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Vinicius F
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Mensagem por deixados Ter 14 Fev 2017 - 17:04

Olá!

Primeiramente, me chamo Anderson, e sou um novo iniciante nesse belo mundo dos graves. Esse é meu primeiro post!
Ano passado adquiri um Condor BX-12, passivo, pra estudos e tals.

Antes de mais nada, tenho lido bastante teoria musical, vejo vídeos no YT, enfim... Antes de abrir este tópico, fiz algumas buscas no que diz respeito a minha dúvida:

Mudei a afinação do meu contrabaixo para a Standard C; ao invés de descer as cordas, coloquei um jogo de 5 cordas e dropei para o padrão citado, pois desta forma, consigo manter um bom tensionamento delas. Acontece que, como ainda estou estudando e é legal tirar alguns sons que eu curto, queria saber como faço para transpor, ao invés de manter a digitação.

Por exemplo, um som que estou tentando tirar é Hand of Doom, do Sabbath. Ao invés de manter a digitação da música, queria transpor ela para que "caiba dentro do encordoamento que estou usando", mas sem mudar o tom da música. Ainda é nebuloso para mim em que oitava eu toco, o que acontece com a corda/nota solta, enfim... Por onde eu começo.

Se eu estou questionando alguma coisa que já foi discutida aqui, me desculpem, pois pesquisei por 'transposição' e não achei nada nas 8 páginas do resultado.

De qualquer forma, valeu, galera!
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Mensagem por Vinicius F Ter 14 Fev 2017 - 19:47

Bem vindo!

Cara, antes de mais nada, você tem que saber onde fica as notas no braço. Não se apegue à digitação, e sim aos intervalos das notas (ex, se sua corda é C, então a primeira casa será C#, a segunda D e assim por diante). Estudar o basiquinho de teoria, como intervalos, acordes, escalas maiores e menores ajuda muito. Isso tudo é nível iniciante e é bem rápido de aprender.

Não existe receita pronta pra isso e muito menos um atalho, encare isso de procurar entender um pouquinho os intervalos como um estudo que você obrigatoriamente deve fazer. Pegue um caderno, anote nota a nota de todas as cordas do seu instrumento, é o primeiro passo.
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Mensagem por allexcosta Ter 14 Fev 2017 - 21:21

Estude escalas e arpejos maiores com cordas soltas quando possível em todos os tons que o cérebro abre.

Esqueça decorar digitação. Isso não existe. É coisa pra roqueiro iniciante.
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Mensagem por deixados Qua 15 Fev 2017 - 17:05

Obrigado, @Vinicius F!

Quanto à identificação das notas no instrumento, isso está tranquilo. Já cheguei até a fazer alguns cálculos pra achar a mesma nota ao longo do braço.

Obrigado, @allexcosta!

Caros, concordo 100%. A minha intenção é realmente fugir da digitação.
Ainda não estudei arpejos, mas intervalos, escalas (ao menos as "básicas") entre alguma outra coisa eu já estou pegando.

Mas mesmo assim, ainda não está claro como funciona a transposição de uma música em uma afinação para outra.
Não sei se vou falar besteira, mas não estou me referindo a transpor em outro tom, mas sim afinação. Talvez seja a mesma coisa... sei lá.
Por exemplo, um som feito na afinação padrão (E A D G), como ficaria na afinação C-F-Bb-Eb, mantendo o mesmo tom?

Obrigado a todos até agora!!!
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Mensagem por arturbmallmann Qua 15 Fev 2017 - 17:27

É basicamente somar:
por exemplo a corda Mi originalmente:
E |F |F#|G|...
Agora com drop C:
C |C#|D |Eb|E |F |F#|G|...

Basicamente as mesmas notas se encontram quatro casas adiante agora.
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Mensagem por deixados Qua 15 Fev 2017 - 18:05

Valeu, @arturbmallmann!!!

Cheguei a imaginar que seria por aí. Oras, recuo ou avanço de acordo com quantas casas eu mudei, na afinação (no meu caso, mantendo as quartas).

Mas por exemplo, na afinação padrão, digamos que a tônica é a nota C (da corda E), só que uma oitava acima. Na transposição, onde estaria essa tônica, na afinação padrão de C, em relação à afinação padrão (E A D G)? E quando houver corda solta?

Desculpem tornar esse tópico talvez exaustivo.
Valeu!!!
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Mensagem por allexcosta Qua 15 Fev 2017 - 19:34

deixados escreveu:Por exemplo, um som feito na afinação padrão (E A D G), como ficaria na afinação C-F-Bb-Eb, mantendo o mesmo tom?

Você não desafinou o baixo em dois tons? Agora tem que tocar dois tons acima pra ficar no mesmo tom.

Exemplo, se a música é em G, você toca ela em B, se é em E, você toca em G#, se é em B, você toca em Eb e por aí vai.
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Mensagem por deixados Qui 16 Fev 2017 - 10:14

Uhn... acho que agora entendi, @allexcosta. Valeu!

Estava pensando que, se a música é em G, por exemplo, teria que ser em G também na outra afinação.
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Mensagem por ceccao Qui 16 Fev 2017 - 11:15

Pelo que entendi do comentário do allexcosta esse B, G# e Eb que ele colocou foi indicando as notas equivalentes na afinação padrão para você executar na afinação mais baixa

se antes você tocava o G na terceira casa da corda E, agora o G está na sétima casa da corda C (que é a E dois tons abaixo), sétima casa essa que na afinação padrão seria a posição do B.

Não sei se compliquei mais ou esclareci, mas o principal é você entender que notas está tocando e não a digitação das frases, sabendo as notas você consegue repetir aquela frase em qualquer afinação ou até em outros instrumentos, se tiver um teclado ou piano é divertido tentar fazer as frases nele, ai você se obriga a saber as notas, pois a digitação não serve mais.
Importantíssimo também estudar onde estão todas as notas no braço do instrumento, se for para tocar sempre coisas com o C grave eu procuraria um baixo de 5 cordas, pois essa história de usar uma afinação em cada instrumento deve dar um nó na cabeça, principalmente se for um iniciante.

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Mensagem por allexcosta Qui 16 Fev 2017 - 11:18

deixados escreveu:Estava pensando que, se a música é em G, por exemplo, teria que ser em G também na outra afinação.

Pô jovem, se seu E virou C, seu G vai virar Eb, né não?

Na verdade, se é em G, você toca em G mesmo, mas aí você tem que achar o G na nova desafinação, e isso se faz do jeito que falei.
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Mensagem por deixados Sex 17 Fev 2017 - 16:58

Bom, seguindo então desta forma, no final, a digitação vai abacar sendo a mesma da música na afinação original, certo? Só vai mudar a posição na braço.

Com exceção das cordas soltas.
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Mensagem por allexcosta Sex 17 Fev 2017 - 17:02

^ Tipo isso. Quase isso.

Mas raciocinar assim é péssimo pra sua evolução.
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Mensagem por AndréBurger Sex 17 Fev 2017 - 17:42

allexcosta escreveu:Estude escalas e arpejos maiores com cordas soltas quando possível em todos os tons que o cérebro abre.

Esqueça decorar digitação. Isso não existe. É coisa pra roqueiro iniciante.

Allex, como vocÊ recomenda estudar isso e sua aplicação? Começando por uma tétrade, por exemplo Xmaior7.
Pega uma backing track de XM7 e fica cutucando o que vc está estudando em cima disso?
Acho que fica bem em paralelo com aquele vídeo do Patitucci - que já faz tempo que não vejo/uso daquela forma hehe.

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Mensagem por allexcosta Sex 17 Fev 2017 - 17:51

^ Tipo aquilo. Faça arpejos tipo Jaco em cima dos acordes. Depois adicione uma nota. Toque as escalas em cima dos acordes também. Isso em todos os tons.

Vai fazendo que um dia dá o estalo e o ouvido acompanha o processo sem você perceber.

A idéia é ficar tão natural que quando você ouvir um acorde alterado o dedo já vai na escala sem precisar pensar.

É tipo futebol, tem que desenvolver o cacoete. Se o lateral for pensar em cruzar o zagueiro já tomou a bola. Ele não pensa, simplesmente cruza.
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Mensagem por allexcosta Sex 17 Fev 2017 - 22:00

Só curiosidade, quando você chega no ensaio e o canário fala "aquela música em C a gente vai tocar em B", o que você faz?
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Mensagem por deixados Seg 20 Fev 2017 - 17:03

Opa...

Foi para mim essa pergunta, @allexcosta?
Sou iniciante ainda, brother ah, ah...

Penso se dá para descer mais meio tom, já que mudei o encordamento ou toca a nota B "dentro" da mesma oitava de C. Falei besteira?
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Mensagem por allexcosta Seg 20 Fev 2017 - 18:31

deixados escreveu:Foi para mim essa pergunta, @allexcosta?


Foi. Desculpe.

Sou iniciante ainda, brother


Ah OK. Depois fica bem óbvio.

Penso se dá para descer mais meio tom, já que mudei o encordamento ou toca a nota B "dentro" da mesma oitava de C. Falei besteira?

Não entendi. Mas deixa quieto. É só ir tocando que as coisas se ajeitam.
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