"Microfonia" após blindagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"Microfonia" após blindagem

Mensagem por DavidR em Qua Mar 01, 2017 11:56 pm

gente, é o seguinte
eu fiz uma blindagem no meu baixo, um jazz bass simples..(volume ponte, volume braço e tone)
desse jeito:

-passei a fita de cobre, interliguei todas as cavidades com fios e liguei tudo isso na carcaça do potenciometro de volume do braço.

no meu amp de estudo, quando abro o tone no maximo, o ruido é cortado mas ainda resta um pouco no som. Porém quando faço a mesma coisa no amp da minha igreja (15" 200w), começa a gerar uma microfonia aguda e alta conforme vou passando dos 50% no knob (do tone), coisa que nao acontecia antes de eu mexer.

alguem pode me ajudar com isso? vejam as imagens de como eu fiz por favor. Obrigado

DavidR
Membro

Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por Coder em Qui Mar 02, 2017 12:01 am

Esse fio vermelho está vindo de onde?
Coder
Membro

Mensagem por DavidR em Qui Mar 02, 2017 12:08 am

oque está escondido é mais ou menos isso aqui. espero que entenda assim. sempre achei os textos mais confusos.

detalhe: o vermelho indicado com paint foi o que eu fiz. o outro rosa vem do cap. da ponte

DavidR
Membro

Mensagem por Claudio em Qui Mar 02, 2017 7:24 am

Não sou expert em Luthieria, mas soa estranho pra mim a relação da microfonia com blindagem. Em geral, microfonia vem da retroalimentação de frequências (quem toca instrumentos acústicos conhece bem isso). Igrejas costumam ser complicadas com relação a frequências, seus captadores podem estar sendo retroalimentados com certas frequências quando você atinge uma determinada faixa de tone.

Faça um teste simples. Leve seu amplificador para o lado de fora da igreja, ao ar livre, e veja se a microfonia vai continuar.
Claudio
Administrador

http://www.claudiocuoco.com.br

Mensagem por allexcosta em Qui Mar 02, 2017 8:08 am

Verifique partes se movendo ou vibrando. Caso não encontre nada:

Derreta parafina e cera de abelha a 65C e deixe os captadores imersos por 15 minutos, pendurados. Retire, espere esfriar um pouco, retire o excesso com papel toalha e deixe em um jornal ou pendure por algumas horas. Reinstale os pickups.
allexcosta
Administrador

Mensagem por Claudio em Qui Mar 02, 2017 8:32 am

^ Curiosidade: Qual a função da cera de abelha neste caso? pode ser feito também com cera de vela, ou tem que ser necessariamente cera de abelha?
Claudio
Administrador

http://www.claudiocuoco.com.br

Mensagem por allexcosta em Qui Mar 02, 2017 8:41 am

Claudio escreveu:^ Curiosidade: Qual a função da cera de abelha neste caso?  pode ser feito também com cera de vela, ou tem que ser necessariamente cera de abelha?

É uma combinação que funciona, fica bem fina, penetra bem e não sobe um cheiro tão forte. Cera de vela é parafina e, sim, pode ser usada sozinha, assim como algumas pessoas usam verniz, que penetra menos e praticamente impede um reparo futuro.
allexcosta
Administrador

Mensagem por DavidR em Qui Mar 02, 2017 9:17 am

Falo "Microfonia" pois o som é muito semelhante mas tvz n seja esse o fenomeno. Andei pensando tb.. A distancia entre os captadores e as cordas pode influenciar? N lembro a altura exata em q estavam antes de eu tirá-los

DavidR
Membro

Mensagem por allexcosta em Qui Mar 02, 2017 9:41 am

Microfonia de pickup é tipo um apito de uma frequência muito alta que piora quando você chega perto do amp e normalmente diminui muito ou para quando você se afasta. É diferente de ruído, que é mais um "zzzzzzzzzzz".
allexcosta
Administrador

Mensagem por Franco_bass em Qui Mar 02, 2017 9:46 am

Allex escreveu:

Allex, a parafina que compõe vela é mais grossa/espessa que a parafina "comercial" .

O ideal seria coar essa parafina da vela se for usar neste caso, minha opinião. E pela sujeira não vale a pena.

Se quiser coar seria com filtro de café mais poroso, ou até mesmo meia social ou meia calça feminina.

Pelo trabalho todo, vale a pena comprar parafina em qualquer loja de ferragem ou material de construção.

Última edição por Franco_bass em Qui Mar 02, 2017 9:53 am, editado 1 vez(es)
Franco_bass
Membro

Mensagem por Franco_bass em Qui Mar 02, 2017 9:52 am

Fiquei curioso quanto a cera de abelha. Talvez seja pelo charme da coisa e dar aquela cor e cheiro.

Aqui no sul, se usa cera de abelha como acabamento em madeira e fica linda. Para pisos de taco/parquet então dá um charme. Ao limpar exala aquele cheirinho ao fundo de mel.

Se dilui a cera com pouco de hidrocarboneto, geralmente, gasolina. E é incrível a fixação.

Imagino isso num corpo de baixo... hehehehe.
Franco_bass
Membro

Mensagem por allexcosta em Qui Mar 02, 2017 10:14 am

Franco_bass escreveu:
Allex escreveu:

Allex, a parafina que compõe vela é mais grossa/espessa que a parafina "comercial" .

O ideal seria coar essa parafina da vela se for usar neste caso, minha opinião. E pela sujeira não vale a pena.

Se quiser coar seria com filtro de café mais poroso, ou até mesmo meia social ou meia calça feminina.

Pelo trabalho todo, vale a pena comprar parafina em qualquer loja de ferragem ou material de construção.

Sim, obrigado. Faz todo sentido.

Franco_bass escreveu:Imagino isso num corpo de baixo... hehehehe.

Se usa. Fica similar ao acabamento Warwick. A desvantagem é que a resistência mecânica é mínima e tem que reaplicar sempre.
allexcosta
Administrador

Mensagem por DavidR em Qui Mar 02, 2017 2:07 pm

A forma como eu fiz as ligaçoes esta correta? Nao entendi mt bem a utilidade da parafina. E de fato, eu sento bem do lado do amp mas n tenho outro espaço pra ficar.. Eu n mexi em nada do aterramento original. Eu deveria?

DavidR
Membro

Mensagem por allexcosta em Qui Mar 02, 2017 2:39 pm

A causa mais comum de pick-up microfônico é a bobina meio solta. Parafinar resolve isso.
allexcosta
Administrador

Mensagem por DavidR em Sex Mar 03, 2017 1:59 pm

Gente, só pra retornar..
tirei o fio vermelho do potenciometro em que estava (do braço) e soldei no da ponte. O resultado ficou muito melhor porém o instrumento esta meio sensível à pequenas esbarradas, qualquer pancadinha no corpo está saindo mais alto no amp, gostaria de saber se é possível resolver isso tbm.

hoje vou testar no amp da minha igreja e ver no que dá.

DavidR
Membro

Mensagem por DavidR em Sex Mar 03, 2017 10:10 pm

problema permanece. a "microfonia" nao parou Neutral

DavidR
Membro

Mensagem por fheliojr em Sab Mar 04, 2017 9:23 pm

^leve logo seu baixo a um luthier.
fheliojr
Membro

Mensagem por DavidR em Seg Mar 06, 2017 11:14 pm

Gente, só pra explicar bem e finalizar a discussão (no caso de alguém passar pelo mesmo que eu e precisar de respostas depois):

O problema da "microfonia" não estava apenas no meu baixo. Ainda não o levei num luthier pois estou sem grana, embora queira fazer isso em breve. O fato é que fiquei encucado apenas com o instrumento e nem notei que o ganho do amp estava nos 70%, com master volume quase no talo. (é provável que ia dar ruin né bonitão?!)
O ruído, apesar de bem diminuído, ainda é perceptível porém ajustei o ganho e, até que possa levar pra alguém habilitado pra mexer, dá pro gasto.
Obrigado a todos pela ajuda!

DavidR
Membro

Mensagem por HSN em Sex Mar 10, 2017 11:37 am

Uma vez mandei um e-mail para uma emissora de TV pela internet, reclamando que o audio deles estava muito baixo, mesmo eu clicando no icone de volume e colocando bem alto . A responsável pelo setor me respondeu, dizendo que ia acionar os técnicos e tal... só que o problema era no volume das minhas caixas de som (que tem botões próprios para volume). Coisas desse tipo acontece, né bonitão? HUAHUHAUHA
HSN
Membro

http://www.youtube.com/aprendizdeluthier

Mensagem por DavidR em Sex Mar 10, 2017 11:39 am

sim. porém ainda existem problemas a serem arrumados no baixo. nao foi um completo equivoco haha

DavidR
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: