Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

+20
Fernando Zadá
emerbras
rodsom
Breno_Barnabe
Claudio
rafael.buzzi.andrade
Mauronog
SILVIAO
Juninho Sampaio
AndréBurger
SRTO
gsfteodoro
Mauricio Luiz Bertola
Tonante
Willian Casagrande
pedrohenrique.astronauta
elson.arcos
Rico
allexcosta
DavidR
24 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por DavidR Ter Abr 04, 2017 1:53 pm

A pessoa simplesmente faz solos desde antes da musica começar até o começo da próxima. E tudo embolado, sem praticamente nenhuma sincronia com o resto do grupo.. Alguém já passou por isso? O que fazer? No
DavidR
DavidR
Membro

Mensagens : 134
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por allexcosta Ter Abr 04, 2017 1:58 pm

Se não puder tirar ele da gig, vá numa pet shop e compre uma coleira de choque, cada vez que ele começar um solo sem noção você aciona o controle remoto.

Aos poucos o animal aprende.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Rico Ter Abr 04, 2017 2:01 pm

90% dos guitarristas com quem toquei valorizavam a musica e não torravam o saco.

Sei lá... Tem um tipo de gente que se empolga e não tem muita vivência com musica e banda. Não são só guitarristas não.

Ja ví mais de uma vez o baixista pedir ao tecladista pra não mexer muito na área do baixo.

Mas chato mesmo é quando o canário quer estar em todas. Aí não dá...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por DavidR Ter Abr 04, 2017 2:04 pm

seria o caminho mais fácil mesmo, presumo..
DavidR
DavidR
Membro

Mensagens : 134
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por DavidR Ter Abr 04, 2017 2:09 pm

nosso grupo toca ja faz um bom tempo, principalmente a tecladista junto com a violonista. eu entrei depois com o baixo e a guitarra, logo após. E veio numa empolgação tão descontrolada que faz todos passarem raiva.. e a explicação de que é iniciante talvez não seja a melhor, todos nós estamos no mesmo nível técnico mas parece que só o bonitão que não pensa na banda como um todo.. difícil
DavidR
DavidR
Membro

Mensagens : 134
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por elson.arcos Ter Abr 04, 2017 2:14 pm

Sentando com ele, mostrando grandes gravações de grandes Discos consagrados, dentro de todos os estilos, samba, rock, jazz... faze-lo perceber que as músicas dos arranjos mais belos são aquelas em que as "coisas" não se atrapalham... kkkkkk

Ensinar que polifonia é uma coisa e mingau de banana é outra.

Agora se o cara não entender ou não quiser entender, escute as boas palavras de Allex. lol!
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Abr 04, 2017 2:36 pm

Esse guitarrista precisa ainda amadurecer, pegar lições de dinâmica de grupo, ouvir mais músicas, enfim, ter mais experiência. Acho que seria uma boa conversar com ele seriamente e convencê-lo a buscar a melhoria. Será bom para ele e para todos da banda. Caso ele não aceite se adequar é só arranjar um outro guitarrista maduro.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Willian Casagrande Ter Abr 04, 2017 3:32 pm

Algo me diz que esse sujeito é do Rock rsrs. Não é preconceito da minha parte, já que toquei com alguns tipos assim. Também já fui bem barulhento na minha adolescência, mas o amadurecimento veio.
O cara deve estar naquela de que tem de fazer muito para ser um bom guitarrista. Bota ele pra ouvir alguém que faz umas bases incríveis e sola com poucas notas sem deixar de ser brilhante, como o Steve Hackett. Não precisa nem sair da mesma praia..
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por allexcosta Ter Abr 04, 2017 3:50 pm

Minha primeira gig eu tinha 13 anos, todo empolgado com frases e tal. Durante o show fiz umas pontas e coisinhas que não existiam na música.

Ainda dentro do ônibus esperando desmontar o equipamento, o tecladista sentou do meu lado e falou "parabéns, primeiro show né? Só uma coisa: faz a base". E levantou.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Tonante Ter Abr 04, 2017 3:57 pm

Grava um ensaio (no celular mesmo) e mostra pra ele a m* que ele ta fazendo!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Abr 04, 2017 4:31 pm

DavidR escreveu:A pessoa simplesmente faz solos desde antes da musica começar até o começo da próxima. E tudo embolado, sem praticamente nenhuma sincronia com o resto do grupo.. Alguém já passou por isso? O que fazer? No
Em 1º lugar esse cara não é "guitarrista"; ele apenas acha que é.
Em 2º lugar esse cara deve ser apenas um garoto. Arrume alguém mais maduro musicalmente. A banda agradece.
Em 3º lugar, como o Tonante falou, grava o ensaio....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por gsfteodoro Ter Abr 04, 2017 4:38 pm

Tonante escreveu:Grava um ensaio (no celular mesmo) e mostra pra ele a m* que ele ta fazendo!

Não faz isso não.

Ele vai gostar.
Vai por mim... EU já fiz...

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por SRTO Ter Abr 04, 2017 4:47 pm

Tonante escreveu:Grava um ensaio (no celular mesmo) e mostra pra ele a m* que ele ta fazendo!

^3

Explicando com maturidade, dá para o rapaz entender que está ao invés de ajudar, atrapalhando.
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por allexcosta Ter Abr 04, 2017 5:23 pm

gsfteodoro escreveu:
Tonante escreveu:Grava um ensaio (no celular mesmo) e mostra pra ele a m* que ele ta fazendo!

Não faz isso não.

Ele vai gostar.
Vai por mim... EU já fiz...

Amém. Ele vai achar bom e vai fazer mais ainda.

Vocês tão por fora de guitarrista. Chama outro e diz pra ele que o ensaio é uma hora mais tarde. Quando ele chegar e vir outra pessoa na gig você explica que ele tava fazendo muito solo.

Na verdade, conversa primeiro né. Dá uma chance e tal. Mas isso é coisa de músico que não tem nível pra tocar numa banda.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Tonante Ter Abr 04, 2017 6:06 pm

allexcosta escreveu:
gsfteodoro escreveu:
Tonante escreveu:Grava um ensaio (no celular mesmo) e mostra pra ele a m* que ele ta fazendo!

Não faz isso não.

Ele vai gostar.
Vai por mim... EU já fiz...



Vocês tão por fora de guitarrista. Chama outro e diz pra ele que o ensaio é uma hora mais tarde. Quando ele chegar e vir outra pessoa na gig você explica que ele tava fazendo muito solo.


Isso dava ate um topico... Formas de se tirar/mafiar musico da gig...
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por DavidR Ter Abr 04, 2017 7:00 pm

Ele não é garotinho nao. Sou mais novo que ele, já ta velho o suficiente pra ter saído dessa fase. Já falei umas duas vezes sobre isso pra ele na frente dos integrantes (que não se opuseram, aliás). Fica meio sem graça.. se contém na música seguinte mas depois volta com a fritação errada.. não admite o incômodo que está gerando. O pior é que não é alguém horroroso como pessoa mas na hora de tocar não entende o seu lugar e como é um grupo de igreja não tem como simplesmente chutar da banda e que se dane, entende? Fica complicado..
DavidR
DavidR
Membro

Mensagens : 134
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por allexcosta Ter Abr 04, 2017 7:17 pm

DavidR escreveu:como é um grupo de igreja não tem como simplesmente chutar da banda e que se dane, entende?

Não, não entendo. Não tem diretor musical?

É papel dele dirigir, chamar atenção da fritação sem nexo, advertir e informar que se adequar é condição para permanecer no grupo. Caso não ocorra é substituído.

Coisa mais normal do mundo e não tem que ter mimimi por causa disso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por AndréBurger Ter Abr 04, 2017 7:23 pm


Mostra pra ele

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por DavidR Ter Abr 04, 2017 7:26 pm

Ter, tem, mas acho está tentando dar tempo pra que isso mude, dada a falta de músicos, e não está funcionando.. pensei em gravar oq esta sendo tocado mesmo.. tvz funcione, nao sei
DavidR
DavidR
Membro

Mensagens : 134
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por allexcosta Ter Abr 04, 2017 7:33 pm

Se falta músico deixa o piano fazer as harmonias e toca sem guitarra. Bem melhor.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Abr 04, 2017 8:33 pm

gsfteodoro escreveu:
Tonante escreveu:Grava um ensaio (no celular mesmo) e mostra pra ele a m* que ele ta fazendo!

Não faz isso não.

Ele vai gostar.
Vai por mim... EU já fiz...

Isso acontece muito com músicos experiente também e não só com pessoas imaturas.

Geralmente é quando o cara ainda não tem a percepção que o simples somado ao simples de todo mundo a música tende a render.

Certa feita, isso foi a uns 8 anos atrás...ou seja não tem muito tempo...Eu gravei um som que eu fiz com um batera, guitarra e violão e eu no baixo. Quando escutei, não consegui passar da terceira música, pois tinha muita ponta e a música não tinha pulsação, groove, etc....estava um lixo.

Então, música é isso. Simplicidade.
Tocando com um power trio talvez o baixista fique mais solto, mas com uma banda, o certo é fazer a coisa coladinha com o bumbo e acabou.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Abr 04, 2017 8:35 pm

allexcosta escreveu:
gsfteodoro escreveu:
Tonante escreveu:Grava um ensaio (no celular mesmo) e mostra pra ele a m* que ele ta fazendo!

Não faz isso não.

Ele vai gostar.
Vai por mim... EU já fiz...

Amém. Ele vai achar bom e vai fazer mais ainda.

Vocês tão por fora de guitarrista. Chama outro e diz pra ele que o ensaio é uma hora mais tarde. Quando ele chegar e vir outra pessoa na gig você explica que ele tava fazendo muito solo.

Na verdade, conversa primeiro né. Dá uma chance e tal. Mas isso é coisa de músico que não tem nível pra tocar numa banda.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aqui em salvador já vi várias vezes isso.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por SILVIAO Ter Abr 04, 2017 9:24 pm

Tocar em igreja ,verdadeiro sacrifício de paciência ...
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Mauronog Ter Abr 04, 2017 9:32 pm

Aumenta o som do Baixo e começa a slapear numa música lenta........... ou fica tocando escalas na hora de fazer a base também e deixa o trem descarrilhar de vez e aí se ele reclamar, você diz que está fazendo a mesma coisa que ele........Uma hora ele terá que entender..........Manda também o baterista largar o braço com fôrça e o mesmo para a tecladista, sempre todos aumentando o volume para abafar esse futuro "Jimmy Hendrix Malsteeem".
Mauronog
Mauronog
Membro

Mensagens : 105
Localização : Teresopolis - Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por SILVIAO Ter Abr 04, 2017 9:34 pm

De boa  se conversar  não resolver mantenha a amizade ,mas  procure  outros  guitarristas ,até  ele cansar ou mudar de atitude .Normalmente  pessoas com ego inchado  não suportam dividir os holofotes ,sim ele faz isso para se aparecer .
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Tonante Ter Abr 04, 2017 10:38 pm

Silvao,

Pelas descricao, nao parece ser um problema de ego... acho que o cara e muito sem nocao mesmo!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Abr 05, 2017 6:34 am

Quando o tópico começou eu imaginei que se tratava de igreja.... fico "abusurdado" como os problemas se repetem na maioria dos lugares.

o "é pra Deus" e "Deus olha o coração e não a técnica" são desculpa pra tudo.

Não quero entrar no mérito de teologia, mas só dando argumento pro amigo falar com o diretor musical:

Salmos 33:1-3 (Nova Versão Internacional, mas todas falam a mesma coisa)
1.Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo.
2.Louvem o Senhor com harpa; ofereçam-lhe música com lira de dez cordas.
3.Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo.

Se não resolver diz que tu sente o chamado pra fundar outro grupo e chama todo mundo menos ele... hehehe
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Claudio Qua Abr 05, 2017 7:38 am

AndréBurger escreveu:
Mostra pra ele

Muito bom... "Cosplay de Jimmy Hendrix" é pra matar de rir.

Quando entro numa gig e percebo qualquer um dos músicos sem noção, eu mesmo me retiro. Aos 50 eu já não tenho mais saco pra mimimi, bizarrices, egos, vaidades e nem pra ficar tentando conscientizar ninguém de que está havendo excessos. Eu simplesmente saio!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Willian Casagrande Qua Abr 05, 2017 9:12 am

O mais correto é conversar com o cara, de preferência a banda toda. Junta todo mundo e conversa primeiro, aí depois cê chama o sujeito e fala, na lata, o que precisa. Não há outro jeito de resolver isso.
Se ele acatar, legal; se achar ruim, ele simplesmente sai. Isso é o que deve acontecer em bandinha de garagem, em banda profissional, em banda de igreja, em qualquer canto...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Willian Casagrande Qua Abr 05, 2017 9:23 am

Juninho Sampaio escreveu:
Então, música é isso. Simplicidade.
Tocando com um power trio talvez o baixista fique mais solto, mas com uma banda, o certo é fazer a coisa coladinha com o bumbo e acabou.

É bem por aí. Não digo sempre "colado ao bumbo", embora seja interessante fazer isso às vezes, mas a gente têm que fazer a "cama" do som, senão não rola.
Domingo comecei com dois caras um projeto de power trio, autoral e instrumental. A ideia é mesclar de rock a funk, sem uma cara definida. Aí, o baixo tem que se soltar mais mesmo, senão fica muito cru. Porém, tocando numa banda maior, com outros instrumentos de harmonia e tal, aí é fazer o básico primeiro pra depois pensar em qualquer coisa.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Abr 05, 2017 10:25 am

Aconteceu comigo.
Chamei um cara pra gig pois estava faltando um guitarrista solo. Ele entendeu que era pra ficar solando o tempo todo. E foi se empolgando cada vez mais.
Depois da primeira apresentação, a gig acabou e não falo com o sujeito até hoje. Razz
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por allexcosta Qua Abr 05, 2017 10:31 am

Falando na boa. Lá em Salvador essas coisas que você descrevem são raríssimas. Se algum guitarrista fizer isso na primeira música do primeiro ensaio alguém já liga pra outro e dispensa o cara. Na lata.

Nunca vi músico tipo esses que você descrevem conseguir tocar em banda. Não sei se é porque lá tem 300 músicos legais em cada esquina, mas é assim...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por rodsom Qua Abr 05, 2017 10:47 am

allexcosta escreveu:Se falta músico deixa o piano fazer as harmonias e toca sem guitarra. Bem melhor.

primeira coisa que eu pensei so de ler o titulo do "pótico"
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Willian Casagrande Qua Abr 05, 2017 10:57 am

^ Geralmente esse pessoal não consegue tocar em banda, pelo menos não desse jeito. Se a banda for mais ou menos assim também, sem noção, até consegue. Duro é: quem consegue ouvir isso?
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Abr 05, 2017 12:01 pm

allexcosta escreveu:Falando na boa. Lá em Salvador essas coisas que você descrevem são raríssimas. Se algum guitarrista fizer isso na primeira música do primeiro ensaio alguém já liga pra outro e dispensa o cara. Na lata.

Nunca vi músico tipo esses que você descrevem conseguir tocar em banda. Não sei se é porque lá tem 300 músicos legais em cada esquina, mas é assim...

ahhahhahah!

É assim mesmo...a lima é daqui pra ali. Sem brigas!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por emerbras Qua Abr 05, 2017 12:19 pm

Olá.
Toco na igreja e sei o que você passa.
É difícil opinar sobre isso, mas as coisas não podem ser bagunçadas do jeito que o cara quer!

Fui o líder do louvor e já deixava claro como a música deveria soar antes mesmo de começar a ensaiar, ou seja o "esqueleto". Depois a gente ia adicionando as coisas com as sugestões do pessoal. Não e ser ditador, é saber onde você quer chegar!
Se fosse preciso eu pegava o instrumento da pessoa e tocava pra mostrar o que eu precisava (sem ofender a pessoa);

Opinião:
1º converse com o líder do grupo. Ele é quem corrige essas coisas. Líder de grupo musical tem que ser musico! Se não tiver um líder e o pastor que comandar infelizmente seu problema não tem solução (com todo o respeito ao pastor).

2º se tratando de igreja: amor é muito bom, mas sozinho não faz um grupo soar bem. Se o seu "irmão" não pode ser 'corrigido/advertido' por uns ensaios/dias algo não está certo. Ele é mais importante como pessoa  do que como músico (esse é foco da igreja não é?), porém ele tem que entender que ele deve praticar essa mesma coisa com as outras pessoas também, ou seja, respeito cabe em todo lugar.

3º Mude um pouco o repertório para mostrar que você precisa de um bom som clean. Converse com o cara fora do ensaio, em "off" coloque uma música dessas "worship modernas", com delay em cascata, colcheia pontuada + shimmer e fala pro cara tocar pra ver como soa. Mostra sonoridades diferentes pro cara entender. Aqui eu martelo na cabeça do guitarrista todo dia pra ele esquecer que existe "distortion" e que no máximo ele vai usar um 'overdrive' de leve pra empurrar até ele aprender a tocar bem e de forma educada em grupo.

4º se não der certo só falando com o pastor

5º se ainda não der certo =  fica no banco até aprender.

emerbras
Membro

Mensagens : 158
Localização : Colorado do Oeste-RO

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por AndréBurger Qua Abr 05, 2017 12:43 pm

Lembrei de outro vídeo, não sei se vi aqui...

O cara mostra o som com todo mundo junto e depois com a cada músico descendo a lenha.

Spoiler:

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por rodsom Qua Abr 05, 2017 1:43 pm

AndréBurger escreveu:Lembrei de outro vídeo, não sei se vi aqui...

O cara mostra o som com todo mundo junto e depois com a cada músico descendo a lenha.

Spoiler:

nussa, que bosta que eles virou no fim. kkkkkkk Mad Mad Mad
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por DavidR Qua Abr 05, 2017 3:54 pm

Olá. Toco na igreja e sei o que você passa. É difícil opinar sobre isso escreveu:

Estamos fazendo aula com o mesmo professor. Ótimo músico, excelente e pensei em contar isso a ele pra ver no que dá, talvez ajude. Tentar conversar com a pessoa agora vai gerar atrito. É 8 ou 80: se não fala nada, descamba pra solos que não sei de onde tira, harmonias co volume baixo, copiando o violão.. Se fala, ainda que calmamente, fica emburrado, faz o tipo "não faço mais nada também". A banda está desfalcada.. os músicos que têm não possuem um nível técnico absurdo, incluindo eu (ainda que decente). Nós precisamos dele como guitarrista e tenho certeza: se falarmos, ele vai pular fora e acho que por isso, ninguém quer tocar no assunto. Resolução muito simples mas com desfecho possivelmente complicado depois.
DavidR
DavidR
Membro

Mensagens : 134
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Abr 05, 2017 4:00 pm

Toca sem guitarra.
Quando o guitarrista é mala não há como mudar.....
Eu gostei das sugestões do Allex da coleira de choque ou de marcar dele chegar mais tarde e já ter outro cara na banda.... Rsssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por allexcosta Qua Abr 05, 2017 4:04 pm

DavidR escreveu:Estamos fazendo aula com o mesmo professor. Ótimo músico, excelente e pensei em contar isso a ele pra ver no que dá, talvez ajude. Tentar conversar com a pessoa agora vai gerar atrito. É 8 ou 80: se não fala nada, descamba pra solos que não sei de onde tira, harmonias co volume baixo, copiando o violão.. Se fala, ainda que calmamente, fica emburrado, faz o tipo "não faço mais nada também".


Você pensa que isso existe porque está dentro do problema. Mas isso não existe. Jardim de infância é até cinco anos de idade.

É o mal da cultura latina né? Não se diz as coisas como elas são porque a pessoa pode se ofender.

Nós precisamos dele como guitarrista.

Não não não não não... Não precisam não. É esse raciocínio que faz com que um problema tão simples tenha uma solução tão complicada.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Tonante Qua Abr 05, 2017 4:08 pm

rodsom escreveu:
AndréBurger escreveu:Lembrei de outro vídeo, não sei se vi aqui...

O cara mostra o som com todo mundo junto e depois com a cada músico descendo a lenha.

Spoiler:

nussa, que bosta que eles virou no fim. kkkkkkk Mad Mad Mad

Curti de mais esse video! Belo manual! A unica diferenca pra terra brasilis, e que o tecladista nao re-harmonizou tudo!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por SRTO Qua Abr 05, 2017 4:19 pm

Na boa, mostre o vídeo. Se ele for tão sem noção a ponto de não reparar que está atrapalhando algo que vocês estão tentando construir, realmente o melhor para todos é que ele não continue (seja saindo definitivamente ou somente estando em uma geladeira). Uma hora ele poderá sentir vontade de voltar e, saberá que se não se "comportar", sairá de novo...

...como já mencionado antes, vocês podem organizar o repertório sem "intervenção" da guitarra.
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por emerbras Qua Abr 05, 2017 4:45 pm

DavidR escreveu: .. Nós precisamos dele como guitarrista ...

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? E48274ba664ec88927fe621710fd2965_isso-non-ecziste-non-ecziste-meme_450-317

A galera já falou tudo o que tinha pra ser dito.

emerbras
Membro

Mensagens : 158
Localização : Colorado do Oeste-RO

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Vinicius F Qua Abr 05, 2017 6:21 pm

Cara, façam uma roda em volta dele e deem uma coça bem dada no infeliz.

Na verdade, melhor ser direto e reto mesmo, ainda mais que a banda é nova. Fala pro cara que os solos dele não rolam pra banda, sem grosseria desnecessária. Entendeu, ótimo. Não entendeu, sinal que o cara ainda não tem a maturidade musical necessária e vai acabar atrapalhando vocês, aí é procurar outro, sem drama. Existem 945395395 guitarristas por aí, com sorte chega algum bom... kkkkk

E se o cara ficar emburrado por isso, aí pelo amor, né? tem quantos anos o cabra, 11? Vai dar certo nunca isso aí.

EDIT: Agora que li que se trata de um grupo fechado. Sendo assim, faço couro com o resto do pessoal, melhor tocar sem guitarrista mesmo até aparecer um voluntário ou alguém interessado em aprender o instrumento. Melhor um iniciante que toque o mínimo do mínimo pra crescer junto de vocês, sem esses vícios chatos. Se o cara age feito criança e se emburra pro qualquer coisa, logo logo ele vai acabar deixando a banda por qualquer motivo...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Abr 05, 2017 7:47 pm

Vinicius F escreveu:Cara, façam uma roda em volta dele e deem uma coça bem dada no infeliz.

Existem 945395395 guitarristas por aí, com sorte chega algum bom... kkkkk


Kkkkkkk gostei da sugestão!!!!!

Cara costumo dizer que guitarrista é que nem barata tem de monte por ai e quando houver um cataclisma nuclear capaz de só sobrarem essas duas espécimes insuportáveis.....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 05, 2017 8:05 pm

Fernando Zadá escreveu:
Vinicius F escreveu:Cara, façam uma roda em volta dele e deem uma coça bem dada no infeliz.

Existem 945395395 guitarristas por aí, com sorte chega algum bom... kkkkk


Kkkkkkk gostei da sugestão!!!!!

Cara costumo dizer que guitarrista é que nem barata tem de monte por ai e quando houver um cataclisma nuclear capaz de só sobrarem essas duas espécimes insuportáveis.....

Ri Muito Ri Muito
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Abr 05, 2017 8:29 pm

A solução vai aqui, mas não conte a ninguém:

Bata no liquidificador: Laranja, Limão, Lima, Carambola, Umbú, Siriguela, Biribiri, Abacaxi, Tamarindo, Maracujá, Araçá-boi...e não coloque açúcar.

Dá pra ele.
notme Tonto Ri Muito
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por joabi Qua Abr 05, 2017 9:24 pm


Pelo tópico estou entendendo que existem dois problemas:

1- Guitarrista sem maturidade para tocar em banda
2- Banda sem maturidade para conversar de verdade entre si

Desculpem pela sinceridade, mas nenhuma dessas duas coisas dão futuro… nunca deram.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por allexcosta Qua Abr 05, 2017 9:28 pm

Esse suco do Juninho eu tomo sem fazer cara feia.

Com laranja, carambola e seriguela é pra ficar ruim isso? Como?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo? Empty Re: Como convencer o guitarrista de que guitarra não é só pra fazer solo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos