Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Microfonia" após blindagem

+3
Claudio
Coder
DavidR
7 participantes

Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty "Microfonia" após blindagem

Mensagem por DavidR Qua Mar 01, 2017 11:56 pm

gente, é o seguinte
eu fiz uma blindagem no meu baixo, um jazz bass simples..(volume ponte, volume braço e tone)
desse jeito:

-passei a fita de cobre, interliguei todas as cavidades com fios e liguei tudo isso na carcaça do potenciometro de volume do braço.


no meu amp de estudo, quando abro o tone no maximo, o ruido é cortado mas ainda resta um pouco no som. Porém quando faço a mesma coisa no amp da minha igreja (15" 200w), começa a gerar uma microfonia aguda e alta conforme vou passando dos 50% no knob (do tone), coisa que nao acontecia antes de eu mexer.

alguem pode me ajudar com isso? vejam as imagens de como eu fiz por favor. Obrigado


"Microfonia" após blindagem KIMY6Hq


"Microfonia" após blindagem IiQW5cv
DavidR
DavidR
Membro

Mensagens : 134
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por Coder Qui Mar 02, 2017 12:01 am

Esse fio vermelho está vindo de onde?
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por DavidR Qui Mar 02, 2017 12:08 am

"Microfonia" após blindagem G0S48Hc

oque está escondido é mais ou menos isso aqui. espero que entenda assim. sempre achei os textos mais confusos.

detalhe: o vermelho indicado com paint foi o que eu fiz. o outro rosa vem do cap. da ponte
DavidR
DavidR
Membro

Mensagens : 134
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por Claudio Qui Mar 02, 2017 7:24 am

Não sou expert em Luthieria, mas soa estranho pra mim a relação da microfonia com blindagem. Em geral, microfonia vem da retroalimentação de frequências (quem toca instrumentos acústicos conhece bem isso). Igrejas costumam ser complicadas com relação a frequências, seus captadores podem estar sendo retroalimentados com certas frequências quando você atinge uma determinada faixa de tone.

Faça um teste simples. Leve seu amplificador para o lado de fora da igreja, ao ar livre, e veja se a microfonia vai continuar.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por allexcosta Qui Mar 02, 2017 8:08 am

Verifique partes se movendo ou vibrando. Caso não encontre nada:

Derreta parafina e cera de abelha a 65C e deixe os captadores imersos por 15 minutos, pendurados. Retire, espere esfriar um pouco, retire o excesso com papel toalha e deixe em um jornal ou pendure por algumas horas. Reinstale os pickups.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por Claudio Qui Mar 02, 2017 8:32 am

^ Curiosidade: Qual a função da cera de abelha neste caso? pode ser feito também com cera de vela, ou tem que ser necessariamente cera de abelha?
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por allexcosta Qui Mar 02, 2017 8:41 am

Claudio escreveu:^ Curiosidade: Qual a função da cera de abelha neste caso?  pode ser feito também com cera de vela, ou tem que ser necessariamente cera de abelha?

É uma combinação que funciona, fica bem fina, penetra bem e não sobe um cheiro tão forte. Cera de vela é parafina e, sim, pode ser usada sozinha, assim como algumas pessoas usam verniz, que penetra menos e praticamente impede um reparo futuro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por DavidR Qui Mar 02, 2017 9:17 am

Falo "Microfonia" pois o som é muito semelhante mas tvz n seja esse o fenomeno. Andei pensando tb.. A distancia entre os captadores e as cordas pode influenciar? N lembro a altura exata em q estavam antes de eu tirá-los
DavidR
DavidR
Membro

Mensagens : 134
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por allexcosta Qui Mar 02, 2017 9:41 am

Microfonia de pickup é tipo um apito de uma frequência muito alta que piora quando você chega perto do amp e normalmente diminui muito ou para quando você se afasta. É diferente de ruído, que é mais um "zzzzzzzzzzz".
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por Franco_bass Qui Mar 02, 2017 9:46 am

Allex escreveu:


Allex, a parafina que compõe vela é mais grossa/espessa que a parafina "comercial" .

O ideal seria coar essa parafina da vela se for usar neste caso, minha opinião. E pela sujeira não vale a pena.

 Se quiser coar seria com filtro de café mais poroso, ou até mesmo meia social ou meia calça feminina.

 Pelo trabalho todo, vale a pena comprar parafina em qualquer loja de ferragem ou material de construção.


Última edição por Franco_bass em Qui Mar 02, 2017 9:53 am, editado 1 vez(es)
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 361
Localização : RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por Franco_bass Qui Mar 02, 2017 9:52 am


Fiquei curioso quanto a cera de abelha. Talvez seja pelo charme da coisa e dar aquela cor e cheiro.

Aqui no sul, se usa cera de abelha como acabamento em madeira e fica linda. Para pisos de taco/parquet então dá um charme. Ao limpar exala aquele cheirinho ao fundo de mel.

Se dilui a cera com pouco de hidrocarboneto, geralmente, gasolina. E é incrível a fixação.

Imagino isso num corpo de baixo... hehehehe.
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 361
Localização : RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por allexcosta Qui Mar 02, 2017 10:14 am

Franco_bass escreveu:
Allex escreveu:


Allex, a parafina que compõe vela é mais grossa/espessa que a parafina "comercial" .

O ideal seria coar essa parafina da vela se for usar neste caso, minha opinião. E pela sujeira não vale a pena.

 Se quiser coar seria com filtro de café mais poroso, ou até mesmo meia social ou meia calça feminina.

 Pelo trabalho todo, vale a pena comprar parafina em qualquer loja de ferragem ou material de construção.

Sim, obrigado. Faz todo sentido.

Franco_bass escreveu:Imagino isso num corpo de baixo... hehehehe.

Se usa. Fica similar ao acabamento Warwick. A desvantagem é que a resistência mecânica é mínima e tem que reaplicar sempre.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por DavidR Qui Mar 02, 2017 2:07 pm

A forma como eu fiz as ligaçoes esta correta? Nao entendi mt bem a utilidade da parafina. E de fato, eu sento bem do lado do amp mas n tenho outro espaço pra ficar.. Eu n mexi em nada do aterramento original. Eu deveria?
DavidR
DavidR
Membro

Mensagens : 134
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por allexcosta Qui Mar 02, 2017 2:39 pm

A causa mais comum de pick-up microfônico é a bobina meio solta. Parafinar resolve isso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por DavidR Sex Mar 03, 2017 1:59 pm

Gente, só pra retornar..
tirei o fio vermelho do potenciometro em que estava (do braço) e soldei no da ponte. O resultado ficou muito melhor porém o instrumento esta meio sensível à pequenas esbarradas, qualquer pancadinha no corpo está saindo mais alto no amp, gostaria de saber se é possível resolver isso tbm.

hoje vou testar no amp da minha igreja e ver no que dá.
DavidR
DavidR
Membro

Mensagens : 134
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por DavidR Sex Mar 03, 2017 10:10 pm

problema permanece. a "microfonia" nao parou Neutral
DavidR
DavidR
Membro

Mensagens : 134
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por fheliojr Sáb Mar 04, 2017 9:23 pm

^leve logo seu baixo a um luthier.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por DavidR Seg Mar 06, 2017 11:14 pm

Gente, só pra explicar bem e finalizar a discussão (no caso de alguém passar pelo mesmo que eu e precisar de respostas depois):

O problema da "microfonia" não estava apenas no meu baixo. Ainda não o levei num luthier pois estou sem grana, embora queira fazer isso em breve. O fato é que fiquei encucado apenas com o instrumento e nem notei que o ganho do amp estava nos 70%, com master volume quase no talo. (é provável que ia dar ruin né bonitão?!)
O ruído, apesar de bem diminuído, ainda é perceptível porém ajustei o ganho e, até que possa levar pra alguém habilitado pra mexer, dá pro gasto.
Obrigado a todos pela ajuda!
DavidR
DavidR
Membro

Mensagens : 134
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por HSN Sex Mar 10, 2017 11:37 am

Uma vez mandei um e-mail para uma emissora de TV pela internet, reclamando que o audio deles estava muito baixo, mesmo eu clicando no icone de volume e colocando bem alto . A responsável pelo setor me respondeu, dizendo que ia acionar os técnicos e tal... só que o problema era no volume das minhas caixas de som (que tem botões próprios para volume). Coisas desse tipo acontece, né bonitão? HUAHUHAUHA
HSN
HSN
Membro

Mensagens : 450
Localização : Sorocaba-SP

https://www.youtube.com/aprendizdeluthier

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por DavidR Sex Mar 10, 2017 11:39 am

sim. porém ainda existem problemas a serem arrumados no baixo. nao foi um completo equivoco haha
DavidR
DavidR
Membro

Mensagens : 134
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Microfonia" após blindagem Empty Re: "Microfonia" após blindagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos