Dúvida caixas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Dúvida caixas

Mensagem por heenrique_bass em Seg Abr 03, 2017 9:35 am

Vi vocês falando sobre frequência, e sobre o que o Allexcosta falou sobre caixa reduzida, irei fazer uma pergunta. Comprei uma teksound 1x15 c/ driver reduzida, uso a afinação DGCF, e tem músicas que tenho que usar essa afinação dropada (CGCF). Prejudicaria a caixa (ou o falante) em receber uma frequência mais baixa?
heenrique_bass
Membro

Mensagem por heenrique_bass em Ter Abr 04, 2017 2:02 pm

heenrique_bass escreveu:Vi vocês falando sobre frequência, e sobre o que o Allexcosta falou sobre caixa reduzida, irei fazer uma pergunta. Comprei uma teksound 1x15 c/ driver reduzida, uso a afinação DGCF, e tem músicas que tenho que usar essa afinação dropada (CGCF). Prejudicaria a caixa (ou o falante) em receber uma frequência mais baixa?

Poderiam me ajudar com essa dúvida?
heenrique_bass
Membro

Mensagem por allexcosta em Ter Abr 04, 2017 2:07 pm

^ É que é um pouco difícil de falar sem conhecer bem. Mas toda vez que você baixa a frequência e mantém o spl, o potencial de excursão extra e dano cresce.
allexcosta
Administrador

Mensagem por heenrique_bass em Ter Abr 04, 2017 4:37 pm

allexcosta escreveu:^ É que é um pouco difícil de falar sem conhecer bem. Mas toda vez que você baixa a frequência e mantém o spl, o potencial de excursão extra e dano cresce.

No caso, mais grave, mais dano na caixa que tenho de 1x15 reduzida da Teksound? O ideal seria pegar mais uma pra, digamos, "espalhar" o som? Estava pensando em pegar mais uma de 2x12 ou 2x10.
heenrique_bass
Membro

Mensagem por allexcosta em Ter Abr 04, 2017 5:19 pm

Em qualquer caixa.

- Redução de tamanho
- Grave
- Volume

Escolha dois.
allexcosta
Administrador

Mensagem por Sandro Levi em Ter Abr 04, 2017 11:49 pm

heenrique_bass escreveu:
heenrique_bass escreveu:Vi vocês falando sobre frequência, e sobre o que o Allexcosta falou sobre caixa reduzida, irei fazer uma pergunta. Comprei uma teksound 1x15 c/ driver reduzida, uso a afinação DGCF, e tem músicas que tenho que usar essa afinação dropada (CGCF). Prejudicaria a caixa (ou o falante) em receber uma frequência mais baixa?

Poderiam me ajudar com essa dúvida?

Heenrique, acho que você deve consultar o pessoal da Teksound. Como as caixas e os falantes que eles usam, não têm especificações técnicas divulgadas, fica difícil opinar. Normalmente, qualquer frequência/nota tocada muito abaixo de Fb, irá provocar severas excursões ao cone do falante. Muitos amplificadores , já vêm com a proteção necessária para combater esse efeito mas...

Abraço!
Sandro
Sandro Levi
Membro

Dúvida caixas

Mensagem por heenrique_bass em Qua Abr 05, 2017 9:17 am

allexcosta escreveu:Em qualquer caixa.

- Redução de tamanho
- Grave
- Volume

Escolha dois.

Escolha dois?

Duas caixas tu quis dizer?
heenrique_bass
Membro

Mensagem por allexcosta em Qua Abr 05, 2017 10:27 am

Dois itens.

Tá um pouco difícil pra mim entender a dúvida.

Tentando... Sim, afinação dropada exige mais dos falantes. Sim, arrumar outra caixa divide o trabalho e diminui a possibilidade de dano. Pra falar graves atípicos, uma 2x12 se sairá melhor que uma 2x10.

Para falar mais, é necessário ter as specs dos falantes e das caixas.
allexcosta
Administrador

Mensagem por heenrique_bass em Qua Abr 05, 2017 1:31 pm

Agradeço pelas respostas Sandro e Allex.

é que tenho pressentimento que com a afinação que toco, parece embolar com o som mais alto nas notas graves, peguei justamente 1x15 pra não ter esse problema, mas ai a questão seria pela caixa ser reduzida então. (Falante é um voxsound de 15, 300w e está ligado em 8ohms)
heenrique_bass
Membro

Mensagem por Sandro Levi em Qui Abr 20, 2017 8:32 am

heenrique_bass escreveu:Agradeço pelas respostas Sandro e Allex.

é que tenho pressentimento que com a afinação que toco, parece embolar com o som mais alto nas notas graves, peguei justamente 1x15 pra não ter esse problema, mas ai a questão seria pela caixa ser reduzida então. (Falante é um voxsound de 15, 300w e está ligado em 8ohms)

Fala Heenrique_bass,

Você deve entender, que cada caso é um caso, mas há duas coisas a se considerar no seu caso:

1- Alto falantes maiores, sempre têm mais facilidade/possibilidade de "embolar" o som que alto falantes menores, claro que observando e respeitando o projeto de cada caixa ou sistema usado. Acho que uma caixa, bem projetada com bons 2x12 , teria menos possibilidades de "embolar" o som. Bons projetos, sempre darão bons resultados independente do tamanho do alto falante.

2- Quem fabrica ou compra caixas reduzidas, está pagando o preço por isso conscientemente. Ganha-se em espaço e peso, mas perde-se em coerência/linearidade na resposta. Alguns alto falantes de ótima qualidade, (carí$$imos) , conseguem driblar esse fenômeno.

Esses dados sobre o alto falante da vox sound, usado na sua caixa, são insuficientes para qualquer análise. Talvez o fabricante da tua caixa consiga te ajudar. Ou ele, ou praticamente ninguém mais.

Abraço!

Sandro Levi
Membro

Mensagem por heenrique_bass em Qui Abr 20, 2017 9:45 am

Sandro Levi escreveu:
heenrique_bass escreveu:Agradeço pelas respostas Sandro e Allex.

Fala Heenrique_bass,

Você deve entender, que cada caso é um caso, mas há duas coisas a se considerar no seu caso:

1- Alto falantes maiores, sempre têm mais facilidade/possibilidade de "embolar"  o som que alto falantes menores, claro que observando e respeitando o projeto de cada caixa ou sistema usado. Acho que uma caixa, bem projetada com bons 2x12 , teria menos possibilidades de "embolar" o som. Bons projetos, sempre darão bons resultados independente do tamanho do alto falante.

2- Quem fabrica ou compra caixas reduzidas, está pagando o preço por isso conscientemente. Ganha-se em espaço e peso, mas perde-se em coerência/linearidade na resposta. Alguns alto falantes de ótima qualidade, (carí$$imos) , conseguem driblar esse fenômeno.

Esses dados sobre o alto falante da vox sound, usado na sua caixa, são  insuficientes  para qualquer análise. Talvez o fabricante da tua caixa consiga te ajudar. Ou ele, ou praticamente ninguém  mais.

Abraço!

valeu pela resposta Sandro,

Mandei email pro Rogério da Teksound perguntando qual caixa responderia legal com a 1x15 reduzida, ele me sugeriu uma 2x10 com driver ou 4x8 com tweeter, caso eu queira usar com mais potencia o meu cabeçote. Mas não sei se não faço a loucura de pegar uma caixa 4x10 de uma vez e deu boa.
heenrique_bass
Membro

Mensagem por SILVIAO em Qui Abr 20, 2017 10:06 am

Pega uma 4x10 definitiva.As vezes o dinheiro gasto em duas boas caixas,compra uma excelente.
SILVIAO
Membro

Mensagem por allexcosta em Qui Abr 20, 2017 10:09 am

SILVIAO escreveu:Pega uma 4x10 definitiva.As vezes o dinheiro gasto em duas boas caixas,compra uma excelente.

Melhor opção pra quem não tem problema com tamanho e peso.
allexcosta
Administrador

Mensagem por Claudio Mengarda em Qui Abr 20, 2017 1:32 pm

allexcosta escreveu:Em qualquer caixa.

- Redução de tamanho
- Grave
- Volume

Escolha dois.

Muito legal este ponto de vista!
Claudio Mengarda
Membro

Mensagem por allexcosta em Qui Abr 20, 2017 10:42 pm

Claudio Mengarda escreveu:Muito legal este ponto de vista!

Não é ponto de vista e tampouco criado por mim. É um conceito conhecido no mundo do áudio.
allexcosta
Administrador

Mensagem por castrodg em Sex Abr 21, 2017 12:15 am

allexcosta escreveu:
SILVIAO escreveu:Pega uma 4x10 definitiva.As vezes o dinheiro gasto em duas boas caixas,compra uma excelente.

Melhor opção pra quem não tem problema com tamanho e peso.

Concordo e assino embaixo. Tenho uma 4x10 da teksound e nada a reclamar. Aliás, um dos meus baixos está afinado em CFA#D# e a caixa vai muito bem com ele também bounce
castrodg
Membro

Mensagem por Claudio Mengarda em Sex Abr 21, 2017 12:24 pm

allexcosta escreveu:
Claudio Mengarda escreveu:Muito legal este ponto de vista!

Não é ponto de vista e tampouco criado por mim. É um conceito conhecido no mundo do áudio.

Entendo, e continua sendo legal Surprised
Claudio Mengarda
Membro

Mensagem por allexcosta em Sab Abr 22, 2017 9:21 am

^ up
allexcosta
Administrador

Mensagem por joabi em Sab Abr 22, 2017 9:28 am

joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta em Sab Abr 22, 2017 9:29 am

^ Caraca, maluco. Vou até salvar...
allexcosta
Administrador

Mensagem por joabi em Sab Abr 22, 2017 9:30 am

hahaha conceito universal.

joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta em Sab Abr 22, 2017 9:30 am

^ Eu sei, mas não tinha em gif.
allexcosta
Administrador

Mensagem por heenrique_bass em Qui Ago 31, 2017 9:47 am

Irei desenterrar esse tópico.

Surgiu uma Rox Stage RSB-210, dois falantes de 10, caixa em 8 ohms, creio que foi pouco usada, enfim, gostaria de saber se pro som que toco é recomendada? Eu estava cogitando pegar uma hartke vx410, mas ta fugindo do meu orçamento já com o frete...
heenrique_bass
Membro

Mensagem por joabi em Qui Ago 31, 2017 11:52 am

Muito difícil dizer, sem conhecer nada sobre a caixa. Em princípio, acho pouco, porém, duas caixas dessas são uma boa opção. Se for show pequeno leva uma, se for maior, leva as duas. Fácil de carregar e atende todo tipo de gig comum.

Não sei dizer nada sobre durabilidade, qualidade dos falantes ou do som.

joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Stormbringer em Qui Ago 31, 2017 2:32 pm

heeeeeeeeeenrique, você ta sentindo necessidade de algo a mais no seu set atual, ou só ta pensando no nível teórico da coisa?
Stormbringer
Membro

Mensagem por heenrique_bass em Qui Ago 31, 2017 3:20 pm

Stormbringer escreveu:heeeeeeeeeenrique, você ta sentindo necessidade de algo a mais no seu set atual, ou só ta pensando no nível teórico da coisa?

estou querendo mais uma caixa por questão de timbre e pra suprir gigs em lugares maiores que a 1x15 reduzida não dê conta. Mas pro estilo que toco, preciso de pressão sonora. Estou na maior dúvida se pego 2x12 ou 4x10, mas a 2x12 é mais difícil de se achar. Até cheguei a experimentar uma 2x10 da Meteoro junto com a 1x15 reduzida, mas não gostei da Meteoro.
heenrique_bass
Membro

Mensagem por Stormbringer em Qui Ago 31, 2017 4:21 pm

Esquece meteoro...

Então é prevendo que você ainda vá precisar no futuro.
Se a ideia é continuar usando a 1x15 junto com a nova, eu pegaria uma 2x10, da teksound(as minhas tem um grave mais presente que o da 1x15, e mais nitido).

Se a ideia fosse descartar a 1x15, eu pegaria uma 4x10 ou uma 2x12, em 4ohms. E nesse caso, seria interessante abrir mais o bolso e pegar, por exemplo, uma WBass. Ai é investimento definitivo.

Acho que ja falaram ai em cima, se você AINDA não precisa, segura a onda, junta grana pra pegar uma caixa melhor mesmo.
Stormbringer
Membro

Mensagem por heenrique_bass em Qui Ago 31, 2017 4:40 pm

O problema que as Wbass é muito pro meu bolso, ainda cogitaria pegar uma vx410 usada, se fosse o caso. As teksound, eu estou meio assim pelo que alguns falaram aqui de não se escutar no palco...
heenrique_bass
Membro

Mensagem por Stormbringer em Qui Ago 31, 2017 4:51 pm

As minhas teksound são muito boas. (Eu tenho uma 1x15 full size, uma 2x10 com driver, e uma 2x10 sem driver).

Mas se você for comparar com uma Wbass fica complicado Laughing. Eu trocaria as 3 a qualquer hora do dia, por uma wbass 4x10 ou 2x12.

Stormbringer
Membro

Mensagem por Claudio Mengarda em Sex Set 01, 2017 8:51 am

Eu tenho muito que trocar minha meteoro 4x10, uma embolacera f**** Crying or Very sad

Última edição por allexcosta em Sex Set 01, 2017 9:34 am, editado 1 vez(es) (Razão : Palavreado chulo)
Claudio Mengarda
Membro

Mensagem por heenrique_bass em Sex Set 01, 2017 2:03 pm

Stormbringer escreveu:As minhas teksound são muito boas. (Eu tenho uma 1x15 full size, uma 2x10 com driver, e uma 2x10 sem driver).

Mas se você for comparar com uma Wbass fica complicado Laughing. Eu trocaria as 3 a qualquer hora do dia, por uma wbass 4x10 ou 2x12.

Mas tu sente muita diferença entre a 2x10 com driver e sem driver no quesito de grave?

eu ainda tenho receio das Teksound
heenrique_bass
Membro

Mensagem por Willian Casagrande em Sex Set 01, 2017 2:25 pm

Cara, eu gostei da Rox Stage que peguei, mas, como comprei há pouco e não pude testá-la ainda, não vou recomendar. Lembrando que tô usando um par de Celestion 2x12 e não os falantes Novik que eles usam. Tô gostando do resultado.
A série VX é muito boa. Eu já toquei na 1x15 e achei massa. Uma 4x10 deve servir pra você, e acha por 2 pilas por aí..
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por joabi em Sex Set 01, 2017 11:04 pm

heenrique_bass escreveu:Irei desenterrar esse tópico.

Surgiu uma Rox Stage RSB-210, dois falantes de 10, caixa em 8 ohms, creio que foi pouco usada, enfim, gostaria de saber se pro som que toco é recomendada? Eu estava cogitando pegar uma hartke vx410, mas ta fugindo do meu orçamento já com o frete...

Numa boa? Você já tem um histórico bem problemático, mas bem esclarecedor, com seus equipamentos. Caixa que queimou não sei quantas vezes por abuso, amp trabalhando com ganho e volume muito altos para conseguir se ouvir, toca com baixo em drop, em banda com som pesado, e toca na cena underground, onde seu sistema tem que segurar sozinho o som do baixo durante a apresentação.

Você precisa de, no mínimo, uma excelente 4x10, com projeto muito decente e que suporte esses graves todos, e um amp que te permita trabalhar folgado, mesmo em situações sem PA. Acho que qualquer outro atalho vai só te fazer queimar dinheiro e passar raiva…

joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por heenrique_bass em Sab Set 02, 2017 8:42 am

Joabi,

deixar bem claro, quando queimei as duas vezes o falante da minha caixa, nem tava tocando com minha banda de metal, tava tocando com uma banda de rock/blues afinado em E standard, nem tava exagerando em quesito volume/ganho, e outra, depois de muita pesquisa e uma olhada de um técnico, aquele falante que me mandaram com a caixa, tava com a bobina errada, foi substituído e está aguentando o tranco faz um bom tempo. Enfim, estou estudando em pegar a vx410 ou uma marshall que apareceu...
heenrique_bass
Membro

Mensagem por Stormbringer em Dom Set 03, 2017 10:18 pm

heenrique_bass escreveu:
Mas tu sente muita diferença entre a 2x10 com driver e sem driver no quesito de grave?

eu ainda tenho receio das Teksound
São projetos bem diferentes, a sem driver tem menor litragem e tem os falantes mais potentes(225w cada falante, contra 150 da com driver), a resposta de graves dela, apesar da litragem menor da caixa, é mais forte e mais nitida, talvez por conta dos falantes.

E, por incrivel que pareça, eu acho o grave da 2x10 melhor que o da 1x15. Note, eu comprei as caixas na medida em que fui precisando meio que na urgencia da gig, se eu pudesse esperar pra comprar algo diferente, seria uma wbass 4x10 ou 2x12. Mas eu sempre elogio as minhas teksound porque são quase 4 anos da primeira, e 3 da segunda(a 2x10 com driver que uso todo santo show), São suficientes pra mim acho que pra qualquer tipo de palco que minhas bandas precisarem tocar.

O que o Joabi falou faz todo sentido, mantra "ganho não é volume" pra evitar trabalhar clipando. Estudar um pouco da parte técnica também ajuda nesses tipos de dúvida, ainda dou risadinhas comigo mesmo quando lembro da suposta ligação da saida de potencia do amp, no input de instrumento do outro Laughing

As vx410 usadas são praticamente na mesma faixa de preço das Wbass. Sei la, eu já toquei numa vx410 e ja ouvi uma Wbass 4x10 ao vivo, ambas são ótimas, mas a WBass deu uma sensação "som ilimitado" kakka.
Stormbringer
Membro

Mensagem por Stormbringer em Dom Set 03, 2017 10:34 pm

Aqui uma foto das teksound 2x10, a de cima com driver, e a de baixo sem:

Aqui a minha 1x15 full, que faz tempo que nao uso em show, mas eu uso em casa as vezes:

nao achei foto minha com a vx410, mas toquei em uma hartke similar(mas sem driver):

Mas, enfim, se vc ta precisando aumentar o ganho pra conseguir volume, ou seu head é fraco(nao sei se é o caso), ou voce realmente ta precisando de mais caixa... uma 1x15 reduzida só serve pra tocar em barzinho pequeno, e olhe lá!
Stormbringer
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: