Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

+3
Claudio Mengarda
cardozo
Thiaago
7 participantes

Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por Thiaago Qua maio 03, 2017 1:29 pm

Buenas, pessoal! Entrei há pouco tempo no fórum, mas já fui tomado pela vibe DIY da galera aqui e resolvi fabricar dois cases para os meus instrumentos. Sempre curti essa pegada DIY, comecei até
a fazer uma bateria eletrônico há uns 2 anos (Funcionou cheers , mas acabei não terminando. Sad ). Não tenho conhecimento algum de marcenaria, madeiras e afins, a lógica do projeto, escolha dos materias e etc,
foram colhidos aqui do fórum e de cases que eu vi pra vender e pessoalmente.

(não que seja relevante no momento) Só a título de informação, meus instrumentos são um Cort Curbow 4 e um Giannini GIB 445.

Eis a lista de materiais e o orçamento final da "brincadeira".

Qtde Descrição
1 Compensado Naval 6mm x 2,20m x 1,60m
4 Isopor 100 x 50 x 2 cm
1 Espuma Ethafoam 2cm (2.00m x 1,00m)
1 Adesivo Contato Cascola
2 Cola p/ madeira
1pct Rebites
4 Dobradiças
2 Alças
4 Fechos
16 Canto "Bola"
16 Mata Junta
8 Pezinho
2m Pelúcia
3m Courvim

TOTAL R$ 489,40
TOTAL UNITÁRIO R$ 244,70

Não vou explicar exatamente como eu pretendo fazer, pois pretendo documentar todo o processo aqui, talvez com vídeos. Mas a ideia é que seja um case pra armazenamento e transporte, digamos, de leve impacto.
Não costumo viajar de avião ou ônibus, só transporto no carro, com cuidado, então não tenho a pretensão de fazer um HARD case (pelo menos não nesse momento), só um case mesmo.

Ah, o material listado é para 2 cases. As medidas ser]ao 1,25m x 40cm x 10cm.

Gostaria que dessem sugestões de materiais ou quantidade de material, medidas, etc, já que só vou começar mesmo na semana que vem, pois estou terminando de dar um "UP" no Giannini e os captadores só devem chegar no começo da semana que vem, além do que, eu estou fabricando um escudo pra ele, pois comprei ele sem e eu não encontro um que encaixe nas medidas dele. Aliás, a minha saga para conseguir o efeito madrepérola nesse escudo merecia um um tópico pra vocês me ajudarem e ajudar outros (caso eu consiga).

Bom, por enquanto é isso, flw valeus!


Última edição por Thiaago em Qua maio 03, 2017 1:48 pm, editado 1 vez(es)

Thiaago
Membro

Mensagens : 14
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por Thiaago Qua maio 03, 2017 1:46 pm

Esqueci de citar aí em cima, mas eu fiz várias versões do projeto com materiais diferentes, pra analisar o custo, a facilidade de achar, facilidade de trabalhar, etc. Essa opção aí foi a que eu achei melhor em termos de qualidade, custo e trabalho. O Ethafoam é pra parte de baixo, onde vai o instrumento. O Isopor é pra tampa, com a possibilidade de colocar um EVAzinho cobrindo ou até um pedaço de Ethafoam na parte que vai pressionar o instrumento. Estou deixando essa decisão pra hora que for fazer mesmo. Sugestões?

Thiaago
Membro

Mensagens : 14
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por cardozo Qua maio 03, 2017 2:11 pm

Thiaago,

você tem o jeito. Não tenho dúvida que conseguirá completar o projeto.

Minha dica, por ora, é não comprar material algum. Espere a opinião do pessoal para saber se o que você cotou está dentro do razoável para os cases e se não existe algo melhor ou mais barato para o projeto.

Parabéns e boa sorte!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por Thiaago Qua maio 03, 2017 2:16 pm

Valeu Cardozo! Sim, eu postei hoje já, justamente pra ir antecipando as possíveis alterações sugeridas pelo pessoal. Assim eu já tenho tudo mais definido até a hora de começar propriamente.

Valeu pelo incentivo!

Thiaago
Membro

Mensagens : 14
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por Claudio Mengarda Qua maio 03, 2017 3:53 pm

Caraa, o ultimo que tentei fazer ficou uma m$%&, além de pesado pra p**** kk E ainda por cima gastei mais do que se tivesse comprado um (no ml tem por 130 pila).

Tomara que você tenha mais sorte e habilidade do que eu, e poste quando terminar! :\o/:
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por Coder Qua maio 03, 2017 4:38 pm

Se você realmente gosta de fazer as coisas, se sente bem e não se importa pelo fato de um case novo custar quase a mesma coisa, vale a pena cada centavo gasto!

Caso contrário, existem opções como essas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705923449-case-baixo-contrabaixo-vintage-tweed-jazz-bass-precision-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749866072-estojo-case-contrabaixo-universal-jbass-condor-tagima-_JM

O Claudio tem razão, cases feitos de compensado ficam extremamente pesados. Pode ver que a maioria são feitos de isopor revestidos com algum material plástico duro ou tecido. Não teria um compensado mais fino que 6mm?
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por Thiaago Qua maio 03, 2017 5:10 pm

Claudio Mengarda escreveu:Caraa, o ultimo que tentei fazer ficou uma m$%&, além de pesado pra p**** kk E ainda por cima gastei mais do que se tivesse comprado um (no ml tem por 130 pila).

Tomara que você tenha mais sorte e habilidade do que eu, e poste quando terminar! :\o/:

Você fez com qual madeira e de qual espessura? Me manda o link desse de 130,00 pra eu dar uma olhada, só achei Bag por esse preço.

Thiaago
Membro

Mensagens : 14
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por Thiaago Qua maio 03, 2017 5:24 pm

Coder escreveu:Se você realmente gosta de fazer as coisas, se sente bem e não se importa pelo fato de um case novo custar quase a mesma coisa, vale a pena cada centavo gasto!

Caso contrário, existem opções como essas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705923449-case-baixo-contrabaixo-vintage-tweed-jazz-bass-precision-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749866072-estojo-case-contrabaixo-universal-jbass-condor-tagima-_JM

O Claudio tem razão, cases feitos de compensado ficam extremamente pesados. Pode ver que a maioria são feitos de isopor revestidos com algum material plástico duro ou tecido. Não teria um compensado mais fino que 6mm?


Bom, a questão de valor é bastante pessoal, eu acho que 160,00 em cada um é bastante diferença. Eu achei alguns modelos no ML, mas não tem a descrição dos materiais usados, aí não da pra comparar objetivamente. Como eu falei, esse orçamento é o que eu achei o melhor custo x benefício, não é o mais barato. Eu consigo produzir um case com a mesma aparência desse de 400, à partir de 180,00, tudo depende dos materiais usados.

Quanto ao material utilizado, menos de 6mm é bem arriscado, até porque só encontra MDF (Pesado e empena) e compensado comum (Na umidade de Curitiba, sem chances). Os de plástico injetado costumam ser bem frágeis, ou muito caros (quando o material realmente aguenta o tranco). Se você reparar, esse para Jazz Bass é em madeira de 6mm (Qual madeira?), e o outro não colocou a medida.

Como eu disse, custo x benefício é bem pessoal e eu ainda acho que vale a pena, mesmo sem colocar o valor emocional na jogada. Entre comprar algo que eu não sei o que tem embaixo da pelúcia e fazer algo minimamente decente, e ainda gastar menos, eu fico com a segunda opção.

Mas valeu as recomendações, foram e continuarão sendo consideradas até o final. Wink

Thiaago
Membro

Mensagens : 14
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por Coder Qua maio 03, 2017 5:28 pm

Thiaago escreveu:
Coder escreveu:Se você realmente gosta de fazer as coisas, se sente bem e não se importa pelo fato de um case novo custar quase a mesma coisa, vale a pena cada centavo gasto!

Caso contrário, existem opções como essas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705923449-case-baixo-contrabaixo-vintage-tweed-jazz-bass-precision-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749866072-estojo-case-contrabaixo-universal-jbass-condor-tagima-_JM

O Claudio tem razão, cases feitos de compensado ficam extremamente pesados. Pode ver que a maioria são feitos de isopor revestidos com algum material plástico duro ou tecido. Não teria um compensado mais fino que 6mm?


Bom, a questão de valor é bastante pessoal, eu acho que 160,00 em cada um é bastante diferença.

É que está escrito: "TOTAL UNITÁRIO R$ 244,70" na primeira mensagem do tópico.

Mas por 160,00 tá bom demais! Boa sorte e se der, poste fotos! Wink
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por Thiaago Qua maio 03, 2017 5:34 pm

244,00 -> 400,00 = 160,00 (Aproximadamente, claro). O outro é pra Jazz Bass, que não é o caso dos meus dois baixos.

Thiaago
Membro

Mensagens : 14
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por Tonante Qua maio 03, 2017 5:35 pm

Case e um negocio engracado... acho legal, bem apresentavel... mas pra carregar e um saco.
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por Thiaago Qua maio 03, 2017 5:45 pm

Pois é...

Thiaago
Membro

Mensagens : 14
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por Claudio Mengarda Qua maio 03, 2017 10:22 pm

Fiz com compensado de 8mm, usei essa espessura pois utilizei pregos, e se fosse mais fino nao ia dar certo haha

Vou procurar o anúncio de 130 pila
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por Thiaago Qui maio 25, 2017 10:17 am

Tecidos, ferragens, espuma e isopor comprados. Faltam a madeira, colas e rebites. Até amanhã devo estar com todo o material. Consegui reduzir ainda mais o custo comprando em distribuidoras e conseguindo descontos. Depois posto o orçamento final. Devo começar a montar na terça-feira, vou postando fotos e registrando o processo. Espero que dê certo. hehe.

Thiaago
Membro

Mensagens : 14
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por Stormbringer Qui maio 25, 2017 4:02 pm

Tonante escreveu:Case e um negocio engracado... acho legal, bem apresentavel... mas pra carregar e um saco.
Mas um saco é "Bag"

Ba dum tissssssssss
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por NeyBass Sex maio 26, 2017 9:38 am

Eu tenho um case artesanal que ganhei de um amigo, mas é muito pesado, com o baixo dentro então...

Boa sorte aí no projeto
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1 Empty Re: Fazendo um (Não muito Hard) Case - Tentativa 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos