Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo?

+3
Coder
joabi
Flaming Red
7 participantes

Ir para baixo

Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo? Empty Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo?

Mensagem por Flaming Red Seg Dez 19, 2016 9:56 am

Pelo que já consegui entender, um baixo passivo seria recomendado utilizar um DI ativo. Mas caso se usar uma pedaleira que não tenha saída XLR, ainda seria recomendado um DI ativo ou já poderia ser um passivo?

Aproveitando, esses dias em um evento da cidade, todos os baixistas tocaram com um baixo passivo direto na mesa, e o resultado foi um som horrível sem timbre, apenas um grave que parecia até aqueles sons automotivos que só fazem tremer as coisas e não se define nada. Percebi também que não havia nenhum agudo, até o baixista de uma das bandas relatou isto também, sendo que ele deixou o tone no máximo. Sendo assim, o DI ajudaria a deixar o som mais "timbrado" para o baixo neste caso?

Desculpe qualquer erro nas minhas informações!
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo? Empty Re: Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo?

Mensagem por joabi Seg Dez 19, 2016 10:23 am


Geralmente os DIs passivos atenuam o sinal, algo em torno de 10 dBs. Se o seu baixo passivo tiver saída muito baixa, compensa usar um DI ativo, caso contrário qualquer um serve. Invista em um DI de boa qualidade.

Sobre o timbre, um bom DI não costuma alterar o timbre a esse ponto. É mais provável que o evento que você tocou tinha um PA mal regulado e/ou um técnico inexperiente. A maioria das mesas acomoda bem um baixo passivo ligado diretamente. A função do DI é garantir que o sinal não sofra com grandes distâncias, acima de 15 ou 20 metros.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo? Empty Re: Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo?

Mensagem por Coder Seg Dez 19, 2016 10:38 am

joabi escreveu:Invista em um DI de boa qualidade.

(2)

E só...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo? Empty Re: Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo?

Mensagem por Flaming Red Seg Dez 19, 2016 11:43 am

joabi escreveu:
Geralmente os DIs passivos atenuam o sinal, algo em torno de 10 dBs. Se o seu baixo passivo tiver saída muito baixa, compensa usar um DI ativo, caso contrário qualquer um serve. Invista em um DI de boa qualidade.

Sobre o timbre, um bom DI não costuma alterar o timbre a esse ponto. É mais provável que o evento que você tocou tinha um PA  mal regulado e/ou um técnico inexperiente. A maioria das mesas acomoda bem um baixo passivo ligado diretamente. A função do DI é garantir que o sinal não sofra com grandes distâncias, acima de 15 ou 20 metros.


Creio então que vou investir em um DI passivo, até por causa de não precisar de bateria para funcionar.

Me passou essa ideia do PA e técnico inexperiente, mas como nunca vi um DI em ação na vida, não poderia julgar.

Valeu pela resposta, obrigado pessoal! Very Happy
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo? Empty Re: Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo?

Mensagem por Normando Neto Seg Dez 19, 2016 1:07 pm

joabi escreveu:
Geralmente os DIs passivos atenuam o sinal, algo em torno de 10 dBs. Se o seu baixo passivo tiver saída muito baixa, compensa usar um DI ativo, caso contrário qualquer um serve. Invista em um DI de boa qualidade.

Sobre o timbre, um bom DI não costuma alterar o timbre a esse ponto. É mais provável que o evento que você tocou tinha um PA  mal regulado e/ou um técnico inexperiente. A maioria das mesas acomoda bem um baixo passivo ligado diretamente. A função do DI é garantir que o sinal não sofra com grandes distâncias, acima de 15 ou 20 metros.


Se eu entendi bem, o autor do post disse que os baixos foram plugados direto na mesa, sem DI. Nesse caso deve haver alguma perda, né?

Eu tenho um baixo ativo, 18v, um Fender American Deluxe Jazz Bass e mesmo assim é muito comum os operadores de som me pedirem mais volume/saída, quando ligado em DI's passivos (dos próprios sonorizadores - eu não tenho DI). Quando uso meu próprio amp (quase sempre - GK1001RBII), sugiro a eles usar o DI do GK, que tem regulagem de nível de saída. Usando o DI do GK, geralmente se eu regulo a saída em 50% eles já dizem ser suficiente (o máximo que já abri foi 75%). Tô pensando seriamente em comprar um pré externo, tipo Hartke Bass Attack, Sansamp VT Bass, Eden WTDI, pra não ter mais esse problema. Outra solução seria usar um bom DI ativo, o que custaria quase o mesmo que um bom pré. Só não sei como é a aceitação desses pedais como DI pelos técnicos.

Talvez um DI passivo de boa marca também resolva (os que costumam ter por aqui são bem fracos), mas eu iria num ativo ou num bom pré externo.
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo? Empty Re: Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo?

Mensagem por joabi Seg Dez 19, 2016 1:43 pm

Normando Neto escreveu:
Se eu entendi bem, o autor do post disse que os baixos foram plugados direto na mesa, sem DI. Nesse caso deve haver alguma perda, né?

Eu tenho um baixo ativo, 18v, um Fender American Deluxe Jazz Bass e mesmo assim é muito comum os operadores de som me pedirem mais volume/saída, quando ligado em DI's passivos (dos próprios sonorizadores - eu não tenho DI). Quando uso meu próprio amp (quase sempre - GK1001RBII), sugiro a eles usar o DI do GK, que tem regulagem de nível de saída. Usando o DI do GK, geralmente se eu regulo a saída em 50% eles já dizem ser suficiente (o máximo que já abri foi 75%). Tô pensando seriamente em comprar um pré externo, tipo Hartke Bass Attack, Sansamp VT Bass, Eden WTDI, pra não ter mais esse problema. Outra solução seria usar um bom DI ativo, o que custaria quase o mesmo que um bom pré. Só não sei como é a aceitação desses pedais como DI pelos técnicos.

Talvez um DI passivo de boa marca também resolva (os que costumam ter por aqui são bem fracos), mas eu iria num ativo ou num bom pré externo.

Normando, as mesas têm ajuste de ganho e a entrada P10 costuma ter alta impedância, adequada para ligar diretamente os instrumentos. O problema é, de fato, a distância. Um cabo P10 perde bastante sinal à partir de 10 metros e fica mais sujeito aos ruídos. Usar o DI para balancear o sinal evita essa perda.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo? Empty Re: Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo?

Mensagem por rafacar Seg Dez 19, 2016 8:49 pm

joabi escreveu:
Geralmente os DIs passivos atenuam o sinal, algo em torno de 10 dBs.


Só se acionada a chave de atenuação, e isso em relação ao sinal de saída do próprio DI, nada a ver com o sinal que vem do baixo. DI mesmo passivo dá é ganho para assim baixar a impedância, essa é a função do transformador que tem nesses aparelhos.


Flaming Red escreveu:
Creio então que vou investir em um DI passivo, até por causa de não precisar de bateria para funcionar.

Ótima escolha. Só tenha em mente que um DI passivo de boa qualidade custa sempre mais caro que um DI ativo de qualidade similar.

Normando Neto escreveu: Só não sei como é a aceitação desses pedais como DI pelos técnicos.


Técnico medianos que é com os que tenho mais contato nem consideram pedais de pré com saida balanceada como DI, aí depende de uma boa conversa para amaciar eles...
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo? Empty Re: Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo?

Mensagem por joabi Seg Dez 19, 2016 9:12 pm

rafacar escreveu:
joabi escreveu:
Geralmente os DIs passivos atenuam o sinal, algo em torno de 10 dBs.

Só se acionada a chave de atenuação, e isso em relação ao sinal de saída do próprio DI, nada a ver com o sinal que vem do baixo.

Sim. Meu comentário foi sobre a diferença entre DI ativo e passivo, que é a pergunta do tópico. Desculpem se não fui tão claro. Considerando dois DIs da mesma marca e linha, um ativo e outro passivo, o ativo terá um ganho um pouco maior, que beneficia instrumentos com saída muito baixa.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo? Empty Re: Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo?

Mensagem por Claudio Ter Dez 20, 2016 7:06 am

Flaming Red escreveu:
Creio então que vou investir em um DI passivo, até por causa de não precisar de bateria para funcionar.

DI ativo é alimentado por phantom, não é necessário a utilização de bateria. Pelo menos nunca vi um DI sem phantom.



Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo? Empty Re: Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo?

Mensagem por Flaming Red Ter Dez 20, 2016 9:12 am

No meu entendimento, pode se dizer que um DI atua como controlador (não sei se é a palavra certa) de impedância, dando um boost no som de saída do instrumento, além de poder se distanciar mais dos equipamentos. Logo, ligando direto na mesa vai necessitar menos ganho para as PAs, o que resulta menos saturamento sonoro, pois não estariam as caixas trabalhando no seu volume limite (creio eu que qualquer caixa no volume máximo por menor que seja o que reproduz, perde qualidade).
E a diferença essencial de um passivo e ativo seria um ganho extra do instrumento.
Lembrando que não estou afirmando. Razz

Não ser mais do tópico em si, mas sobre a qualidade e preço de DI:
O que seria custo x beneficio até uns R$ 300?
Qual os riscos de se usar algo de baixa qualidade?
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo? Empty Re: Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo?

Mensagem por allexcosta Ter Dez 20, 2016 9:20 am

Na minha experiência baixo ligado direto na mesa fica ardido e difícil de controlar.

Os DIs ativos realmente têm função phantom, mas nem toda mesa tem.

Arrume um IMP2 da Whirlwind e esqueça o assunto. Pode ser colocado entre a saída XLR de uma pedaleira ou amp e a mesa sem problemas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo? Empty Re: Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo?

Mensagem por Flaming Red Ter Dez 20, 2016 11:33 am

allexcosta escreveu:Na minha experiência baixo ligado direto na mesa fica ardido e difícil de controlar.

Os DIs ativos realmente têm função phantom, mas nem toda mesa tem.

Arrume um IMP2 da Whirlwind e esqueça o assunto. Pode ser colocado entre a saída XLR de uma pedaleira ou amp e a mesa sem problemas.

"ardido e difícil de controlar" é a definição do que aconteceu lá no dia, praticamente qualquer mudança na mesa não mudava em nada. Lembro agora que até o técnico pediu para o primeiro baixista "tirar um pouco o grave", mas não teve jeito e todos tiveram que sofrer naquele som.

Assim que possível comprarei este modelo mencionado.

Muito obrigado a todos pelas respostas!
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo? Empty Re: Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo?

Mensagem por Normando Neto Ter Dez 20, 2016 2:25 pm

Tem uns DI's nacionais, fabricados pela EAM, que são bem falados pelo pessoal do Som Ao Vivo.org, gente que entende muito de som, PA, etc.

https://somaovivo.org/forum/threads/direct-box-eam.13266/

Abaixo, um artigo genérico sobre DI's:

https://www.somaovivo.org/forum/threads/o-que-voce-precisa-saber-sobre-direct-boxes.577/
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo? Empty Re: Recomendação de Direct Box: Passivo ou Ativo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos