oppenheim e a partitura me ajudou demais, especialmente a "enxergar" as ghost notes. Sem os "x-zinhos" e bolinhas no pentagrama, confesso que eu não seria capaz de seguir muito adiante. Rolling Eyes
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16368
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Willian Casagrande Seg Set 26, 2016 11:59 am

Eu sou da geração que usava internet e tinha informação mais fácil, mesmo. Mas, será que isso por si só já "empreguiça" a molecada? Eu nunca gostei de ficar procurando tablatura nem nada. Ouvia, ouvia e ouvia de novo até tirar as desgraças das músicas.
Amigos um pouco mais velhos já são da época das revistinhas, daquelas que vendiam em banca e que vinham com as partituras/tablaturas das músicas. Era outro mundo, já que hoje em dia com 3 cliques e 5 minutos você acha qualquer coisa na internet.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Rodrigolack Seg Set 26, 2016 12:09 pm

Willian Casagrande escreveu:Eu sou da geração que usava internet e tinha informação mais fácil, mesmo. Mas, será que isso por si só já "empreguiça" a molecada? Eu nunca gostei de ficar procurando tablatura nem nada. Ouvia, ouvia e ouvia de novo até tirar as desgraças das músicas.
Amigos um pouco mais velhos já são da época das revistinhas, daquelas que vendiam em banca e que vinham com as partituras/tablaturas das músicas. Era outro mundo, já que hoje em dia com 3 cliques e 5 minutos você acha qualquer coisa na internet.

Acho que não é só a informação fácil que "empreguiça", ajuda, mas não é o único fator. O dia-a-dia de hoje também está bem mais acelerado do que antigamente. A mentalidade é outra, justamente para acompanhar essa velocidade "burlesca" (SOS, tem um louco solto no espaço, por que que eu lembrei disso? scratch ), enfim, nem julgo ser preguiça tão somente, mas uma mentalidade que dá a sensação de que não há "tempo a perder".
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagens : 263
Localização : Braga, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Davi Motta Seg Set 26, 2016 12:38 pm

Lembro-me de uns 15 anos atrás, quando tirava de ouvido um trecho de 20 segundos da "Take the Time", do Dream Theater. Da primeira nota tirada até conseguir tocar esse trecho tranquilo junto com a música foram 2h. Imaginem quantas vezes voltei a fita K7...

Hoje em dia o aprendizado da música é muito visual, com os tantos tutoriais e coveres do Youtube, é só assistir e repetir, não há mais interpretação, coisa exigida a quem tira músicas de ouvido. A maioria só quer tocar as músicas, não querem aprender música.
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por rafacar Seg Set 26, 2016 1:25 pm

De tanto retroceder e avançar estourei o mecanismo de dois aparelhos de fitas k7, o CD e depois mp3 facilitaram o trabalho... hoje já é youtube no smartphone na hora do ensaio mesmo... mas ainda prefiro baixar os videos para mp3...
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Kobeh Seg Set 26, 2016 2:21 pm

Não sei se isso anima vcs, mas um dos guitarristas da minha banda tem apenas 19 anos (começou a tocar com 15 sem fazer aula) e só devo ter visto ele apelando pra tablatura umas duas ou três vezes. Por ter uma situação financeira apertada, na adolescência ele praticamente não tinha acesso a internet (nem discada) e tinha que tirar tudo no ouvido direto dos CDs que ele pegava emprestado. O cara praticamente aprendeu a tocar assim e ele se tornou um ótimo compositor de riffs.

E no caso de quem faz aula, tem tb haver com a metodologia do professor, eu acho. Uns anos atrás, quando eu tocava guitarra, o meu professor tinha o hábito de passar como dever de casa para os alunos tirar músicas, trechos de riffs ou, em alguns casos, discos inteiros, de acordo com o nível de cada um.

Bons tempos...

Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Coder Ter Set 27, 2016 9:04 am

Willian Casagrande escreveu:Amigos um pouco mais velhos já são da época das revistinhas, daquelas que vendiam em banca e que vinham com as partituras/tablaturas das músicas. Era outro mundo, já que hoje em dia com 3 cliques e 5 minutos você acha qualquer coisa na internet.

Eu sou da época que quando saia uma cifra boa e não tinha a grana para comprar a revista, ia até a banca com uma caneta e disfarçadamente anotava as cifras na mão! (é claro que o dono da banca sabia, mas moleque né, vai fazer o que? rs). Hoje tem a vídeo aula da música que você quiser... Sem pagar nada!

O mais interessante era as propagandas de lojas e instrumentos. Hoje adoraria ter algumas dessas revistinhas para recordar um pouco da época... Chovia anúncios de Golden e Samick! Tagima ainda era caro (sempre ficava babando quando tinha anuncio deles)...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por lucas.vieira2 Ter Set 27, 2016 9:28 am

Comecei a tocar em meados de 2002. Como não tinha grana pra fazer aula e também não tinha internet, um amigo meu me passou umas tabs, que ele havia feito a mão me deu um "norte" de como ler e mandou eu me virar. Aquelas tabs foram meu professor, no início.
Infelizmente, por muito tempo pensei que só fosse possível tirar música de tablatura e cifras (ingenuidade juvenil). Até que um dia encontrei uma tab de "Me lambe" dos Raimundos e não não "batia" com a música. Decidi ouvir e tirar! Nesse dia um universo se abriu a minha frente.
Cada nova música tirada de ouvido era um troféu.
Hoje em dia, confesso que apelo para as tabs. Muitas vezes tenho gigs de 20, 25 músicas para tirar em 1 semana e fazer 1 ensaio. Todas músicas que não conheço.. impossível tirar tudo de ouvido.
lucas.vieira2
lucas.vieira2
Membro

Mensagens : 325
Localização : Anhumas

Gui Sartori gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por allexcosta Ter Set 27, 2016 9:41 am

Pensando bem, isso talvez venha de uma geração anterior à "millennial".

Lembro que em 1999 a banda que eu tinha lançou a música abaixo:



Essa música tocou legal nas rádios da Bahia e muitas bandas do cenário pop tocavam. A banda tinha um site e eu que respondia os emails. Quase todo dia rolava email de algum músico dizendo que queria tocar essa música e queria as cifras.

Eu ficava sem entender direito o pedido, pois são acordes simples em uma sequência corriqueira, mas mandava. E às vezes tinha baixista que pedia a linha de baixo nota por nota... Como não mexo com tablatura pedia desculpas e mandava a cifra e incentivava o cara a fazer a linha dele.

Mas confesso que eu ficava impressionado como um músico de banda não conseguia tirar os acordes de uma música simples como essa.

Já o povo de sopro é completamente diferente. Eles escutam a música uma vez sem instrumento na mão e se tiver que tocar logo em seguida tocam sem errar uma nota. Nem sequer perguntam o tom.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por SILVIAO Ter Set 27, 2016 9:48 am

Negativo.Bons musicos de sopro podem ser assim... a maioria que eu trombei não tocam uma linha sem partituras ,acabam de ensaiar e sem partitura não lembram uma nota.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Convidado Ter Set 27, 2016 9:51 am

Interessante o tópico e as respostas...

Sempre fui de tirar as coisas ouvindo, até mesmo em função de limitações ao acesso a informação (tanto aulas como internet) já citados aqui. Estou no final de um hiato musical... praticamente parei de tocar (mesmo por hobby) para concluir meu TCC. Agora irei voltar a tocar e redescobrir como lidar com isso.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por allexcosta Ter Set 27, 2016 9:57 am

SILVIAO escreveu:Negativo.Bons musicos de sopro podem ser assim... a maioria que eu trombei não tocam uma linha sem partituras ,acabam de ensaiar e sem partitura não lembram uma nota.

Então eu tive sorte.

Já toquei com cada músico de sopro que, pelo amor de Asfar...

Um deles é um senhor Sueco, o nome dele é Bengt, mora em Salvador, tocou quando jovem na orquestra do Ray Conniff. Cansei de vê-lo tocar show inteiro sem conhecer uma música. Troca de tom então, normal... Você podia chegar com a partitura mais complicada e entregar na mão dele 10 minutos antes do show e falar "é isso aqui, porém um tom e meio abaixo". Ele pegava a part e guardava no case imediatamente e continuava tomando whisky. Na hora do show nem uma nota fora...

Vixe, sem falar dos caras que vêm da polícia que lêem tudo de trás pra frente e frente pra trás no ensaio e no show já tocam sem partitura. Eles têm os times deles já prontos e colam até as inflexões, os vibratos, tudo...

Isso porque nem vou começar a falar de músico de sopro de Pernambuco, porque aí dá um tópico só pra eles.

Mas é que a localização influencia muito. Eu sou nordestino, a região inteira tem músicos de sopro excelentes, assim como sanfoneiros. SP não tem tradição alguma em sopro e um sanfoneiro que é normal no nordeste lá é destaque.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Edu Fettermann Ter Set 27, 2016 10:04 am

Davi Motta escreveu:A maioria só quer tocar as músicas, não querem aprender música.  

Pra mim, isso resume bem. Eu aprendi a tocar violão comprando aquelas revistinhas que vinham com cifras. Depois, quando migrei pro baixo, apanhei demais para conseguir tirar uma música. Passei uma madrugada inteira tirando uma música para ensaiar com uma banda, com show no dia seguinte e repertório de 18 canções. Ouvido é treino e dedicação.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 27, 2016 10:08 am

Allex, concordo com isso.
Aqui no RJ tem uma tradição grande de músicos de sopro dos Fuzileiros Navais e da Polícia Militar que tocam pra c......! Muitos, além de suas obrigações militares, tocam na noite, em Igrejas e em bandas de baile; e detonam!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por allexcosta Ter Set 27, 2016 10:12 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Allex, concordo com isso.
Aqui no RJ tem uma tradição grande de músicos de sopro dos Fuzileiros Navais e da Polícia Militar que tocam pra c...

Velho, esses caras tocam demais. Conheço uns 80 que tocariam com qualquer banda de jazz do mundo. E lêem part como quem lê gibi.

Na boa, é outro nível de musicalidade e treino. Dá nem pra explicar assim num fórum. Quem já trabalhou com um desses caras entende o que tô falando. Músicos experientes e conceituados ficam até meio sem graça quando tocam com esses caras de sopro da polícia e forças armadas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 27, 2016 10:34 am

^ Tive um aluno no Curso de História da UNESA que era PM músico. Nunca ví ele tocar "ao vivo", mas ele volta e meia estava com uma partitura nas mãos... Eu tinha até vergonha de falar que (tento) toco numa bandinha....
Aqui a banda dos "navais":
https://www.youtube.com/watch?v=RVFhR3P7lp4
https://www.youtube.com/watch?v=wDVxAaO90A0
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por allexcosta Ter Set 27, 2016 10:58 am

Esse pessoal do Nordeste toca assim:



allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por lucas.vieira2 Ter Set 27, 2016 11:04 am

Spok Frevo é sensacional!
lucas.vieira2
lucas.vieira2
Membro

Mensagens : 325
Localização : Anhumas

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 27, 2016 11:09 am

lucas.vieira2 escreveu:Spok Frevo é sensacional!
(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Set 27, 2016 11:17 am

Eu vi alguns assim quando estudei na escola Municipal aqui em Sp e geralmente era tudo casca grossa.
Eu tenho certeza que de um modo geral os instrumentista de corda muitas vezes se fixam mais em posições, técnicas e outros lances que esquecem de ouvir o que tocam na maioria das vezes e as tablaturas só ajudam a piorar isso.
Mas ouvido é trino mesmo e de alguma forma inexplicável algumas pessoas tem uma facilidade assombrosa com isso e outros nem tanto. Eu sou da turma do médio tinha ouvido muito ruim e hoje ele funciona mas nada absurdo. Kkkk
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Set 27, 2016 11:21 am

Outra coisa influência um pouco no lance da leitura e do processo de aprendizado é que nos instrumentos de corda é comum a mesma nota possuir 3 ou até 4 quatro localizações diferentes no sopro algumas notas possuem duas digitações mas a maioria não e a mesma coisa no piano.
Isso facilita e muito na leitura.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Rodrigolack Ter Set 27, 2016 1:05 pm

Eu tenho o privilégio de ter um ouvido muito bom e isso ajuda demais da conta. Hoje em dia, como disse acima, recorro mais às tabs pela rapidez, mas se já conheço a música, uma passadela de olho na tab já é o suficiente pra que meus ouvidos assumam o resto, poupa tempo. Sem contar que nunca gostei de tocar linhas nota por nota à risca, sempre gostei de imprimir minha interpretação ao que eu toco e sempre mudo uma coisa ou outra. Como não tenho uma leitura de partitura boa (na verdade é ruim pacas) tenho a sensação de que se prender demasiado à leitura prejudica essa interpretação, mas não sei se acontece mesmo.
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagens : 263
Localização : Braga, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por joabi Ter Set 27, 2016 1:28 pm


Coisa de diferentes gerações mesmo. Beethoven ficaria chateado de ver as pessoas tendo que usar o ouvido pra fazer música. What a Face

Tive um professor de arranjo que ficava bravo quando os alunos usam programas de partitura, como Finale, para "ouvir" o arranjo antes da orquestra ou naipe tocar. Para ele, que era de outra geração, isso era uma forma de "trapaça". Isso em 97, que nem se usava o computador tanto assim. Dá época em que você digitava "Google" no campo de busca do AltaVista e não aparecia nada...



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por lucas.vieira2 Ter Set 27, 2016 2:15 pm

joabi escreveu:Dá época em que você digitava "Google" no campo de busca do AltaVista e não aparecia nada...
lol! lol! lol! lol!
lucas.vieira2
lucas.vieira2
Membro

Mensagens : 325
Localização : Anhumas

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Set 27, 2016 3:15 pm

Bem....desculpa aos amigos, mas não sei ler PN. Nem tablatura!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por lucas.vieira2 Ter Set 27, 2016 3:32 pm

Eu, sinceramente acho meio que chatice esse lance de "Tem que tirar só de ouvido", "Mas você não lê tablatura?", "Como assim você não sabe ler partitura?".. Tudo depende da necessidade e muitas vezes da dedicação do músico. Nem todo mundo tem tempo pra praticar de forma que fique um exímio leitor de partitura.. ou que possua o ouvido absoluto.
Me preocupava muito com isso. Hoje leio tablatura com muita fluência, partitura ainda enrosco mas estou melhorando e o ouvido não é aquela maravilha, mas já é bem melhor do que quando comecei. E hoje vejo que independente da forma como você chega no seu som, o importante é, no final das contas, fazer o seu som e IMHO, a diversão, mesmo que toque por grana. Se não for divertido, não vale a pena.
Se quer ter ouvido absoluto? Estude! Se quer ler tablatura melhor do que lê um texto no nosso idioma? Estude! Não tem truque e ninguém é obrigado.
lucas.vieira2
lucas.vieira2
Membro

Mensagens : 325
Localização : Anhumas

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Set 27, 2016 4:04 pm

Tablatura não se deve praticar a leitura ela deve ser só um guia quando o cara tem dificuldade com alguma digitação e na minha humilde opinião só é justificada caso o cara se negue a ler partitura mas acreditem ler partitura é mais lógico e se torna mais fácil que ler tablatura.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Zubrycky Ter Set 27, 2016 4:10 pm

Me lembrei desse vídeo que vi recentemente.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Rico Ter Set 27, 2016 4:15 pm

Uso mais o ouvido no teclado que no baixo (pra tirar músicas).

Leio sd duas claves, mas bem devagar...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por lucas.vieira2 Ter Set 27, 2016 4:32 pm

Fernando Zadá escreveu:Tablatura não se deve praticar a leitura ela deve ser só um guia quando o cara tem dificuldade com alguma digitação e na minha humilde opinião só é justificada caso o cara se negue a ler partitura mas acreditem ler partitura é mais lógico e se torna mais fácil que ler tablatura.

Concordo Zadá. Uso a tablatura mais para solos e frases que não consigo entender só ouvindo. A habilidade se dá pelo tempo que leio (mais de 12 anos) e não por prática. Na verdade nunca precisei praticar a leitura.
Já a partitura realmente precisei estudar, principalmente a leitura rítmica. Confesso que não acho tão fácil aprender, mas realmente, depois que se aprende, a leitura é muito mais clara que a da tablatura.

Outro problema é que pra quem toca na noite, faz gigs de diferentes estilos, nem sempre se tem a partitura da música do repertório. A necessidade de tirar muitas músicas em pouco tempo obriga a dar aquela checada em algumas tabs pra sacar o tom, pegar aquelas frases/riffs mais complicadas.
lucas.vieira2
lucas.vieira2
Membro

Mensagens : 325
Localização : Anhumas

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por RafaelDimarzio Ter Set 27, 2016 4:49 pm

Eu sou da geração preguiçosa(estou com 20 anos). Eu toco praticamente tudo com tablaturas, pois tenho várias bandas e um tempo apertado de estudo(estou readaptando à minha rotina). Porém, se alguma música não tiver cover nem tablatura sobre, não temo tirar de ouvido. Aliás, eu tenho o costume de tirar linhas melódicas(dobra de voz ou solo de guitarras, por exemplo) apenas de ouvido, o que faz boa parte do meu estudo. E mais, mesmo sem conhecer a música, não tenho dificuldades em imaginar o "desenho harmônico" apenas por ouvido.
RafaelDimarzio
RafaelDimarzio
Membro

Mensagens : 22
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por elson.arcos Ter Set 27, 2016 7:31 pm

O que anda acontecendo com essa geração atual é que temos um absurdo de ferramentas e informações e nem sempre sabemos usa-las.

Como já foi dito, depende muito da necessidade e se estamos disposstos a "pegar" um determinado campo de atuação. Existem trabalhos em estudio, por exemplo, que nos exigirão leitura e precisão perfeitas e outros que exigirão criatividade, capacidade de improvisação e criação.
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por elson.arcos Ter Set 27, 2016 7:42 pm

Acredito que pra não nos perdermos nesse universo de informação temos que saber precisamente a diferença entre:
- tocar lendo
- tocar de ouvido
- saber tocar o que está escrito ou o que se pede
- saber criar além do arranjo

E estudar e desenvolver ada um desses itens.
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Willian Casagrande Qua Set 28, 2016 10:53 am

Pela experiência que tenho com música (é pouca, mas é minha e ninguém tasca rsrs), ter um bom ouvido é mais do que só tirar músicas. Quando você, só de escutar uma música, já saca o tom, o campo harmônico, já sabe o que usar e o que não usar, tudo isso sem colocar a mão num instrumento pra ficar testando, já está muito adiantado em relação aos que não têm um bom ouvido, ao meu ver.
Nunca fui de tirar solos iguaizinhos nem nada do tipo. Só quando é algo que é muito característico da música, do contrário vou no improviso. Mas, como não sou profissional e só toco por lazer, pode ser que essa seja uma exigência do ramo e eu nem saiba.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Danilo Raposo Freitas Sáb Out 10, 2020 6:49 pm

Olá pessoal , achei interessante esse tópico. Eu leio um pouco te tablatura e minha leitura de partitura é razoável . Toco de ouvido e ultimamente tenho estudado tirando musicas da radio achei um site que tem rádios do mundo inteiro , geralmente passo uma hora estudando , tenho facilidade pra pegar o tom da musica e acompanhar as harmonias quando não são muito complexas . Porém quando vou tirar uma musica que eu preciso tirar a linha de baixo original tenho mais dificuldade ,uso um programa pra diminuir a velocidade da musica e deixo em loop as partes mais difícil até aprender . O que vocês pensam sobre usar esses programas, isso pode ser prejudicial para o desenvolvimento completo do ouvido musical ?? Como vocês fazem para tirar linhas complexas e rápidas ? Vi uma entrevista com o Nelson Farias e o Alexandre Carvalho e eles falam sobre isso e defendem a ideia de que não é bom se acostumar a diminuir a velocidade dá musica por que fazendo o isso o cérebro nunca vai evoluir para compreender frases rápidas .

Danilo Raposo Freitas
Membro

Mensagens : 14
Localização : Teresina - Pi

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Paulo Penna Sáb Out 10, 2020 8:02 pm

Nunca fui um musico estudioso, teoria só estudei depois de veio.... Na época que tocava "profissionalmente" recebia um fita K7 com 30 musicas na quarta e tocava as músicas no sábado, sem anotar nem acordes, nem tom nem nada...
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Gui Sartori Ter Out 13, 2020 5:07 pm

Eu sou dessa geração que cresceu com fácil acesso às tablaturas.

Na cabeça de um adolescente que quer aprender a tocar não tem porque ficar se matando para tirar uma música de ouvido se existe uma tab que supostamente vai indicar exatamente o que você deve fazer.
Mas e os songbooks, então? São coisa de preguiçoso? (pelo menos as tabs)

A tablatura tem um uso específico que é indicar onde e quando você vai tocar cada nota. Dá a digitação, o que a partitura não faz, mas tem outras n limitações. Acredito que se usada com maturidade pode facilitar muito alguns caminhos. Eu recorro a tabs sempre que quero tirar algum som mais complicado, ou só quero tirar mais rápido.

E da mesma forma que a tab pode te enganar, o ouvido também pode. Já cansei de ver músico que tira tudo de ouvido mas toca na pegada freestyle, porque o ouvido não é lá essas coisas.

Agora, o que pra mim é um melhor caminho é ter um pouco de cada habilidade: leitura de partitura, de tablatura e bom ouvido.

Hoje eu uso tab, mas quase nunca toco exatamente o que leio, pois as transcrições tendem a ser meio fraquinhas. E partitura não uso mais: usava bastante quando tocava em orquestra. Mas acho que funciona como o Allexcosta indicou mesmo - é uma questão geracional.
Gui Sartori
Gui Sartori
Membro

Mensagens : 39
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por fheliojr Dom Out 18, 2020 2:21 pm

Só sei que acho absurdo querer que um iniciante seja autodidata e que pegue músicas de ouvido. Se já se for um músico com mais experiência, passo a concordar com o Alex.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Gui Sartori gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que há de errado com o ouvido dessa geração?  Empty Re: O que há de errado com o ouvido dessa geração?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos