Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aventuras no mundo dos pedais handmade.

2 participantes

Ir para baixo

Aventuras no mundo dos pedais handmade. Empty Aventuras no mundo dos pedais handmade.

Mensagem por Gil Gonzaga Seg Abr 10, 2017 6:30 pm

E aí pessoal, tudo certo?

Bom, estou criando este tópico para que possamos trocar informações e compartilhar idéias, sobre a fabricação "DIY" de pedais.
Existem muitos outros lugares com conteúdo similar, porém acho que seria interessante focarmos no nosso maravilhoso instrumento.
No fórum existe alguma informação, contudo, criar um tópico dedicado me pareceu boa ideia.

Então, poste aqui o teu handmade, clonado, modificado ou inventado. Razz

Sou um total novato em eletrônica ( Embarassed ), portanto, se eu falar ou fazer besteira, não hesitem em me corrigir, é esse o propósito.


__________________________________________________________________________________________________________________________________

Aproveitando o embalo, vou postar meu ultimo pedalzinho, ou melhor, parte dele kkkkkkkkkkkk.

Fiz um clone, bastante modificado do EHX Muff Fuzz de 1969, que foi lançado várias vezes em várias versões, e hoje ele se chama Muff Overdrive.
Do site da EHX:
"Reissue of the original 1969 Muff Fuzz. Crank up your amp and dial back the guitar volume and you have the perfect rhythm overdrive. Adds just a touch of funky dirt with an edge. Sounds like a vintage tube amp with a worn but warm speaker."

Ele é um fuzz de apenas um knob de volume, super simples, com ganho fixo.
Usei um layout do effectslayouts.blogspot.com, e preferi fazer a montagem em perfboard (placa furada padrão).
Fotinha da placa:
Aventuras no mundo dos pedais handmade. 2017-04-10_11.55.22

No original, não sei ao certo os transistores usados hoje (creio que sejam 2n5088), mas os diodos de "clipping" são 1n34A.
Como havia falado, mudei algumas coisas de acordo com minha preferência, a partir dos componentes que tinha aqui em casa:
Transistores - 2 x 2n3904 e 2 x 2n2222 (preferi esses últimos)
Como não tenho esses germanium 1n34A (nem 1n60) testei os seguintes diodos de clipagem:
1n4148 + 1n4148
LED + LED (vermelhos de 5mm)
1n4148 + LED
1n4007 + 1n4007
1n4007 + LED que foi o que me agradou mais, e apesar desses 1n4007 serem voltados à parte de alimentação do pedal, tem um som muito interessante.

Do jeito que o pedal está, o ganho fica bem modesto, um fuzz bastante low gain com boa dinâmica, de modo que se você não "meter a mão" ele soa como um drive.
De fato o ganho e o resultado final depende inteiramente dos transistores e diodos, as mudanças são bastante notáveis, dá pra colocar um ganho bem considerável no bichinho.
Arrisco dizer que a configuração com os 2 LED's, daria um bom overdrive de baixíssimo ganho, tipo um booster sujo mesmo, gostei.

Mudei o capacitor da saída de 100nF, e coloquei um siemens de 220nF (para dar mais uma força no low end, pois nunca se sabe  Razz ) e deixei os Motorola 2n2222. Os outros capacitores são Epcos, os resistores são de precisão (1%).

Acho que é isso, não vou colocar na caixa ainda por questões de "tempo" ($$$$$$$$$$$$$$$$$).
Gil Gonzaga
Gil Gonzaga
Membro

Mensagens : 448
Localização : Goiânia-Go

Ir para o topo Ir para baixo

Aventuras no mundo dos pedais handmade. Empty Re: Aventuras no mundo dos pedais handmade.

Mensagem por Claudio Mengarda Seg Abr 10, 2017 11:05 pm

Caraaaca mano, que dahora! Gosto muito desse lance DIY (do it yourself), mas sou muito bosta e não entendo nada de eletrônica, a única coisa que uma vez fui tentar fazer foi aquele fuzz do bertola, mas nunca terminei haha.

Já fiz varios microfones de gaita, altas somzera kk
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos