Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO?

+4
JAZZigo
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Rafael Camargo
8 participantes

Ir para baixo

COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO? Empty COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO?

Mensagem por Rafael Camargo Sex Dez 16, 2016 9:32 pm

Boa noite galera Grave...

A historia é a seguinte:
Apareceu um bass aqui pra mim que eu nao sei a marca dos caps, o esquema que tava ligado (pois estava tudo cortado) e nem a marca do pré...
A questão é: Tem um pré, blz... Pré ativo... Mas e o captador? Será que o danado é ativo ou passivo? pq o cara não trouxe, muito menos soube explicar, o(s) plug(s) da(s) bateria(s). Embora ache que seja uma redundância desnecessária, mas tem casos de captador ativo com preamp ativo também.

Alguem pode me dizer se há uma maneira de descobrir se o cap é ativo ou passivo, de forma simples?

ps: não achei essa resposta em nenhum topico aqui.

Rafael Camargo
Membro

Mensagens : 1
Localização : Registro

Ir para o topo Ir para baixo

COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO? Empty Re: COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Dez 16, 2016 10:15 pm

Captadores ativos são alimentados diretamente por bateria.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO? Empty Re: COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO?

Mensagem por allexcosta Sex Dez 16, 2016 10:41 pm

Captadores ativos são raros.

Os mais tradicionais são os EMG. Existem também algumas séries da Duncan e alguns Bartolini que não são vendidos pra o público.

Se não é EMG ou Duncan, 99% de certeza que é passivo.

Se tiver só dois fios dá pra afirmar também.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO? Empty Re: COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO?

Mensagem por JAZZigo Sex Dez 16, 2016 11:04 pm

^
Se puder dizer-nos a marca do baixo e/ou captadores, ajudaria. Se puder postar fotos, melhor ainda.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO? Empty Re: COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO?

Mensagem por ct.colela Sex Dez 23, 2016 5:55 am

Rafael Camargo escreveu:



Alguem pode me dizer se há uma maneira de descobrir se o cap é ativo ou passivo, de forma simples?


Coloque uma foto de uma mulher nua perto dos caps,se eles ficarem com sinal forte é ativo
Se não der bola para foto...certeza que é passivo notme
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO? Empty Re: COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO?

Mensagem por HenriqueBessa Sex Dez 23, 2016 9:02 am

^lol!


Li em algum lugar que bastaria medir a resistência do captador. Captadores ativos, normalmente, estão abaixo de 4 ou 5Kohm.
Só não sei até onde isso procede... e desculpem-me alguma imprecisão técnica Smile
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2245
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO? Empty Re: COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO?

Mensagem por allexcosta Sex Dez 23, 2016 9:04 am

^ Tem Bartolini passivo que é 3.5K
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO? Empty Re: COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO?

Mensagem por NeyBass Sex Dez 23, 2016 9:09 am

O caps ativos que já vi, além dos fios que ligam no potenciômetro, vem também o da bateria (fio vermelho fininho).
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO? Empty Re: COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO?

Mensagem por HenriqueBessa Sex Dez 23, 2016 12:05 pm

allexcosta escreveu:^ Tem Bartolini passivo que é 3.5K

Imaginei que a dica não era totalmente confiável mesmo. up

NeyBass escreveu:O caps ativos que já vi, além dos fios que ligam no potenciômetro, vem também o da bateria (fio vermelho fininho).

Já tive um humbucker de guitarra assim. Na época, sem internet, me deu um trabalho monstruoso ligar o "cara"... ¬¬
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2245
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO? Empty Re: COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO?

Mensagem por Helo bass Dom Dez 25, 2016 8:13 am

Posta foto do captador e da fiação.

Helo bass
Helo bass
Membro

Mensagens : 461
Localização : Nagoya -Japan

Ir para o topo Ir para baixo

COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO? Empty Re: COMO SABER SE UM CAPTADOR É ATIVO OU PASSIVO?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos